Como se tornar uma maquiadora profissional

by - sexta-feira, maio 24, 2019

Olá amigos tudo bem?

Os caminhos pare se tornar uma maquiadora são muitos mas para começar não podem faltar: paixão pelo beauty, equipamento adequado e auto-estima, você precisa acreditar em si e no seu caminho. E, sobretudo, precisa querer realizar o sonho de cada mulher: ser mais bonita.

Graças as redes sociais – em particular Instagram e Youtube – o da maquiagem é um mercado em constante expansão, vejamos os 8 passos para se tornar uma maquiadora profissional.




Estudar para se tornar um maquiador
O estudo é certamente o ponto mais importante: estudar e, também enquanto se trabalha, se atualizar.

Existem pessoas que são predispostas a utilizar aqueles pequenos pincéis como se trabalhassem num mural a ser acabado. Alguns, no passado, conseguiram se afirmar sem qualificações acadêmicas, mas isso tornou-se possível somente para quem tem um verdadeiro talento nato em um mercado cheio de concorrência; hoje os profissionais se destacam pela formação obtida num Curso de Maquiagem Profissional que tenha uma oferta de formação - seja teórica como prática – que compreenda cada aspecto da maquiagem profissional.

Não devemos esquecer que aquela do maquiador profissional é uma profissão pela qual devemos ficar sempre prontos para aprender e se atualizar na base das tendências e da mudança dos tempos. Ter as bases é fundamental, mas também deveremos estar preparados para crescer e se expor, continuando a se atualizar sobre as novidades do setor. O talento não basta: é preciso conhecer a fundo as técnicas de maquiagem e somente assim será possível adaptá-las ao seus gostos.


O que não pode faltar para uma maquiadora profissional?
Seguramente paixão e ambição. Como em todos os setores de atividades, a paixão é o primeiro elemento necessario para se tornar um maquiador profissional. A vontade de mostrar as suas capacidades é fundamental sobretudo num contexto, aquele da maquiagem, com muita competitividade. Para uma forte paixão deve corresponder uma forte ambição, para poder se confrontar com os outros profissionais mostrando as próprias qualidades e capacidades.



Escolher o próprio setor
Fácil dizer “quero me tornar maquiadora”, na realidade o mundo da maquiagem tem muitas faces: a maquiagem noiva, a maquiagem fotográfica, a maquiagem semi-permanente e permantente, o trabalho com modelos ou num próprio salão, por faler em alguns. Graças à formação, se poderá escolher o caminho mais justo a desenvolver, aquele que valoriza da melhor forma as suas capacidades. Uma vez escolhido o setor, pode começar e se tornar uma maquiadora!

Seja sempre original, se diferenciar é sinônimo de profissionalismo!


O profissional sério se vê nos detalhes
Um passe fundamental é a escolha dos produtos e do equipamento. A escolha não é tão simples como parece: sobretudo na web se podem comprar produtos de baixo custo e de duvidosa qualidade. Ao contrário é preciso procurar por produtos profissionais que não prejudiquem a saúde da pele com as certificações que fornecem tranquilidade ao cliente. E sobretudo comprar produtos e equipamentos realmente necessários ao próprio trabalho: não comprar tudo que se gosta mas os que nos serve!



A prática nos deixa perfeitos
Um conselho de maquiagem que vale sempre: não basta conhecer as técnicas só na tecria, é preciso saber como praticá-las; quando acabar o curso, você deve acostumar sua mão tentando maquiar você mesma, amigas e conhecidos. Assim você entenderá de que maneira adaptar a maquiagem à pele, aos olhos, nariz e lábios. Práticar é fundamental para aplicar as técnicas estudadas na escola e melhorar no campo
.
Além disso é preferível, antes de trabalhar como maquiadora sozinha, fazer experiência e acompanhar um maquiador experiente para poder aprender todos os seus segredos, sobretudo como se mover neste mundo.


Ter um book ou um portfólio pessoal
Depois da formação e a prática das técnicas aprendidas, é preciso criar um portfólio pessoal onde incluir os seus trabalhos, como os modelos. Neste caso é aconselhável tirar fotos antes e depois da sessão de maquiagem ou se fazer ajudar por um fotógrafo profissional que possa valorizar ainda mais a maquiagem aplicada. No book não precisa incluir todos os trabalhos feitos mas somente os melhores, aqueles que mostram as suas habilidades.



Se fazer conhecer
Com o portfólio completo chega o momento mais delicado: encontrar as colaborações. Em um mundo com muita competitividade como aquele da maquiagem profissional não é fácil encontrar colaborações adequadas à sua formação, então sobretudo no começo é preciso fazer muitos sacrifícios, também económicos, pare se fazer conhecer. Mas com uma boa formação e ótimas habilidades, a sua técnica será reconhecida e apreciada.

Encontrar fotógrafos e cabelereiros com quem começar colaborações é o ABC. Isso ajudará a facilitar trabalhos futuros além de melhorar as próprias capacidades de trabalhar em grupo.


Dê um preço à sua profissão
Se informe sobre os preços habituais e estabeleça aquele que você considera mais oportuno e ao alcance de todos. Os preços variam dependendo de diversos aspetos: qualidade dos produtos, tempo necéssario, distancia entre você e o cliente, cidade etc...

Agora que esclarecemos os pontos principais, você tem ainda certeza que quer se tornar uma maquiadora? Escreva um comentário!

Fica a dica pra você se tornar uma maquiadora profissional.

Até o Próximo!
Beijos!
Lucimar





Confira também

40 comentários

  1. Sou doida para fazer um curso de maquiagem! Ainda ei de fazer! xD

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  2. Eu sou louca pra aprender a maquiar e aqui tem diversos cursos de maquiagem mas nunca fui atrás =/

    Beijos
    Pâmela Sensato

    ResponderExcluir
  3. muito bacana esse post, acho sempre importante estudar e se profissionalizar em diversas tecnicas

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Excelentes dicas querida!

    Beijinhos e bom fim de semana
    www.danielasilva.pt

    ResponderExcluir
  5. Lucimar dicas muito boas pra quem deseja entrar nessa profissão que está em alta nos dias de hoje, pra quem quer se tornar uma maquiadora profissional precisa de um bom curso como esse, vou indicar para a minha sobrinha ela ama maquiagem beijinhos.

    ResponderExcluir
  6. Lucimar, achei seu post bem completo e super informativo. Tenho vontade de fazer um curso pra me auto maquiar.

    ResponderExcluir
  7. Todos os passos que mostrou são extremamente importantes. Hoje, o mercado para o maquiador é muito competitivo, então você tem que se qualificar e treinar o máximo possível para ser reconhecido e ganhar um bom retorno financeiro com isso.

    ResponderExcluir
  8. Olá Lucimar
    Que post maravilhoso!
    Completo, perfeito, recheado de informações úteis e excelente para quem ama a área e pretende se profissionalizar.
    Ótimo fds pra ti e todos aí
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. A paixão é mesmo a base de tudo! Depois, muito compromisso e vontade de aprender e melhorar :)

    ResponderExcluir
  10. Ótimas dicas Lucimar, gosto muito de maquiagem mas não sei usar muito bem kkk, beijos.
    https://cidocemulher.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Ótimas dicas, hoje existem varias aulas de maquiagem, mas a fidelidade das clientes irá depender de um bom resultado final.

    ResponderExcluir
  12. Que ótimas dicas, Lucimar.
    Quero fazer um curso de maquiagem.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  13. Excelentes dicas para quem quiser se destacar num mercado com tantos e diversos profissionais. O estudo e o aperfeiçoamento são fundamentais para que a clientela seja conquistada e ceda sua preferência.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Olá gosto muito de makes bem elaboradas , não tenho a pretensão de ser um profissional , post bem exclarecedor.

    ResponderExcluir
  15. Poste super interessante, realmente pratica leva a perfeição! e não ha nada melhor do que se profissionalizar fazendo algo que voce ama!

    ResponderExcluir
  16. oi!
    Que legal este curso, eu adoraria me tornar uma maquiadora ;) amo make

    ResponderExcluir
  17. Sempre precisamos aprimorar o que ja sabemos pq todo dia aprendemos cada vez mais eu amei suas dicas

    ResponderExcluir
  18. Oi Lucimar!

    Realmente é um "negócio" que não entrou em crise... Sempre está em alta! Sempre falo, que a mulherada deixa de comer, mas não deixa de se "produzir"! Este curso deve ser ótimo!

