Como usar o Pinterest

by - quinta-feira, julho 25, 2013

                                            





Olá amigos tudo bem, hoje venho falar de uma nova rede social bem legal que surgiu é o Pinterest, conheci através de duas amigas de blog a Liny do blog Luminoso e a Fran do blog Maria Decorado, me cadastrei e já estou usando e adorando. Essa rede é um pouco conhecida entre as pessoas e quem tem ela não aproveita o que ela pode oferecer, mais ela é uma excelente ferramenta principalmente para os blogueiros que querem divulgar os seus posts do seu blog para outras pessoas. Ela não só serve para os blogueiros mais também para pessoas que não possuem blog, é muito legal essa rede, não poderia deixar de compartilhar com você, se você não conhece o Pinterest eu te convido pra você conhecer ela agora através desse tutorial.



MAIS O QUE É PINTEREST?

Pinterest é uma rede social de compartilhamento de fotos, assemelha-se a um quadro de inspirações onde os usuários podem compartilhar e gerenciar imagens, como de jogos, de hobbies, de roupas, de perfumes, etc. Cada usuário pode compartilhar suas imagens, e recompartilhar os de outros utilizadores e colocá-los em suas coleções ou quadros chamados "Boards".



1-FAZENDO O CADASTRO:

- Clique em:   http://www.pinterest.com

- Vai abrir uma página para você se cadastrar, você poderá se cadastrar escolhendo o Facebook, Twitter ou E-mail. Se você escolheu se cadastrar pelo Facebook você será direcionado para uma página dentro do Facebook onde você deverá dar permissão ao Pinterest para acessar os seus dados, clique em Ok ou Pular essa opção.

- Em seguida você será levado para o Pinterest para preencher um formulário para colocar: nome de usuário, e-mail e senha, a senha pode ser diferente da senha do Facebook que você usa para entrar. Preencha tudo que for pedido.

- Após você terá que escolher 5 categorias da lista nos quais você gosta, a lista tem algumas categorias como, moda, animais, jardinagem, entre outros e continue seguindo passa-a-passo o que se pede:

- Depois de completar você já terá a sua conta criada.



2-CONHECENDO O PINTEREST:

Após de criar a sua conta você verá o seu perfil, você precisará editar o seu  perfil, em baixo do quadrado branco do lado da sua foto tem escrito "Editar Perfil" clique ao chegar na página vai rolando até encontrar escrito "Sobre" aí você descreve alguma coisa sobre você, mais em baixo coloque o estado que você mora, depois  coloque um link de algum site, e salve as alterações.



Ainda na sua página do seu perfil,você verá 3 menus como adicionar+, sobre e o seu nome, basta colocar a seta em cima dos menus.

No "adicionar" são  os assuntos que você colocará nos seus painéis.

No "sobre" você terá as opções de ajuda, botão "pinar", para empresas, carreiras, empresas, etc.

No "seu nome" terá como convidar amigos, localizar amigos, painéis, pins, curtir, etc.

Do lado direito um pouco a baixo você encontra escrito:

Seguidores são as pessoas que  segue você.

Seguindo são as pessoas que você segue.

Abaixo fica os painéis que você vai criar, e na parte superior  dos painéis você tem os painéis privados, esses painéis privados só fica visível pra você ou para pessoas que você quer que  veja. Essa opção é boa para guardar fotos pessoais, sabe aquelas fotos que você tem guardado no seu computador de fotos de aniversários, casamento, fotos de sua vida, você já pensou se um dia o seu computador se quebrar e você perder todas as fotos que você tem no seu computador? Seria um desastre não é mesmo?
Os painéis privados é uma boa solução.



3-O QUE É E COMO CRIAR OS  SEUS BOARDS, PAINÉIS OU MURAIS:

Vamos chamar de painéis, painéis é um lugar que você pode criar qualquer assunto, colocar fotos, para  você  compartilhar, os painéis ficará em categorias, como os marcadores do nosso blog, nos marcadores por exemplo você tem categoria de culinária tudo que for relacionado de culinária você coloca lá, ficará tudo organizado por categorias.Você pode adicionar quantos murais você quiser os painéis são infinito.



CRIANDO UM PAINEL:

- Vá até a sua página encontre essa imagem em forma de uma quadrado "Criar um Painel" conforme a imagem abaixo.

                                          

                                        createaboard







 Clique em criar um painel vai abrir uma página como essa abaixo, escolha um nome para o seu painel, e clique em ''criar um painel" veja um exemplo abaixo coloquei o título Receita Boa um dos marcadores que tenho aqui no blog.

Pronto você já criou o seu painel, se você quiser ter certeza que o seu painel foi criado, clique em cima do seu nome e clique em painel, lá você verá o seu painel já pronto.





