Mordida de Animais como se Prevenir

by - domingo, junho 12, 2022

                                           


         
Existem animais domésticos que podemos conviver com eles em casa, e tem outros que não podemos conviver pois eles são perigosos e pode ameaçar a vida do homem. Tanto animais domésticos como os selvagens eles pode ser uma ameaça quando eles nos ataca em forma de se proteger, e muitas vezes eles podem transmitir algumas doenças para o homem, outros podem até matar com o seu veneno. E o que fazer se uma animal morder ou picar? Veja como se cuidar e prevenir:

Cachorro:
Os pais primeiramente deve ensinar os filhos como lidar com os animais, nunca devemos mexer com a comida do cachorro quando ele está comendo, mesmo que seja o seu cachorro que você cuida, nem puxar o rabo dele. Caso o cachorro venha morder a primeira providência é lavar o ferimento com água e sabão. Porém alguns casos dependendo do pote do animal e do tipo da mordida, o tratamento deve ser em um atendimento hospitalar, mesmo que seja aquele cachorro de sua confiança.

Arranhões de Gato:
 
A preocupação é a mesma do que a do cachorro. É importante destacar em relação aos ferimentos provocados pelos animais, é importante ter certeza que eles não são portadores da raiva. Procure prender o animal e ficar observando durante 10 dias. Depois que o animal morder a pessoa ela deve ser levada em um médico pois pode haver perigo de hidrofobia ou de tétano.

Como se cuidar:
A ferida deve ser lavada com água limpa e sabão, recomenda-se que a água escorra por alguns minutos sobre o ferimento, a vítima deve ser levada para um hospital, mais antes a vítima precisa remover todo o sabão do ferimento após a lavagem, para que não atrapalhe a ação dos medicamentos, caso haje necessidade de serem usados pela equipe de atendimento.

Algumas recomendações que devem ser seguidas para evitar acidentes com animais domésticos:
  • Vacinar todos os animais domésticos fique atento as campanhas de vacinação.
  • Ensinar as crianças a não mexer, nem brincar com cachorro e gato estranhos.
  • Se o animal apresentar sintomas de raiva, fugir ou morrer providenciar logo o tratamento anti-rábico da vítima.
  • Se ficar em dúvidas sobre a contaminação do vírus a raiva, então fique em observação sob o animal por dez dias.

Picada de Abelha ou Marimbondo:
Eles atacam as vítimas quando são perturbados e como forma de se proteger,eles têm um ferrão no abdômen como de algumas formigas. O seu ataque pode ser fatal, por falência renal ou cardíaca.

Sintomas:
O seu veneno pode provocar reações como dor, edema, bolinhas, placas na pele e vermelhidão, em pessoas que são alérgicas as picadas podem levar um choque anafilático e pode até matar a pessoa.

O que fazer?
Se for apenas 1 picada faça uma compressa com água fria para aliviar a inflamação. Se for várias picadas levar imediatamente para o médico retirar as picadas dos ferrões. Ao espantar uma abelha faça movimentos lentos e sem pressa, não toque no inseto para não dar a reação de defesa.


Lagarta:
As lagartas ou Taturanas são animais perigosos e possuem cerdas tóxicas.

Sintomas:
São intensa dor, inchaço e vermelhidão, existem lagarto conhecido como Lonomia que além de deixar uma inflamação no local, pode desencadear distúrbios de coagulação e sagramento até a morte.

O que fazer?
Procurar um médico e tomar soro para esse tipo de caso.


Piolho Cobra:
 
São animais que possuem dois pares de patas em cada segmento corporal. Se parece com as lacraias e centopeias e adora ficar em lugares bem escuros como sapatos. Eles não tem presas mais quando são esmagados soltam toxinas que podem causar inflamação e pigmentação escuras na pele, e se entrar em contato com os olhos podem até cegar. Toxinas é a produção de doenças como bacterianas, tétano, botulismo, zootoxinas, provoca danos á saúde de um ser vivo ao entrar em contato.

O que fazer?
O ideal é lavar com água e sabão.


