Exame de sangue pode mostrar algumas doenças

Olá amigos tudo bem?


É importante passar por um médico e fazer uma análise clínica ao menos duas vezes ao ano, e nessa bateria de exames que devem ser feitos o de sangue é um dos mais importantes. Pelo hemograma é possível detectar doenças como anemia, alguns tipos de câncer como a leucemia, infecções e inflamações, problemas no sistema imunológico, etc.

saiba no blog algumas doenças que você sabe através do exame de sangue, saiba mais no blog


 Em um hemograma simples é feita a análise dos leucócitos (glóbulos brancos), hemácias (glóbulos vermelhos) e plaquetas. O exame fornece ao médico informações sobre as células do sangue e é útil para auxiliar um diagnóstico ou acompanhar a evolução de algumas doenças.

 Em um hemograma mais detalhado é possível fazer o rastreamento da Aids. Ela também pode ser descoberta na hora de doar sangue, pois antes da doação o sangue do doador é testado para diversas doenças que podem ser transmitidas pelo sangue.

 Outra doença grave e que pode ser detectada por um exame de sangue é a Hepatite B e C, e o hemograma é importante para a prevenção de um quadro mais grave, pois essa doença é silenciosa, e uma vez que o vírus é identificado é possível fazer um controle e impedir complicações.

 O colesterol alto também é detectado por um exame de sangue simples, e ele possibilita ao médico avaliar índices importantes do LDL (colesterol ruim), o HDL (colesterol bom) e o perfil lipídico, o que revela se existe ou não o risco para aterosclerose, AVC ou hipertensão arterial.

 Os distúrbios da tireóide só podem ser confirmados por um exame de sangue, pois seus sintomas são variados como cansaço, calor excessivo, insônia, e outros e isso torna muito mais difícil um diagnóstico preciso. O exame de TSH é importante para verificar se existe alguma alteração significativa no funcionamento da tireoide e se é preciso um tratamento mais específico.

 Alterações na próstata também podem aparecer em exames de sangue, mais especificamente na dosagem de PSA, que analisa a proteína de mesmo nome. Porém, esse exame não diagnostica o câncer de próstata, uma vez que pode haver falhas.

 O hemograma completo pode acusar doenças renais, pois contém o exame de creatinina que é o que avalia a função dos rins. Quanto maior for o nível de creatinina, menos eficiente está o rim. Quem tem um histórico familiar de doenças renais devem fazer esse exame ao menos uma vez por ano.

 O hemograma mostra principalmente as doenças do sangue, como a deficiência de ferro e até mesmo a leucemia. Mas existem várias outras doenças que podem ser identificadas pelo sangue e interferir no metabolismo de alguma maneira. A hemocromatose é um exemplo, que surge quando ocorre a hiperabsorção de ferro pelo organismo, podendo afetar negativamente o fígado.

 É importante fazer os exames de rotina, principalmente para diagnosticar e tratar doenças que podem aparecer ao longo do tempo. Coloque a saúde em primeiro lugar, procure um médico de confiança e acompanhe o funcionamento do seu organismo.

 Obrigada!

Post enviado pela Jacqueline Gonçalo

Até o Próximo!
Beijos!


65 comentários:

  1. Menina nem me fale, estou exausta de tanto fazer exames, nessa gravidez estou fazendo varios. E aqui entre nós não suporto ver sangue, apesar de nem olhar eles colhendo o sangue sempre fico com mal estar kkkk , bobeira neh mas desde novinha fico assim.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da postagem e a informação. Obrigada

    Especial:- A vida sem a natureza jamais fará sentido (Poetizando...)
    .
    Beijinhos e um bom Domingo.

