Petisco e Aperitivo

by - sexta-feira, janeiro 21, 2011

Petiscos e Aperitivos:
Para muitas pessoas, a praticidade tornou-se o ponto mais importante a ser considerado na escolha e compra de produtos alimentícios. Infelizmente, muitos alimentos semiprontos são ricos em calorias, contêm grande quantidade de gorduras saturadas, sofrem adição de açúcar e sal, porém sem os nutrientes essenciais. Em excesso, aumentam o risco de obesidade, doenças cardíacas e deficiência de algumas vitaminas e sais minerais.
 
Leia com atenção os rótulos dos alimentos que você come entre as refeições. Se está preocupado com o peso, lembre-se também de verificar  os ingredientes dos aperitivos que toma. Refrigerantes têm muito açúcar e não devem ser tomados todos os dias.
 
Alternativas Saudáveis:
Tenha sempre no freezer alimentos nutritivos semiprontos. Quando tiver tempo de preparar uma refeição caprichada, com vários tipos de ingredientes, cozinhe mais do que vai consumir e congele as sobras. Assim, quando estiver com fome e com pressa, terá uma nutritiva refeição já preparada.
 
A escolha Errada:
Muitos alimentos industrializados têm muito açúcar, sal e gorduras saturadas, sendo, portanto, ricos em calorias. Diminuir o consumo destes alimentos ajuda a reduzir o risco de obesidade e de doenças cardíacas. Reduzir o consumo de açúcar ajuda a evitar a obesidade e a cárie dentária. Leia os rótulos dos alimentos industrializados, verificando a quantidade de açúcar e de gordura.
 
Açúcar adicionado:
No processo de industrialização, todos os alimentos de sabor adocicado sofrem adição de açúcar:
Gorduras adicionadas:
Batatas fritas, embutidos e hambúrgueres têm muita gordura, açúcar e sal.
A escolha Certa:
Lanches pode ser saudáveis e nutritivos. Frutas são muito saudáveis. Pipocas estouradas sem óleo, com pouco sal, é outra boa escolha. Recheios podem tornar os sanduiches mais nutritivos. Escolha recheios como atum, queijo tipo ricota e frango (sem pele). Se quiser algo diferente, use legumes ralados, com tempero de salada contendo pouco óleo, que excesso de molho de maionese, pois ele é muito calórico.
 
Legumes crus:
Tirinhas de cenoura ou salsão, tomate, finas rodelas de pimentão e fatias de pepino podem ser servidas como acompanhamento, ou para beliscar.

Suco de frutas:
Um copo de suco de frutas natural, sem açúcar, é uma boa opção mata a sede é muito nutritivo.

Frutas frescas:
Maçã, banana, morango pêra e laranja proporcionam um lanche prático e altamente nutritivo.
Iogurte:
Iogurte é sempre uma opção mais saudável, seja puro ou com frutas.
Lanches nutritivos:
Pão e salada proporcionam um lanche bem balanceado. Pizza com farinha integral é uma outra opção.
Fonte: guia da vida saudável

Vídeo sobre Petiscos:










Compartilhe esse post com seus amigos

Confira também

0 comentários