Dieta Vegetariana

by - sexta-feira, janeiro 21, 2011

Dieta Vegetariana:
Dietas Vegetarianas muito rígidas, que excluem leite, ovos e todos os tipos de carnes, inclusive a de peixes e a de frango, exigem cuidados. Isso porque elas são deficientes em vitaminas e sais minerais. Já uma dieta que não admite apenas as carnes vermelhas é mais saudáveis, desde que a pessoa coma também ovos e laticínios, cereais, hortaliças e leguminosas, como feijão e ervilhas.
 
O equilíbrio é essencial:
É certo que hortaliças fazem bem á saúde. Mas é sempre bom lembrar que a carne oferece quase todas as proteínas que o organismo necessita. Por isso, o mais recomendado é não cortá-la do cardápio. Se a sua opção for comer menor quantidade de carne vermelha, substitua-a pela do peixe e frango. Além de fornecerem proteínas, ferro e vitaminas, têm pouca gordura, o que reduz o risco de colesterol.
O equilíbrio é essencial na hora da alimentação. E esse equilíbrio se estende a todas as áreas da vida. Para se manter sempre saudável, além de uma boa dieta alimentar é preciso praticar exercícios, consumir menos ou nenhum álcool e não fumar.
 
Os riscos da dieta ortodoxa:
Os vegetarianos ortodoxos, que não comem nenhum produto de origem animal, incluindo leite e ovos, deixam de ingerir muitos nutrientes básicos. Aí, o risco de anemia e de outras doenças é muito maior. Mesmo que procurem variar os alimentos que consomem a fim de compensar essa perda de nutrientes, na grande maioria das vezes têm de tomar suplementos de vitaminas B12 e ferro.
 
Proibido para as crianças:
A dieta vegetariana não é recomendada para crianças, pois não proporciona um crescimento normal, ela deve ingerir carnes, ovos e derivados do leite.
Como cozinhar para um vegetariano:
Se houver um vegetariano na família, não será necessário conturbar a rotina da cozinha, ou preparar dois tipos diferentes de refeições todos os dias.
-Prepare o mesmo molho sem carne para todos, a seguir divida-o, cozinhando uma porção com carne e a outra com lentilha ou feijão.
-Cozinhe batatas com hortaliças e acrescente carne para os demais.
-Tenha sempre no freezer sanduíches vegetarianos.
-Acrescente vegetais a uma parte do risoto e frango ao restante.
-Prepare refeições sem carnes e congele o restante em porções individuais.
-Sirva sucos ou alimentos que contenham vitamina C para que o ferro possa ser melhor aproveitado.
Ovos:Não coma mais de um por dia, pois é um alimento rico em colesterol.
Batatas: Um bom alimento.
Massas:Coma com feijão, para ingerir proteínas completas.
Tofu(queijo de soja) proteínas e pouca gordura.
Ricota: proteínas e pouca gorduras.
Feijão: Tem proteínas, fibras e ferro.
Cardápios sem carnes:
Para o adulto, passar um dia por semana sem comer carne pode ser uma oportunidade para variar a sua dieta. Os alimentos da cozinha vegetariana são muito fáceis de preparar. Em geral, têm menos calorias e gorduras e são ricos em fibras.
As porções são inúmeras. No jantar, você pode tomar uma sopa de legumes ou de feijão, comer um sanduíche de queijo ou de ricota, com ovo, tomate, alface ou pepino e frutas ou iogurte como sobremesa.
Nozes e cogumelos cozidos fazem uma combinação que mesmo os não vegetarianos irão apreciar. Sirva com arroz e legumes.
 
Café da manhã:
Cereais enriquecidos, leite desnatado, frutas e café
Almoço:
Um molho de iogurte complementa um sanduíche com torradas, queijo condimentado e creme de milho. Como sobremesa frutas.
Jantar:
Coma uma massa e uma salada de feijão, para ingerir as proteínas necessárias. Como sobremesa, sorvete de frutas.
Fonte: guia da vida saudável


Vídeo de dieta vegetariana:

Compartilhe esse post com seus amigos


Confira também

0 comentários