Cuidados em Lugares Públicos
O trágico acidente que aconteceu no dia 27 de Janeiro em Santa Maria no Rio Grande do Sul, no qual morreram mais de 230 pessoas asfixiados em um incêndio em uma boate, levantou uma preocupação. Lugares como boates, teatros, shopping, cinemas, creches, lojas de conveniêcia, entre outros locais públicos são seguros? Quando você vai a esses lugares ou em outros você se preocupa com a segurança desses locais? A maioria das pessoas não se preocupa com esses cuidados que são muito importante.
Todos nós estamos sujeito a acidentes, mas nesses lugares públicos tem que ter uma segurança da parte do dono dos estabelecimentos. Pois nesses lugares há pessoas, há vidas humanas, muitos donos de estabelecimento não dá a segurança adquadra para os seus clientes. Os donos não investe na segurança das pessoas, só querem ganhar dinheiro e mais dinheiro, a segurança fica a zero.
Muitos estabelecimento como nessa boate de Santa Maria não tinha porta de emergência, só uma porta de entrada o que dificultou a saída das pessoas. Isso é errado a boate tinha que ter pelo menos 2 portas. Muitas boates infelizmente estão em situação ilegal, muitas não respeita as leis, botando a vida das pessoas em risco, esses lugares tem que dá segurança para as pessoas.
Depois dessa terrível tragédia devemos redobrar mais o cuidado nesses lugares, mas como saber quais os cuidados te devemos ter ao entrar nesses lugares? A primeira coisa é observar se tem alguma coisa de anormal nesses lugares fechados como alguns itens como:
- Porta de emergências
- Alarme de incêndio
- Extintores de incêndio
- Se for em prédios tem que ter escadas e não só elevadores
- Não pode ter fios desencapados
- Tem que ter sinal de sinalização
- Luzes de emergência
Quando acontece esses tipos de acidentes muitos políticos bota a cara na televisão dando entrevista falando que precisa ter mais segurança, falam que muitos estabelecimentos estão com alvarás ilegal, que é preciso fechar as portas. Eles só se preocupa quando acontece o acidente quando há vítimas, muitos dos nossos políticos aproveita pra fazer política com o sofrimento dos outros. É preciso que os políticos respeitem os familiares, se eles pretendem fazer algo que faça agora para que outras boates não seja um matadouro de pessoas.
Curta esse post com seus amigos
27 comentários
Pior que, se não todas, a maioria das boates brasileiras não tem o mínimo de segurança para situações como a que ocorreu. A lei não é clara e deixa muita margem de interpretação.
ResponderExcluirPior que, se não todas, a maioria das boates brasileiras não tem o mínimo de segurança para situações como a que ocorreu. A lei não é clara e deixa muita margem de interpretação.
ResponderExcluirnão sei se vistes a matéria da Globo, mas a maioria das casas noturnas - boates - infelizmente são assim..... apenas 1, em SP tem o sistema de fichas adquiridas na entrada, o que seria o ideal...... cabe ao governo criar uma lei severa a respeito, com altas punições, para que mudanças comecem a ser realizadas.... além da nossa responsabilidade em informar aos nossos filhos o perigo de frequentar lugares assim, incentivando-os a se divertirem de outras maneiras que não seja em boates assassinas!
ResponderExcluirbjs
tititi da dri
Oi Flor!!
ResponderExcluirIn felizmente a maioria dos locais não oferecem essa segurança.. a maioria tem apenas uma porta... muito longe do ideal!
Beijinhos
Desi
http://crochedadesi.blogspot.com.br
Oi amiga obrigada pela sua visitinha, confesso que tenho passado pouco por aqui por questão de tempo, mas sempre q passo me surpreendo com suas reportagens, e essa daqui não podia faltar, né?
ResponderExcluirFik com Deus querida, bjos
Cris
Por incrível que pareça (devo ser de outro mundo! kkkkk...) eu me preocupo muito sim com tudo que você disse. Quando vou à uma festa, por exemplo, olho sempre ao redor para me ambientar, procuro conhecer o lugar para uma possível emergência, nunca fico perto do palco, e sim, o mais próxima que eu puder de uma porta de saída. Inclusive (as pessoas podem até pensar que estou de paquera. rsrsrsrs...), eu fico olhando muito ao redor para evitar brigas e por correr para longe. Adorei suas dicas, Lucimar. Espero que elas sirvam de alerta para todos que lerem o seu artigo. Parabéns pela iniciativa superrrrrrrrr válida!!! Beijinhos, minha Linda!
ResponderExcluirsolteiras-noivas-casadas.blogspot.com
♥
Olá!Boa tarde!