Besouro:
No Brasil existem 2 famílias capaz de atingir o homem através de substância químicas eliminadas quando o animal é tocado ou esmagado.

Sintomas:
São bolhas, ardor, mucosas, irritam a pele e coceira, esse tipo de acidente é muito comum nas regiões do Centro-Oeste e Nordeste, mais pode acontecer em qualquer lugar do Brasil.


Mordidas de Humanas:
Lavar cuidadosamente e desinfetar com água oxigenada ou mercúrio.


Animais Peçonhentos:
Animais peçonhentos são aqueles que produzem veneno. Geralmente tem ferrão no qual enjetam o veneno nas suas vítimas como as aranhas, os escorpiões e as lacraias são alguns exemplos de animais peçonhento veja:

Escorpião:
 
Distingue-se por um par de tenazes, quatro pares de pernas marchadoras e um apêndice caudal, munidodum acúleo venenoso. Suas picada é dolorosa e a de algumas espécies tropicais pode ser mortal em crianças e adultos. No Brasil a cerda de 50 espécies de escorpiões.

Sintomas:
Ao ser picado a pessoa sente dor no local, mas com uma melhora na maioria dos casos.

O que fazer?
Após a picada a vítima precisa aplicar compressas quentes e tomar analgésicos para diminuir a dor até chegar a um serviço de saúde.


Aranha:
 
As Caranguejeiras e as Tarântulas são muito comum mas não causam envenenamento, aquelas aranhas que se encontram em muitas casas também não oferecem perigo. Mais a mas perigosa são a Viúva Negra que se encontra mais no Nordeste, a Aranha-Marrom que é encontrada mais no Sul e a Aranha Armadeira que é encontrada no Sudeste.

Sintomas:
Os sintomas pode haver inchaço, dor no local junto com contrações musculares, vermelhidão, agitação, febre, suor e até choque anafilático.

O que fazer?
Fazer uma compressa de água quente, tomar um analgésico contra a dor, não amarrar o  local da picada para não reter a toxina.


Lacraia:
 
É também chamada de centopeia, é um animal cujo veneno causa bastante dor ao acidentados. Elas gostam de ficar em lugares quentes e onde há lixo, injetam veneno que está presente em glândulas do tronco.

Sintomas:
Causa vermelhidão, dor, e se chegar em lugares muitos raros na pessoa pode dar dor de cabeça, ansiedade, mal estar e vertigem.

O que fazer?
Fazer uma compressa de água fria, lavar bem o local com água e sabão e procurar o médico.


Cobras:
 
O que fazer se a pessoa for mordida?
Amarre no próprio local do acidente, o local logo acima da picada, pegue um canivete esterilizado e faça dois cortes em forma de cruz em cima do lugar picado. Deixe sagrar bastante, vá sugando a ferida com a boca e cuspa o sangue junto com o veneno. procure o médico imediatamente, o soro antiofídico deve ser aplicado até 6 horas após o ferimento. Picadas de aranhas e escorpiões é o mesmo aplicado para mordidas de cobras.

Veja como se prevenir de animais peçonhentos:
  • Sempre manter o quintal e terrenos baldios limpos, não deixe acumular entulho nem lixo.
  • Evite plantar bananeiras ou folhagem próximas as residências.
  • Não ande em matagal, lixo acumulado, restos de material, pois animais como cobra, escorpiões, aranhas gostam de se esconder muito nesses locais.
  • Ao escurecer os escorpiões e as aranhas entram sem bater nas residências, então proteja as frestas das janelas, soleiras das portas com saco de areia, colocar telas nas janelas, tampar os ralos, tanque.
  • Colocar os lixos dentro dos sacos de plásticos e manter fechados para evitar moscas, baratas e outros insetos.
  • Feche os buracos dos muros e portas e janelas, para evitar ratos e cobras.
  • Examinar os calçados, roupas e toalhas antes de usá-los. Ao calçar os sapatos ou botas em locais que existe cobras veja dentro antes de usá-los.
Então todo cuidado é pouco, mesmo que os animais sejam nocivos é preciso saber como se prevenir.

