Atividade física na gravidez

Olá amigos tudo bem?

Atividade física na gravidez
A prática de exercício de forma moderada e adequada traz muitos benefícios para a gestante e seu bebê
Antigamente as mulheres que engravidavam eram aconselhadas a ficar em repouso ou sem fazer muito esforço durante a gestação, e isso resultou no aumento do sedentarismo entre as grávidas. Hoje a situação é diferente, a atividade física durante e depois da gravidez é muito recomendada pelos médicos.



A pratica de exercício de forma moderada e adequada traz muitos benefícios para a mamãe e para o bebê. Saiba mais no blog.
imagem do Pinterest
Ainda há muitas dúvidas sobre a realização de exercícios físicos na gestação, mas no geral é aconselhável que a futura mamãe se movimente, com exceção das gravidez de risco em que a paciente tem algum problema relacionado a gestação, como sangramentos, risco de aborto, hipertensão, etc. Mas em todos os casos é o médico obstetra que dara o aval se as atividades podem ou nao serem feitas e quais as mais aconselháveis.
Se manter ativa e com uma vida saudável faz bem para o feto, e ainda ajuda que o corpo volte à sua forma mais rapidamente depois da gestação, e para auxiliar esse processo também existe a cinta modeladora. Muitas mulheres optam pela gestação mais saudável e para cada momento há uma atividade a ser feita, com acompanhamento e todo cuidado possível.
O primeiro fator a ser levado em consideração é se antes da gravidez existia o hábito de fazer exercícios ou se a mulher levava uma vida sedentária. As que já seguiam uma rotina de atividades físicas podem continuar, mas de uma forma mais adequada. As que não se exercitavam devem praticar exercícios mais leves após o terceiro mês de gestação, nada de tentar recuperar o tempo perdido.



Os benefícios das atividades físicas para a mãe e o bebê
A prática regular de exercícios pode trazer muitos benefícios durante a gestação, principalmente nos desconfortos causados pela gestação como os inchaços, retenção de líquidos, dores lombares, etc, esses sintomas podem ser aliviados. E para as mães que querem um parto normal ou humanizado, as atividades físicas aumentam a resistência cardiorespiratória e muscular, o que ajuda durante o trabalho de parto, além de fortalecer e tonificar os músculos mais afetados durante a gestação.
Após o parto é preciso respeitar o período de resguardo, que normalmente sao 40 dias, para que então voltem aos poucos a praticar suas atividades físicas. Lembrando que é importante seguir os conselhos médicos antes de qualquer coisa, pois é ele o responsável pelo bem estar da mãe e do bebê.
Se para a mulher os benefícios dos exercícios moderados sao muitos, para os bebês não é diferente. No bebê, as atividades aumentam a circulação sanguínea por meio do aumento da frequência cardíaca, auxiliando a preparar melhor o sistema cardiovascular da criança para o momento do parto, e automaticamente, melhorando sua adaptação ao ambiente externo.


A pratica de exercício de forma moderada e adequada traz muitos benefícios para a mamãe e para o bebê. Saiba mais no blog.
Imagem do Google

Atualmente existem inúmeras academias que oferecem atividades específicas para que as mulheres se exercitem durante e depois da gestação, inclusive junto aos seus bebês e isso traz um estímulo de afeto muito grande para a relação. E é preciso lembrar que a amamentação é uma grande aliada na perda de peso pós parto, assim como o uso de cinta modeladora.
Obrigada, beijos

Esse post foi enviado pela Jacqueline Gonçalo


79 comentários:

  1. Lucimar não sabia que os exercícios faziam bem para a gestante e o bebê, que bom ficar sabendo, durante a minha gravidez ouvi até falar dos exercícios mas não dei muita importância,mas agora lendo aqui vi que deveria ter feito alguns exercícios, a Jaqueline trouxe um excelente assunto bjs.

    ResponderExcluir
  2. Acho fundamental praticar exercícios físicos durante a gravidez.

    Big Beijos,
    LULU ON THE SKY

    ResponderExcluir
  3. Oi Lucimar que excelentes dicas na época que engravidei da minha filha eu trabalhava muito não tinha tempo de praticar atividade física!!
    Beijoss
    www.silalmeida.com

    ResponderExcluir
  4. Lucimar que bacana esse post, é essencial a gestante praticar algum tipo de exercício na gravidez, muito boas as informações, Lucimar bjs.

