Pilates é uma das atividades mais eficientes para a melhora da qualidade de vida durante e pós-covid-19
Olá amigos tudo bem?
Natália Lima, instrutora de Pilates do Espaço Tatva, fala sobre a técnica e como pode auxiliar durante e pós-covid-19 na reabilitação de pulmões afetados pela doença
Exercícios de Pilates podem auxiliar, e muito, na reabilitação de pulmões afetados pela Covid-19, afinal, a respiração é um dos princípios básicos que regem a filosofia do Pilates, onde é trabalhada de uma forma tridimensional. A caixa torácica é empurrada para o lado e para trás com a ação do diafragma e dos músculos intercostais e os músculos abdominais e do assoalho pélvico mantêm-se contraídos.
O ideal é que ao sentir os primeiros sintomas da Covid-19, já iniciar os exercícios de respiração utilizados na técnica, que podem ser realizados on-line com auxílio de um profissional qualificado e, como toda a reabilitação, devem ser feitos pelo menos de 2 a 3 vezes ao dia, fazendo com que pessoa respire de forma mais funcional e harmônica.
“É necessário fazer uma avaliação técnica e respeitar a condição do paciente, mas sim, é possível fazer os exercícios on-line mesmo enfermo e em isolamento. Com os exercícios de Pilates usando técnicas de respiração adicionais da fisioterapia e de consciência corporal, conseguimos ampliar a capacidade da caixa torácica e os músculos auxiliares da respiração. Dessa forma temos resultados mais eficazes”, explica Natália Lima, instrutora do método e terapeuta holística do Espaço Tatva, em São Paulo.
A cada dia a pessoa vai sentir uma leve melhora e a recuperação já é bem perceptível a partir da primeira semana. O método também pode ser feito por quem nunca fez `Pilates ou mesmo quem não tem o hábito de fazer exercícios físicos. “Inicialmente, é utilizado exercícios de respiração usando apenas os braços e, durante a melhora, entram os grandes músculos, como o quadríceps, o que ajuda a aumentar a capacidade de oxigenação do corpo”, diz a instrutora.
Jackson Andrade, sócio do Espaço Tatva, durante o tempo que esteve com a doença perdeu 70% da capacidade pulmonar e, já no hospital onde estava internado, utilizou a técnica da respiração de Pilates on-line com a Natália, o que resultou em uma melhora bem mais rápida. “No primeiro dia internado, já iniciei os exercícios, a cada movimento, era uma crise de tosse. Na semana seguinte, já consegui fazer uma sequência inteira e, daí para frente, a cada dia, só melhoras”, relata ele.
Natália está fazendo reabilitação em vários alunos que tiveram a covid-19. “É impressionante a mudança sentida, todos estão tendo uma nítida e rápida mudança, tanto na respiração, como na sensação de cansaço, tonturas, entre outros sintomas pós-covid, ou seja, uma grande melhora na qualidade de vida”, finaliza.
CRTH-BR 6478
IG: https://www.instagram.com/
Profissional multifacetada com inúmeras especializações e certificados nacionais e internacionais na área do bem-estar, Natália Lima descobriu seu talento quando enxergou que a associação de todas as áreas que atua, além de melhorar, pode até curar algumas patologias. Com isso, montou um espaço, o TATVA em São Paulo, onde o conceito é melhorar a qualidade de vida das pessoas oferecendo técnicas corporais variadas para todas as idades como Pilates, Yoga, Ballet e Movimentos.
Apaixonada por Medicina Chinesa, é adepta da Medicina Integrativa que envolve influências físicas, mentais, sociais, emocionais, espirituais e ambientais. Tem como objetivo trabalhar o bem-estar sistêmico das pessoas, desenvolvendo um método mais abrangente que compreende desde exercícios físicos, às terapias, como misturar drenagem com acupuntura, por exemplo. “A união de pilates, homeopatia, massagens e acupuntura faz milagres”, explica Natalia.
Oferece apoio total à saúde da mulher, incluindo também toda a fase gestacional com programas específicos, proporcionando uma gestação equilibrada, serena e mais saudável para as mães e seus bebês, trazendo uma experiência única com o parto humanizado, adequado à realidade da genitora. Como Mentora Gestacional, associa, além dessas especialidades, sempre junto ao médico, drenagens, massagens e exercícios com acolhimento emocional e presença continua ao lado da gestante, também no pós-parto, apoiando a mãe com a amamentação de seu recém-nascido.
IG: https://www.instagram.com/
O TATVA é um espaço de autoconhecimento corporal, com foco na alta performance, reabilitação e qualidade de vida. Consiste na harmonização de várias técnicas complementares, desenvolvida de forma personalizada à realidade do aluno que, quando combinadas, fortificam os resultados, potencializando a energia da mente e do corpo, flexibilidade, força, resistência, performance e consequentemente, longevidade.
