Carboidratos

by - sábado, janeiro 15, 2011

Carboidratos:
Os carboidratos são a principal fonte de energia do organismo.
Os carboidratos são um grupo de substâncias químicas formadas por moléculas simples, conhecidas como sacarídeos; estes são combinados para formar os dois principais tipos de carboidratos açúcares e amidos.
Os açúcares são carboidratos simples, formados por uma ou duas moléculas de sacarídeos ou dissacarídeos. Têm sabor adocicado. Dois dos açúcares mais comum são a sacarose, ou açúcar de cana, e a lactose, ou açúcar do leite.
Os amidos são carboidratos complexos, constituídos de no mínimo 10 moléculas de sacarídeos, que devem ser transformadas antes de absorvidas pelo organismo. São encontrados em muitas plantas alimentícias. Entre as boas fontes de amido estão as frutas, vegetais, como a batata, e derivados de grãos, como pão, massas e cereais.
Carboidratos e produção de energia:
A velocidade com que os sacarídeos são absorvidos, fornecendo, assim, energia ao organismo, depende do tipo de carboidrato ingerido. Só sacarídeos simples são absorvidos através da parede do intestino, passando para a corrente sanguínea. Leva tempo que as enzimas digestivas transformem o amido em moléculas simples de sacarídeo, enquanto os açúcares são logo absorvidos. O alto conteúdo de fibras da maioria dos alimentos que contêm amido diminui a velocidade de absorção e da produção de energia dos carboidratos complexos.
Metabolização dos carboidratos:
O organismo só pode usar glicose. Todos os carboidratos devem ser transformados em unidades simples e convertidos em glicose, no fígado, antes de poderem ser usados.
O nosso organismo reage ao aumento de glicose no sangue-que ocorre quando ingerimos carboidratos- liberando insulina pelo pâncreas. Esse homônio estimula a captação de glicose nas células. A glicose não necessária á produção imediata de energia transforma-se em gordura no corpo.
Carboidratos complexos (amidos)
São formados põe uma longa cadeia de moléculas de sacarídeos e encontramos em massas, batatas e na maioria das frutas.
Carboidratos simples (açúcares)
Os açúcares são carboidratos simples e, portanto, contém somente uma ou duas moléculas de sacarídeo. Os alimentos como sorvete, doces e biscoitos são ricos em açúcares.
Refinado ou não-refinado qual é mais saudável?
Os carboidratos não-refinados, como pão e macarrão integral, têm maior valor nutritivo que os refinados.
Para produzir um carboidrato refinado, como açúcares ou arroz branco, o fabricante utiliza um processo que remove grande porcentagem do conteúdo de fibras do alimento, causando também perda de outros nutrientes, como vitaminas e minerais.
Dê preferência a carboidratos não-refinados e coma menos alimentos refinados, principalmente aqueles que contêm açúcar.
Fonte: guia da vida saudá







Compartilhe esse post com seus amigos

Confira também

1 comentários

  1. Bom esclarecimento sobre os carboidratos,as pessoas têm muitas dúvidas sobre essas biomoléculas.Ficou bem didática,informativa e,de fácil assimilação para o leitor.Esse povo tem que parar de consumir tanto açúcar refinado,parar de comer macarrão com arroz,kkkk(ou uma coisa ou outra).

    Bjs!Fique com Deus.Dani.

    ResponderExcluir