Pilates é uma das atividades mais eficientes para a melhora da qualidade de vida durante e pós-covid-19

by - terça-feira, agosto 03, 2021

 


Olá amigos tudo bem?

Natália Lima, instrutora de Pilates do Espaço Tatva, fala sobre a técnica e como pode auxiliar durante e pós-covid-19 na reabilitação de pulmões afetados pela doença

Exercícios de Pilates podem auxiliar, e muito, na reabilitação de pulmões afetados pela Covid-19, afinal, a respiração é um dos princípios básicos que regem a filosofia do Pilates, onde é trabalhada de uma forma tridimensional. A caixa torácica é empurrada para o lado e para trás com a ação do diafragma e dos músculos intercostais e os músculos abdominais e do assoalho pélvico mantêm-se contraídos.

O ideal é que ao sentir os primeiros sintomas da Covid-19, já iniciar os exercícios de respiração utilizados na técnica, que podem ser realizados on-line com auxílio de um profissional qualificado e, como toda a reabilitação, devem ser feitos pelo menos de 2 a 3 vezes ao dia, fazendo com que pessoa respire de forma mais funcional e harmônica.

“É necessário fazer uma avaliação técnica e respeitar a condição do paciente, mas sim, é possível fazer os exercícios on-line mesmo enfermo e em isolamento. Com os exercícios de Pilates usando técnicas de respiração adicionais da fisioterapia e de consciência corporal, conseguimos ampliar a capacidade da caixa torácica e os músculos auxiliares da respiração. Dessa forma temos resultados mais eficazes”, explica Natália Lima, instrutora do método e terapeuta holística do Espaço Tatva, em São Paulo.

A cada dia a pessoa vai sentir uma leve melhora e a recuperação já é bem perceptível a partir da primeira semana. O método também pode ser feito por quem nunca fez `Pilates ou mesmo quem não tem o hábito de fazer exercícios físicos. “Inicialmente, é utilizado exercícios de respiração usando apenas os braços e, durante a melhora, entram os grandes músculos, como o quadríceps, o que ajuda a aumentar a capacidade de oxigenação do corpo”, diz a instrutora.

Jackson Andrade, sócio do Espaço Tatva, durante o tempo que esteve com a doença perdeu 70% da capacidade pulmonar e, já no hospital onde estava internado, utilizou a técnica da respiração de Pilates on-line com a Natália, o que resultou em uma melhora bem mais rápida. “No primeiro dia internado, já iniciei os exercícios, a cada movimento, era uma crise de tosse. Na semana seguinte, já consegui fazer uma sequência inteira e, daí para frente, a cada dia, só melhoras”, relata ele.

Natália está fazendo reabilitação em vários alunos que tiveram a covid-19.  “É impressionante a mudança sentida, todos estão tendo uma nítida e rápida mudança, tanto na respiração, como na sensação de cansaço, tonturas, entre outros sintomas pós-covid, ou seja, uma grande melhora na qualidade de vida”, finaliza.


Natalia Lima:   

CRTH-BR 6478

IG: https://www.instagram.com/oficialnatalima/                                                                                          

Profissional multifacetada com inúmeras especializações e certificados nacionais e internacionais na área do bem-estar, Natália Lima descobriu seu talento quando enxergou que a associação de todas as áreas que atua, além de melhorar, pode até curar algumas patologias. Com isso, montou um espaço, o TATVA em São Paulo, onde o conceito é melhorar a qualidade de vida das pessoas oferecendo técnicas corporais variadas para todas as idades como Pilates, Yoga, Ballet e Movimentos.

Apaixonada por Medicina Chinesa, é adepta da Medicina Integrativa que envolve influências físicas, mentais, sociais, emocionais, espirituais e ambientais. Tem como objetivo trabalhar o bem-estar sistêmico das pessoas, desenvolvendo um método mais abrangente que compreende desde exercícios físicos, às terapias, como misturar drenagem com acupuntura, por exemplo. “A união de pilates, homeopatia, massagens e acupuntura faz milagres”, explica Natalia.

Oferece apoio total à saúde da mulher, incluindo também toda a fase gestacional com programas específicos, proporcionando uma gestação equilibrada, serena e mais saudável para as mães e seus bebês, trazendo uma experiência única com o parto humanizado, adequado à realidade da genitora. Como Mentora Gestacional, associa, além dessas especialidades, sempre junto ao médico, drenagens, massagens e exercícios com acolhimento emocional e presença continua ao lado da gestante, também no pós-parto, apoiando a mãe com a amamentação de seu recém-nascido.




