O Mundo pelos olhos de uma criança

Olá amigos tudo bem?
Lendo uma matéria da revista da Pacheco me deparei com um assunto muito importante que a visão das crianças, então tirei algumas partes da matéria para compartilhar com vocês.

Hoje no blog tem um post falando de um assunto importante para todos os pais a visão das crianças. As crianças nascem enxergando, mas não com a mesma qualidade de um adulto, algumas podem apresentar problemas visuais. Saiba no blog alguns procedimentos pra saber se o filho tem algum problema de visão.

As crianças nascem enxergando, mas não com a mesma qualidade dos adultos. Até os dois meses de vida, elas possuem uma visão plana e costumam ver barrões e objetos próximos. Mesmo que as cores sejam mais vibrantes lhes chama a atenção,elas também não as distinguem. Então,o que as trai até os seis meses, na verdade,é o contraste, já que a córnea e o cristalino não têm toda a capacidade refrativa e as vias nervosas que levam o estímulo visual ao cérebro também são imaturas.

Como conhecer o problema?
Algumas crianças podem apresentar problemas visuais logo após do seu nascimento. Por isso na maternidade, um pediatra costuma realizar o teste do olhinho com a ajuda do aparelho chamado oftalmoscópio. Nesta hora, se houver um reflexo vermelho na retina,por meio da pupila, é possível diagnosticar problemas como catarata congênita, tumores ou até inflamações na retina. Se o resultado for duvidoso,os pais serão orientados a levar o bebê ao oftalmologista nos primeiros dias ou meses de vida.

Alerta aos pais
Em casa é preciso estar atento á maneira como os filhos olham para os objetos e aluz. Procure perceber se a criança possui um olhar vago (sem se fixar) ou estrabismo, nistagmo (tremor nos olhos), lacrimejamento, sensibilidade excessiva a luz, ptose (pálpebra superior baixa), crescimento diferente de um globo ocular em relação ao outro (glaucoma congênito), mancha esbranquiçada no meio da pupila (catarata congênita), entre outros detalhes que podem ser confirmados com a ajuda de um especialista.

Cegueira
Para evitar a cegueira é importante que se faça o encaminhamento ao oftalmologista sempre que houver a suspeita de algum problema.Durante a avaliação,o profissional realiza um exame detalhado e cuidadoso sob midríase,ou seja,com a pupila dilatada e intervém, se necessário, com cirurgias ou tratamentos clínicos.

Dicas 
  • A estimulação natural, com o uso de objetos como brinquedos e móbiles coloridos,ajuda na maturação visual gradativa dos pequenos.
  • Em casa,os pais devem ficar atentos ao olhar das crianças para os objetos ou a luz, e caso ele seja vago, um especialista deverá ser procurado.
  • Uma forma de contribuir para a adesão ao uso dos óculos é fazer com que a criança participe pessoalmente da escolha deles.
Então pra você que tem filhos pequenos ou que pretende ter-los fique atentos a visão das crianças, pequenas atitudes faz a maior diferença.

Fica a Dica
Beijos!
Lucimar



55 comentários:

  1. Este artigo é muito interessante e útil, até porque consciencializa para um assunto de máxima importância. Obrigada pela partilha!

    r: É mesmo. E alerta para o quanto a floresta está presente em todas as nossas ações

    ResponderExcluir
  2. Esse post é muito importante! Maravilhoso.
    Beijinhoos!
    lewestin.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Que post legal! Eu tenho problemas de visão e minha mãe detectou logo cedo porque observava que eu assitia televisão muito de perto e as vezes trombava nas coisas.. rs estou ai até hoje... 5 graus no total de hipermetropia! É realmente importante observar as crianças em crescimento! :)
    Beijos amore, boa semana!

    http://www.enfimtrinta.com

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante essa matérias, as vezes deixamos passar despercebido problemas que poderiam ser resolvidos facilmente. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    www.paisagemdejanela.com

    ResponderExcluir
  5. Que post mais informativo, Lucimar. É muito importante estar atento ao desenvolvimento e forma de agir das crianças. Qualquer detalhe pode ser um sinal!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  6. bom dia, como vaiw LU?
    Eu gostei bastante do seu post, acredito que você citou pontos de extrema importunância, e que temos que sempre ficar de olho com os nossos filhos

    ResponderExcluir
  7. Muito esclarecedor. Minha filha usou óculos anos e sempre teve muita disciplina... dei sorte!

