Novembro Azul- 9 Dicas para prevenção do câncer de próstata

by - quinta-feira, novembro 03, 2016

Olá amigos tudo bem?

No mês de Outubro foi o mês de conscientização para as mulheres sobre a prevenção contra o câncer de mama, e Novembro é para os homens a conscientização contra o câncer de próstata, leia mais o que a Prª Rosi Feliciano fala sobre esse assunto.



Novembro Azul é um alerta para o Câncer de Próstata, para os homens e para mulheres que amam e cuidam dos homens.
As mulheres possuem um papel muito importante nessa campanha, pois sabemos que nosso apoio é essencial para que os homens cuidem de sua saúde como se deve. Na cultura Brasileira são as mulheres que cuidam dos homens desde infância em relação a sua alimentação e prevenção.

A próstata é um órgão situado abaixo da bexiga e sua função é produzir sêmen. O CDC relata que o câncer de próstata é o segundo tumor maligno mais frequente que afeta homens. Conforme os homens envelhecem e o risco de desenvolver câncer aumenta.


Não há nenhuma maneira definitiva de parar ou prevenir o câncer de próstata, mas há certas mudanças em sua dieta que você pode fazer, a fim de diminuir o risco. Aqui está uma lista de mudanças na dieta de saúde benéficas podendo começar a optar:

1. Tomates e outros alimentos vermelhos
Alimentos vermelhos como tomates, melancias e assim por diante contêm uma célula poderosa chamada composto licopeno. Estudos mostram que homens que comem mais legumes e frutas têm um risco menor de desenvolver câncer de próstata do que aqueles que não fazem.

Comer tomates cozidos torna mais fácil para o seu corpo reter o licopeno e também foi notado que os tomates mais vermelhos têm maiores quantidades deste composto. Então, sempre escolha o vermelho mais maduro ao invés de tomates, porque o nível de licopeno aumenta à medida que o tomate amadurece.

2. O poder de frutas e vegetais
Comer frutas e legumes pode ser muito benéfico à saúde quando se trata de câncer de próstata, pois eles contêm muitas vitaminas e suplementos que podem diminuir o risco de desenvolver esta doença.

Vegetais verdes ajudam seu corpo a quebrar o agente do câncer por causa de sua composição. Suplementos também pode ser uma boa escolha quando se tenta reduzir a disseminação do câncer.

3. Coma Peixe
Estamos familiarizados com os benefícios do Ômega 3 gorduras insaturadas, mas talvez você não sabe que eles podem reduzir o risco de câncer de próstata. Essas gorduras insaturadas são altamente presentes em certos tipos de peixes como a sardinha, cavala, truta e salmão.

Um estudo reparou os efeitos de uma dieta rica em gorduras insaturadas e seus efeitos sobre o crescimento do câncer de próstata.
Foi demonstrado que ele pode retardar significativamente o crescimento e desenvolvimento de células malignas, e nós sabemos que é muito mais fácil tratar o câncer antes que se espalhe.

4. Soja e chá
Foi relatado que um suplemento chamado isoflavona pode diminuir o risco de tumor de próstata. Você pode aumentar sua ingestão de isoflavonas por comer os seguintes alimentos:
- Tofu (produzido usando soja)
- Grão de bico
- Lentilhas
- Brotos de alfafa
- Amendoins
- O chá verde também tem sido relatado para reduzir o risco de câncer da próstata por vários estudos.

5. O papel da gordura
Estudos têm mostrado uma ligação entre gorduras animais e um aumento do risco de câncer de próstata. Além de carne, você pode encontrar gorduras animais na manteiga, leite, produtos lácteos e assim por diante. Tente substituir as gorduras animais com gorduras à base de plantas, sempre que possível:
Tente os seguintes alimentos para a ingestão de gordura saudável:

- Azeite em vez de manteiga
- Frutas em vez de doces
- Vegetais orgânicos frescos ao invés de alimentos processados
- Nozes e sementes em vez de produtos lácteos
Ao cozinhar tente evitar queimaduras a carne porque pode criar agentes causadores de câncer.

6. Pare de fumar
Os fumantes têm uma maior probabilidade de recorrência do câncer de próstata, bem como desenvolver um tipo mais agressivo de câncer.
Se você é um fumante saiba que não é tarde para parar. A ACS mostra que pacientes que pararam de fumar a dez anos ou mais tinham o mesmo risco de mortalidade que os pacientes que nunca fumaram.