    ResponderExcluir
  5. Desde que feita de forma correcta e supervisionada por quem sabe, a prática de exercício durante a gravidez só tem mesmo vantagens. Bela partilha. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  6. Óptimo post! Adorei as dicas!

    http://aborboletamoderna.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito das dicas. Obrigada

    beijinhos de boa noite

    ResponderExcluir
  8. É importante desmistificar algumas ideias pré-concebidas. Desde que a gravida esteja bem acompanhada e não se verifique qualquer impedimento, o exercício até é aconselhável.

    r: Fico contente por ter gostado :)
    Beijinhos e boa semana*

    ResponderExcluir
  9. As dicas vieram em um ótimo momento, estou precisando mesmo fazer uns exercícios pra fortalecer os músculos e ajudar na hora do parto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Que ótimas dicas, Lucimar. Se não há risco para a mãe e para o bebê, é bom exercitar.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Lucimar, achei o post muito informativo, conheço algumas meninas que pararam de se exercitar na gravidez e outras que fizeram até quase ganhar. É muito relativo e é preciso o acompanhamento do médico.

    https://blogvinteprimaveras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá Lucimar Olá Jacqueline
    Post informativo e super útil
    De maneira supervisionada e liberado pelo médico exercícios são excelentes para a mamãe e o bebê, adorei saber sobre isso, acho importante manter o bom condicionamento físico e cardiorrespiratório.
    Excelente semana pra ti Lu!
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. exercício morado é sempre muito bom em qualquer fase da vida, apesar de quando eu estava gestante eu mal levantava da cama kkkkk....

    ResponderExcluir
  14. Por falta de informação, eu nunca fiz exercicios enquanto estava grávida, morria de medo de fazer qualquer esforço! Muito bom o post, deveria ter mais divulgação sobre isso!

    ResponderExcluir
  15. Nice post!!

    I follow you.Mind following back?

    http://asweetwoorld.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Eu sou meio sedentária e quero mudar isso logo antes de engravidar, quero manter exercícios na gravidez e depois também. Exercícios físicos fazem bem pro corpo e pra mente, a autoestima vai lá em cima!

    ResponderExcluir
  18. Oi Lucimar e Jacque tudo bem? Não sabia que a pratica de exercícios na gravidez tinha tantos benefícios! Existe tantos mitos em volta disso, que as vezes a gente fica até em duvida né? Mas seu post foi muito esclarecedor, adorei Bjs

    ResponderExcluir
  19. Assunto importantíssimo a ser tratado, muitas gravidinhas não sabem que podem e devem fazer exercícios. Um beijo!

    ResponderExcluir
  20. Muitas gravidinhas tem um pouco de receio em fazer atividade física, por medo ou até falta de informação. O fato é que se não houver nenhuma restrição médica, o exercício só traz benefícios para a mulher e para o bebezinho. Muito importante a sua indicação e esclarecimento. Parabéns!
    Um super beijo.

    ResponderExcluir
  21. olá Lucimar adorei o tema do post praticar exercício físico sempre é muito bom e nessa fase ajuda muito também é so ter cuidado e se exercitarcom moderaçaõ bjus 😘

    ResponderExcluir
  22. Tema excelente e um post pra ser lido por todos.. . Mesmo quem não está grávida pq a gente já se prepara pra quando estiver... sem contAr que ainda rola dar dica para as amigas grávidas que estão em casa sedentárias por acreditar que não devem fazer atividade física.

    ResponderExcluir
  23. Exercícios físicos são mesmo as famosas fontes da longa vida, é uma pena nem todos terem essa consciência e se entregarem ao sedentarismo.
    Confesso que não sabia sobre os benefícios para o feto e me surpreendi, nosso corpo é mesmo incrível! Basta sabermos respeitar os seus limites e colocá-lo para se mexer!
    Abraços 😊

    ResponderExcluir
  24. Gente esse post é muito legal, assunto super importante de ser abordado

    ResponderExcluir
  25. Achei bem legal as mamães fazem exercício na gestação.
    Bjus
    Jaque
    www.quebreiaregra.com.br

    ResponderExcluir
  26. Boa noite Lucimar,
    Texto muito bom e esclarecedor,
    realmente só o obstetra pode
    dizer se a mulher deve ou
    não praticar alguma atividade
    física na gestação.
    Ótima semana pra vc ;)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  27. Oi!!
    Realmente a prática de exercício sempre é otima e ainda ajuda a mãe e faz muito bem 😀
    Bjo

    ResponderExcluir
  28. Lucimar, achei muito interessante sua postagem. Não sabia que era aconselhável que grávidas fizessem exercício físico pois ainda ouvimos muito falar que o melhor é ficar de repouso mesmo.
    É muito bom compartilhar esse tipo de informação, pois além de nos informamos mais, ajuda muitas gestantes.

