Trabalho Infantil Ainda Existe

by - quinta-feira, janeiro 23, 2014

                                                           
.                                                          


Você já deve ter ouvido falar nessa frase: "lugar de criança é na escola". É verdade a criança precisa estudar para ser alguém na vida, pois uma pessoa sem estudo não terá condição de conseguir um trabalho bom. Mais infelizmente tem alguns lugares no Brasil e no mundo que o trabalho infantil prevalece, ou seja os estudos não é prioridade na vida de algumas crianças.

Mais a pobreza pode dar o início ao trabalho infantil, famílias sem condições financeira faz com que as crianças larguem os estudos para começar a trabalhar fora. Um exemplo que vimos muito por aí são crianças no trânsito, crianças pequenas que deveria está na escola aprendendo  e  brincando aproveitando a sua meninice estão com as suas mãos ocupadas vendendo doces, balas, lavando retrovisor dos carros, fazendo marabalismo.

Nas cidades rurais o trabalho infantil é explorado nos campos, fazendas onde as pessoas são mais humildes.

 

Mais a exploração do trabalho infantil sempre está ligada a pessoas que querem ganhar dinheiro com as crianças elas aproveita a mau situação da vida financeira da família, muitas vezes são a própria família que explora as crianças, não só nas ruas mais também na exploração sexual que é ainda pior. O Brasil está entre os países que mais explora o trabalho infantil. Pois a criança que tem a infância roubada, tem grande chance de se tornar no futuro uma prostituta ou um marginal.

 A criança que trabalha ela não se desenvolve como as outras crianças que estuda, ela não sabe o que é ser criança lugar de criança é na escola e não nas ruas. É errado colocar uma criança para trabalhar cedo, tendo a responsabilidade de uma pessoa adulta, dar um fim ao trabalho infantil é de responsabilidade do poder público, da sociedade, dos pais e organização em geral para ajudar acabar com o trabalho infantil.O trabalho infantil é proibido por menores de 14 anos, dá cadeia e é crime, a criança perde o melhor de sua infância, as crianças são esquecida pelas autoridades, só são lembradas em época de eleição. 

Confira também

43 comentários

  1. Olá Lucimar!!
    Tenha um ótimo dia!!
    Que belíssimo post falando do trabalho infantil que não deveria existir pois toda criança tem direito a educação e brincar livremente sem ter que se esforçar!!
    Adorei esse post está muito rico de informações!!
    Beijos
    http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu

    A vida começa difícil para muita gente desde a infância.
    Se quem estuda já é uma luta para arrumar um bom serviço com um salário digno, imagina quem não tem essa oportunidade.

    Triste a realidade do nosso pais.

    bjokas e que seu dia seja de bençãos =)

    ResponderExcluir
  3. Oi Lucimar

    Amei o post!
    Muito bem lembrado, até porque muitas vezes nos esquecemos disso, mas é verdade ainda existe muito trabalho infatil por ai, sendo que as crianças tem que ter primeiro um bom estudo para depois ter um bom trabalho!
    Quero avisar a você que eu te indiquei em um selinho
    Confira aqui
    Beijos *_*

    ResponderExcluir
  4. Boa Noite LU

    Poste fantastico e muito sensível! Gostei

    Beijinho

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post! As crianças trabalham e não estudam, no futuro vão ser analfabetas e desse jeito, o Brasil não vai pra frente :(

    Beijos,
    http://diariodasquatro.blogspot.com.br/
    FB

    ResponderExcluir
  6. Muito bom este assunto que você postou.Acho que nossos go-
    vernantes deveriam pensar sobre esse assunto c om muito ca-
    rinho.

    Beijos
    www.heyealaysa.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Lucimara.
    Me da nojo quando vejo essas imagens, nojo de morar no Brasil, um país tão rico e cheio de desigualdade social.
    Mais um dia, tudo explodirá.
    Desculpa o desabafo.
    Beijos Lua Singular

    ResponderExcluir
  8. É muito triste ver criança trabalhando enquanto deveriam estaar estudando e brincando, fico bem triste com tudo isso
    bju
    Estou Crescendo

    ResponderExcluir
  9. Querida amiga

    E diante de tanta
    injustiça,
    há os que ainda tentam
    tornar mais brandas
    as punições a este
    tipo de crime.

    Cada dia, um sonho.
    É o que desejo
    aos que ocupam o meu coração.

    ResponderExcluir
  10. Um assunto por demais importante para ser esquecido. Muito difícil de erradicar especialmente quando as famílias têm tantas dificuldades económicas. Criança deveria brincar e estudar e aprender a responsabilidade através de tarefas de acordo com a sua idade, nunca a trabalhar.
    xx

    ResponderExcluir
  11. Que triste realidade!!Aqui na cidade tb vemos meninos e meninas nos sinais, nas portas doas lojas, lavando vidros de carro fazendo malabares, uma realidade difícil de mudar!

