Gravidez na Adolescência

by - sábado, fevereiro 11, 2012

Adolescência é um período evolutivo que sucede á infância e antecede a fase adulta, na adolescência envolve namoro, diversão, brincadeiras, descoberta e transformação do corpo, é uma fase do desenvolvimento humano. Gravidez na adolescência aumenta cada vez mais no Brasil, e isso de um modo geral preocupa os profissionais na área de saúde e da educação. Muitas adolescente engravida no período escolar, vão para a escola grávidas, isso já é comum nas escolas. A verdade é que o corpo delas ainda não está preparado para uma gravidez, problemas como elasticidade dos músculos uterinos, tamanho e conformidade da pelve. A gravidez de uma adolescente poderá trazer consequências tanto para ela, como para seus pais, seus familiares, pois os adolescente envolvem crises e conflitos, os jovens não estão preparado emocionalmente e nem financeiramente para ter a responsabilidade.

Muitas adolescentes deixam de estudar, saem de casa, esconde a gravidez por medo da reação dos pais, familiares, amigos, muitas optam para o aborto mesmo ela sabendo que aborto é crime, elas põe a vida dela em rico, o aborto pode provocar problemas como: hemorragias, inflamações, esterelidade, depois de abortar podem ter dificuldade para engravidar. Nos dias de hoje em uma sociedade como a nossa falando de gravidez em muitos meios de comunicação, como na internet, televisão, programa de debate, revista, a jovem não entende as responsabilidades de uma gravidez na adolescência, há meios de como evitar elas sabem, e mesmo assim comete o erro, prevenir ainda é o melhor remédio.

Muitas planejam engravidar para tentar prender o namorado ou realizar o desejo de se casar, mais muitas vezes esse sonho se torna um pesadelo, muitas vezes o parceiro abandona a adolescente grávida, não querendo ter nenhuma responsabilidade com o filho, restando só os pais para cuidar da criação e cuidar da educação da criança. Em alguns casos como a responsabilidade fica com os pais, as meninas se sentem menos responsável em cuidar do filho, correndo risco de engravidar de novo.



Os pais devem conversar com os filhos desde cedo, respondendo as perguntas curiosas dos filhos, sem fazer críticas, assim estará criando um canal aberto de comunicação entre o pais e filhos. Na maioria das vezes os pais não liga para o futuro da filha, a mãe não dar 5 minutos para conversar com a filha, mais dar mais de 5 minutos para conversar com a vizinha do lado. Pais deve conversar de gravidez com os filhos explicar como e o que acontece se ela engravidar, abordar esse assunto ainda é um tabu que os pais deve ser explorado pelos pais, que deveriam ter mais liberdade com os filhos para orientar melhor nesta fase tão difícil que é a adolescência. Cabe os pais orientar e não julgar, não usar de violência mais com carinho e compreensão, a adolescente grávida ela fica completamente  vazia dentro de si mesma, então é aí que os pais deve apoiar ela nesse momento.

Compartilhe esse post com seus amigos





Confira também

36 comentários

  1. bom dia amiga obrigada por sua visita estarei sempre te aguardando no meu cantinho quanto suas artes é simplesmente linda

    ResponderExcluir
  2. Amei,Lucimar!!
    Pais e filhos, todos deveriam ler mais sobre isso!!
    Bem lembrado!!
    Bom final de semana!!Bjs!!
    espelhodaalma-soninha

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o texto. Tenha um ótimo final de semana. Fica na paz do Senhor. Já estou te seguindo. Apareça lá no meu blog: www.analuartess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. OI MINHA FLOR, QUE LINDO TEXTO.
    FELIZ FIM DE SEMANA PARA VOCE , FIQUE COM DEUS!!!!!!!
    BEIJOS DE FRESIAS E LAVANDAS***************************
    REGINA IARA

    ResponderExcluir
  5. Gravidez na adolescência;em dias atuais,na infância.Um gravíssimo problema de saúde pública.Há cada dia,aumenta essa triste constatação.Jovens totalmente despreparadas em relação a própria vida,o que dirá,com vida alheia.E não é por falta de informação;é por falta de responsabilidade mesmo.O pior que isso se torna um círculo vicioso.
    Uma criança já tendo uma certa base familiar,já é complicado de ser educada;imagina aquela desprovida de tudo que se possa imaginar na elaboração de sua cidadania?
    Assim fica difícil.
    Beijão,Lu!Um excelente domingo para ti.Dani.