    ResponderExcluir
  8. VOCÊ COMO SEMPRE TRAZENDO POST SUPER IMPORTANTE PRA GENTE, ACHEI BACANA DA SUA PARTE FALAR SOBRE ESSE ASSUNTO, POIS REALMENTE OS PAIS , PROFESSORES DEVEM FICA EM ALERTAS

    ResponderExcluir
  9. Post muito interessante as vezes passa desapercebido pelos adultos, e quanto mais cedo se descobrir melhor, tenho problema de visao desde criança, mas só adulta passei a usar óculos, ou seja se tivesse usado antes não teria um grau tão elevado.
    parabens pelo post
    www.josibarros.com

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelas dicas. Eu fico atenta e levo as crianças regularmente ao oftalmologista, ainda mais com tanta exposição de telas.

    ResponderExcluir
  11. Um post super esclarecedor, Lucimar. As vezes a gente não presta muita atenção nos olhos das crianças e é melhor descobrir o problema o quanto antes.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  12. Todo cuidado é pouco com as crianças e o teste do olho é essencial

    ResponderExcluir
  13. Todo cuidado é pouco e essencial com nossas crianças adorei o post super parabéns

    ResponderExcluir
  14. Óptimo post, bem informativo e útil! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  15. Essa postagem é uma excelente conscientização para as mamães de plantão, pois essas dicas são otimas pois em relação as crianças fica mais difícil analisar os sintomas .

    ResponderExcluir
  16. Olá! esse é um assunto que os pais tem que ficar bem atentos, pois as crianças nem sempre sabem explicar qnt tem problema na visão. Excelente post.

    ResponderExcluir
  17. Ótimo post! Super esclarecedor!
    Parabéns

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Parabéns pelo excelente post ☺ serve de alerta para os pais. E com o uso exagerado da tecnologia, isso também prejudica as crianças ...
    Bjo

    ResponderExcluir
  19. Olá tudo bem ? Seu post veio na hora certa , estou com neto recém nascido e tinha alguma s dúvidas sobre a visão dele . Fiquei mais tranquila . Obrigada por compartilhar. Bjss

    ResponderExcluir
  20. Oi quelida estou sumida e agora passeando pelos blogs que gosto e o seu sempre muito importante no conteudo.
    Parabéns.
    Ótimo semana,com muita paz.
    Beijos coloridos!♥♥♥

    ResponderExcluir
  21. Olá Lucimar
    Excelente post de conscientização.
    Um verdadeiro alerta para pais e educadores.
    Não tinha a menor ideia de quantos problemas oftálmicos uma criança pode apresentar e sem dúvidas, quanto mais cedo for diagnosticado e tratado, melhores as chances de recuperação.
    Obrigada por compartilhar
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Muito bom post, é um alerta a todos os pais, pois muitos não tem a ideia que várias doenças já nascem com a criança e cuidada deste de cedo, poderá ser curada totalmente, bjs

    ResponderExcluir
  23. Oi Lucimar muitas dicas importantes nesse post eu mesma preciso ficar mais atenta a visão da minha filha que ás vezes reclama que precisa sentar na frente na sala de aula!
    Beijos ♥
    www.silalmeida.com

    ResponderExcluir
  24. Interessante esse post! Comecei a usar óculos aos 6 anos, serviu para ficar atenta aos meus filhos (que ainda não estão aqui)! Rs <3

    ResponderExcluir
  25. Nossa gente.. alerta a todos.. nunca que a gente vai saber neh.. Palmas para o post 🤗🤗🤗😣

    ResponderExcluir
  26. post de utilidade pública rsrsrs, eu sempre observo meus filhos aqui e pergunto nas reuniões da escola se as professoras observaram algo.

    ResponderExcluir
  27. Que legal esse post e o tema é bem interessante, mesmo eu ainda ñ tendo filho.
    Bjus
    Jaque
    www.quebreiaregra.com.br

    ResponderExcluir
  28. Para quem é mamãe, esse post está ótimo!

    Beijo!
    www.coresdovicio.com.br

    ResponderExcluir
  29. Eu nunca esqueco o video de um garotinho depois de usar os oculos pela primeira vez, ele olha pra mãe e ri até ! Ate chorei no dia rsrs muito bom seu texto
    importante os pais pedirem para fazer os exames o quanto antes.

    ResponderExcluir
  30. Olá, Muito interessante esta matéria que você leu, fico feliz que tenha compartilhado conosco!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  31. Post super útil para os pais, muitas vezes, certos problemas passam despercebidos, sempre importante ficar atento a todos os detalhes. bJS

    ResponderExcluir
  32. que texto maravilhoso e de extrema importância! Sou mamãe e sei da importância de desde pequeno acompanhar a criança em exames e um bom pediatra. Se atentar aos sinais e duvidar até mesmo daquilo que parece bobo, mas que pode ser prejudicial.
    amei o post. Como sempre, seu blog sendo maravilhoso.

    ResponderExcluir
  33. Olá, tudo bem?