    ResponderExcluir
  12. Uma realidade triste que se repete anos após ano. O trabalho infantil é a pior coisa, entre os milhares caos que se passa no Brasil. É inadmissível ver uma criança pedindo esmola no farol ou até no lixo em busca de trazer o suste para sua família. E pior ainda é saber que existe adultos
    (pais, ou exploradores) que permitem e obrigam crianças, as vezes até com 5 anos ou menos a serem sujeitas ao trabalho infantil. Choca ver pequenos que deveriam estar estudando, brincando, se alimentando bem tendo ter que trabalhar tão cedo, a mercê da própria sorte. Infelizmente isso ñ se passa só no Brasil, é um caso mundial que merece nossa atenção e porque ñ uma luta contra essa crueldade...
    Parabéns pelo post, as autoridades tem que acordar para essa triste realidade.
    Algumas pessoas, vezes, sem saber acabam por alimentar esse mal (mesmo sem querer) essa escravidão oculta aos olhos de quem poderia mudar essa realidade absurda.
    Bjs
    www.depoisqueeumudei.com
    *FB

    ResponderExcluir
  13. Infelizmente está é uma realidade brasileira .A desigualdade social no Brasil é muito grande.Eu acho que poderia ser feito mais pela crianças ,mas acho que falta vontade política .Bjs

    ResponderExcluir
  14. Trabalho infantil é realmente uma coisa terrível, na zona urbana e rural. O ruim é que na zona rural, muitas vezes, o trabalho da criança é necessário para o sustento da família porque as situações são precárias, e essas famílias se veem sem alternativas! Tem isso também. :(

    (FB)
    http://relativismoescrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Trabalho infantil é crime todo mundo sabe....sou a favor da criança na escola e brincando na rua, mas tem família que é tão sofrida né que acaba usando os seus pra determinar um sustento familiar, claro que estou falando quando não há exploração, como vimos muito nos sinais de trânsito algumas crianças sendo exploradas pelos pais....estou falando de família que trabalham junto, mas hoje em dia o governo dá uma ajuda de custo justamente pra essas crianças estarem na escola...hoje mesmo eu anotei o nº do dique denuncia de trabalho infantil....muito bom seu post...bjs

    FB

    http://rosianesbarros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Infelizmente no Brasil mesmo sendo crime ainda é a realidade de muitas crianças.
    Ótima sexta para você Lucimar, beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. É absurdo pensar que ainda existe isso, mas existe e temos que lutar para mudar essa realidade.
    Beijos
    www.entendademoda.com.br

    ResponderExcluir
  18. Lu uma vdd absoluta nosso pais ainda peca muito nessa area.

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde Lucimar,
    O trabalho infantil no Brasil continua sendo um grande problema social.
    Esta semana mesmo, numa carvoaria do interior de SP
    encontraram crianças trabalhando de maneira escrava...
    Isso e triste pois todos sabemos que o trabalho precoce compromete a saúde e a vida de crianças e adolescentes.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  20. Lu boa tarde,
    É uma vergonha essas crianças estarem trabalhando. Mas pra mim os pais são os culpados. Ja tive a oportunidade de ver isso nas cidades grandes como no interior.
    Um final de semana de paz e luz pra vc.

    ResponderExcluir
  21. Infelizmente é uma realidade que existe no país e não vejo os governantes tomarem atitudes contra isso. Uma pena.
    Big Beijos
    LULU ON THE SKY

    ResponderExcluir
  22. OI LUCIMAR!
    É UMA PENA MESMO, CRIANÇAS SENDO ROUBADAS EM SEU DIREITO MAIOR, DE APENAS SEREM CRIANÇAS, MAS, ESTÁ AI, BEM NA NOSSA CARA.
    MUITO BOM TEU TEXTO.
    ABRÇS

    http://zilanicelia.blogspot.com.br/




    ResponderExcluir
  23. Oi Lucimar como vai? Situação deprimente destas crianças. Sabe que dia desses eu vi pela primeira vez na minha vida, a palmatória? Fiquei chocada só tinha visto em novela de época, os escravos sofriam a palmatória. Mas eu vi uma mãe (se é que se pode chamar de mãe) fazendo isso com a própria filha de 5 anos; quando me lembro do desespero da menina sinto arrepios, e imagino o que ela deve sofrer dentro de casa.
    Lucimar, tenha um ótimo final de semana!
    Bjs
    Nely

    ResponderExcluir
  24. Olá Lucimar tudo bem?
    Sabe eu sou contra o trabalho escravo seja ele infantil ou adulto, acho que qualquer forma de escravidão não deveria existir.

    Mas não acho errado ensinar as crianças desde pequenas a serem organizadas e úteis em casa. Porque aquilo que nós pais não ensinamos a vida ensinará de forma nem sempre tão bonita.