Foram realizados estudos que mostraram que os baixos níveis de ácido fólico no sangue aumentam o risco de câncer. Você pode aumentar seus níveis de folato por comer mais verduras, feijão e suco de laranja.
Mas ser aconselhados a não substituir a fonte natural de ácido fólico com suplementos de ácido fólico, uma vez que pode aumentar o risco de câncer.

7. A importância dos exercícios
Quando se trata de um exercício para uma vida mais saudável é extremamente importante. Ele pode melhorar o seu metabolismo e aumentar a massa muscular. Tente as seguintes rotinas:
- Caminhada
- Corrida
- Ciclismo
- Natação

As atividades físicas não tem precisa serem chatas. Alterar atividades e fazê-la com os amigos, é sempre mais divertido.

8. Fale com o seu médico
Consulte o seu médico se você está preocupado com o risco de câncer de próstata. Você deve discutir os seguintes pontos com o seu médico:
- O que os testes de triagem médica você deve ter como você idade;
- Histórico familiar de câncer;
- Recomendações dietéticas.
Consulte o seu médico se você está planejando para iniciar um novo trabalho fora regime ou você está enfrentando algum dos seguintes sintomas:
- Desconforto em qualquer lugar em suas áreas pélvicas ou retal;
- Dificuldade para urinar;
- Sangue na urina ou sêmen.

9. Estilo saudável
Manter um estilo de vida saudável e chave para evitar doenças e viver com qualidade, segundo a pesquisadora Rosi Feliciano o segredo está em fazer o programa completo todos os dias: hidratação, dieta, exercício e sono.
Ter um peso saudável é muito importante, a obesidade aumenta o risco para vários tipos de câncer maligno e benigno e outras doenças, por isso muitas pessoas que estão acima do peso utilizam-se de recursos como dieta da sopa para emagrecer e para resultado em longo prazo a reeducação alimentar.







O melhor remédio é a prevenção


Até o Próximo!
Beijos!
Lucimar




Confira também

87 comentários

  1. Lucimar um importante recado para os homens hoje, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Câncer de próstata é um assunto sério os homens tem que conscientizar, como a professora Rosi disse o melhor remédio é a prevenção, bacana o post Lucimar beijos.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, muito rico o post Lu!!
    Importante as informações!

    Te espero no blog ;)
    Bjus, Bjus!!
    Aline Laitarte - http://www.bomboneca.com/
    Instagram: @alinelaitarte

    ResponderExcluir
  4. Importantíssima divulgação desse tema! Muito necessária! bjs, chica

    ResponderExcluir
  5. Muito legal seu post Luciamar, Boa postagem e a impotância da prevenção da doença. Beijos♥

    floordemandacaru.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Prevenir é o melhor remédio! Gostei do post

    Beijos

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  7. Amei o post e o blog linda!

    http://www.marianetavares.com.br/2016_11_01_archive.html

    ResponderExcluir
  8. Que post maravilhoso, é muito importante prevenir!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  9. Vou imprimir essa lista de cuidados e espalhar pela casa do meu pai. Faz tudo ao contrário. Sabe velho que acha que é adolescente e que não precisa se cuidar?! haha


    www.cupidobrega.com.br

    ResponderExcluir
  10. Novembro Azul é uma campanha importante de conscientização do câncer de próstata. Parabéns pela sua atitude em mostrar um pouco sobre essa causa.

    ResponderExcluir
  11. Oi Lucimar,
    Gostei muito do post, super informativo e completinho. Esta é uma campanha tão importante de conscientização para os homens. Parabéns pela iniciativa!
    Bjs❤
    Abrir Janela

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Parabéns pela sua iniciativa :D
    Essa campanha ê muito importante e deve ser divulgada.
    Todo homem deve fazer o exame para prevenção.
    Bjo

    ResponderExcluir
  13. mt bacana essa campanha pra conscientizar os homens que sao super cabeça dura!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  14. Otimo post, eles tambem tem que ter a prevenção. Todo ano. Bjs

    ResponderExcluir
  15. Muito bacana abordar este tema no blog, o conteúdo está excelente!

