Vergonha Magra

'Raio-X,' 'Aarcaça', 'Macarrão', 'Olívia Palito', a minoria mais esguia também sofre com os apelidos e a balança, mas seu complexo não comove nem os amigos nem os médicos. Magros reclamam de barriga cheia?

Apelidos pejorativos, vergonha do corpo e dietas malucas não são exclusividade de gordo. Mas drama de magro não comove ninguém, nem os médicos.
Magros também brigam com a balança. Sofrem para comprar roupa. Eles querem ter músculos. Elas, curvas. E ninguém dá bola para suas queixas.

É o que dá ser minoria, em plena cruzada global antibesidade. "Atendo um magro a cada cem obesos", diz o endocrinologista Bruno Geloneze, da Unicamp. Estima-se em magros de 5% os brasileiros "magros de mais" embora um ditado popular diga que que "magreza e dinheiro nunca são demais".

Os magros da estimativa têm IMC (Índice de Massa Corporal) abaixo de 18,5 (Calcula-se dividindo o peso em quilo pelo quadrado da altura em metro). Não significa que estejam doentes.

Mas há confusão entre magros e fraco. Por isso, receitas com ovo de pata, fortificantes e óleo de fígado de bacalhau recheiam a infância de magros "de ruindade". Mesmo grandinha, aos 22 anos, a consultora financeira Flávia Fonseca- hoje com 35 e 54 quilos para 1,64m de altura entrou na fila da multimistura distribuída a carentes pela Pastoral da Criança. "Pensei que, se os bebês desnutridos ganhavam peso em pouco tempo, eu também ganharia". Ela pesava 49 quilos. Tomou a ração por seis meses. "Eu me pesava toda semana. Depois, desencanei."

Sua pior fase foi a adolescência. "Usava jeans 34. Ia para a praia de short, achava que não tinha bumbum. Minhas amigas, que tinha mais corpo, chamavam a atenção. Não era fácil achar namorado." Hoje, a consultora se resolveu com a magreza. Em vez de seguir receitas para engordar, faz musculação. "Percebi que é mais importante ganhar massa magra. De uns anos para cá, agradeço esse metabolismo acelerado."

CALÇA DE CRIANÇA:
Com 55 quilos e 1,65m, o bibliotecário Roberto Silveira, 45, precisava comprar calça feminina ou infantil. "Não sou raquítico, mas dá para ver as costelas no tórax. Queria ter outro corpo." Ele diz que, com a idade, investiu em outros valores que não a imagem corporal. Mas já sofreu tentando ganhar peso. Chegou a tomar anabolizante por oito meses, receitado por endocrinologista. Ganhou só dois quilos e desistiu, com medo dos efeitos colaterais da droga.

No período da faculdade, com menos de 50 quilos, teve medo de emagrecer ainda mais, por causa da rotina agitada. Ia para a balada e perdia mais de um quilo por noite. "Tenho tireoide, fígado, tudo perfeito. É metabolismo mesmo." Passou a comer compulsivamente, mesmo sem fome, e não engordava. "Pegava bife que tinha sobrado do jantar e comia no café da manhã."

Comer mais para engordar é uma "má ideia", avisa o endocrinologista Geloneze. Segundo ele, o magro pode ganhar barriga e ter problemas com o excesso de gordura abdominal. "Não é raro encontrar pessoas que queiram engordar, mas é raro encontrar quem precise." O pediatra e nutrólogo Fábio Ancona Lopes endossa: "Não tem por que interferir na dieta de quem está saudável."

SEM CAMISA:
O problema-como sempre-é quando a vontade de ter um corpo diferente passa a afetar muito a vida da pessoa. No caso do bancário Juliano Rosa, 29, afeta um pouco, mas ele está acostumado, segue o ritual desde menino. "Nunca saio com uma só camiseta. Não uso jeans sem vestir outra calça mais apertada por baixo". Ele mede 1,75m e pesa 60 quilos. Para ir á academia, calça três pares de meias, um sobre outro. "Se pudesse, trocava de pernas", diz.

