Suplemento Alimentar

by - sexta-feira, janeiro 21, 2011

Suplemento Alimentar:
Algumas pessoas acham que têm uma dieta inadequada e tomam suplementos. Esses preparo contêm um ou mais nutrientes (vitaminas, sais minerais e carboidratos) e são tomados como complemento da alimentação. É provável que não contribuam para a saúde, a menos que a pessoa apresente deficiência de algum nutriente.
 
Quem precisa de suplementos?
Embora os médicos não incentivem o uso rotineiro de vitaminas, e suplementos minerais, podem recomendá-los em certos casos, como na gravidez. Doenças crônicas também podem provocar deficiências. Só tome suplementos sob orientação médica, após exames laboratoriais.
Geralmente, as condições sócio-econômicas estão associadas a deficiências nutricionais, mas, ás vezes, as pessoas não comem bem por outros motivos, como o alcoolismo, uso de drogas ou doenças mentais.
 
Doenças e suplementos:
Alguns distúrbios estomacais, intestinais, renais, do pâncreas e do fígado podem afetar a digestão ou impedir a absorção de determinados nutrientes. Uma diarréia persistente causa deficiência de potássio magnésio.
Alguns remédios também interferem na absorção ou metabolismo dos nutrientes. A pílula anticoncepcional combinada aumenta a necessidade de várias vitaminas como a C e E e as do complexo B, mas essa necessidade adicional é obtida através de uma dieta saudável. Alguns remédios anti convulsivos aumentam a necessidade de vitaminas D e ácido fólico. Para se introduzir um suplemento, há necessidade de acompanhamento médico.
 
Alimentos refinados e industrializados:
O consumo de alimentos industrializados ou refinados pode causar leves deficiências de nutrientes, como vitamina B6 e E, cromo, zinco, cobre e selênio, só confirmadas através de exames laboratoriais, pois nem sempre os sitomas são específicos de uma única carência.
O estressante ritmo da vida moderna e o excessivo uso de comidas semiprontas leva ao consumo de alimentos que já perderam a maioria de seus nutrientes. Essa perda pode não ser completamente compensada, mesmo com alimentos enriquecidos com vitaminas e sais minerais. Em vez de recorrer a suplementos, a solução, nesse caso, é optar por uma dieta mais saudável.
 
Bebidas energéticas:
Bebidas doces altamente energéticas ajudam a fornecer glicose aos músculos durante exercícios prolongados, como maratonas. Entretanto, durante exercícios menos prolongados, é melhor tomar água para repor os líquidos perdas através da transpiração.
As vitaminas de uma dieta balanceada:
Pílulas de vitaminas e outros suplementos não substituem uma dieta bem balanceada, rica em alimentos frescos. Mesmo que os suplementos forneçam os nutrientes essenciais, não contêm  fibras, que protegem contra doenças cardíacas. Se você está com deficiência de nutrientes, enriqueça e balanceie sua dieta, em vez recorrer a suplementos.
É hora de tomar um suplemento?
Algumas pessoas, ás vezes, precisam de suplementos. A mulher que tem menstruação abundante pode apresentar deficiência de ferro. A mudança do sistema digestivo devido ao envelhecimento pode transferir na absorção de nutrientes.
Dietas violentas para a perda de peso podem fazer com que o organismo não receba a quantidade suficiente de nutrientes. Mesmo uma dieta a longo prazo, balanceada e com baixas calorias, ás vezes exige suplementos. Dietas da moda, que recomendam baixo consumo de alimentos e proíbem outros, privam o organismo de nutrientes essenciais. O ideal é uma dieta balanceada; e, sempre que necessário, consulte um médico ou nutricionista.
 
As crianças e as vitaminas:
Crianças saudáveis, cuja dieta é variada e inclui frutas e hortaliças, pão, cereais e derivados do leite, não precisam de suplementos vitamínicos. Mas as que comem produtos industrializados, salgadinhos, batatas fritas, doces e refrigerantes, podem ter deficiências nutricionais. Pesquisas provam que a falta de nutrientes na dieta pode provocar crescimento inadequado e fraco desempenho escolar. A solução seria melhorar a dieta das crianças. Se elas se recusarem a comer alimentos mais saudáveis, talvés seja interessante marcar uma consulta com o médico, para que ele prescreva um suplemento vitamínico.
Fonte: guia da vida saudável
Vídeos de suplemento alimentar:


Compartilhe esse post com seus amigos

Confira também

0 comentários