    ResponderExcluir
  6. otimo poste flor......um bom fim de semana viu..beijokas

    http://www.estilopropriobysir.com/2012/02/lindas-necessaries.html

    ResponderExcluir
  7. Hehehehehe, vai ter que adivinhar... Rs.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. oiee amore, muito obrigada =) passando pra desejar uma otima semana, adorei o post, beijoss

    www.girlscosmetic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi flor tem um selinho de presente pra vc no meu blog. Aguardo sua visita.
    Bjinhos.

    ResponderExcluir
  10. Oii Lucimar..
    Adorei a sua visita lá no meu blog!
    Volte sempre!
    Adorei seu blog também..
    Seu post foi ótimo, gravidez na adolescência é um assunto bem atual e apesar de o assunto está bem esclarecido, cada vez mais aparece mais adolescentes grávidas.
    Beijos e já estou seguindo.

    http://opadezoitoanos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Lucimar, esse é um assunto delicado e que os pais devem estar atentos aos filhos adolescentes ne?
    Obrigada pela visita amiga.
    Bjos enormes

    ResponderExcluir
  12. olá minha amiga a gravidez na adolescência atrapalha e muito, pois é uma criança tentando cuidar de outra.. eu creio que dificulta e muito os planos o futuro da adolescente, pois esta não viverá mais somente para si e sim em pró de uma outra vida que é uma grande responsabilidade e na maioria das vezes é mãe solteira a criança criada sem pai nãi é fácil eu sei pois fui criada sem pai e para mim foi muito ruim, embora aminha mãe se esforçasse para não deixar-me rfaltar nada ainda assim eu sentia a falta da parte do pai... beijos flor e fica com DEUS..

    ResponderExcluir
  13. Oi, Lu... esse assunto é bem delicado, né??? temos que ser sinceros com os filhos, mostrar toda responsabilidade que envolve esse assunto... mas sempre com muito amor... afinal o Amor é divíno e maravilhoso...

    bjosss

    Lu

    http://www.blush-lu.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Realmente a gravidez na adolescência está se tornado muito comum.
    O único jeito de impedir que isso aconteça é com educação. Em vários lugares há informações sobre prevenção, tanto na TV, jornais e internet. Mas ainda assim, acho que nada substitui uma boa conversa entre pais e filhos.
    É preciso conversar tanto com os meninos quanto as meninas sobre esse assunto, para que ambos fiquem conscientes e mais responsáveis por seus atos.

    Tenha uma linda semana. Beijo.

    ResponderExcluir
  15. ola todo bem vim lhe desejar um otimo noite...

    beijokas

    http://www.estilopropriobysir.com/2012/02/sorteio-pink-woman-e-estilo-proprio-by.html

    ResponderExcluir
  16. infelizmente muitas adolescentes
    pensam assim de maneira totalmente
    inconsequente.
    linda noite
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Bom Dia,Lucimar!!Deus te abençõe!
    Qdo for no meu cantinho, clica no 2° link!!!Ok?
    Bjokas da amiga Soninha!!

    ResponderExcluir
  18. Otimo post parabéns.
    Os pais tem que ter um dialogo aberto com os filhos.
    http://maosdemocas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Adorei esse post,retrata bem a vida dos
    jovens,e gravidez na adolescência,não é
    facil!!
    Abraços com carinho Rita!

    cantinhovirtualdarita.blogspot.

    ResponderExcluir
  20. Muito boa esta postagem, mesmo nos tempos de hoje sei que pais ainda não falam deste assunto com os filhos, quanto mais cedo estiverem informado melhor, na própria escola deveria ser feito algum trabalho mais amplo sobre isto, mas uma abordagem clara e seria, não somente passar por cima, ai os jovens nem prestam atenção, e ai quando ocorre as consequências s~~ao desastrosas, crianças cuidando de crianças não dá certo.