Até o Próximo!
Beijos!
Lucimar




Confira também

53 comentários

  1. Boa tarde

    Um texto excepcionalmente muito bom..
    Obrigado pelas informações que guardarei sem qualquer dúvida

    Fique feliz

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde.. bela informação... mas...tenho panico destes bichos, a cobra então...até fiquei de cabelos em pé de arrepiada..

    Beijo, e uma boa semana.

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas!! É otimo a gente saber dessas coisas, pq as vezes a gente nao sabe como reagir!!
    Uma vez fui mordida por uma lacraia e entrei em desespero pq nao sabia como reagir kkkkkkkkk
    Mas morro de medo de ser mordida por um cachorro tbm kkk
    Beeijos

    http://mardeaquarela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada pela informações! é muito bom saber como agir nessas situações! dá arrepios mesmo de ver...
    Linda semana!
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas, muito legal e é bom saber para prevenir! bjo
    www.vivaverdevivabem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. muito instrutivo o post, hoje passei tambem para desejar uma maravilhosa semana para voce!!!um beijo!!!

    http://www.gostandodavida.com/

    ResponderExcluir
  7. Estou retribuindo a sua visita e muitas mais se seguirão de certo.
    Gostei muito deste post, muito informativo, com boas instruções sobre como proceder em caso de perigo. Muito útil!
    Um beijo, Lucimar!

    ResponderExcluir
  8. Quando era criança fui mordido pelo cachorro da vizinha, não tenho muita lembrança mais até os 7 anos, fiquei com a cicatriz na perna direita. Ano passado, fui mordido por um escorpião que estava no pano de chão do banheiro da minha casa, pensei que ia morrer. Fui ao médico imediatamente e fui informado que não corria risco por causa da especie do animal. Graças a Deus! Espero não ser mais vítima...

    Lucimara, estou com uma campanha lá no blog #TrocandoCartas Participe, será legal! http://blogdocarloshamilton.blogspot.com.br/2013/07/trocando-cartas.html?showComment=1375119735361#c1242444237950216490

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. oii que blog lindo parabéns adorei demais o seu cantinho, e o post é muito inútil para que tem cahorros em casa como eu Rs', agora com prazer sou seguidora,se puder depois visite meu blog, eu ficar muito grata, beijos e ótimo dia!!
    http://diariodecoralinejones.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Ótimas recomendações, mas me deu um certo medo rs

    Adolecentro

    ResponderExcluir
  11. O post ficou ótimo e meio aterrorizante também, rsrsrs
    Beijo
    Boa terça

    ResponderExcluir
  12. adorei as dicas obrigada pela visita bjs

    ResponderExcluir
  13. Boa noite linda flor! Que maravilhosa e importantíssima postagem que você fez. Foi muito esclarecedora e as dicas foram essenciais.Muito obrigada por fazer postagens tão importantes para o nosso dia a dia. Flor tenha uma linda e abençoada semana. Tem postagem nova todos os dias no meu cantinho. Bjs
    Cantinho by Giuly's
    www.excessodegostosura1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Adorei as dicas, criança mexa tudo mesmo.

    bjokas =)

    http://meusegredosbell.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Dicas perfeitas,
    é isso aí.
    COm carinho e cuidado.

    ResponderExcluir
  16. Olá amiga Lucimar
    Uma postagem bem proveitosa, visto que, levamos mordidas de bichos e principalmente de insetos ou animais de pequeno porte e não damos muito a atenção e quando vamos ver pode se transformar num problemão

    Abraços,
    Trocyn Bão - Thiago

    ResponderExcluir
  17. Nossa tenho pavor da maioria dos bichos que você postou e morro de medo de ser picada, uma vez quase aconteceu por uma abelha, mas la não deixou o ferrão. Ótimas dicas!!!

    Bjokas
    Leca
    Comunidade da Beleza.

    ResponderExcluir
  18. Muito feliz estou aqui nessa noite
    a vida derrepente nos faz sorrir de alegria.
    Hoje venho avisar ,
    que seu blog estará em destaque na minha postagem.
    Vou fazer a postagem agora.
    Uma linda semana beijos ,Evanir.

