Preconceito o Mal do Século

by - sábado, maio 05, 2012







No dia 13 de Maio de 1888, a princesa Isabel assinou a Lei Áurea, seria o dia mais feliz para os negros daquela época, eles seriam livres andar livremente pelas ruas sem nenhum julgamento contra a sua cor, passados os anos esse preconceito contra os negros continua presente nessa sociedade, um País que tem origens de negros é racista. O artigo 5º parágrafo da Constituição Brasileira diz que todos são iguais sem distinção de qualquer natureza, mas no Brasil a lei é encarada como se não houvesse esse 5º parágrafo da constituição. Parte dos brasileiros admite que há discriminação racial no país.

É evidente que os homens e mulheres negros há uma distinção no mercado de trabalho, principalmente entre as mulheres negras, o rendimento de uma família branca é de 2,64 salários mínimos, já dos negros não passa de 1,5 salários mínimos, infelizmente nessa sociedade preconceituosa os negros são inferiores, eles sempre estão em 2º plano, li em um artigo que negros são os primeiro a ficar desempregado é um absurdo,  os negros tendo o mesmo estudos dos brancos, os brancos leva mais vantagem, uma vantagem injusta, mesmo tendo a lei a favor deles, a discriminação  contra os negros continua. Quando a pessoa nasce ela não nasce com o preconceito, ela aprende a ser, a lei  está aí mais pelo visto ela não adianta em nada, o racismo deve ser combatido na escola, ensinando a criança desde pequeno a educação é o  melhor  caminho para  acabar  com essa palavra indigna "preconceito".


A verdade  que a sociedade tem que concientizar ou seja, tem que voltar a escola e aprender de novo que a escravidão acabou á mais de 100 anos, mais esse crime  continua contra os negros do nosso Brasil não só aqui mais em todo o mundo. As pessoas têm que perceber que todos são iguais, e que tem os mesmos direitos, infelizmente muitos negros são discriminados e muitos não tem o seu direito garantido.


A Juíza Luislinda Valoá
A 1ª Juíza negra do País, á 28 anos atrás uma mulher negra e pobre, que teve a infância marcada pelo preconceito, sempre acreditou que a educação pudesse transformar sua vida, leia uma entrevista que ela deu para o jornal da Band numa reportagem:

A Juíza Luislinda Valoá se emociona a filha de uma lavadeira e de mortoneiro de bonde, as vezes não tinha condição de comprar o material pedido pelo professor, e lembra do momento que considera decisivo:

O professor fala: menina mais não foi esse o material que eu pedi pra você.

Ela responde: mais foi esse que meus pais puderam comprar.

O professor fala: olha vou dar um conselho, se você é tão pobre que seus pais não podem comprar o material de desenho faça o seguinte: pare de estudar e vá aprender a fazer feijoada na casa da branca que você vai ser muito mais feliz.

Então ela vai embora quando ela está no meio do pátio ela volta na mesma hora volta para a sala e diz para o professor: eu não vou fazer feijoada  na casa da branca eu vou ser juíza e volto aqui pra te prender.

Essa foi a resposta que ela  deu para aquele professor, se todos que sofressem discriminação fizessem assim não abaixar a cabeça pra nada o preconceito cai.


Caso a pessoa sofra preconceito o que fazer?
Na lei nº7716/89 que define os crimes resultantes de preconceito de raça ou discriminação. Nesse caso basta a pessoa vítima comunicar o fato á polícia ou o promotor de justiça para que tome as providências.

Na mídia temos muitas celebridades negros que fazem sucesso na TV e no cinema como:
Morgan Freeman, Milton Gonçalves, Zezé Motta, Thaís Araújo, Halle Berry, Will Smith entre outros consagrados.


Compartilhe esse post com seus amigos

Confira também

28 comentários

  1. ótimo post. passando para ver as novidades, desejar um ótimo final de semana e te dizer que começou novo sorteio no tititi da dri. bjs

    ResponderExcluir
  2. É, COLEGA... PRECONCEITO É UMA COISA TERRÍVEL.INFELIZMENTE, NOSSO PAÍS AINDA TEM MUITO O QUE APRENDER. NOSSO PAÍS E O RESTO DO MUNDO. QUERO TE CONVIDAR PARA CONHECER O BLOG DOS MEUS BICHINHOS DE ESTIMAÇÃO. TEM HISTORIETAS MUITO ESPECIAS NARRADAS POR MIM LÁ. APAREÇA, SEI QUE VAI GOSTAR.
    O ENDEREÇO É http://gam-petecats.blogspot.com
    APAREÇA! SERÁ MUITO BEM-VINDA.
    UM LINDO FINAL DE SEMANA PRA VOCÊ!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post, que além de informativo, apresento aspectos super importantes da cultura negra.
    É importante debater sempre essas questões e rebater o preconceito.
    Beijos. http://modaeexcelencia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!!
    Desejar o melhor para uma pessoa
    amiga,é o que faço com todo prazer
    Agradeço pelas belas postagens que
    vejo e parabenizo,sempre
    Abraços carinhosos Rita!!!

    Tenha um domingo feliz!

    A postagem é fantástica!!

    ResponderExcluir
  5. E para comemorar a essa vitória
    meio lenta mais que lutar
    é o melhor caminho, já vive isso
    com minha mãe aff
    linda semana
    beijokas

    ResponderExcluir
  6. Olá Lucimar.
    Adorei conhecer seu blog, é lindo! Parabéns!
    Que bela postagem! É triste, mas é uma grande realidade, infelizmente!
    Preconceito, isso tem que acabar!
    Um beijo, querida.