    ResponderExcluir
  16. Parabéns por abordar esse tema, Lu. É super importante ficar por dentro desse assunto tão importante!

    Um super beijo, Blog Minuto de Bobeira

    ResponderExcluir
  17. Olá Lucimar
    Parabéns pelo excelente post!
    Muito importante a prevenção e divulgação do Novembro Azul.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Sou apaixonada pela área da saúde, e super concordo com a conscientização, principalmente dos homens porque existe muito tabu em cima do exame de toque, algo que é necessário! Como faço faculdade na área da saúde fico sabendo de vários casos que poderiam ser evitados com introdução de conhecimento ou recursos, que é um dos maiores problemas hoje em dia na saúde.
    Parabéns pelo post e iniciativa!
    Escritas de Verão

    ResponderExcluir
  19. E o principal deles, os homens pararem de ter vergonha em fazer o exame de toque. Se eles parassem com esse machismo bobo, com certeza os casos de mortes por câncer de próstata diminuiria consideravelmente.
    Ótimo post, Lucimar.
    Bjus

    Blog - A Negra e seus Tons
    Fanpage / Instagram / Twitter / Canal

    ResponderExcluir
  20. Oi Lu!
    Dicas importantes que nem são difíceis de serem seguidas. Os homens precisam se cuidar!
    Ótimo post!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  21. Belo post. infelizmente os homens são mais resistentes que as mulheres em relação aos exames, mas graças ao novembro azul e a conscientização sobre o câncer de próstata muitos já deixaram de lado o preconceito.
    Bjus!

    Gi Pereiraa

    ResponderExcluir
  22. Oi Lucimar
    Informações importantes e contundentes mas convencer um homem a se cuidar,ir ao médico fazer o exame de toque requer de nós mulheres muita habilidade para convencê-los pois são muito reticentes e preconceituosos
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. muito top amiga este assunto tem que ser abrangido mesmo

    ResponderExcluir
  24. Oii,ótimo post ta certo mesmo prevenir é o melhor.

    ResponderExcluir
  25. Esse assunto é bem sério também.
    Muitos homens tem preconceito em fazer os exames necessários e quando descobrem jpa estão com a saúde comprometida...
    Ótimo post!

    ResponderExcluir
  26. Estou achando demais essas cores associadas ao mês e a uma causa!
    www.kellyzarate.com

    ResponderExcluir
  27. Oi querida
    Muito boa informação parabéns ⁀‿ ⁀
    Também sou cristã e amo meu JESUS♥ e emeu DEUS♥

    ResponderExcluir
  28. Ótimas dicas,é sempre bom ajudar as pessoas e alertá-ls sobres os riscos.
    beijos!

    ResponderExcluir
  29. Bom dia, é necessário que o mês de Novembro e os outros sejam sempre azuis.
    Feliz fim de semana,
    AG

    ResponderExcluir
  30. Oi Lucimar que post maravilhoso, adorei as dicas!
    Beijos
    http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Ter uma vida saudável é o princípio de toda prevenção, não é mesmo? Não sabia sobre esses alimentos!

    ResponderExcluir
  32. Arrasou flor!
    amei as dicas, bora compartilhar♥
    beijos
    http://www.tatycamposblog.com/

    ResponderExcluir
  33. Sim sim , tem que se cuidar !! Dicas valiosas , prevenção é tudo!

    ResponderExcluir
  34. Essas dicas são essenciais e podem ajudar muito. É de extrema importância que os homens se previnam.

    ResponderExcluir
  35. Ótimas dicas, realmente é um assunto muito importante. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  36. Parabéns pelo post, devemos alertar, o assunto é importante demais. Arrasou Lu.
    Beijos

    ResponderExcluir
  37. Esta consciencialização é muito importante!

    r: Muito obrigada *.*

    ResponderExcluir
  38. Boa noite Lucimar,
    É importante sim ter um estilo de vida saudável, boa alimentação, etc,
    mas é imprescindível fazer exames preventivos, ele salva vidas!
    Ótima postagem. Beijos!

    ResponderExcluir
  39. que legal, amei as dicas, agora vou pegar no pé desses homens de casa rsrs
    bjs

    ResponderExcluir
  40. Post de utilidade pública!
    Os homens precisam aprender a se cuidar, ir ao médico, permitir exames, etc...
    Todo homem deveria ler este post!

