Veja as facilidades para quitar a dívida com o governo
Olá amigos tudo bem?
Todo ano, a maioria dos proprietários de imóveis de todo o Brasil têm que pagar uma das mais importantes taxas imobiliárias do país, o Imposto sobre a Propriedade e Territorial Urbana (IPTU). Muita gente deixa passar a data para o pagamento do IPTU, ou não tem ciência de algum débito referente a esse imposto. Muitas coisas acontecem e a fatura não é paga, mesmo existindo vários incentivos, como descontos para pagamentos feitos com antecedência.
O não pagamento do IPTU pode acarretar alguns problemas para o proprietário do imóvel, que podem ser a inserção no SCPC, o que restringe o crédito do devedor em todo território nacional, e em casos de graves atrasos a propriedade pode até ir à leilão. Com o nome restrito a pessoa é impedida pelas incorporadoras de financiar um imóvel, já que o nome passa por consulta de débitos antes da aprovação de crédito ou financiamento, por exemplo.
Mas para que isso não ocorra, os governos municipais facilitam o pagamento desse imposto, para que a população possa quitar seus débitos de uma maneira mais fácil. Para legalizar a situação e pagar o IPTU em atraso é preciso emitir uma 2ª via da fatura no próprio site da prefeitura da cidade, nele também é possível calcular o valor do IPTU em aberto.
Como o IPTU é calculado
O custo do IPTU é feito sobre o valor de venda imediata do imóvel, e esse preço é diferente do valor do mercado. O preço venal pode chegar a até 50% do valor que ele seria vendido de fato. A porcentagem estabelecida sobre o valor varia de acordo com cada município e deve estar dentro da legislação do local.
Quando o pagamento não é efetuado em dia, o IPTU é dividido automaticamente em parcelas pela prefeitura municipal. Quanto mais rápido quitar os atrasos, melhor, pois algumas regiões acrescentam juros no valor de 1% ao mês no total da fatura.
Obrigada
Artigo enviado pela Jacqueline Gonçalo
Até o Próximo!
Beijos!
54 comentários
O estado nem sempre é compreensivo.
ResponderExcluirTemos mesmo de cumprir e ponto final.
Com este tipo de assuntos, é mesmo preferível fazermos as coisas com tempo, para não corrermos riscos desnecessários
ResponderExcluirBeijinhos
Oi!!
ResponderExcluirPagar o IPTU é super importante important, mas algumas vezes não cobseguimos pagar em dia. E isso pode causar juros e aumentar a divida, seu post é otimo.
Bjo
Duas coisas que valem a pena manter em dias: impostos e cartões de crédito. Caso contrário, é bola de neve na certa!
ResponderExcluirÓtimo post moça!
Achei bem esclarecedor seu post.
ResponderExcluirBig Beijos
www.luluonthesky.com
Achei super bacana o post sobre esse assunto é raro ver posts relacionados a esse assunto, foi bem aproveitado viu hahaha.
ResponderExcluirBeijos
mundodameg.com.br
Ola tudo bem ? As taxas governamentais são rigorosas e quando há atrazou os juros são com taxas altas e o não cumprimento ainda nos faz perder o imóvel por isso é preciso manter em dia. Adorei o post bjss
ResponderExcluirTeu post é de utilidade pública, porque ajuda muitas pessoas a manter suas contas em dia. Beijos
ResponderExcluirAqui chama-se IMI. E se não pagam é juro sobre juro a ponto de penhorarem as contas bancárias e outras coisas. Obrigada pelo post.
ResponderExcluirBeijos e um dia excelente!
É bom sempre orientar as pessoas sobre dívidas em relação ao estado, um excelente post de utilidade pública.
ResponderExcluirverdade mesmo, aqui em casa consigo por exemplo pagar o IPTU todo de uma vez, porque quando ele chega é sempre quando to saindo de ferias, entao da pra quitar. Mas já teve vezes que precisei pagar parcelado tbm.
ResponderExcluirGraças a Deus aqui na minha região nao é cobrado esse imposto. Ótimas dicas.