    ResponderExcluir
  3. É mesmo importante fazer esses exames periodicamente. Podem ajudar muito! bjs, chica

    ResponderExcluir
  4. Oi Lucimar,
    Esse assunto é muito importante!
    Através do exame de sangue o médico saberá
    como está nossa saúde...
    Adorei o assunto abordado.
    Prevenir é tudo. E se for detectado alguma doença,
    inicia-se o tratamento.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Olá Lucimar Olá Jacqueline
    Excelente post, é mesmo fundamental consultas e exames de rotina, para prevenir e se detectada alguma alteração ser tratado desde o início.
    Excelente semana pra vcs
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Vc abordou um ótimo assunto, e isso é super importante, um simples hemograma vc pode detectar muitas coisas. Ótimo post

    ResponderExcluir
  7. Procuro fazer os mais simples anualmente, se houver alguma alteração o médico sempre pede mais. Muito interessante a matéria
    Gostei, muito legal.
    Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir
  8. Como é importante fazer os exames de sangue, apesar de ser muito chato, temos que nos prevenir
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Exame de sangue é possível detectar muitas doenças mesmo.
    Big Beijos,
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  10. Com certeza é muito importante fazer exame de sangue com frequência, pena que não gosto muito da amiga chamada agulha kk
    http://www.rabiscosperdidos.com

    ResponderExcluir
  11. Olá Lucimar, uma dica super importante eu sempre faço meus exames periodicamente, beijos e uma ótima semana.
    https://cidocemulher.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. É um bom alerta para sensibilizar as suas leitoras para a importância desses exames porque, para além de controlar o estado da saúde, também deteta inúmeras doenças e complicações... Eu incentivo as pessoas a doar sangue, se saudável! =)
    Adorei o seu post, parabéns pela iniciativa em falar sobre isso!

    ResponderExcluir
  13. Acho de suma importância sempre fazer exames periódicos para ver como anda a nossa saúde mesmo que estejamos nos sentindo bem às vezes os exames podem nos surpreender.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite, como vai?
    Confesso que faz ate um bom tempo que nao faço exame de sangue,
    fiz varios exanes quando fiz uma cirurgia em 2014

    ResponderExcluir
  15. Muito bom saber que um simples exame de sangue pode fornecer ao médico informações sobre as células que serão úteis para auxiliar num diagnóstico ou acompanhar a evolução de algumas doenças, muito bom o post.

    ResponderExcluir
  16. Realmente os exames de sangue ou hemogramas são muito importantes minha mãe faz quase todos os meses a pedido do médico por causa da medicação receitada por ele.

    ResponderExcluir
  17. É muito importante fazer exames de sangue anualmente para ver como está nossa saúde.
    Bjus
    Jaque
    www.quebreiaregra.com.br

    ResponderExcluir
  18. Adorei o assunto do seu post, vale sempre lembrar que exames de sangue sao muito importantes. Esta de parabens!

    ResponderExcluir
  19. Tenho muito medo de agulha, mas fazer exame é muito importante, por isso o certo é esquecer o medo e fazer o exame! Amei o post 💙😻

    ResponderExcluir
  20. Que interessante esse post Lucimar, por isso é importante manter os exames em dia, um simples exame de sangue pode detectar várias doenças.

    ResponderExcluir
  21. Oi Lucimar!

    uma dica maravilhosa! a gente precisa mesmo estar sempre em dia com a saúde

    beijo
    www.beinghellz.com.br

    ResponderExcluir
  22. Nem me fala menina, to precisando fazer exame de sangue, nem lembro quando foi a última vez que fiz. Já vou ver essa semana de ir no postinho. Achei bem legal seu post.

    Beijos.
    spkyjmchrstms.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Nossa, nem me fale. Estou precisando fazer esses exames de sangue, mas dá um medo kkkkk Muito bom seu post. bjs Verônica Alves

    ResponderExcluir
  24. Foi graças ao exame de plaquetas que meu irmão foi salvo...ele estava com algum dos glóbulos muito baixo, e se ele se cortasse ele sangraria até a morte...ele ficou internado mais de um mês, então só eu sei a importância dos exames.