    ResponderExcluir
  41. São dicas importantíssimas Lucimar, talvez se meu pai tivesse as conhecia teria ficado entre nós por mais tempo ...
    Os homens precisam perder o medo de ir o médico, pois uma consulta simples pode salvar vidas ...
    Muito bom o teu post!
    Bjos
    Minda ❤ 😍

    ResponderExcluir
  42. Eu apoio a causa mas volto a dizer. Um mês de conscientização e todos os dias para prevenir.

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
  43. Oi Lucimar

    chegou a vez dos homens se cuidarem. Que bom que o outubro rosa trouxe toda essa conscientização e trouxe junto o masculino também a pensar mais nos perigos do cancer

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
  44. Ótima iniciativa !!! Os homens precisam também se conscientizar da necessidade da prevenção. De ir ao médico regularmente, procurar ajuda se necessário.
    parabéns !!! bjooooo

    ResponderExcluir
  45. Que maravilha!!
    O Blog do Parceiro, também aderiu essa campanha e levou alguns leitores e seguidores pra juntos fazermos o exame de PSA, pois só assim poderemos nos prevenir de um possível diagnóstico não favorável.

    ResponderExcluir
  46. Que post tão detalhado e rico em detalhes, todo homem precisa ler para aprender se prevenir assim como as mulheres se previnem do cancêr de mama. Bjs

    ResponderExcluir
  47. Olá Lucimar, muito interessante seu post, é um assunto muito série que deve ser observado. Ainda mais os homens, que geralmente ter uma maior resistência em ir ao médico e a fazer exames.

    Beijos
    Fran
    Achei e Rabisquei

    ResponderExcluir
  48. Post rico de explicações e dicas, parabéns pra Rosi, muito legal...Bom se todos os homens entendessem!!
    Bjs, Lucimar

    ResponderExcluir
  49. A conscientização masculina é muito importante, principalmente na desmitificação do exame de próstata. A prevenção é sempre importante. Abraços

    ResponderExcluir
  50. Se todos os homens assim como as mulheres se prevenissem seria tão bom! Ótimo post, muito bem explicado.
    Beijos

    ResponderExcluir
  51. Essa campanha é muito importante, gostei muito do seu post!

    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  52. Gostei do post é algo muito serio o câncer de próstata parabéns pela iniciativa Lucimar. Bjim😘 bom final de semana

    ResponderExcluir

  53. É mais grave do que imaginamos, mas essas dicas se seguidas corretamente podem diminuir mesmo muito os riscos. Como costumo dizer comer é o melhor remédio. E que os homens fiquem espertos com o que podem fazer para evitar esse mal.

    Beijocas, bezinha! 😍 do ♡ Casal Be&Be 💑

    ResponderExcluir
  54. Sempre bom compartilhar dicas como essas!Parabéns.
    www.cantinhodaleiaslz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  55. Super dicas, prevenir o câncer é super importante. Essa campanha é bem legal para incentivar os homens bjo

    ResponderExcluir
  56. São dicas valiosas! Bacana ter abordado aqui no blog sobre isso!

    Beijão, mariasabetudo

    ResponderExcluir
  57. Eu amo essas campanhas sabe, homens se cuidam menos que mulheres e acho super válido esse alerta pois muitos tem os preconceitos de ir ao médico ou até mesmo medo, e claro que manter uma alimentação saudável ajuda muito evitando doenças, pevenir é sempre melhor. bjs

    ResponderExcluir
  58. Super apoio essa campanha! E acho muito importante pois se cuida é preciso e ter uma vida saudavél e fazer exames de rotinas é mais importante ainda. Parabens por aborba esse tema em suas redes sociais. beijos

    ResponderExcluir
  59. Oi Lu,amei a postagem! Esse é um assunto que precisa ser abrangido o ano todo,assim como o Outubro Rosa.
    Assim como a Ivan,eu tbm apoio a campanha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  60. Agora é a vez dos homens,
    prevenção é o melhor caminho
    bjs

    ResponderExcluir
  61. Ótimo post! Tem que ter muita atenção, pois com saúde não se brinca! Beijos

    ResponderExcluir
  62. Adorei as dicas, acho que o caso masculino é um pouco mais grave que o feminino pq homem tem vergonha de fazer esses exames e acabam deixando de lado por muito tempo e aí que mora o perigo, por isso acho tão importante esse tipo de post e essas campanhas para tentar conscientizar o maior numero de pessoas.