    Marianaviglio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Acho que as futuras mamãs fazem muito bem.

    ResponderExcluir
  30. Bom dia, como vai? Post super interessante, gostei bastante da sua abordagem, pois atividade fisica ja é importante e na gravidez muito mais, sempre procuro fazer atividade fisica para nao ficar sedentaria e quando estiver gravida nao vai ser diferente

    ResponderExcluir
  31. Postagem importante. Não tenho filhos mas acompanhei a gestação das minhas melhores amigas e sei o quanto se exercitar ajuda a mãe e o desenvolvimento saudável da criança.

    ResponderExcluir
  32. Vou passar essa postagem para minha amiga que vai ter bebe agora em novembro. É essencial cuidar do nosso corpo, inclusive na gravidez

    ResponderExcluir
  33. A atividade física é super importante na gravidez, muito legal seu post sobre isso. Quando estava grávida comecei a fazer natação, de uma forma leve, mas minha pressão começou a cair muito e eu tive que parar :(

    ResponderExcluir
  34. mt bacanas as dicas pras gravidas continuarem se exercitando

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  35. A pratica de exercícios é sempre saudável em qualquer fase da nossa vida, durante a gestação não poderia ser diferente.
    Como você disse a atividade física também faz bem para o desenvolvimento do bebê, só é importante que tenha acompanhamento de um bom profissional.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  36. Oi, Lucimar. Muito legais as suas dicas. Eu aprendi um pouco mais sobre cuidados da gestante e da saúde bo bebê. Adorei!

    bj
    Dani, do Blog Sabe o que é?
    http://sabeoque.blogspot.com

    ResponderExcluir
  37. Oi Lucimar! Que boas dicas! Sempre pratiquei exercicio moderado quando estava grávida e ajudou muito a não me sentir "presa" de movimentos!
    Beijinho
    Joana

    ResponderExcluir
  38. fazer atividades físicas na gravidez é ótimo!!

    ResponderExcluir
  39. Ótimas dicas para as futuras mamães, atividades físicas são importantes para as gestantes, se exercitar ajuda bastante no desenvolvimento da criança e para a saúde da mamãe! Abraços

    ResponderExcluir
  40. Oi Lu
    Tudo bem ?
    Muito bom o post ! Uma atividade que acho super importante é o pilates!
    Bjs

    ResponderExcluir
  41. é super importante fazer atividades físicas, em qualquer época da vida neh?
    adorei o post!

    Kisses!
    Blog Sem Desperdício!

    ResponderExcluir
  42. Fiz muitos exercícios físicos em minha gestação, eu queria muito um parto normal, mas meu bebê não estava na posição cefálica (de cabeça parar baixo) então me exercitei muito para ajudar o bebê a ficar na posição. Adorei o post! bjos

    ResponderExcluir
  43. Sou a favor de atividades leves e saudáveis nada de malhação pesada como muitas fazem, otimo post bjo

    ResponderExcluir
  44. Eu vacilei porque sai da academia quando descobri que estava gravida. kkk
    Deve ser muito bom continuar em forma.
    Bjão

    ResponderExcluir
  45. Realmente antigamente as grávida eram vistas quase como doentes e aí não podiam fazer nenhum esforço, hoje já sabemos que praticar atividade física é bom tanto para a mãe quanto para o nene além de ser muito gostoso.

    ResponderExcluir
  46. Atividade física é muito importante e na gravidez traz benefícios para a gestante e o bebê mas sempre com orientação médica. Um post excelente
    Beijos

    ResponderExcluir
  47. Muito bom esse texto informativo sobre a atividade física na gravidez, Lucimar. As coisas mudaram muito, graças a Deus! Claro que tem algumas exceções, de mulheres que precisam de repouso, mas se o médico liberar, é a melhor coisa para a gestante e seu bebê.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  48. Verdade amada, antigamente as mulheres engravidavam eram aconselhadas a ficar em repouso sem fazer muito esforço durante a gestação, agora tudo mudou a atividade física faz bem para a mãe e o bebe, parabéns por compartilhar post útil para as futuras mamãe, beijinhossssssssss

    ResponderExcluir
  49. Super bacana seu post de hj. Assunto que a galera não fala e não faz né? As grávidas de plantão... bora fazer exercício. As minhas duas gravidez eu fiz yoga e ajudou mto e foi ótimo pra mim e para meus filhos.
    E importante lembrar que gravidez e algo mágico e maravilhoso e que a gente tem que entender que o corpo está em transformação e gerando um filho e tem que cuidar sim. Tudo com moderação acompanhando seu corpo.
    Caminhadas era o que mais amava e minha yoga e claro.
    Amei o post.
    Bjos

    ResponderExcluir
  50. Muito esclarecedor seu post. Sempre achei que não podia. São muitos benefícios que traz o exercício na gravidez.