Com duas unidades, Itaim Bibi e Vila Olímpia, conta com aulas de Pilates, Yoga, Funcional, Mindfulness e Ballet Fitness e, terapias alternativas, como medicina chinesa (acupuntura), medicina integrativa (homeopatia, drenagem linfática) e gestantes (doulagem, exercícios gestacionais), entre outras.
TATVA: o melhor do seu tempo para você!
E você o que acha em fazer pilates?
Está a procura de um emprego acesse :
Até o Próximo!
Beijos!
Lucimar
37 comentários
Nunca me aventurei a fazer pilates. Obrigada por esta partilha tão útil, Lucimar!
ResponderExcluirAndreia 😍😍
ExcluirBoa noite de paz, querida amiga Lucimar!
ResponderExcluirGosto muito de Pilates,mas parei tudo desde a Pandemia. Assim que acabar, voltarei.
Tenha dias abençoados!
Beijinhos com carinho e gratidão
Roselia volta sim
ExcluirGracias por la recomendación te mando un beso
ResponderExcluirEnamorada de las letras
J. P obrigada pela visita
ExcluirOi, Lucimar!
ResponderExcluirPreventivamente não custa realizar os exercícios para fortalecer os pulmões e melhorar a carga respiratória.
Seu texto é de utilidade pública!
Beijus,
Luna obrigada
ExcluirMuito interessante! Obrigada pela partilha :)
ResponderExcluir.
O tempo anda triste...
.
Beijo e um excelente dia
Boas férias, se for o caso! :)
Cidalia obrigada
Excluiroi!
ResponderExcluirQue dica otima :D eu tenho muita vontade de fazer pilates, preciso fazer exercícios
Joana também preciso fazer
ExcluirHola Lucimar!!
ResponderExcluirEs verdad aunque nadie lo habla en tv. yo no tuve covid, pero la mayoria de las personas que tuvieron tienen problemas con los pulmones, todavia no recuperan la totalidad de su capacidad, y se sientes fatigados, agitados.... les falta el aire.
Y es necesaria una informacion como esta para ir mejorando y no sabia que con ejercicios de pilates podes recuperarte.
Gracias por la inf. te mando un beso enorme!!
GRA obrigada pela visita
Excluirtexto muito informativo
ResponderExcluirbeijo
A mina de fé
Meloren 😉😉
ExcluirTenho me sentido tentada a experimentar pilates... Quem sabe um dia!
ResponderExcluirBjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube
Teresa 😍😍
ExcluirTenho muita vontade de fazer pilates.
ResponderExcluirAinda farei.
Jeane também tenho vontade
ExcluirNão sabia que ajudava na reabilitação de quem teve sequelas de Covid.
ResponderExcluirBeijos/Kisses.
Anete Oliveira
Blog Coisitas e Coisinhas
Fanpage
Instagram
Anete ajuda muito
ExcluirQue post maravilhoso, tenho muita vontade de praticar a modalidade, quero mais ainda agora
ResponderExcluirBeijos
www.pimentadeacucar.com
Juliana é importante fazer
ExcluirOlá Lucimar,
ResponderExcluirFiquei com vontade de fazer aula de pilates.
Big Beijos,
Lulu on the sky
Lulu 😉😉
ExcluirDepois desse post fiquei com mais vontade de fazer pilates
ResponderExcluirNique 😍😍
ExcluirOlá Luci, Tudo bem?
ResponderExcluirAdorei a dica:) eu tenho muita vontade de fazer pilates:)
Bjs Karina
Nunca fiz mas fiquei com vontade de experimentar.
ResponderExcluirBeijinhos.
http://www.opecadomoraemcasa.pt/
Estava falando de pilates esses dias com minha mãe, porque tem uma clínica aqui perto. Queria fazer uma aula experimental pra ver se gosto!
ResponderExcluirOi Lu, tudo bem? Nossa, se tem uma modalidade que tenho vontade de fazer é pilates. Já fiz yoga um tempo e gostei bastante. É muito importante manter o corpo em movimento. Obrigada pela dica. Um abraço, Érika =^.^=
ResponderExcluirEu já fiz uma aula experimental de pilates e amei a experiência.
ResponderExcluirNão pratico a atividade, mas gostei muito de saber mais a respeito!
ResponderExcluirUm abraço,
Patricia
Blog Patricia Faria
Fanpage Patricia Faria
Instagram
Pinterest
pilates é vida! eu faço, minha saúde e meu corpo agradece muito!
ResponderExcluirJá me foi recomendado pelo médico, mas confesso que ainda não comecei a fazer Pilates, depois de tudo que li aqui, acho que vou procurar onde fazer sem demora!
ResponderExcluirAs dores na coluna aumentaram consideravelmente nesses 16 meses de pandemia. Pelo visto, pilates pode ser uma boa saída pra colocar tudo no lugar.
ResponderExcluir