A menopausa e os cabelos

by - terça-feira, janeiro 04, 2022

 


Olá amigos tudo bem?

A menopausa é um momento importante da vida das mulheres. Não apenas pelas mudanças significativas no padrão endócrino que até o início do climatério se mostrava mais regular, mas também porque acompanha outras mudanças que são significativas no sentido da fisioanatomia geral do organismo. O médico e tricologista Dr Adermir Leite Junior aponta que entre as alterações nessa fase da vida da mulher “Cabelos secos, quebradiços, distróficos, eflúvio telógeno crônico, alopecia androgenética e alopecia senil são frequentes e os cuidados para manter a qualidade dos fios e reduzir o risco de perda capilar passa pela alimentação”.

Especialista na área tricológica há mais de duas décadas, Dr Ademir cita um dos estudos onde as informações são esclarecedoras e ajudam a explicar essa associação.  “Em um artigo publicado no periódico Menopause Reviews (2016), a Dra Goluch-Koniuszy deixa claro o quanto a dieta é fundamental para a manutenção da saúde capilar. Partindo de uma base simples, a de que muitos alimentos têm nutrientes essenciais para a produção de hormônios esteróides, assim como para a formação de cabelos com boa estrutura proteica. Dentre os compostos que devem estar presentes nos alimentos para uma boa saúde capilar os aminoácidos sulfurados como a cisteína e a metionina que são precursores de queratina estão o de maior destaque. A L-Lisina ajuda saúde da pele e da região do folículo piloso conhecida como bainha radicular interna que é responsável pela forma e volume dos cabelos”.

Ele ressalta o quanto uma dieta com compostos essenciais durante toda a vida é benéfica para manter a saúde capilar e que durante a menopausa essa alimentação não pode ser esquecida, ao contrário, e sim incrementada. O médico complementa ainda que nesse estudo a autora elenca duas recomendações:


– Alguns minerais são importantes para o crescimento capilar: zinco, ferro, cobre, selênio, silício, enxofre, magnésio e cálcio.

– Vitaminas que ajudam na saúde do cabelo são a vitamina C, vitamina A e vitamina do complexo B.

Sobre os polifenóis a autora lembra que os flavonóides, classe de polifenóis mais estudada em mulheres na menopausa, são importantes antioxidantes. Neste grupo encontram-se as flavononas, flavonas, isoflavonas e as antocianinas. Na superfície da pele estas substâncias agem com anti-radicais livres e nas porções mais profundas da pele agem como protetora contra as radiações ultravioletas. Também melhora a circulação sanguínea, o que acaba por contribuir para a saúde dos cabelos, além de algumas agirem como fitormônios, podendo contribuir com a atividade das células da papila dérmica e da matriz dos folículos pilosos.

Dr Ademir destaca que “no caso dos flavonoides do chá verde, estimulam o crescimento dos cabelos por aumento da fase de anágena, fase de maior atividade da raiz dos cabelos. Alguns flavonoides podem inibir a enzima 5-alfa-redutase, que tem papel importante no surgimento da calvície masculina e feminina, como é o caso do Saw Palmeto também conhecido como Serenoa repens”.

Alguns alimentos já são velhos conhecidos por aliar sabor e benefícios. É o caso do chocolate com cacau 70% - ou mais - e vegetais/frutas em geral, que no estudo são apontadas como boas fontes de flavonoides, entram como sugestão alguns alimentos bem conhecidos no Brasil e que Dr Ademir considera de fácil integração na dieta: cebola, tomate, pimenta, pimentão brócolis, frutas vermelhas, maçã, frutas cítricas, uvas e grãos que, em geral, também são ricos em flavonoides.

“É muito importante lembrar que uma boa alimentação é a base de uma boa saúde. No caso dos cabelos, em especial das mulheres na menopausa, os cuidados com a alimentação são importantíssimos para que alterações de qualidade e quantidade de fios não sofram interferência. O processo de aging capilar, já descrito na literatura médica, não está apenas vinculado ao embranquecer dos fios, mas também ás mudanças de estrutura que os fios desenvolvem, assim como ao surgimento de alopecias de severidade variada”, explica o tricologista. 

Além da alimentação e suplementação nutricional, cuidados medicamentosos e cosméticos podem ser fundamentais para a boa saúde e manutenção dos cabelos, principalmente quando a mulher já tem predisposição à perda capilar ou sofre com outras patologias que, de certa forma, podem causar perda de cabelos direta ou indiretamente. Finaliza Dr Ademir Leite Junior.

Referência:

Goluch-Koniuszy ZS. Nutrition of women with hair loss problem during the period of menopause. Menopause Rev 2016; 15(1): 56-61

Fonte: Blog O Tricologista (http://otricologista.com/)


Dr. Ademir C. Leite Jr. – CRM 92.693
(11) 3864-3967 
– https://www.instagram.com/drademircleitejr/?hl=pt-br
http://www.otricologista.com/

Dr. Ademir C. Leite Jr. (CRM 92.693) é Médico, Presidente da Academia Brasileira de Tricologia. É certificado como Tricologista pela Internacional Association of Trichologists (IAT). Membro e diretor da IAT. Palestrante internacional e diretor da Classe nica HTRI e do CAECI onde ministra cursos em Tricologia. Autor dos Livros: “Reflexões sobre Psicossomática e a queda capilar”, publicado em 2019, “Queda Capilar e a Ciência dos cabelos”, publicado em 2013, “Como Vencer a Queda Capilar”, publicado em 2012 pela CAECI Editorial, “Socorro, Estou ficando careca”, publicado pela Editora MG em 2005, “Tem alguma coisa errada comigo – Como entender, diagnosticar e tratar a Síndrome dos ovários Policísticos”, publicado pela Editora MG em 2004 e “É outono para meus cabelos – Histórias de mulheres que enfrentam a queda capilar” – Editado pela Editora Summus.

Fica aí as informações sobre a menopausa e os cabelos

Até o Próximo!

Beijos!

Lucimar



Confira também

0 comentários