    Abraços, Iris

    ResponderExcluir
  19. Acho lindo quem tem o dom de criar maquiagens profissionais, é preciso boa técnica e vocação, claro! A prática também é fundamental. Ótimo post, vai ajudar muito quem quer seguir nessa área.

    ResponderExcluir
  20. Olá minha amiga estou voltando devagarzinho as ondas. Foi necessário este tempo após minha Mãezinha viajar para um lindo jardim no Céu. Mas vida que segue e blogar sempre foi uma terapia para mim, não será como dantes, porque nada é eterno, já é um começo. Assim te convido a passar por minha página e dá um passeio e querendo participar de uma brincadeira que resgatei do meu baú para esta volta. Beijos no coração, luz e bem!

    ResponderExcluir
  21. Que bacana o post tenho uma colega queria fazer um curso de maquiagem, vou compartilhar esse post pra ela ler, quem gosta de maquiagem não pode perder essa chance de fazer o curso, e se tornar um profissional, Lu bom domingo bjs.

    ResponderExcluir
  22. Gostei das dicas. Para ser uma maquiadora tem que amar o que faz e ser muito detalhista mesmo. Adoro assistir videos de make e admiro o trabalho desses artistas. Maravilhoso!

    ResponderExcluir
  23. Tem que amar mesmo.
    Eu tenho vontade de fazer,mas para aprender a me maquiar.
    Adoro copiar uns tutoriais na Internet, mas tem certas técnicas que são complicadas

    ResponderExcluir
  24. Se eu tivesse condições faria o curso com a Vanessa Rozan lá do Liceu de Maquiagem.
    Bom domingo!
    big beijos,
    Lulu
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  25. Para quem deseja ser maquiadora ou se aperfeiçoar nessa profissão, esse curso é uma excelente opção.

    ResponderExcluir
  26. Oi Lu, tudo bem? Que dicas mais interessantes. Com certeza irá ajudar bastante quem está pensando entrar nesse ramo. As vezes tenho vontade de aprender mas quase não gosto de ficar maquiada, gosto daquela make bem básica. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  27. Bom dia, excelente informação para quem tem interesse em melhorar ou começar a ser maquiador(a).
    AG

    ResponderExcluir
  28. Ótimas dicas!!!
    Até penso em fazer um curso, mas de automaquiagem mesmo. Como profissão, talvez não seja a minha área, infelizmente!

    ResponderExcluir
  29. Dicas excelentes! No momento em que estamos ser maquiador hoje ganha dinheiro porque é uma profissão que está em expansão e que encanta vários tipos de pessoas o que é maravilhoso essa inclusão e trabalha com algo que é a autoestima!

    ResponderExcluir
  30. Amei sua dica, Lucimar. Aprendi fazer as maquiagens que faço vendo tutoriais, mas é fato que para se profissionalizar é preciso investir em cursos, e tem uns que são incríveis. ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  31. Muito bom o seu post. A sua dica para escolher o setor é muito importante, assim fica mais fácil ser tornar uma especialista em uma determinado tipo de maquiagem.

    ResponderExcluir
  32. Eu acho super válido! Tenho vontade de fazer um bom curso!

    ResponderExcluir
  33. Achei as dicas essenciais. Não sei me maquiar direito, mas pretendo fazer um curso para melhorar.

    ResponderExcluir
  34. Lucimar, todas esses passos são muito importantes para se tornar um maquiador profissional. Não basta ter talento, é necessário empenho e preparo. Um bom curso e os materiais certos e de qualidade dão à maquiagem um toque de mágica.

    ResponderExcluir
  35. Adorei o POST, Lu! Super completo e bem explicativo. Gostei de quando diz que a pessoa tem que valorizar sua profissão.

    Beijo

    ResponderExcluir
  36. Olaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
    Aprender novas técnicas nunca é de mais. GGrata <3
    Beijokitaz









    www.devaneiosdemissl.com

    ResponderExcluir
  37. Essas dicas são valiosas para quem escolheu essa linda profissão! Infelizmente tem muitas pessoas que não tem essa bela informação e com certeza vai ajudar muita gente

    ResponderExcluir
  38. Sonho de qualquer mulher né! Muito boas dicas
    bjs
    https://www.izasoler.com.br/

    ResponderExcluir