4-O QUE UM PIN E COMO CRIAR:                                                   

O pin são imagens que você coloca dentro do seu painel, imagem em relação ao assunto no painel, que você acabou de criar,  clique no menu Adicionar+ vai abrir essa página abaixo:





Você terá duas opções:

-Adicionar um pin lá você coloca a URL um (link) de uma  página que você quer,  vai abrir uma página com opções de imagens.



-Enviar um pin  você clica sobre ela vai abrir uma página pra você selecionar uma imagem do seu computador, você escolhe a imagem, espera a imagem aparecer coloca o nome do painel por exemplo Receita Boa, escreve algo sobre a imagem não pode ficar em branco, cole o endereço da postagem e clique em pinar o seu pin estará pronto. Veja um exemplo abaixo:

                                         









5-EDITAR, EXCLUIR O PAINEL:

Ir para o painel e clique em Editar
Ou então, abrir o painel clique em Editar Painel
Faça as alterações para a informação bordo 


Clique em Salvar alterações
Use o botão Excluir o painel se você deseja excluir permanentemente o seu painel
, quando você exclui um painel, todos os pinos que a painel também são excluídos. Você também pode excluir os pinos que você criou. Não se pode restaurar pinos excluídos ou painéis, por isso tome cuidado!




6-OPÇÕES DO PINTEREST:

Você pode repinar os seus paineis ou seja você enviar aquele painel para os seus amigos, ou pode compartilhar um painel de um amigo para os seus painéis, basta ir até nos painéis do seu amigo coloque o mouse em cima da imagem que você quer clique em repinar vai abrir uma página escolha algum dos seus painéis que combine mais com aquela imagem escreva alguma coisa e pine.

Pode comentar o painéis de outros amigos, basta colocar o mouse na imagem.
Pode curtir.

Pode enviar pelo e-mail.

Pode incorporar.




7-PINTEREST NO SEU BLOG:

Você pode enviar os seus painéis para o seu blog, e assim você liga o Pinterest ao seu blog, por exemplo você pode criar uma página só para os painéis do Pinterest e levar para o blog faça da seguinte maneira:

-Clique na imagem de um dos seus painéis vai abrir uma página no lado direito você terá algumas opções pra escolher como por exemplo: curtir, tweetar, incorporar, denunciar, e enviar por e-mail, veja o exemplo abaixo:

                                               



Clique em incorporar vai abrir uma página vai aparecer as  dimensões da largura e altura do  blog, selecione o código, copie o código, vá até o seu blog em uma nova postagem, clique em html e insira o código visualiza se estiver certo publique. Abaixo da imagem que você incorporou terá um link que levará para o seu Pinterest.

Veja um exemplo fiz em um dos meus painéis:

                                









8-SEGUINDO AMIGOS OU PAINÉIS:

Para seguir alguém vai até no perfil da pessoa, se você quiser seguir só ela clique seguir de um dos painéis dela, ou se quiser seguir  todos os painéis dela clica em "SEGUIR TODOS"

 Você pode deixar de seguir pessoas ou painéis, a qualquer momento - a pessoa não será notificado.

Para parar de seguir os painéis dela você terá que ir em cada painel dela e parar de seguir  individualmente, se você clicar em parar de seguir todos os painéis dela de uma só vez você também vai parar de seguir a pessoa então muito cuidado.



9-LOCALIZANDO AMIGOS PARA SEGUIR:

-Clique no seu nome e clique no menu "localizar amigos", você irá para uma página lá tem uma lista dos amigos do Facebook que possuem o Pinterest, caso você tenha se cadastrado pelo Facebook, basta clicar em seguir.



-Na mesma página também tem uma lista dos amigos que não possuem o Pinterest você pode convidar eles para o Pinterest basta digitar o e-mail.



10-COLOCANDO VÍDEO NO PINTEREST:

Você pode colocar vídeos em seu Pinterest, basta clicar em adicionar+, escolher a opção "Adicionar um Pin", colar a URL do vídeo e clicar em localizar imagens, espere  a imagem aparecer, escreva algo sobre o vídeo e clique em ''Pinar".



Amigos é isso, nós blogueiros temos que aproveitar o máximo das redes sociais, deixo aí o meu perfil do meu Pinterest, se você quiser me seguir lá é só clicar que eu sigo de volta, o link é esse:

http://www.pinterest.com/lucimardasilva/com



A minha página do  Pinterest é essa abaixo, vem me visitar vou adorar a sua visita, beijos e até a próxima:

           









Até o Próximo
Beijos!
Lucimar
 
 



Confira também

50 comentários

  1. Oi Lucimar! Já tive perfil no Pinterest, é bem interessante, mas desfiz porque não utilizava muito. Boas as dicas para quem quer abrir um perfil
    http://duasepocas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que pena Fernanda, criei o meu perfil e estou adorando usá-lo, é mais uma ferramenta que os blogueiros tem nas mãos, beijos Fernanda.