    ResponderExcluir
  63. Oii Lu!!
    Amei o post, muito bom ajudarmos essa campanha do Novembro Azul também, afinal não é só em novembro, mas o ano todo!
    Beijão Lu!

    ResponderExcluir
  64. Muito importante essas informações!!!
    Seu post foi bem informativo, e quanto mais informação, maior será a atenção com a prevenção.
    Adorei!

    ResponderExcluir
  65. Gostei do post, muio bem informativo e assim como outubro rosa, precisa de uma atenção especial. Pois são assuntos sérios e as pessoas precisam conhecer mais sobre e também conscientizar-se um pouco mais. Muito bom!! :*

    ResponderExcluir
  66. Muito obrigada pelas dicas de como prevenir o câncer de próstata pra ser sincera eu nem sabia que a próstata era responsável por produzir o sêmen. Isso foi de grande ajuda vou mostrar o post a meu esposo para ele se cuidar melhor. Xoxo by: T.

    ResponderExcluir
  67. Assim como o outubro rosa, é muito importante a divulgação e conscientização do novembro azul, particularmente acho que até mais, pois ainda tem pouca aceitação por parte dos homens em fazer o exame, se cuidar. Mas passou o tempo em que a vergonha e machismo opera na questão saúde. Creio que hoje seja careta quem não se cuida. Excelente post Lu. Bjs
    Cléo @decasalimpa

    ResponderExcluir
  68. Parabéns Lucimar!pela sua bela atitude em mostrar este tema importantíssimo,prevenir é o melhor remédio.Bjs

    ResponderExcluir
  69. Olá Lucimar,nota 10 para seu post sobre como prevenir o câncer de próstata!
    Os homens,em sua maioria tem a tendência a não se cuidar,muitos tem pavor de médico e vão deixando as doenças se acumularem.
    Seu post é excelente para ajudar a conscientizar os homens sobre a importância de cuidar da saúde,pra ter uma melhor qualidade de vida.
    Parabéns!Beijos.

    ResponderExcluir
  70. oi lucimar tudo bem ? amei suas dicas e vou repassar todas ao meu pai

    ResponderExcluir
  71. Essas campanhas são de extrema importância e temos mesmo que incentivar os homens à prevenção e a realizar o exame regularmente.
    Excelentes dicas de como manter uma vida mais saudável...

    Bjokas da Vaci :*

    ResponderExcluir
  72. prevenção é muito importante, devemos sempre lembrar isso! bjs

    ResponderExcluir
  73. GOSTEI DO POSTE É MUITO IMPORTANTE ESSAS POSTAGEM,A PREVENÇÃO É MUITO IMPORTANTE,PARABÉNS PELO POSTE BEIJOS

    ResponderExcluir
  74. Amei o seu post, muito bem escrito e explicado.Devemos com certeza cuidar da nossa alimentação e assim cuidar da nossa saúde. O câncer de próstata é uma realidade que devemos combater todos os dias.
    Amei suas dicas maravilhosas.Bjsss!!!

    ResponderExcluir
  75. Amei o post.. muito informativo .. e temos que prevenir, fazer caminhada, atividade fisica uma boa alimentação equilibrava faz qualquer corpo ficar equilibrado e sem doenças.. bjs e sucesso!

    ResponderExcluir
  76. Muito interessante o seu post!
    Super completo!
    Essa campanha é importante para consientizar ao homens da importância do exame!
    bjus

    ResponderExcluir
  77. Muito interessante o seu post!
    Super completo!
    Essa campanha é importante para consientizar ao homens da importância do exame!
    bjus

    ResponderExcluir
  78. A prevenção continua sendo o melhor caminho. E iniciativas de divulgação como a sua, são sempre bem vindas. Parabéns!

    ResponderExcluir
  79. Lucimar otimo post se previnir é fundamental temos que alertar oa homens. Bjs

    ResponderExcluir
  80. Parabéns pelo post Lucimar!! Adorei. Principalmente as dicas de alimentos que podem ajudar na prevenção!! Linda iniciativa.
    Vou compartilhar😊

    Super beijo😘

    ResponderExcluir
  81. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir