Fibras

by - sexta-feira, janeiro 14, 2011

A importância da Fibras:
As fibras consistem nas partes indigeríveis dos alimentos de origem vegetal e ajuda a prevenir doenças cardíacas e câncer nos intestinos.
As fibras que ingerimos vêm da casa dos grãos, da casca da polpa das frutas e do material fibroso das hortaliças. As enzimas digestivas não conseguem decompô-las e, portanto, não são absorvidos pelo organismo. Embora as fibras não tenham valor nutritivo nem energético, são imprescindíveis á dieta. Os alimentos com fibras dão a sensação de sociedade, ajudam na perda de peso e desempenham importante papel na manutenção da saúde. Por aumentarem o volume das fezes(bolo fecal), facilitam a passagem dos resídulos pelo intestino. Também absorvem água, o que amolece as fezes. As fibras também modificam a absorção dos nutrientes no intestino.
Como atender ás necessidades de fibras de seu organismo:
-coma bastante frutas e legumes frescos.
 
-em vez de tomar suco de frutas, coma uma fruta inteira.
 
-não cozinhe demais os legumes e coma alguns crus.
 
-coma a casca das frutas como maçãs e pêras, mas lave-as primeiro.
 
-coma cereais, pão e arroz integrais em vez de seus equivalentes.
 
-lembre-se que nas folhas externas de um pé de alface e nos filamentos ao longo de um talo de salsão há mais fibras.
 
Cuidado:
Introduza alimentos ricos em fibras em sua dieta gradualmente, do contrário seu aparelho digestivo não terá tempo de se adaptar e você pode sentir cílicas abdominais e flatulência. Concentrados de fibras, como farelos não industrializados, só devem ser consumidos com orientação médica.
Fonte: guia da vida saudável





Compartilhe esse post com seus amigos


Confira também

0 comentários