Conta de luz: 4 dicas para economizar energia com a iluminação da casa

by - domingo, julho 04, 2021

 


Olá amigos tudo bem?

Em tempos de bandeira vermelha, confira alternativas para contribuir na redução dos gastos da conta de luz

Começou a valer neste mês a bandeira tarifária vermelha patamar 2 nas contas de luz, considerada a mais cara das tarifas extras. Durante esse período em que as pessoas passam mais tempo em casa, o ideal é usar a energia de forma eficiente e evitar desperdícios. O que poucas pessoas sabem é que existem formas de gastar menos energia com a iluminação.

Pensando nisso, Kirla Vieira, coordenadora de mercado de iluminação da Telhanorte, selecionou quatro dicas práticas de como reduzir o consumo de energia elétrica, explorando melhor a iluminação da casa.

Escolha o tipo de lâmpada mais econômica. Opte por trocar as lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou LED, que consomem de 60% a 80% menos energia. As lâmpadas incandescentes têm como característica converter a energia em luz e calor. Em números, 95% da energia transforma-se em calor e apenas 5% em luz. Por outro lado, as lâmpadas fluorescentes e de LED têm uma eficiência luminosa maior, vida útil mais longa e redução do consumo de energia, uma vez que não geram calor.

Aposte em iluminação portátil e sensorial. Utilizar luminárias e abajures é uma boa alternativa que evita manter as luzes da casa todas acesas. “Estas alternativas podem ser utilizadas como iluminação pontual em ambientes integrados, por exemplo. Já nos corredores ou nas escadas, onde há uma rápida circulação de pessoas, é possível instalar sensores de presença embutidos nas lâmpadas”, pontua Kirla.


Utilize cores claras. Quanto mais clara for a cor das paredes e tetos, menos iluminação elétrica será utilizada. Afinal, tons como branco, off-white e nude tendem a refletir melhor a luminosidade, seja artificial ou natural.

Aproveite a iluminação natural. Nada como a luz do dia para clarear os ambientes. “Portanto, a dica é manter as janelas e cortinas abertas para diminuir o uso das lâmpadas, minimizando os futuros gastos”, finaliza Kirla.

Sobre a Telhanorte Tumelero

Se construir ou reformar faz parte dos seus sonhos, você está no lugar certo. A Telhanorte Tumelero vai te ajudar a fazer desse momento um prazer e não um problema. Somos o homecenter inteligente que oferece a solução completa para pensar, executar, renovar e decorar a sua casa.

Com 48 lojas Telhanorte espalhadas pelos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná; e outras 28 lojas Tumelero no Estado do Rio Grande do Sul, formamos a maior rede varejista de material de construção do país, pertencente ao grupo francês Saint-Gobain.

Nossas lojas - além do Televendas, TelhaZap e dos dois E-Commerces, www.telhanorte.com.br e www.tumelero.com.br - oferecem a melhor experiência de compra, com qualidade no atendimento, serviços diferenciados e um mix de produtos com mais de 50 mil itens.


Inovamos ao sermos a primeira rede de materiais de construção brasileira a adotar o conceito de home center de proximidade: é a Telhanorte Já!, que leva a gama de um home center comum para lojas de bairro. Também fomos pioneiros em trazer para o Brasil a Pro Telhanorte, um conceito de lojas destinadas à profissionais da construção; e somos a única rede de home center no Brasil com uma loja que funciona 24 horas: a Telhanorte Marginal, no bairro da Água Branca, em São Paulo (SP), que conta com 13 mil metros quadrados e milhares de itens de estoque local.

www.telhanorte.com.br/

  facebook.com/Telhanorte/

  instagram.com/telhanorte

https://www.youtube.com/user/telhanorteoficial


Fica as dicas de como economizar na conta de luz

Até o Próximo!
Beijos!
Lucimar


Confira também

33 comentários

  1. Belas dicas que aplauso e elogio. Já sigo quase todas.
    .
    Um domingo feliz
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Que gostei bastante da sua dica
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir
  3. Dicas valiosas amiga Lucimar
    Uma feliz nova semana
    Beijinhos poéticos

    ResponderExcluir
  4. Estou a precisar de economizar. Vou tomar nota das dicas!



    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Lucimar parabéns pelo artigo 🙂 é de grande ajuda para todos nós, já que a luz esta aumentando todo dia

    ResponderExcluir
  6. Amei as dicas. Com a bandeira vermelha, temos que aproveitar todos os métodos para economizar.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Muito bom esse post. Em tempos como esse, cada dica é válida.

    ResponderExcluir
  8. Aqui em casa estamos tentando ao máximo economizar energia e também outras contas. Aqui estamos no processo de trocar todas as luminárias por outras que permitam colocar as lâmpadas de led. Temos que pensar não só na economia, mas também no meio ambiente.
    Beijão! ♥

    Relíquias da Lara

    ResponderExcluir
  9. Oi Lu, tudo bem? Fiquei sabendo da notícia e acredito que agora que ficamos mais tempo em casa o consumo tende a aumentar mesmo sem querermos. Acho importante essas dicas para diminuir o consumo e também encontrar outras formas de aproveitar a luz natural. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  10. Belas dicas, algumas já pratico e outras vou passar a adotar (:

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Que luta economizar energia viu. rs
    E durante a pandemia a conta subiu, mais pessoas em casa consumindo energia.

    ResponderExcluir
  12. Realmente hoje em dia precisamos além de cuidar da saúde cuidar das contas que a cada dia aumentam mais e mais, amei as dicas Lucimar, essa é uma dica de ouro!
    Bjus!

    ResponderExcluir
  13. Nice post, maybe I will try to follow the tips you wrote

    ResponderExcluir
  14. Muito útil seu post, Lucimar! Essas dicas são importantes. Aqui em casa estamos economizando energia já faz um bom tempo, mas tem muita gente que não está nem aí.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Olá, Lucimar! TUdo bem?

    Eu adorei a sua publicação, pois em tempos que a energia elétrica só aumenta, qualquer ajuda e dica para economizar é extremamente válida!! Temos que cuidar da saúde financeira!
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  16. Houve um aumento substancial na conta de energia né
    Gostei bastante das dicas, assim que possível irei apostar na iluminação sensorial. Abraços 🤗

    ResponderExcluir
  17. Olá Lucimar, tudo bem?

    Ter dicas para seguir para economizar na conta de luz é bem importante, principalmente agora, que está bem cara :( Gostei muito do post. Algumas coisas já seguia, outras quero muito começar a fazer. Arrasou!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. aqui em casa estamos aderindo a energia solar, a conta da luz esta a cada dia mais alta! ótimas dicas!

    ResponderExcluir