    ResponderExcluir
  3. Oi Lú, que bom saber eu nunca tinha ouvido falar a respeito preciso me atualizar mais neh? rsrs, mas vou conferir de perto...bjimmm
    www.bybeiju.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oieee...que interessante Lú, amei o post. Isso com certeza irá me ajudar no meu trabalho de marketing.

    Beijooooo
    http://jeitodeservoce.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Que legal!Ótimas dicas.Vou guardar pra ler depois das férias, com calma e talvez fazer o meu. bjs praianos,chica

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde linda flor! Que maravilha você ter feito esse post. Eu tenho a minha página no Pinterest, mas te confesso que não sabia usar. Com esse post já comecei a melhorar a minha página. Muito obrigada minha flor, você me ajudou muito. Flor terá post novos todos os dias lá no meu cantinho. Quado vocês quiser me visitar eu irei amar. Tenha um lindo e abençoado dia. Bjs
    Cantinho by Giuly's

    ResponderExcluir
  7. Olá Lucimar, o Pinterest é bom mais uma ferramenta para divulgar os post e o Blog em si...a muito tempo eu procuro o gadget dele para por na sideral de meu Blog e não só nas postagem....beijossss ...ótima explicação de como usar ......sol

    ResponderExcluir
  8. Muito legal, já vi muita gente usando, já tentei começar, mas deu preguiça...depois vou lá de novo! rsrsrs
    bjo

    ResponderExcluir
  9. Eu não conhecia, bom saber Lucimar vou procurar me inscrever também, beijos.

    http://cidocemulher.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogCiDoceMulher

    ResponderExcluir
  10. Já uso há muuuuuuito tempo. Bom demais!
    Boa quinta pra vc.
    http://blogtokabrasil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Também não conhecia,valeu pelas informações vou procurar me inscrever também!
    lindo final de tarde!
    bjos

    ResponderExcluir
  12. Amei a dica Lucimar,não conhecia essa rede social,estou indo agora conhecer,valeu por compartilhar e obrigada pelo convite,bjssss

    ResponderExcluir
  13. Eu uso faz tempinho já, mas mais pra pegar imagens do que para colocar hahah

    Beijos
    http://heyealaysa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Bem legal Lucimar,ainda não conhecia essa rede social!
    Bjs e obrigada pela dica...
    http://vaidosaseinteligente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. que legal, ótima dica!
    bju
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. OI AMIGA
    NÃO CONHECEÇO. MAIS PRETENDO DA UMA OLHADINHA.FELIZ FIM DE SEMANA COM BASTATE SOL PARA AQUCER O NOSSO CORAÇÃO.UM ABRAÇO.
    ANA

    ResponderExcluir
  17. oi Lucimar, adorei a sua visita ao meu blog, fique a vontade e seja sempre bem-vinda, bjus fique com Deus Rejane

    ResponderExcluir
  18. Deve ser uma rede social e tanto!Quando obtiver de tempo, verificarei.Bjs e uma ótima tarde,lindinha.

    ResponderExcluir
  19. Obrigada Lucimar pela visita, tenha um excelente final de semana com muita paz.
    Obrigada pelo belo post, eu sou "veinha" e não entendo nada de net, mas você clareou as idéias. Valeu garota!
    Bjs
    Nely

    ResponderExcluir
  20. Eu já conhecia, mas não tenho uma página. Só entro pra ver o que as pessoas postam. Bjus!

    galerafashion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi Lucimar, boa noite minha amiga! Tenho o Pinterest e entro só para olhar, não sabia de verdade como usar, muito boa a aula que você esta dando aqui, te confesso que não li tudo, mas já coloquei algumas coisas em pratica lendo o seu post, volto para aprender mais...
    Beijos com carinho e tenha um doce final de semana
    Marilene

    ResponderExcluir
  22. Eu gostei,Lu principalmente porque tenho uma página mas não sei usar direito tudo que o site oferece.Vou te seguir tb!bjs,

    ResponderExcluir
  23. Dizem que essa rede social é ótima, muito bom a explicação, Lucimar te desejo uma boa noite.

