Exercícios para o Cérebro

by - domingo, fevereiro 20, 2022

Na correria do dia-a-dia em meio de tantos problemas, compromissos muitos acabam se esquecendo de nome, números, objetos coisas simples que fazemos todos os dias, mais quando essa situação se repete várias vezes ou se torna frequente é melhor tomar cuidado.



Olá amigos tudo bem? 

Na correria do dia-a-dia em meio de tantos problemas, compromissos muitos acabam se esquecendo de nome, números, objetos coisas simples que fazemos todos os dias, mais quando essa situação se repete várias vezes ou se torna frequente é melhor tomar cuidado. Quem pensa que a falta de memória só acontece com os idosos está enganado, a falta de memória atinge homens e mulheres de todas as idades. A falta de memória dá um branco e não conseguimos lembrar, e para evitar esse branco temos que buscar novos desafios e experiência, que faz bem a saúde do cérebro, em qualquer idade, nós temos capacidades para aprender ter uma boa memória.

Mais o que compromete a nossa memória?
O que compromete a nossa memória muitas vezes é o estilo de vida que levamos, dias corridos, muita agitação, a gente não presta atenção direito nas coisas que fazemos, e quando fazemos algo já estamos pensando em fazer outra coisa, e isso vai acumulando, se acumulando e comprometendo a memória. Quando a gente quer lhe dar com maior número de informações sem conseguimos se aprofundar naquilo que a gente tem maior interesse. Tudo aquilo que a gente for fazer tem que fazer o máximo de atenção, se a gente tem contas a pagar, eu preciso ter certeza quais as contas que tenho que pagar, se não eu vou acabar esquecendo, a pessoas precisa se focar naquele problema, esquecer as outras coisas e olhar só para aquele problema.

Esse branco quando acontece ele é comum e as vezes nos esquecemos de um outro, só quando vai se tornando frequente a gente começa se esquecer de coisas importantes e quando a família começa a perceber que a pessoa está se esquecendo, a pessoa pode está lhe dano com uma coisa mais séria. Existe algumas doenças que provoca o esquecimento da memória doenças como Alzeimer, Parkinson entre outras, são doenças que comprometem a memória.


                                                 


Porém alguns hábitos podem ajudar a cérebro a guardar algumas informações, algumas atividades simples podem fazer a maior diferença como:
  • Exercícios simples.
  • Fazer trabalhos manuais como bordado, artesanato, leitura.
  • Jogos como: quebra-cabeça, dominó.
  • Fazer palavras cruzadas, ler revistas, jornais.
  • Ter uma atividade sociais, culturais e educacionais.
  • Aprender algum instrumento musical, aprender a mexer com computador, aprender outra língua, ouvir música, não se esquecendo de sair, ter uma convivência com a família, amigos isso ajuda e muito.
  • Dormir o necessário.
  • Não fumar.

Fica aí as informações 
Até o Próximo! 
Beijos! 
Lucimar








                                                  



Confira também

10 comentários

  1. Eu adoro fazer sopas de letras para exercitar o cérebro, muitas vezes também jogo domino no trabalho e também gosto de jogar monopólio ehehe o monopólio também nos puxa muito pelo cérebro heeh

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Que interessante 🙂 eu adorei,é muito importante exercitar o cérebro

    ResponderExcluir
  3. E como a agitação compromete, eu que o diga.
    Muito bom o post. Amava fazer palavras cruzadas, ótimo exercício.

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu, tudo bem? Esse é um assunto muito importante. Já vi alguns estudos que orientam manter a mente fazenndo coisas diferentes e aprendendo algo novo para exercitar o cérebro. Gostei das suas dicas. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  5. Olá Luci, Tudo bem? Gostei muito das suas dicas, muito importante exercitar o cérebro:)
    Bjs Karina

    ResponderExcluir
  6. estou precisando de algo diferente mesmo para exercitar meu cérebro, ótimas dicas!

    ResponderExcluir
  7. Dormir é fundamental para a consolidação da memória, muitas vezes precarizamos algo tão básico e somos afetados profundamente.

    ResponderExcluir
  8. Já salvei algumas dicas pra testar mas algumas já estou seguindo.

    ResponderExcluir