ResponderExcluirÉ um tédio ter que pagar esses impostos absurdos, mas o pior é ter os juros sobre os atrasos. Não deixo nenhuma conta vencer já por isso. E quem está em atraso, o melhor é procurar quitar logo, porque vai crescendo a bola de neve. Muito boa as dicas. bjs Verônica Alves
ResponderExcluirRealmente é bem complicado quando atrasa o IPTU. Mas olha, aqui em Guarulhos o IPTU é um absurdo de tão caro, por isso, sempre pagamos parcelados.
ResponderExcluirBeijos!
www.dividindoocopo.com.br
pena que pagamos tantos impostos que nao sao revertidos para nada nesse pais, boa dica quanto ao atraso
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
O Brasil é uma imagem daquilo que se passa também em Portugal ou vice versa.
ResponderExcluirImpostos e mais impostos e não governados por corruptos e afins..
Bj Luci,
Rui
Olhar d'Ouro - bLoG
Olhar d'Ouro - fAcEbOOk
Bom dia, Lu
ResponderExcluirInteressante sua postagem, bjs querida.
Bastante interessante essa dica! Ainda mais em um país como o nosso onde cobrar impostos é prioridade dos governos municipais, estaduais e federais!
ResponderExcluirBastante interessante essa dica! Ainda mais em um país como o nosso onde cobrar impostos é prioridade dos governos municipais, estaduais e federais!
ResponderExcluirInteressante demais essa dica, vou repassar para meus pais. Adorei o post, bjs
ResponderExcluirInteressante e bem informativo o post. Gostei de saber como quitar dívidas com o governo de forma facilitada
ResponderExcluirÉ muito importante manter as dividas pagas, agente dorme com a mente limpa. Beijos Lucimar.
ResponderExcluirhttp://cidocemulher.blogspot.com
achei super interessante o seu post, tem mta pessoas q n conhece eh bem educativo
ResponderExcluirPost muito bom! Só acho uma pena o governo correr atrás de quem não paga esses impostos por falta de dinheiro, mas não correr atrás de um país prospero e LIVRE de impostos, né? De qualquer forma, é importante manter isso em dia, e pago, caso contrário é dor de cabeça na certa!
ResponderExcluirPost de utilidade pública, Lu. Muito bom!
ResponderExcluirOlha, sorte a minha que sou isenta de IPTU e espero que seja sempre assim, porque não é fácil encontrar-se numa situação de ver seu imóvel ir para leilão porque não pagou imposto sobre ele. Num país que nunca somos donos de absolutamente nada por conta de impostos, deve ser muito triste para quem fica numa situação dessas.
Bjs!
Super dicas para quem está precisando se livrar das dívidas!
ResponderExcluirÉ sempre importante manter o IPTU em dia amei as dicas Lucimar são de grande importância!
ResponderExcluirBeijos
www.silalmeida.com
Amei seu post Lucimar, valioso para quem tem a casa própria. Infelizmente pagamos tantos gastos absurdos, né?
ResponderExcluirwww.kailagarcia.com
É sempre bom tirar dúvidas a respeito desse assunto. Não sabia que as pessoas tinham a opção de parcelar o valor do iptu, é uma boa para quem não está com condições no momento.
ResponderExcluirOii Luci, olha vou te confessar que eu acho esse negócio de IPTU uma grande jogada para arrancar mais dinheiro da gente. Eu vivo falando isso rsrs , mas é sempre bom a gente saber como é calculado esse valor. Seu popost é de utilidade pública bjuux
ResponderExcluirOi
ResponderExcluirMuito legal seu post,para quem está em buscar de idéias como quitar as dívidas vai adorar ler seu post,ainda mais que está cheio de informações muito útil né, você mandou bem,bjs.
Hey
ResponderExcluirAdorei a dica Luh !!
Mas o governo é complicado né ? Pagamos pagamos e depois ainda devemos kkk
Ótimas dicas,
Bjs
Bem interessante esse artigo!
ResponderExcluirBeijo!
Cores do Vício
São detalhes que eu desconhecia. Esse post me lembrou o meu está atrasado!
ResponderExcluirMuito esclarecedor esse post sobre iptu, obrigada por nos auxiliar a resolver essas coisas, o mais rápido possível.
ResponderExcluirBoa tarde, então o imposto a que se refere devia de ser logo divido por quem o cobra, em portugal o mesmo imposto que se chama Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) é divido para pagar em varias prestações, como exemplo: Valor superior a € 500 – em três prestações durante Abril, Julho e Novembro, fica logo estabelecido o valor da prestação e a data do pagamento.
ResponderExcluirFeliz fim de semana,
AG
otimo post, arrasou!
ResponderExcluirbjs
http://www.modaimagem.com.br/
Olá Lucimar, apesar de não viver ou nunca ter estado no Brasil, gostei do post e super que irá ajudar a galera que está a pensar comprar casa por ai :)
ResponderExcluirBom fim de semana
XoXo
- Helena Primeira
- Helena Primeira Youtube
- Primeira Panos
Oi Lucimar, ótimo post! Principalmente pra quem está pensando na casa própria, várias vezes não considera o monte de imposto que vem também!
ResponderExcluirOlá Lucimar Olá Jacqueline
ResponderExcluirÓtimo post, esclarecedor e de utilidade pública.
Excelente fds pra vocês
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br
Oi Lucimar!
ResponderExcluirQue útil esse post, informação é poder!
Beijinho
Joana
Não podemos esquecer do IPTU, é um imposto que orecisa estar sempre em dia. Bem lembrado Lucimar, pra quem está em atraso pode retirar a segunda via no site da prefeitura de sua cidade. Post super útil!
ResponderExcluirOi Lucimar,
ResponderExcluirEsse é um dos primeiros impostos
que chega todo ano...
estar em dia com ele é preciso!
Bjs!
Esse é um assunto bastante importante para todos nós, ótima a informações sobre o IPTU, gostei muito de saber mais, bjs.
ResponderExcluirQue postagem maravilhosa, super informativa. Ainda não preciso me preocupar com esse tipo de "problema", mas ainda assim adorei a postagem
ResponderExcluirTenho até calafrios quando se fala em IPTU, oh coisa cara hein! Graças a Deus tá tudo em dia por aqui.
ResponderExcluirÉ sempre bem tomar cuidado e tentar ficar em dia com nossas contas e isso incluí o IPTU, tive de aprender na marra o problema de acabar atrasando um pouco. Os juros realmente pesam e por isso é importante tomar cuidado. Obrigada! Post de utilidade pública né
ResponderExcluirMuito bom esse artigo para esclarecer possíveis dúvidas!! Aqui em casa, procuramos pagar certinho as contas, para não sermos pegos pelos juros! Quando o desconto do IPTU é bom pagamos à vista.
ResponderExcluirBeijos!
Lucimar, que post bom, ajuda dando dicas e ainda nos traz muitas informações sobre o IPTU e a importância de estar em dia com ele. É importante saber então como funciona em nosso município as questões dos atrasos. Eu sempre procuro pagar a parcela com desconto, mas nem sempre é possível.
ResponderExcluirAchei seu post super importante. É um assunto que poucas blogueiras abordariam e vc o fez. Adorei. Meus parabéns.
ResponderExcluirEssa facilitação é muito boa pra quem está querendo colocar todas as suas dívidas em dia, quanto mais fácil melhor para conseguir quitar. Bom post! Beijo
ResponderExcluirOlá, Lucimar!
ResponderExcluirA gente já paga tantos impostos injustos e exorbitantes em nosso país que qualquer facilidade é bem vinda, não é mesmo?
Beijos!
Eu normalmente pago antecipado com desconto. Não gosto nem de pensar em correr o risco de sujar meu nome por causa de um atraso. Infelizmente conheço gente que prefere deixar o débito lá porque depois a prefeitura dá um desconto ainda maior... Nem todo mundo liga pra fazer os pagamentos em dia. Entendo quem não tem condições, mas ter e não pagar não entra na minha cabeça.
ResponderExcluirInfelizmente são impostos altos demais que querendo ou não devem pagar. :/ Obrigada pelas dicas, você arrasa nos post <3
ResponderExcluirBeijos||Psicologia de Boteco
www.psideboteco.blogspot.com