    ResponderExcluir
  25. Super importante esse cuidado né?

    ResponderExcluir
  26. Verdade, manter os exames em dia é super importante pra manter a saúde sempre boa!
    Ótimo post!!
    Beijinhos Fê
    www.bloglovers.com.br

    ResponderExcluir
  27. Realmente o exame de sangue é de extrema importancia, pois pode detectar muitas doenças e agir logo no tratamento.Um post enriquecedor. Todos precisamos fazer checkup anualmente.

    ResponderExcluir
  28. Consultas e exames de rotina são muito importantes! Adorei o post :D
    www.blogpaulasilva.com

    ResponderExcluir
  29. O meu marido tem hepatite C crônica, e quando engravidei do meu primeiro filho, fizemos os exames de sangue e aí gracas a Deus ele não foi infectado nem eu, e agora meu bebê também fez os exames e tbm nao constou, graças a Deus! Exame de sangue é muito importante pq eu fiquei aguniada bastante até sair o resultado! Gostei muito do post!

    ResponderExcluir
  30. Olá Lucimar excelente dica essa sua viu realmente tem problemas de saúde que são silenciosas e que são reveladas apenas através do exame de sangue parabéns pelo alerta 😘

    ResponderExcluir
  31. Olá Lucimar excelente dica essa sua viu realmente tem problemas de saúde que são silenciosas e que são reveladas apenas através do exame de sangue parabéns pelo alerta 😘

    ResponderExcluir
  32. É super importante fazer alguns exames de rotina, ne? Amei seu post Lu!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  33. Eu sou da área da saúde e sei o quanto é importante um exame detalhado.

    ResponderExcluir
  34. Já trabalhei em laboratório e sei bem, como exames de rotina, podem fazer toda diferença na saúde. Parabéns pelo post, esses incentivos, ajudam muita gente, parabéns

    ResponderExcluir
  35. Eu confesso que não gosto muito de fazer exames de sangue, pois tenho medo de agulhas. Rs
    Mais sempre encaro quando preciso, não sabia que esse exame exibia tantos resultados assim. Gostei do seu post, bem informativo.

    ResponderExcluir
  36. Ótima postagem !! É muito importante fica atentos quanto a nossa saúde, eu tinha noção de que com o exame de sangue se prevenia algumas doenças mas não tantas! Muito bom ficar ciente disso

    ResponderExcluir
  37. Parabéns pelo post antes de tudo, afinal esse é um assunto que precisar ser abordado mais vezes. Minha médica sempre pede exame de sangue para ficar de olho na minha saude, mas é smepre bom estar atenta né.

    ResponderExcluir
  38. O post foi mais que bem vindo, acho que todos devemos cuidar mais do nosso corpo

    ResponderExcluir
  39. Oi
    dica maravilhosa como sempre,fazer esses exames de rotina é muito importante para nossa saúde,sempre quer dar eu procuro fazer,assim fico mais tranquila e feliz em saber que minha saúde está ótima.

    ResponderExcluir
  40. Super importante e excelente lembrança que você compartilhou.
    A dica é excelente porque, infelizmente, é um hábito nosso irmos ao médico apenas quando ficamos doentes.
    Eu geralmente faço check up 1 vez por ano. E o post me lembrou que esse ano ainda preciso fazer! :)

    ResponderExcluir
  41. Não gosto de tirá sangue... mais vc me lembrou que tenho que fazer alguns exames.

    ResponderExcluir
  42. Realmente o exame de sangue é um procedimento simples, rápido, porém mostra muitas doenças mesmo, essencial fazer periodicamente!

    ResponderExcluir
  43. Importante mesmo fazer exames regulares de sangue.
    Eu descobri meu problema de tireóide e só depois consegui tratar.
    Ótima dica!

    ResponderExcluir
  44. Todos anos faço aquele bom checkup e os exames de sangue não podem ficar de fora. O procedimento é simples, mas o resultado é muito importante.