    ResponderExcluir
  19. Ótimo Post Parabéns Lucimar Seu Blog sempre com dicas maravilhosas Beijos http://katsouza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Super interessante o post!
    Algumas coisas que você citou realmente
    eu não sabia. Beijos Lucimar!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Olá amiga,obrigada pela visitinha,e por todas as informações!!!Amo sua atenção!!!
    Volte sempre!!!
    Beijos, Marie.

    ResponderExcluir
  22. Lucimar, são dicas preciosas, todos os pais e as babas ou quem cuida das crianças tem de ter essas informações para evitar males maiores.

    Ótima postagem!

    Abraços e carinhos,
    Mynda

    ResponderExcluir
  23. Muitíssimo importante esse post Lucimar,as vezes nem sabemos como proceder em casos de acidentes com alguns desses animais,muito esclarecedor...
    Bjs linda,fique com DEUS!
    http://vaidosaseinteligente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Amei as dicas Lucimar
    Muito importante para o nosso dia a dia
    Bjkas
    segredosdaluma.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. mais um excelente post de utilidade pública! as dicas são ótimas, e isso pode acontecer com qualquer um né!? é ótimo saber e se prevenir

    Beijos
    http://heyealaysa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Excepcional, amada!
    Tenho um filho de 1a e 8m e temo mto pela segurança dele, claro.
    Vivo de olho!!!
    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  27. Nossa Lu q bacana, vc sempre traz posts muito util para o nosso dia a dia, sempre bem esclarecido e orientador, mais uma vez adorei... segurança é tudo!!

    bjss

    www.historiasdeumamaeapaixonada.com

    ResponderExcluir
  28. Muito bom Lu, eu tenho medo da picada de qualquer bicho e tenho um certo nojo de alguns, Deus me livre disso, mas caso ocorra já sei o que fazer.
    Abraços
    http://honrandoochamado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Boa matéria, principalmente na parte de orientação para as crianças.
    Agora, não posso nem olhar para fotos de aranha que me arrepio - não gosto delas. Lá em casa, por ter muito verde, elas estão sempre pelas varandas, com suas teias e tenho que matá-las todo final de semana. Duas ou três vezes já apareceram essas gigantescas dentro de casa, Jesus!!!

    Abração e lindo dia.

    ResponderExcluir
  30. Adorei o texto, tenho pavor de lacraia, só de pensar me dá aflição rsrsrs, ótimas dicas, bjo!!!
    http://aindasouvaidosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Muito legal o post Lucimar,muito esclarecedor (dá medo até de pensar na mordida desses animais...)

    Tem post novo noLuminoso,vem conferi!!!
    http://blogluminoso.blogspot.com.br/2013/07/sobrenatural-2-insidious-chapter-2.html

    Bjus mil

    ResponderExcluir
  32. ¡Hola Lucimar!!!

    ¡Nos dejas un importante texto! E importes cosejos.
    Es un pribilegio conocer tu blog- del cual se aprede mucho sobre como debe uno comportarse en caso de que cualquier animal nos muerda.
    Gracias por compartir tu sabiduría con todos nosotros.

    Te dejo mi gratitud y mi estima un abrazo y se muy feliz.

    ResponderExcluir
  33. Nossa quanto bicho que tenho medo ixxi kkkkk
    Mas gostei do post!!!
    bjins
    FB
    http://miimix.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Lacraia já capturei várias.
    Joguei todas no mato bem longe de casa.
    Não costumo matar.