    ResponderExcluir
  21. ótimo post, retrata a vida como ela é...

    É sempre bom tê-la em meu blog!

    saudações sempre!

    ResponderExcluir
  22. Parabéns pela postagem.
    Estamos te seguindo.bjs

    http://www.chocolatecommenta.com/

    ResponderExcluir
  23. Olá querida irmã, gosto muito de receber sua visita e comentário, você é especial no meu espaço.

    Se me permite, quero enfatizar um outro lado deste problema.

    Eu sempre digo que ser MÃE é um ministério que devemos cumprir com responsabilidade, pois, colocar um ser que não pediu pra vir ao mundo é muito sério.

    Muitas mulheres, infelizmente não tem esse chamado, e o resultado é: abandono, gravidez na adolescência, drogas, prostituição, etc...

    Que o Senhor Jesus traga Luz (entendimento/ discernimento) para que as mães comecem a enxergar o que se passa com seus filhos.
    Desta forma, poderá orientá-los para que no futuro possam ser pessoas plenas, sem qualquer tipo de mágoa ou trauma.

    Em Cristo,

    ***Lucy***

    ResponderExcluir
  24. Oi tudo bem? Vc pegou o link certo sim, muito obrigada por me compartilhar em seu blog, te levei comigo para o meu cantinho, depois dá uma conferida por lá.
    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  25. Obrigada pelo desejo de parabéns, Amiga!
    Também estou te seguindo.
    Vá conhecer o meu blog principal e segue ele também, ok? Vou amar! (http://sonhosdamiriam.blogspot.com)
    Beijos e uma deliciosa quinta para você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! Esqueci de comentar que gostei muito do seu post, muito útil no mundo de hoje. Peço a Deus juízo para as adolescentes e responsabilidade para os pais, para que orientes suas filhas. Beijos!

      Excluir
  26. Oi amiga!!! Retribuindo a visitinha!!! Seu cantinho tb tem coisinhas q adoro!!! Já sou sua mais novo seguidora!! Bjosss e fica com Deus!!!

    ResponderExcluir
  27. Obrigado pelo carinho! Tem post novo! Ótima 6ªF! Abraço fraterno e carinhoso! Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/
    http://www.dihitt.com.br/elaineaverbuch
    http://twitter.com/@elaineaverbuch

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpas por exclui,é que não sei o que aconteceu,entrou meu comentario 4 vezes rsrsr bjs.

      Excluir
  30. Bom dia !!obrigada por participar do meu blog.quanto o que escrevi sobre á critica:Foi para uma pessoa que entrou no meu blog,escrevendo muitas ofensas,falando que fiz justiça com as proprias mãos,dizendo que sou uma pessoa mal amada,e outras coisas,porem já passou...

    Agora falando do seu blog ele é simplesmente lindo!!!


    Muitas planejam engravidar para tentar prender o namorado ou realizar o desejo de se casar, mais muitas vezes esse sonho se torna um pesadelo, muitas vezes o parceiro abandona a adolescente grávida, não querendo ter nenhuma responsabilidade com o filho, restando só os pais para cuidar da criação e cuidar da educação da criança. Em alguns casos como a responsabilidade fica com os pais, as meninas se sentem menos responsável em cuidar do filho, correndo risco de engravidar de novo.

    Um grande beijo no seu coração.

    ResponderExcluir
  31. Os pais eles tem que conversar muito com os filhos gravidez nas adolescência é muito complicado, os jovens vão perder muita coisa, porisso que é bom os pais ficarem sempre atentos para eles.

    ResponderExcluir
  32. Complicado assunto...
    Uma ótima noite,haa seguindo você!
    bjs

    ResponderExcluir
  33. INFELISMENTE, UMA REALIDADE NO LUGAR ONDE MORO...MAS ACREDITO QUE ESSA REALIDADE É CAPAZ DE MUDAR...

    ResponderExcluir