    ResponderExcluir
  45. Excelente post com as informações fazer um exame de sangue é muito importante como ele podemos descobrir doenças, ótimo post da Jacqueline, Lucimar bjs.

    ResponderExcluir
  46. Sempre faço um exame de sangue, é essencial que as pessoas façam para saber se tem alguma doença e poder se tratar, parabéns pelo post Lucimar e Jacqueline beijos.

    ResponderExcluir
  47. mt bacana esse post, com certeza é mt importante manter os exames em dia pra prevenir doenças

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  48. Tudo bem? Sou da área da saúde e certamente que curti o post. Concordo plenamente com exames e consulta de rotinas, pois muitos males podem ser evitados.

    Beijos.

    www.alempaginas.com

    ResponderExcluir
  49. Acabei de refazer exames aqui, faço a cada 6 meses. Super importante para a nossa saúde.

    ResponderExcluir
  50. oii fazer exames e detectar doenças é muito importante mesmo ainda mais hoje em dia que sempre aparece um virus novo para combater, mas não gosto muito disso não . nas minhas duas gravidez tomei alguns e tenho pavor de olhar srsr tanto pra vacinas como para tirar o sangue de fato af...beijokasss

    ResponderExcluir
  51. Eu tiro sangue pelo menos 1 vez por ano e também penso em doar este ano. É muito importante!

    ResponderExcluir
  52. Oi.
    Tudo bom?
    Acho super importante fazer os exames anuais, pois só assim sabemos como realmente esta nossa saúde.
    Beijos

    ResponderExcluir
  53. Acho super importante as pessoas fazerem exame de sangue periodicamente, pq é simples e pode prevenir várias doenças. Eu tento fazer pelo menos uma vez ao ano já que tenho propensão a várias doenças genéticas

    ResponderExcluir
  54. Sempre que posso faço exames de sangue. Afinal de contar fazer este check-up pode previnir muitas doenças ou descobrir coisas que ainda Adão tempo de reverter. Parabéns pela iniciativa e dica.

    ResponderExcluir
  55. Com a saúde não se brinca, é mesmo super importante não deixar de fazer consultas de rotina, mesmo que aparentemente tudo esteja bem. Um exame de sangue pode detectar inúmeras doenças, como bem foi exemplificado no post. Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores serão as chances de cura.

    ResponderExcluir
  56. É muito importante manter a saúde me dia, os exames de sangue são uma grande ajuda para descobrir algumas doenças.
    Eu costumo a fazer analises Clinicas regularmente, acho que com a saúde todo o cuidado é pouco.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  57. Olá.
    Todo ano eu faço exames de sangue e vou consultar os meus medicos regulares. Eu sou meio louca quando o assunto é minha saúde e não brinco mesmo com ele.
    Valeu pelas dicas, eu nem sabia que o exame de sangue podia falar tanta coisa sobre minha saúde.
    Bjssss

    ResponderExcluir
  58. É realmente imprescindível manter-mo-nos vigiados e o exame ao sangue é um dos melhores métodos. Sou da opinião que não deveria ser uma escolha nossa. No meu entender todo o cidadão deveria ter um médico de familia e deveria ser chamado de seis em seis meses para fazer uma revisão. Seria um assunto que traria muita polémica, mas que na verdade salvaria muitas vidas....

    ResponderExcluir
  59. Olá, tudo bem?

    É realmente fundamental fazermos os exames de sangue de rotina, pois como você bem colocou, eles podem revelar muitas doenças e assim nos prevenir de algo que a longo prazo poderia ser fatal. Um post muito importante e que serve de alerta!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  60. Oi Lu, tudo bem? Ir ao médico, fazer exames, cuidar da saúde é sempre muito importante. Ainda mais se percebemos que algo não está legal. É bom fazer exames de rotina para garantir que está tudo em ordem e que estamos bem não é mesmo? Faz tempo que não vou ao médico preciso marcar uma consulta. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...