"Magrão" e "Tripa" foram alguns apelidos que marcaram a adolescência de Evandro Mangueira, 1,80m e 63 quilos. Funcionário público, ele diz que, mais jovem, deixava de ir á praia e até de jogar futebol- se caísse no time dos sem camisa. Hoje, aos 32, diz ele que não se priva mais de nada. "Não dá para ter vergonha com essa idade." Mas ainda aguenta comentários chatinhos, não desprovidos de certa inveja. "Quando vou pegar uma sobremesa, alguém,  logo diz: "Você pode".

DEPOIMENTO:
'Você atrai inveja e fica excluída do papa-regime'
Ser magra demais é coisa meio solitária. Você está excluída de boa parte do assunto das suas amigas (regimes). E será olhada com desdém se tentar participar. "Você não tem o que reclamar", vão te dizer. Como se existisse na face da terra um ser humano sem motivos para reclamar.
E nós, as magras, temos vários. Passamos a infância e a adolescência chamadas de "Olivia Palito". Quando crescemos, temos dificuldades para achar roupas. Provar uma calça 36 e ela ficar larga é deprimente. Mais humilhante é você, mulher feita, ouvir um vendedor dizer: "Tente na seção infantil". Prefiro não ter roupa a comprar peça infantil. é uma questão de princípios. Seus amigos vão dizer que você nunca come, o que é mentira. Você vai ser alvo de inveja daqueles que não acreditam que engordar um quilo pode ser dificílimo. E emagrecer dois, desesperador. E sim, magro faz academia. Magro não quer ficar flácido. Se bem que, agora, aos 40, agradeço minha genética. E não me joguem uma praga, por favor!
Nina Lemos de São Paulo
Fonte: Folha de S.Paulo
21/6/2011
Texto de Guilherme genestreti




Compartilhe esse post com seus amigos

24 comentários:

  1. Comigo sempre foi ao contrario por ser gordinha, esquecemos que tanto nós como os magros tem problemas, isso nos gera sempre problemas emocionais, preconceito e etc....bela postagem.

    ResponderExcluir
  2. Olá, desculpe a demora estava ausente por 4 dias....
    Já estou levando o seu link me para o meu Blog àgape amor verdadeiro e também para o meu blog Patyiva www.patyiva.blogspot.com.br

    Muito legal o post, passei muito por esse problema na adolescencia é horrivel vc se sente o patinho feio calça de adulto fica larga e de criança fica curta, essa e pior parte, so usava camisetona e calça pq acha que tinha cmabitinhos, agora afff corro contra a balança, luta constante! Bjos

    ResponderExcluir
  3. Lucimar Querida!

    Na minha adolecencia sofria com apelidos relacionados ao pouco peso. Hoje dou graças a Deus, viver em paz com a balança!
    Beijos!
    Seguindo....

    ResponderExcluir
  4. O grande problema não está nem na estética e nem na saúde, mas sim no preconceito com pessoas muito magras. E justamente por serem minoria, as pessoas que sofrem esse tipo de preconceito não possuem voz para chamar a atenção para o próprio drama.
    Eu para falar a verdade, ainda não tinha parado para pensar no outro lado da moeda. Parabéns pelo texto e pela escolha do tema.
    Tenha uma boa semana. Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Olá lucimar
    Tudo bem com voCê?
    Parabéns pelo texto que você escolheu
    Eu tinha vergonha sim de ser magra
    Não usava nada que amostra-se as minha pernas
    Da vergonha que e sentia Ainda para ajudar meu marido colocava apelido Hoje não tenho mas vergonha
    Eu me gosto do jeito que eu sou
    Beijos da amiga
    Uma ótima semana para você

    ResponderExcluir
  6. oi amada
    que bom que gostou do selinho
    te desejo uma linda semana
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Passei para agradecer a visita, e seja sempre muito bem vinda!

