As Utilidades dos Plásticos

Reutize embalegens como as dos potes de sorvetes e faça a sua parte em benefício da natureza!

Você sabia que fios de costura, tapetes, carpetes, baldes, cabides, acessórios para automóveis, tintas e até placas de trânsito de avenidas e rodovias são feitos a partir de plástico reciclado? É isso mesmo. No Brasil, são recicladas anualmente cerca de 174 mil toneladas de embalagens PET pós-consumo, enquanto os plásticos rígidos e do tipo filme, utilizados na fabricação de eletrodomésticos, potes de alimentos, sacolas de supermercados e outros utensílios, representam 200 mil toneladas anuais.

O melhor de tudo é que boa parte desse material pode ser reciclado por diversas vezes. E quem agradece é a natureza, uma vez que a decomposição do plástico, resina de alta durabilidade derivada do petróleo, leva em média cem anos para se completar.

RECICLAR E REAPROVEITAR:
Na indústria da reciclagem, as garrafas PET pós-consumo são separadas por cor, lavadas e prensadas. Em seguida, são moídas e transformadas em flocos ou granulado. O plástico rígido e o filme passam por um processo parecido: depois de cortados e lavados, vão parar em máquinas chamadas aglutinadores, que graças a um sistema de fricção transformam o plástico numa pasta. Boa parte desse material reciclado é consumido pela indústria têxtil, automobilística, de calçados e de embalagens para produtos de limpeza.

Reciclar o plástico em casa é meio complicado, mas reaproveitá-lo é bem simples. Hoje muita gente já faz automaticamente essa reutilização quando, por exemplo, guarda potes e garrafas de plásticos para armanezar alimentos e líquidos, ou quando usa os sacos de supermercados vazios para juntar lixo.

Fonte: Revista Nestlé

Então vamos fazer a nossa parte vamos reaproveitar as embalagens dos plásticos ou doando para as cooperativas e assim vamos ajudar o nosso planeta.

Até o Próximo!
Beijos!
Lucimar


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...