ResponderExcluirLucimar
bem...creio q tudo já foi "escrito" sobre...só espero que haja providências e investigação por parte das autoridades competentes, para que não tenhamos outros.
sim..cabe a cada "consumidor" ficar atentos á mazelas que muitos estabelecimentos, que só visam lucro, nos proporcionam em termos de segurança, e que só tomaremos ciência quando do acontecimento dos incidentes.
Com carinho!
Bela quarta feira!
Beijos
Oi amada, passando no seu cantinho apenas para deixar uma beijoca. Que Deus conrinue lhe abençoar...
ResponderExcluirO problema é que não temos a cultura de "fiscalizar" os ambientes que frequentamos. Corremos muitos riscos diariamente. Pena que o ser humano é corruptível...
ResponderExcluirÓtimas dicas flor,amei
ResponderExcluirhttp://dezapaixao.blogspot.com.br/
òtima postagem Lucimar, que nós e nossos filhos aprendam algo com essa perda inestimável ...
ResponderExcluirPassei para lhe desejar uma linda tarde!
Abçs
My
Oie minha linda! Gostei muito deste post e das orientações dadas nele.
ResponderExcluirBjuusss
Cris
Não gosto de boate e lugares fechados mas adorei as dicas, super válidas! Pena que só lembramos disso após um acidente terrível como esse. :)
ResponderExcluirJá seguindo aqui e seja sempre bem-vinda!
Beijos lindinha! ;*
O blog Me+ está atualizado com pele para #Carnaval2013 \o/.
Curta a FanPage para saber em primeira mão das novidade!
BLOG || FanPage || Instagram || Face
Uma tristeza imensa...
ResponderExcluirBjos
Olá amiga
ResponderExcluirpassando pra deixar um abraço
Bjs fique com Deus!!
Post maravilhoso Lucimar, parabéns!
ResponderExcluirBjinhus
Xuchu
Infelizmente os políticos usam tragédias como essa para se autopromover e fazer politicagem. É preciso mais rigor na fiscalização dos espaços públicos. Excelente abordagem minha amiga. Beijos com carinho
ResponderExcluirOlá amiga, muito bacana o post, eu tive uma conversa séria com minha filha adolescente sobre esses cuidados, não posso impedi-la de passear e de se divertir mas temos que fazer o papel de orientar! Bjooss
ResponderExcluirConcordo com vc aqui mesmo na minha cidade já teve uns que estão querendo aparecer em cima da tragedia e isso é obrigação de fiscalizar não estão fazendo favor algum.
ResponderExcluirEspero que todos a partir de agora fiquem atentos.
Deve-se ficar bastante ligado se os locais possuem o mínimo em requisito de segurança.
ResponderExcluirInfelizmente,no Brasil,precisa acontecer tragédias para que se inicie uma certa mobilização..que também não dá em nada.
E a quantos esses aproveitadores que aparecem na mídia cuspindo merda,nem merecem meu comentário.
Muito oportuna a matéria!
Beijão,Lu!Dani.
O que aconteceu na minha cidade foi uma tragédia horrível. Ninguém pensa olhar os detalhes quando sai para se divertir. Ainda mais jovens. Só depois dessa tragédia que começaram a fiscalizar esses ambientes. É uma dor que ninguém vai conseguir reparar. Vivendo o luto da minha cidade. Beijos.
ResponderExcluirOI LUCIMAR!
ResponderExcluirQUE AO MENOS ESTA TRAGÉDIA SIRVA PARA QUE AS COISAS MUDEM E COMO DIZES, QUE AS PESSOAS COMECEM A SE PREOCUPAR SE EXISTE SEGURANÇA NOS LUGARES QUE FREQUENTAM.
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/ClickAQUI
nem só boates tem que se preocupar com isso...na minha congregação a gente sempre procura se preocupar com a segurança das pessoas apesar de ser um lugar pequeno...
ResponderExcluirbeijus Lucimar.
Muito útil sua postagem. É um alerta necessário.
ResponderExcluirVi seu blog na lista do blog "Siga-me" vim conhecer e já estou te seguindo , vem seguir o meu também
http://cantinhodabiga.blogspot.com.br/.
Tenha um ótimo domingo,
Abigail
Infelizmente o ser humano só tem atitude depois de tragédias....agora fecham todas as casas, agora querem regras mais duras, só funciona assim, porque ninguém respeita as leis, as regras do jogo da vida!
ResponderExcluirBeijo Lisette.
Eu gostei das dicas são muito importantes, e muito triste o que aconteceu na boate
ResponderExcluirInfelizmente tragédias acontecem, muito bom o post.
ResponderExcluir