    ResponderExcluir
  51. Acho que com moderação, é sempre muito válido sim!

    ResponderExcluir
  52. Ótimo post, muitas grávidas se beneficiariam se fizessem alguma atividade física.

    ResponderExcluir
  53. Excelente texto Lucimar. A atividade física deve ser sempre realizada. Mesmo a gestante precisa e deve fazer para manter sua saúde e a do bebê. bjs

    ResponderExcluir
  54. Também acho super recomendável a atividade física durante a gestação, muito benéfico e com certeza muito saudável para a mamãe e o bebê <3

    www.aromadecachos.com.br

    ResponderExcluir
  55. As atividades são muito importantes pois ajuda na relação mãe e bebê e também ajuda na parte da saudades dos dois,adorei o post, essas dicas vão ajudar muito as mães de primeira viagem

    ResponderExcluir
  56. Post mega interessante!!
    Eu podia jurar que exercicios durante a gravidez faziam mal para a gestante e para o bebê, estou longe de ter um filho mas quando engravidar, vou lembrar disso ;)

    ResponderExcluir
  57. Nossa, quanta informação bacana!! Acho super necessário falar sobre esse tema, pois gravidez é muito cheia de tabus e esse é um deles!

    Bjo!

    ResponderExcluir
  58. Olá! :D
    Eu já faço exercícios sem estar grávida, imagino quando estiver. Não dá pra deixar de se exercitar. E realmente, eu ouvi muito isso antigamente, de que não podia fazer exercícios. Mas isso, de certa forma, é muito benéfica para a gestação. Para a mamãe e bebê.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  59. Olá
    Sendo orientado e luberado pelo obstetra é otimo, passei a pouco tempo por uma gravidez e nem edcada eu podia subir, cada caso é um caso.

    ResponderExcluir
  60. É bem verdade que antigamente a gravidez parecia até doença né? De tanto que as pessoas tinham receio achando que era prejudicial ao bebê! Mas atualmente exercícios físicos são benéficos a mãe e ao baby! Muito bom o post!

    ResponderExcluir
  61. olá ,tudo bem ? Exercícios físicos leves na gravidez faz muito bem com devido acompanhamento médico , gravidez não é doença como nos faziam pensar os antigos . Bjsss

    ResponderExcluir
  62. Olá que legal! É bom poder exercitar um pouco mais e ter saude com a mãe e o bebê. Beijos

    ResponderExcluir
  63. Oi Lucimar como vai? Exercícios físicos durante a gravidez ajuda bastante tanto para com a mãe quanto ao bebe. Beijinhoooos Blog Da Déia

    ResponderExcluir
  64. Se exercitar é sempre bom, ainda mais quando o corpo está tendo uma mudança tão grande. Parabéns pelo post.



    http://missdiva.com.br/

    ResponderExcluir
  65. oiee, muito legal para as mamães darem uma olhada nesse exercicio, acho que gravidez não impede ninguém de nada, desde que ela goste de tais exercicios acho uma iniciativa muito saudével e bacana

    ResponderExcluir
  66. Muito legal!
    As atividades podem ajudar na hora do parto e evitar doenças como o diabetes!!

    Muito interessante seu post!

    ResponderExcluir
  67. Olá, essas dicas são fantásticas. Meu noivo é fisio e sempre indica as gravidinhas.

    ResponderExcluir
  68. Olá Lucimar, tudo bem?
    Que texto esclarecedor! Eu imaginava que a gravida pudesse se exercitar, mas é bom saber disso por um profissional. São tantos benefícios né? Nunca estive grávida, mas quando chegar a hora, farei de tudo para me manter saudável.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  69. ja ouvi muito falar que é otimo, sem pegar pesado demais

    ResponderExcluir
  70. Muito bom Lucimar! Com certeza é de muito auxilio as futuras mamães!

    Adorei o post! Beijos

    ResponderExcluir
  71. Ótimo esse post enviado pela Jacqueline. Os benefícios dos exercícios físicos para a gestante e o bebê são muitos e vale muito a pena ser divulgado. Muito legal algumas academias oferecerem um serviço voltado para esse público.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...