    ResponderExcluir
  35. amiga de cobra e escorpião vou direto para o hospital rs que medo rs

    venho te oferecer o selinho do dia do amigo, infelizmente tarde pois ainda estou sem net mais não podia deixar esse dia passar em branco
    linda noite bjs

    http://palavrasdemenina2010.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Olá amiga Lucimar, desculpe s a demora para vir agradecer sua visita e por seguir meu blog, falta de tempo mesmo. Mesmo com a idade que tenho, ainda não estou aposentada e ensino, dai a demora, pois o trabalho me absorve muito o tempo.
    Quanto ao seus posts adorei, e este com todas estas informações são necessárias para o nosso conhecimento.
    Obrigada por compartilhar.
    fica com Deus uma noite abençoada e um amanhecer feliz. Bjuss

    ResponderExcluir
  37. Olá!Boa noite
    Lucimar
    Há sempre aquele alguém que diz que só não acreditamos porque ainda não aconteceu conosco... Mas, presos a estes argumentos, cremo-nos imunes à tudo. Afinal, se não cremos que algo existe, não há como crer que vá acontecer conosco. Até que um dia... Acontece... Um dia, contudo, estas pessoas passam por este tipo de experiência... são os casos dessas mordidas, e nunca sabemos direito dessas importantes dicas, que muitas vezes negamos à difundi-las...parabéns pela postagem!
    Obrigado pelo carinho da visita
    Bela semana
    beijos

    ResponderExcluir
  38. Bom Dia Lucimar!!!
    Passando para avisar que tem post muito cute no blog hoje!!!

    http://blogluminoso.blogspot.com.br/2013/07/os-filhotes-fofos-do-mundo.html

    Bjus

    ResponderExcluir
  39. Oi
    Lucimar!!!!

    Seu post muito interessante!!!! obrigado

    Passando para agradecer seu carinho de sempre
    Adoro suas vsts,és muito bem vinda !!!

    Um tarde linda pra vc
    Bjão

    ResponderExcluir
  40. Muito boa a postagens, ótimas dicas!
    Tenho pavoorrr de certos bichos, rs.

    Bjs

    http://blogamandalovato.blogspot.com

    FB

    ResponderExcluir
  41. Tirando o cachorrinho eu tenho pavor só de pensar!
    Cachorro é mais amigo!
    Bjs

    Blog Joyce MakeUp | Fan Page

    ResponderExcluir
  42. É engraçado como existem pessoas que gostam de criar esses tipos de animais... prefiro cão e gato mesmo rss, bem interessante o post Luci... beijos beijos amiga!

    ¦ Blog Dany's Place

    ¦ Tutorial e Dicas

    ResponderExcluir
  43. Pavor dos ofidios, Lucimar!!!
    Beijos, querida.

    ResponderExcluir
  44. Muy interesante tu post!!
    Besos, desde España, Marcela♥

    ResponderExcluir
  45. Deve doer muita haha , que medo ! Adorei as dicas

    Beijos , FB
    http://karolina-macedo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  46. Ótimo post,minha sobrinha foi arranhada por um gatinho a alguns meses e até hoje ela tem a cicatriz no rostinho!
    Beijos querida,fica com Deus!

    Brilho de Glitter

    FAN PAGE | FLICKR | INSTAGRAM

    ResponderExcluir
  47. Ótimo post , super interessante....
    Obrigada pela visita
    Bj

    FB
    www.facebook.com/pepperbijux
    www.pepperbijux.blogspot.com

    ResponderExcluir
  48. Muito bom Post.Muitas pessoas quando são atacadas por algum animal,não sabem que medidas tomar;entram em desespero,ou suas ações perante ao ocorrido são totalmente erradas.Parabéns!

    Beijão,Lu!Dani!

    ResponderExcluir
  49. Adorei as dicas! confesso que só de olhas as imagens me arrepiei inteira...

    Tenha um lindo final de semana!!

    Beijinhos
    Desi
    http://artesdadesi.com

    ResponderExcluir
  50. Nossa, não me dou bem com aranhas... serioooo
    quase morri só de ler o nome ...
    shuahsauhsu...
    vou sonhar de noite agora e a culpa é tua... hehe
    brincadeira
    beijos
    bf

    ResponderExcluir
  51. O marimbondo só te ferroa se vc tocar nele. Se ele pousar em vc e vc ficar quieto, ele acaba voando e não te ferroa. A abelha já é um pouco diferente. Ela pode te ferroar ou não.

    ResponderExcluir
  52. Uma das piores coisas que tem é levar mordida, principalmente de animais mais bravos. Seu post é muito útil!

    garotastarfashion.blogspot.com

    ResponderExcluir