Espaço TATVA:

IG: https://www.instagram.com/tatvaoficial/ 

O TATVA é um espaço de autoconhecimento corporal, com foco na alta performance, reabilitação e qualidade de vida. Consiste na harmonização de várias técnicas complementares, desenvolvida de forma personalizada à realidade do aluno que, quando combinadas, fortificam os resultados, potencializando a energia da mente e do corpo, flexibilidade, força, resistência, performance e consequentemente, longevidade.

Com duas unidades, Itaim Bibi e Vila Olímpia, conta com aulas de Pilates, Yoga, Funcional, Mindfulness e Ballet Fitness e, terapias alternativas, como medicina chinesa (acupuntura), medicina integrativa (homeopatia, drenagem linfática) e gestantes (doulagem, exercícios gestacionais), entre outras.



TATVA: o melhor do seu tempo para você!


E você o que acha em fazer pilates?

Está a procura de um emprego acesse :

https://br.jobsora.com/


Até o Próximo!

Beijos!

Lucimar




Confira também

37 comentários

  1. Nunca me aventurei a fazer pilates. Obrigada por esta partilha tão útil, Lucimar!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite de paz, querida amiga Lucimar!
    Gosto muito de Pilates,mas parei tudo desde a Pandemia. Assim que acabar, voltarei.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos com carinho e gratidão

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lucimar!
    Preventivamente não custa realizar os exercícios para fortalecer os pulmões e melhorar a carga respiratória.
    Seu texto é de utilidade pública!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante! Obrigada pela partilha :)
    .
    O tempo anda triste...
    .
    Beijo e um excelente dia
    Boas férias, se for o caso! :)

    ResponderExcluir
  5. oi!
    Que dica otima :D eu tenho muita vontade de fazer pilates, preciso fazer exercícios

    ResponderExcluir
  6. Hola Lucimar!!
    Es verdad aunque nadie lo habla en tv. yo no tuve covid, pero la mayoria de las personas que tuvieron tienen problemas con los pulmones, todavia no recuperan la totalidad de su capacidad, y se sientes fatigados, agitados.... les falta el aire.
    Y es necesaria una informacion como esta para ir mejorando y no sabia que con ejercicios de pilates podes recuperarte.

    Gracias por la inf. te mando un beso enorme!!

    ResponderExcluir
  7. Tenho me sentido tentada a experimentar pilates... Quem sabe um dia!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  8. Tenho muita vontade de fazer pilates.
    Ainda farei.

    ResponderExcluir
  9. Não sabia que ajudava na reabilitação de quem teve sequelas de Covid.

    Beijos/Kisses.



    Anete Oliveira

    Blog Coisitas e Coisinhas

    Fanpage

    Instagram

    ResponderExcluir
  10. Que post maravilhoso, tenho muita vontade de praticar a modalidade, quero mais ainda agora

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  11. Olá Lucimar,
    Fiquei com vontade de fazer aula de pilates.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  12. Depois desse post fiquei com mais vontade de fazer pilates

    ResponderExcluir
  13. Olá Luci, Tudo bem?
    Adorei a dica:) eu tenho muita vontade de fazer pilates:)
    Bjs Karina

    ResponderExcluir
  14. Nunca fiz mas fiquei com vontade de experimentar.

    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderExcluir
  15. Estava falando de pilates esses dias com minha mãe, porque tem uma clínica aqui perto. Queria fazer uma aula experimental pra ver se gosto!

    ResponderExcluir
  16. Oi Lu, tudo bem? Nossa, se tem uma modalidade que tenho vontade de fazer é pilates. Já fiz yoga um tempo e gostei bastante. É muito importante manter o corpo em movimento. Obrigada pela dica. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  17. Eu já fiz uma aula experimental de pilates e amei a experiência.

    ResponderExcluir
  18. Não pratico a atividade, mas gostei muito de saber mais a respeito!


    Um abraço,
    Patricia

    Blog Patricia Faria
    Fanpage Patricia Faria
    Instagram
    Pinterest

    ResponderExcluir
  19. pilates é vida! eu faço, minha saúde e meu corpo agradece muito!

    ResponderExcluir
  20. Já me foi recomendado pelo médico, mas confesso que ainda não comecei a fazer Pilates, depois de tudo que li aqui, acho que vou procurar onde fazer sem demora!

    ResponderExcluir
  21. As dores na coluna aumentaram consideravelmente nesses 16 meses de pandemia. Pelo visto, pilates pode ser uma boa saída pra colocar tudo no lugar.

    ResponderExcluir