    Seguindo Tb!
    Bjs; Janini

    http://perfumedepitanga.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. tem selinho pra vc passa lá bjss
    http://meustemplateseminhasartes.blogspot.com/2012/01/primeiro-selinho-do-blog.html
    http://soucristaoesirvoajesus.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Muito boa sua postagem é lendo que sabemos o que é melhor ou pior ser gorda é cruel sabemos a gravidade .
    E ser magra demais pelo que li não é tão ruim assim.
    Uma linda semana.
    beijos e beijos.
    Evanir

    ResponderExcluir
  10. Sou Blogueira unida 765.
    Amei o seu blog e já estou te seguindo.
    Bjs,
    Cynthia
    http://cigarraarte.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Obrigada pela visita,adorei esta reportagem, minha mãe quando jovem tomou vários remédios para engordar e sempre achei bobagem, lendo esta reportagem recordei deste episódio ela não conseguiu o seu objetivo mas esta mais feliz agora que aceitou que ser magra e ser saudável não é crime.
    Bjs
    Dani

    ResponderExcluir
  12. A maldita ditadura da beleza.A venda de um corpo perfeito,isso tudo é muito triste.Infelizmente,as mulheres,principalmente,caem nessa cilada.Essa ditadura perversa de um mundo perverso e superficial DEMAIS.
    Ser magra ou ser gorda?Vergonha de ser magra demais ou de ser gorda demais?Não tenha vergonha,VIVA a sua verdade.
    Beijão,Lu!Dani.

    ResponderExcluir
  13. Olá Lucima, tudo bom! Passando para te desejar um ótimo final de semana! Bjs.

    ResponderExcluir
  14. Muito bom o post, é bom mostrar que pessoas muito magras tambem sofrem com isso.
    http://maosdemocas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi lindona obrigada pelo carinho no meu cantinho,adorei o post e o tema abordado sobre as magras,tenha um final de semana maravilhoso,bjus
    http://blogdasonhagleide.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. O Palavras estar comemorando
    7.000 visitinhas e 141 seguidores
    obrigada a você por me deixar
    tão feliz com sua visita constante
    e por participar sempre.

    "Amizade é uma história de amor
    contada ao longo dos anos,
    cujo encanto reside nos detalhes
    que o tempo não rasga,
    que as estações não levam
    e a vida não separa..."
    (Sirlei L. Passolongo)


    aqui estar o selinho:
    http://presentesganhosdapalavrasdemenina.blogspot.com/

    Lindo Final de semana bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi Lucimar, vim retribuir sua visitinha e amei seu cantinho e o post.Já estou te seguindo
    Seja sempre bem vinda em meus cantinhos
    bjs e ótimo final de semana
    Vivi

    ResponderExcluir
  18. Amem!
    Que Deus continue te abençoando eternamente!

    Jadson Lima
    http://nucleoestouindo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. oi flor, passando para desejar um ótimo final de semana
    bjs
    tititi da dri

    ResponderExcluir
  20. Oi estou lhe seguindo tb. gostei da post. Aqui na familia todos engordam facilmente. Tentamos perder peso mais é muito dificil manter o pouco q perdemos. Sei q os magros tb sofrem e acredito q é mas dificil pra que é magro ganhar peso do que para quem quer perder uns quilinhos. Um grande bj =)

    ResponderExcluir
  21. Olá amiga, tenho um presentinho pra ti.

    http://mordoresalexandrebalbo.blogspot.com/

    Faça-nos uma visita e pegue o seu selinho.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  22. Olá Lucimar seja bem vinda ao Sabores e cores, ficamos felizes com sua presença entre nós, já estamos te seguindo como tbm já levamos seu banner e o colocamos com outros parceiros..

    Um abraço carinhoso, fique com Deus!

    R&M
    http://saborescorespontocom.blogspot.com/

    http://louvordapaz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. É complicado mesmo, todos sofrem com a aparência, digo os magros e gordinhos. Mas o complicado é quando a situação chega ao extremo!
    Beijos
    Blog Arte dos Esmaltes
    Fan page Arte dos Esmaltes

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...