    Gostei muito do artigo, pois às vezes percebemos muito tarde que nossos filhos estão com problemas de visão. Esse post esclarece muito as dúvidas.

    Gustavo
    http://www.leituraenigmatica.com

    ResponderExcluir
  34. Adorei as dicas, realmente é uma fase complicada para os pais e deve ser difícil lidar com a situação.

    ResponderExcluir
  35. Adorei o post, muito importante o que compartilhou! Os pais tem que ter muita atenção nessa fase da criança.

    ResponderExcluir
  36. Muito bom seu post. Saúde é sempre mais importante, por isso levo minha filha no oftalmo desde que nasceu. Miopia é de família e o melhor é cuidar desde cedo para nao piorar depois. bjs Verônica Alves

    ResponderExcluir
  37. Oi Lucimar!
    Parabéns pelo post, muito elucidativo e importante para os papais de primeira viagem. Quando meu pequeno completou os dias necessários para o teste eu o levei para fazer e correu tudo bem, é algo tão simples e ao mesmo tempo tão importante não é mesmo?
    Abraços
    www.leituras-deana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  38. Muito bom esse post.
    Essa semana vou marcar o oftalmo para o Ben.
    É importante ficar de olho.

    ResponderExcluir
  39. Ótimo post, Luci! temos que ficar atentos mesmo, meu filho recentemente reclamou de enxergar embaçado no quadro da escola, levei ele e estava com miopia..temos que ficar atentos mesmos a esses e outros problemas da visao! bjo

    ResponderExcluir
  40. Muito legal você abordar esse assunto, Luci!
    Eu também leio sempre essas novidades que a Pacheco coloca na revista deles... é muito bom alertar sobre os devidos cuidados com os olhinhos das crianças, até por eles nascerem com uma visão diferente da visão do adulto.

    Beijos!
    Isa | Pedagogia Criativa
    http://pedagogiacriativa.com

    ResponderExcluir
  41. Ótima postagem será um grande alerta para várias pessoas ficarem atentas!!!
    Bjcas
    www.estou-crescendo.com

    ResponderExcluir
  42. Oi Lucimar
    Quantas informações importantes. Com saúde não se pode descuidar
    Uma excelente partilha
    Beijos

    ResponderExcluir
  43. Nossa, amei o post. Informações como essas são sempre bem-vindas. Você arrasando mais um vez. Obrigada por compartilhar conosco. bjs

    ResponderExcluir
  44. Que post importante, é muito pertinente a abordagem desse assunto. A visão das crianças é algo bastante delicado, os pais devem ficar sempre atentos à qualquer modificação nessa área do corpo de seus filhos. Essa publicação trouxe dicas muito úteis para ajudar nessa questão, é um ótimo post.

    ResponderExcluir
  45. Que bacana Lu! Post super informativo, como sempre! Arrasou!

    ResponderExcluir
  46. Que boas dicas Lucimar!! Super importante estarmos atentos às nossas crianças.
    Beijinho
    Joana

    ResponderExcluir
  47. Seu post é muito importante para aqueles que são não só pais, mas convivem com crianças...
    Realmente há muitos problemas que podem passar batidos , sem termos percepção de que há algo de errado... e seu post auxilia nesta questão
    Bjs

    ResponderExcluir
  48. O teu post é de utilidade pública, pois são poucos os pais que percebem as dificuldades dos seus filhos, principalmente de visão que tem que ter uma observação maior que o normal para poder detectar os problemas. Muito bom teu post! Beijos
    Mundo de Nati

    ResponderExcluir
  49. Nossa, que interessante! Não sabia que meio que já nascemos enxergando e nem que era possível identificar tais problemas logo tão cedo. É muito importante o alerta pra todos os pais em relação a isso né? Muitas vezes algumas coisas (como olhar vago e tal) passam desapercebidas. Todo cuidado é pouco!

    ResponderExcluir
  50. Confesso que quando meu babe nasceu eu não sabia praticamente de nada sobre crianças e pensava que eles enxergavam normalmente, só depois que a oediatra começou a me explicar como era e o que fazer para estimula.

    ResponderExcluir
  51. Muito bom seu post, Lu. Bem esclarecedor e serve de alerta para que estejamos sempre atentos.

    ResponderExcluir
  52. Ótimo post, Lucimar, essas informações são muito importantes! Meu filho sentia muita dor de cabeça e aos 4 anos de idade começou a usar óculos. Minha neta usa óculos desde 1 ano de idade.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  53. Meus filhos tinha estrabismo na vista quando olhava obje balançava de um lado a outro, eles usam óculos, meu filho usa apenas para dirigir, esse tema é muito bom para ajudar os pais a determinar como está indo a visão dos filhos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...