    ResponderExcluir
  7. Passando pra agradecer o carinho e retribuí-lo...adorei seu blog e estou te seguindo viu.
    Lindo post.
    Uma semana abençoada pra vc.
    Bjinhus carinhosos.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia!

    De fato, preconceito não leva ninguém a nada, o que nos diferencia de todo o resto, hein?

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oie...
    Vim agradecer seu carinho e adorei seu blog.!
    Já estou lhe seguindo, tb!
    Excelente post, que é uma grande verdade!
    Parabéns, pelo blog.
    Bjs
    Guerreira
    http://apesardos50.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. realmente o mundo ainda é muito preconceituoso, não é só no Brasil não..., nos países mais desenvolvidos, esse crime tb ainda é muito grande..., e o pior é muita gente gente diz que ele não existe.
    bjinhos e boa semana

    ResponderExcluir
  11. Obrigada pela visita e por palavras tão carinhosas!

    O preconceito serve mesmo de teste de tolerância e respeito, muitos que se dizem tão religiosos não fazem o simples e principal mandamento de Deus que é amar o próximo, respeitando-o. Bjos no coração

    ResponderExcluir
  12. O preconceito não serve de nada, feito a palavrar diz é julgar alguém antes de conhecê-la por algo q foi predeterminado. Amei sua postagem. Beijos
    http://meuspreciosospes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Parabéns! Post excelente! Passando pra agradecer o carinho e desejar uma abençoada terça-feira, de muita paz e alegria! Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. O preconceito racial é um mal que dura a bastante tempo e memo com aquela lei que aquela princesa assinou dentro dos corações das pessoas ( não todas, mas muitas) existem um certo preconceito ainda.. porque não houve uma mudança interior de pensamentos embora o mundo tenho evoluído muito.. inelizmente..

    ResponderExcluir
  15. Oi amiga, ótima postagem.
    Eu tenho verdadeiro horror dessa palavra "preconceito e pré-conceito", esse é um dos males do séculos, porque junto dele vem radicalismo, fanatismo e, nada disso é bom.
    Seja cor, credo, origem, educação , não importa quando ela atinge alguém ela cria danos terríveis.

    Tenha uma semana de tranquilidade
    Beijinhos de luz.
    Lua.

    ResponderExcluir
  16. Esse tipo de preconceito deve acabar, somos todos iguais, porque devemos ver diferença entre um e outro, pessoas assim racista não deveria nem existir é essa a minha opinião, abraços da Mariana do face, beijocas linda.

    ResponderExcluir
  17. O preconceito é o grande mal que assola a humanidade...

    Belo post

    Bjos querida amiga

    ResponderExcluir
  18. Olá, Lucimar!!
    Obrigada pela visita!!
    Gostei de teu blog!!
    Um ótimo dia prá vc!!
    Bjs!!
    Márcia

    ResponderExcluir
  19. Olá, desculpa a invasão, vi que você gosta de quadrinhos de ficção, se puder seguir meu blog também eu agradeço!

    http://brigadaonix.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Infelizmente é inço sebo el...
    Beijo Lisette

    ResponderExcluir
  21. Creio que o preconceito não será extinto nunca, tendo em vista os diversos grupos neo nazistas que afloram a todo momento; no dia a dia as pessoas sofrem tanto pela etnia e tambem por serem pobres e até analfabetas.
    Dia desses presenciei um balconista de farmácia dizendo para os colegas "olha o mico leão dourado", se referindo a uma mulata de cabelos tingidos (cabelos cor de cobre); ela nem pestanejou e respondeu na lata: "tem mico leão dourado e tem macaco que come banana, mas tem tambem lombriga branca que come titica"! Eu não me aguentei e caí na gargalhada e não conseguia parar de rir. É a vida, mexeu com quem estava quieto!
    Até mais
    Nely

    ResponderExcluir
  22. O título diz tudo!
    É isso mesmo.
    O mal do século!

    Beijoquinhas :*

    Um bom restinho de semana ")

    ResponderExcluir
  23. Povo lindo e sofrido merecem todo nosso respeito abomino preconceito e que juiza nota mil.


    Passando para avisar que meu blog que havia sido roubado foi recuperado então para melhor administração resolvi excluir Blogueiros que Pensam e Cidadão Informado e assim concentrar tudo em um blog só, como eramos parceiros não podia deixar de comunicar, caso tenha o interesse de fazer a parceria com o novo blog é só deixar um comentário expressando o desejo. Peço que retire os banners destes blogs e coloque o novo se não for incomodo.
    Grata por tudo segue o link do novo espaço e claro convido gentilmente para conhecer:

    Café entre Amigos
    http://www.cafeentreamigos.com/

    ResponderExcluir
  24. amiga querida feliz dia das mães e para
    comemorar esse dia tem mimo pra ti
    com carinho aqui estar:http://presentesganhosdapalavrasdemenina.blogspot.com.br/




    beijokas

    ResponderExcluir
  25. Olá Estrelinha!!!
    Vim retribuir sua visita no meu blog
    É muito gostoso passear por aqui
    Parabens
    Qdo puder e se quiser, visite meu novo blog
    e comente se gostar rsrsr
    crisma2012matao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. oi amiga, pronto, agora ja estou seguindo...
    Feliz dia das mães!
    obrigada pelo carinho, volte sempre no Art'Suspensas.
    bjos, abençoado findi.

    ResponderExcluir
  27. passando para te desejar um lindo domingo das mães!

    abraço

    ResponderExcluir
  28. Oi..estou te seguindo adorei seu blog... beijo http://laurarandrade.blogspot.com.br

    ResponderExcluir