    Mas em relação ao artigo, acho um absurdo que isso ainda exista, é uma lástima saber que existem pessoas tão aproveitadoras assim ...

    Ótimo artigo é sempre bom darmos alertas, parabéns,

    Deixo pra você, abraços e carinhos,
    My
    www.massovita.com

    ResponderExcluir
  25. oi Lú, td bem? parabéns em escrever belos textos, exploração infatil nada a ver mesmo....bjosss e bom final de semana!
    www.bybeiju.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Realmente o trabalho infantil é uma triste realidade em nosso país =/
    Participe do

    Sorteio começando 2014 com 14 prêmios


    Bjs

    Aquarela Pink

    ResponderExcluir
  27. Boa noite minha querida, infelizmente ainda existe em muitos lugares!
    Muito triste ver as crianças sendo exploradas, perdendo a chance de estudar e de ser criança!
    Só Deus pra mudar essa situação!
    Tenha um lindo final de semana, repleto de bençãos!
    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente existe sim! O que é uma pena e desumano com essas crianças!
      Adoro seu blog! Sempre trazendo temas importantes!
      Beijos
      Ps: Nova Resenha: Minha pequena, grande mulher - Para amar e proteger - Simone Fraga
      http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/01/resenha-minha-pequena-grande-mulher.html

      Excluir
  28. Muito triste, amiga!!
    Infelizmente ainda há muitas crianças em situação de trabalho quase escravo no nosso país!!
    Trabalham muito e quase não recebem por isso. Além de ilegal é desumano! :/

    http://comidaeblz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. É triste ver que isso ainda existe, mas infelizmente está mais próximo que imaginamos!

    www.sendomimada.com
    FB

    ResponderExcluir
  30. Ótimo domingo para voce com muita paz a alegria. bjs do ♥
    www.adrythamy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Excelente cronica que tu aqui fizeste!! Um excelente texto!! Realmente,hoje em dia,cada vez há mais exploração de crianças,ou melhor,trabalho infantil como tu lhe chamas. Sempre se disse que as crianças devem estudar e não serem obrigadas a fazer horas extraordinarias de trabalho. Desejo que o teu mês de janeiro termine da melhor maneira possivel. Tudo de bom para ti!! Muitos beijinhos,fica com deus e até breve!!

    ResponderExcluir
  32. AMiga que matéria boa aqui no seu cantinho
    Aqui onde moro tem muito dessa exploração de crianças
    Mas que não tem ajuda de ninguém, muito triste
    Bjus

    ResponderExcluir
  33. É tão triste ver essas coisas, e saber que ainda existe.
    Mas ninguém faz nada pra mudar... Eu quero fazer, mas quem sou eu? As autoridades competentes fecham os olhos para o que acontece ao redor. :/

    Beijocas!
    Blog Fabi Lemos
    Fan Page
    Meu Canal
    Instagram - @fabilemosmakeup

    ResponderExcluir
  34. Olá Lu, tudo bom? Infelizmente ainda existe exploração infantil, o que é lamentável...

    :(



    Vim te desejar uma excelente semana!!! Beijos!!!!

    http://historinhasdasuzaninha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. amiga quando vejo nas sinaleiras
    aqui fico triste seja vendendo balas água suco
    aff me corta o coração
    linda noite
    Nanda
    beijokas
    Sendo a mãe da Isa e da Gabi
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  36. Bom dia Lucimar infelizmente tem ainda muito ainda desse abuso com as nossas crianças, mas que possamos denunciar quando vermos, beijos.

    http://cidocemulher.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Lamentável mas uma realidade em todo canto, também me entristeço muito com isso. Criança precisa ter sua infância respeitada. Adorei o post.
    Bjs e uma semana abençoada
    Carlah Ventura - Intensa Vida

    ResponderExcluir
  38. passando para desejar uma semana repleta de alegrias e realizações, com muita saúde, amor e paz
    bjs
    tititi da dri

    ResponderExcluir
  39. Oi querida, que triste situação não é mesmo, é necessário postagens assim amiga para que as autoridades que nada fazem sejam alertadas. Boa tarde e beijinhos para ti querida.

    ResponderExcluir
  40. Muito triste mesmo amiga, e muito pouca gente da importancia a isto. Vim agradecer sua visita e te desejar uma ótima noite, beijinhosss!

    ResponderExcluir
  41. Lucimar!
    É uma realidade ainda e aqui no nordeste ainda maior, pois os pais usam seus filhos para conseguirem dinheiro, os colocam para trabalhar desde cedo.
    Triste, porém verdadeiro.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  42. É triste saber que ainda existe exploração deste tipo com nossas crianças! Espero, de coração, que nossos governantes se preocupem mais com nossos pequeninos e que tratem este assunto com muita seriedade. Ótimo post, amiga! Parabéns!

    ResponderExcluir