    ResponderExcluir
  24. Eu adoro o Pinterest.. adoro pinar minhas fotos la!
    Já estou te seguindo!!
    Tenha um lindo final de semana!!!
    Beijinhos
    Desi
    http://artesdadesi.com

    ResponderExcluir
  25. Amei as dicas!
    Vou dar uma olhadinha :)

    beijinhos ;*

    http://noostillo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Gostaria de te fazer um pedido, pois sou finalista com a minha poesia “Boa Noite Amor” num concurso, Poesia no Blog. www.ostra-da-poesia.blogspot.com, poderia contar com o seu voto? (A votação termina no sábado dia 27/07/2013).

    Para votar o link é este: http://ostra-da-poesia-as-perolas.blogspot.com.br/ Clique na caixa amarela do lado direito e em enviar, preencha o que pede principalmente o link do seu blog. Depois logo abaixo entre na porta do Chatilhando e preencha novamente para que o voto seja validado.

    Beijos na sua alma...

    ResponderExcluir
  27. Eita que massa, ja gostei, vou fazer (:
    não conhecia essa rede social ainda..
    obrigada pela dica Lucimar, bjs

    Coruja Essência

    ResponderExcluir
  28. Boa noite!!
    Vou ver se consigo fazer , sou meio lenta nisso, mas
    quem sabe minha filhota faz pra mim, gostei de saber
    Abraços de bom final de semana
    Bjuss
    __________Rita!!!!

    ResponderExcluir
  29. Muito legal o post Lucimar!Fico feliz que voc~e esteja gostando do Pinterest que é na atualidade minha rede social preferida!!!
    Bjus

    Tem novidade Make B. no blog hoje,vem conferi!!!
    http://blogluminoso.blogspot.com.br/2013/07/lancamento-make-b-rio-sixties-e-eau-de.html

    ResponderExcluir
  30. Passei para fazer uma visitinha ao seu cantinho.através da agenda de Blogs.PARABÉNS! Aguardo sua visita bjus!
    http://educandocomaprofessoravanessa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Muito legal você ter ensinado como usar o Pinterest até porque eu não sabia como mexer nele, só via que tinha várias coisas legais. Adorei o post!

    Passa lá no Just Babis (:

    ResponderExcluir
  32. O Pinterest é bem legal, já usei algumas fotos de lá para ilustrar postagens do blog.
    plumasepaets.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Oi linda, tudo bem?
    Adorei o post, pois adoooorooo o pinterest, colecionar imagens maravilhosas de casamentos e casa nova:)

    Ah, obrigada pela visita no meu blog.

    Bjão, linda!

    ResponderExcluir
  34. Oi Lucimar, passando para te desejar um ótimo começo de semana de muita paz!
    Bjus

    http://blogluminoso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. olá Lu eu uso esta rede tem pouco tempo e estou gostando muito,passando para agradecer sua visita lá no blog bjus e ótimo finalzinho de domingo.
    http://essenciaffeminina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Lucimar,
    Adorei o tutorial, confesso que não sei usar direito o pinterest, acho que por isso não. Na verdade não sabia nem pra que servia. tks pelas dicas.
    Bjs,

    www.garimpus.com

    ResponderExcluir
  37. Que legal fiquei conhecendo agora e achei o tutorial bem prático...Beijos flor

    Brilho de Glitter
    FAN PAGE | FLICKR | INSTAGRAM

    ResponderExcluir
  38. Parece ser legal, fiz até uma conta pra me, depois vou mexer mais um pouco nele.

    http://paisdeblogueiros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  39. Bom dia Lucimar,linda semana a ti!!!
    Tem DIY no blog hoje,vem conferi!!!
    http://blogluminoso.blogspot.com.br/2013/07/diy-vaso-feito-colher-plastica.html

    Bjus mil ♥

    ResponderExcluir
  40. Oi Lucimar.
    Já estou te seguindo no Pinterest. Eu tive que aprender sozinha a usar, por isso acho ótimo vc ensinar como usar.
    Boa semana.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  41. Eu nunca tinha ouvido falar desse Pinterest, vou conhecer, valeu a dica.
    Beijo
    Boa segunda

    ResponderExcluir
  42. ótima dica, já separei e qdo tiver 1 tempo, vou dar uma olhada...
    oi amada, passando para desejar uma semana com muita saúde, amor e paz!!
    bjs
    tititi da dri

    ResponderExcluir
  43. nossa Lu que bacana esse post, morro de medo de mordida de animais,rs
    bjooo

    ResponderExcluir
  44. Já ouvi falar do Pinterest mas não tenho perfil lá, muito legal vc disponibilizar um post assim com tudo tão explicadinho.

    Gostei muito do seu blog, um dos melhores que já visitei, vi que tem Jota Neto ai do lado, sou apaixonada nas musicas dele, um cantor explendido!

    FB http://detudoumpouco28.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir