Golpe do Boleto Bancário

by - quarta-feira, junho 14, 2017

Olá amigos tudo bem?
Todos os meses chegam em nossas casas os boletos bancários, seja o boleto do cartão de crédito, do empréstimo, IPVA, IPTU, etc...
Agora imagine você descobrir que o boleto são na verdade falsos. Essa prática está cada vez mais comum, mas para alertar os consumidores o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) preparou algumas dicas para que as pessoas não caiam no golpe do boleto falso veja:



Proteja-se na internet

É importante manter o antivírus do computador sempre atualizado, pois programas maliciosos, enviados por meio de vírus, podem alterar o código de barras do boleto. O antivírus em dia é capaz de identificar anormalidades na geração do boleto pela internet, na visita a sites duvidosos ou em documentos enviados por e-mail.
Ao receber um e-mail suspeito com arquivos anexos, notificações de pagamentos ou links, desconfie: entre em contato com o emissor da mensagem e confirme a autenticidade das informações recebidas, tanto documentos de empresas privadas quanto de órgãos públicos.
Se possível, evite fazer compras, efetuar pagamentos ou gerar boletos em computadores públicos ou em redes de wi-fi abertas. O risco de invasão de contas nesses ambientes é intensificado.


Fique atento aos sinais

Leia bem o boleto bancário. A maioria dos documentos falsos costumam ter diferenças no padrão de formatação e outros erros básicos, como de português. Qualquer característica suspeita pode ser um indício de fraude.

Se a leitura do códigos de barras falhar na tentativa de pagamento do boleto pelo caixa eletrônico ou aplicativo do banco, redobre a atenção. O erro pode ser decorrente de falha no equipamento, mas também pode ser fraude: se houver alguma lacuna com espaço fora do padrão ou faltando colunas, desconfie.
Boletos fraudados não podem ser lidos pelo sistema do banco ou aplicativos de celular porque algumas barras costumam ser apagadas para forçar o consumidor a digitar o código numérico falso.

Contas que o consumidor paga com certa periodicidade podem ser comparadas. Observe o boleto atual com o anterior e veja se há muitas diferenças. Em caso de impressão em caixa, é importante observar se as informações da tela são as mesma do boleto impresso, como o banco cedente, agência do beneficiário e código do banco.

Cada instituição bancária possui um código próprio de identificação. Esse número aparece na frente do logotipo do banco e nos primeiros três dígitos da linha digitável de cada boleto. Esse número deve ser equivalente ao código do banco emissor. Confira a lista completa de códigos de instituições bancárias neste documento do Banco Central.

Veja na imagem abaixo alguns detalhes nos quais prestar atenção.



O que fazer se cair no golpe?

O consumidor vítima do golpe deve tirar cópias do boleto falso e do comprovante de pagamento (impresso no caixa eletrônico, via internet ou celular). Com os papéis em mãos, registre um boletim de ocorrência numa delegacia e procure o banco e o fornecedor do serviço.

Segundo o artigo 20 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), o fornecedor de serviços deve responder pela reparação dos danos causados ao consumidor, independentemente de culpa. Assim, em casos de golpe de falso boleto, o fornecedor e o banco devem arcar com os prejuízos, pois são os únicos que têm acesso conhecimento dos dados do consumidor e são responsáveis por eles.

Ao permitir que os boletos sejam impressos pela internet, os bancos e empresas assumem os riscos de segurança associados à sua emissão. O mesmo princípio vale para os boletos enviados pelo correio.

O Idec orienta o consumidor lesado a procurar primeiramente a empresa prestadora do serviço ou o banco envolvidos na fraude. Caso não consiga resolver a questão, pode procurar o Procon de sua cidade ou registrar uma reclamação no site www.consumidor.gov.br, do Ministério da Justiça.
Outra opção é entrar com uma ação no Juizado Especial Cível (JEC) para buscar o ressarcimento e uma possível indenização por dano moral ou material, nos casos em que houver interrupção do serviço, negativação indevida e outros danos decorrentes da fraude.

Se o prejuízo for de até 20 salários mínimos, a ação no JEC não exige o acompanhamento de um advogado.

Então fique atento aos boletos bancários que chegam até você

Até o Próximo!
Beijos!
Lucimar



Confira também

100 comentários

  1. Bem importante esse alerta.As coisas andam tão danadas que até de nossa sombra temosa que desconfiar,rs... bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Lucimar que alerta importante, ficarei atenta a partir de agora!
    Beijoss
    http://www.silalmeida.com

    ResponderExcluir
  3. mulher obrigado por esse alerta viu ja vou mostrar para meu pai ele que mexe muito com essas coisas hoje em dia temos que ficar de olho aberto né

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, como vai?
    Gostei bastante do fato de você ter essa preocupação e vim aqui compartilhar esse tema de extrema importância para nós, pois assim já ficamos atento para não correr o risco de sofrer fraudes. beijos

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada pelo alerta. É sempre bom ficarmos atentos quanto a esse assunto. Amei o post, beijão

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde, hoje a net muitas vezes é utilizada por grupos que nada tem de honestidade para tirar proveito económico, é necessário estar alerta e saber utilizar ou rejeitar o que nos chega por esta via, sua partilha é perfeita para o alerta.
    AG

    ResponderExcluir
  7. Muito bom esse alerta, infelizmente a cada dia tem mais fraude, e muitas vezes as pessoas com menos conhecimento acaba caindo nos golpes. Eu recebi a algum tempo vários emails iguais de "lojas" diferentes falando que havia ganhado um valor alto de desconto em um casaco, eu até fui na loja pra confirmar que era fraude, tinha que pagar um boleto e o boleto era exatamente como você falou, as informações não eram claras, tinha vários erros. Se eu não tivesse desconfiado do e-mail poderia ter pago o boleto e ficaria sem o meu dinheiro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Seu post é de extrema utilidade pública! Eu tento ao máximo não utilizar boletos e procurar pagar tudo através do débito automático, mas nem sempre isso é possível né? Vou levar essas dicas pra vida comigo!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  9. Eu to morta, gente é muita
    Criatividade pra mim, como cabeleireira
    Vira e mexe tem um boleto
    Imagina a tristeza se eu cair num golpe
    Desses

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente esse é um golpe que está sendo muito recorrente no dia-a-dia. Ótimo post. Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Meu Deus , não estava sabendo disso não, agora vou prestar mais atenção quando chegarem em casa , por que eu não fazia ideia que isso estava acontecendo. Muito obrigada por nos alertar sobre isso .

    ResponderExcluir
  12. Geeeente!
    Até isso agora?
    Onde vamos parar?

    Adorei o post. Um super alerta.
    Vou mandar para alguns amigos lêem.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. mulher, eu já recebi boleto falso e por pouco não paguei.
    Assim que abri minha empresa recebi um boleto já vencido como se fosse uma mensalidade por ter pego o CNPJ, quando vi que ja tava vencendo quase paguei, mas nao me lembro pq fui entrar em contato com o orgão e eles nao sabiam de boleto nenhum.

    um absurdo, temos que ficar bem atentos.

    beijos

    ResponderExcluir
  14. Por isso tenho medo de receber a conta só por e-mail. Sempre fico pensando se o e-mail realmente é daquela empresa.

    ResponderExcluir
  15. Eu nunca cai no golpe do boleto mas um amigo próximo sim, por sorte ele ligou no banco para se informar que descobriu a mentira.
    Temos que estar sempre atentos e desconfiadas de qualquer coisa Pois ha muita falsidade na internet.
    😙

    ResponderExcluir
  16. Post de utilidade pública, excelente !!! Vou compartilhar com os amigos !!!
    besitos

    www.blogmeamarro.com

    ResponderExcluir
  17. Hoje em dia temos de sempre estar atentos, sempre tem golpes novos. Mas esse post é ótimo para servir de um grande alerta para as pessoas :)

    ResponderExcluir
  18. Nossa, que absurdo! Não sabia que existia esse tipo de golpe. Que horror! Vou ficar atento agora.

    ResponderExcluir
  19. Nossa, que bom saber disso. Vou redobrar minha atenção agora !

    ResponderExcluir
  20. É de extrema importância que nós estejamos sempre alertas para não cair nesse tipo de golpe.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  21. Temos que ficar sempre atentos e esse post é um ótimo alerta, Lucimar. Obrigada pelas informações, vou conferir um boleto que recebi hoje.

    Beijos,
    Cidália.

    ResponderExcluir
  22. oi!!
    Que perigo...
    Eu não sabia deste golpe, parabéns pelo post. Ele serve de alertas para muito que como eu não sabiam deste golpe.
    bjo

    ResponderExcluir
  23. Ótimo post Lucimar! Quem nunca foi surpreendido com um boleto fantasma? É sempre bom estar atento!

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
  24. Que post incrível, um super alerta para nós!

    ResponderExcluir
  25. Oi tudo bem?
    Que post legal, ficarei mais atenta. Nunca cai em nenhum golpe de boleto mas apenas compro se tiver loja física não apenas loja online morro de medo as vezes os dois olhos abertos ainda são poucos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Amei seu post, ainda não sabia sobre esse golpe e vou ficar atenta! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  27. Nossa, eu recebo quase sempre uns boletos falsos...Sempre tem uma pessoa de má fé pra abusar e arrancar dinheiro de gente honesta. Eu olho com muito cuidado e se não tenho certeza eu ligo, procuro na internet o nome de quem emitiu...Mas a ultima coisa q eu faço é pagar...Só qndo eu tenho ctza do que é, ai sim eu pago! mas todo o cuidado é pouco. Beijosss

    ResponderExcluir
  28. Eu fico abismado toda vez que leio notícias como essa, as pessoas ao invés de usarem toda essa esperteza para uma coisa boa, investem seu tempo em trambicagens. Adorei a ideia de sua postagem, sempre é muito importante estar atento e não cair nesses truques.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  29. Muito bom o post, bem esclarecedor. Super útil pra quem utiliza o uso de bloletos.
    Bjus!

    ResponderExcluir
  30. A dica do código do banco no boleto eu não conhecia. Ótimo saber. Lamentavelmente, em um país onde graça e desgraça a impunidade e a descrença na justiça, sempre a vítima é que tem que se proteger e ficar atenta, desconfiando de todo mundo. Lamentável, mas é nossa realidade.

    Excelente prestação de serviço esse post!

    ResponderExcluir
  31. Olá,
    Parabéns pelo post pois é de muita importância, conheço pessoas que passaram por esse tipo de coisa.

    ResponderExcluir
  32. Adorei a dica, nossa muito obrigada, costumava paga sem verificar..
    Obrigada pela preocupação e pelo post, é de muita ajuda :)
    continue Ajudando o próximo <3 muito sucesso e beijinhos ;*

    ResponderExcluir
  33. Super importante esse alerta, temos que ficar atentos mesmo bjo

    ResponderExcluir
  34. Boa dica de alerta!
    bjs
    http://www.pinkbelezura.com/

    ResponderExcluir
  35. De vez em quando eu recebe uns boletos suspeitos por email. Tem que ficar atento pra não cair em golpe.
    Bjus
    Jaque
    www.quebreiarera.com.br

    ResponderExcluir
  36. Oi Lucimar!!
    Ótima dica. Serve de alerta para todos nós. Eu não costumo abrir anexos de emails desconhecidos, mas essa de verificar o boleto eu não fazia.
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  37. Olá!
    Nossa, que absurdo! Muito bom o post, vamos conscientizar todos!

    Abraço,
    Lupi Literatus

    ResponderExcluir
  38. Infelizmente, nós, as vítimas, quem temos que pagar o pato e ficar de olho nessas coisas, né? Obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
  39. Muito importantes essas informações. Os estafanadores estão cada vez mais "evoluídos" nesse quesito. É um absurdo não termos segurança com nossas próprias contas.
    Parabéns pelo post conscientizador.
    Beijooos

    ResponderExcluir
  40. Olá Lucimar este post e de utilidade publica muito importante. Parabéns

    ResponderExcluir
  41. Que informação valiosa, hj em dia é muito golpe, eu msm já recebi varios e-mails de supostos bancos, e vem link pra acessar o boleto, como já sei que nada tem a ver comigo descarto e denuncio como spam, temos que ter muito cuidado e estar sempre atentos. bjs

    ResponderExcluir
  42. Gostei bastante da sua dica, realmente precisamos ficar bem atentos no nosso dia-a-dia.

    Beijos!

    Hellen Cristhi

    ResponderExcluir
  43. Olá Lucimar
    Obrigada por vc nos alertar sobre esse golpe do boleto.
    Vou ficar atenta, não sabia dessas dicas para observar itens no boleto como o código do banco e os primeiros dígitos serem iguais aos da linha editável.
    Muito importante saber.
    Vou favoritar aqui.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  44. Oi,
    Hoje em dia está tão fácil a fraude que temos que ter mesmo muitos cuidados antes de pagar qualquer coisa. Vou redobrar os meus cuidados quando for pagar algo com boleto bancário. Achei o seu post super importante.
    Abrçs

    ResponderExcluir
  45. Amei !!!

    Estou amando ler seus artigos, sempre amei visitar seu blog e ler os artigos, sempre tem dicas e informações interessantes...

    Parabéns !!

    Samara Lima

    Colaboradora do Confira Resultado da lotofacil de hoje

    ResponderExcluir
  46. O facto de viver em Portugal faz com que não me aconteça esta situação em particular, mas é sempre muito importante ter cuidado com as compras pela internet, principalmente hoje em dia com grandes mestres informáticos.
    Muitos parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  47. Olá lindona, que saudade de vir aqui. Esse golpe é antigo e muitas pessoas ainda caem até porque parece que é tudo verdadeiro. Amei sua dica e com certeza ficarei mais atenta.
    Beijocas

    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderExcluir
  48. Olá Lucimar, tudo bem?
    Já ouvi falar nesse golpe, só não sabia do que se tratava exatamente. Muitas pessoas caem nisso e achei muito nobre da sua parte chamar a atenção de todos para esse assunto e como se proteger dessas pessoas aproveitadoras. Obrigada!

    ResponderExcluir
  49. Post bem interessante, um grande alerta! Já enviei no grupo da família para que todos fiquem de olho. Bjs

    ResponderExcluir
  50. Como isso acontece de fato, uma realidade que está crescendo vale a pena as pessoas se prevenir e procuram conhecer diretamente com o local não ir acreditar em qualquer boleto bancário,amei suas dicas para prevenir e ter cuidado para não cair no golpe estelionatário, bjs.

    ResponderExcluir
  51. Post de utilidade pública. Foi ótimo ter esta informação por aqui. Parabéns, vc está evitando que muita gente acabe perdendo dinheiro neste golpe. Abraços.

    ResponderExcluir
  52. Olá Lucimar! postagem importante, obrigada pela alerta. Abraços, um anoitecer feliz e um amanhecer para um início de semana de muita paz e saúde. bjuss

    ResponderExcluir
  53. Lu é sempre bom ficar atento a isso não sabia das informações, obrigada por compartilhar bjs.

    ResponderExcluir
  54. Amada obrigado pela dica, sua postagem é muito importante! muito obrigado por compartilhar estás informações que as vezes não olhamos, beijinhossssssss

    ResponderExcluir
  55. Muito triste que as pessoas apliquem esse tipo de golpe extremamente malicioso né? As pessoas só aproveitam do conforto mas precisam ter cuidado redobrado ainda sim para nao se prejudicar. Agradeço muito as dicas Lucimar, acho bem importante que fiquemos atentos nesses detalhes q vc exibiu. E bom saber quem deve arcar com esse nossos prejuízos, saber nosso direitos é sempre excelente. Agradeço de coração, mega importante esse post

    ResponderExcluir
  56. Que post maravilhoso, obrigada por compartilhar com a gente.
    Esta cada dia mais difícil, os criminosos sempre arrumam um jeito novo para roubar.
    Vou tomar mais cuidados e alertar amigos e parentes para redobrarem os cuidados com as fraudes nos boletos.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  57. Seu post está muito bem feito, bem informativo, já recebi um boleto falso e por pouco não paguei. Não sabia que o fornecedor do serviço é quem arca com o prejuízo e foi ótimo saber disso.
    Abraços

    ResponderExcluir
  58. Dicas maravilhosas amei, obrigado pela visita.
    Blog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
  59. Aqui eme casa recebemos muitos boletos falsos, inclusive o meu pai recebeu o IPVA desse ano assim, falso. Aí ele levou no banco e confirmaram. Realmente hoje devemos tomar todos os cuidados possíveis e mais um pouco pq os bandidos estão cada vez mais espertos e criativos.

    ResponderExcluir
  60. Olá
    Nossa tenho quase uma fobia quando o negócio é Banco, já faz bastante tempo que não pago em boleto via internet, mas ainda recebo as faturas de cartões via Correio, e é sempre bom ficar atento né?

    ResponderExcluir
  61. Nossa, já ouvi falar desse golpe. Vou ficar de olho nos boletos que chegam aqui em casa.
    beijos!
    www.espacogattena.com.br

    ResponderExcluir
  62. Oi Lucimar, tudo bem?

    Ainda não estava sabendo dessa fraude, então vou ficar mais atenta, pois os bandidos estão sempre arrumando uma forma de lesar o consumidor. Comecei a pagar minhas contas pela internet a pouco tempo, então também ficarei mais atenta aos boletos que chegam por e-mail. Dicas muito valiosas, Parabéns pelo post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  63. ola tudo bem? é necessario estar sempre esperto ou desconfiados, sempre confiro valores nos site mesmo assim não estamos livres de risco. A dica do anti virus é muito util . bjsss sucesso

    ResponderExcluir
  64. Juro que não sabia que estava acontecendo isso, não sou muito de comprar pela internet mas minha mãe compra bastante, já vou mostrar para ela essa postagem !

    www.sindromedoluxo.com.br

    ResponderExcluir
  65. Meus Deus só o que não faltava!
    Vamos ficar de olho aqui em casa

    ResponderExcluir
  66. Não abro mesmo essas coisas em email.
    Fico muito com pé atrás com alguns docs.
    Valeu o alerta.
    Bjão

    ResponderExcluir
  67. Eu não abro esse tipo de documento por e-mail
    é necessario sempre estar alerta!
    xoxoxo

    ResponderExcluir
  68. Acredita você que já recebi isso por email? Ainda bem que sempre fico atento a tudo e jamais abro ou clico em links suspeitos.
    Adorei o post, amore, super informativo!

    http://www.entreeles.com/

    ResponderExcluir
  69. Isso é grave mesmo...gostei das dicas de proteção...

    ResponderExcluir
  70. Olá Lucimar!
    Eu estou em Portugal, mas recebi algumas vezes e-mails vindos de supostos bancos no Brasil endereçados a mim e como se eu tivesse aí conta, o que sempre achei muito estranho e não abro, apagando-os logo sem abrir. O que continham não sei, mas achei melhor cortar logo o mal pela raiz, eliminando-os, mas sempre suspeitei que fossem ou vírus, ou alguma vigarice...

    ResponderExcluir
  71. Meu Deus que grave! Muito importante alertar. Assim fica mais fácil identificar! Beijinhos www.oteumomentodiamante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  72. Oi!
    Nossa eu não sabia dessa !!!
    Genteee como a gente é enganado nessa vida né ?
    Seu alerta será de grande utilidade
    Bjs

    ResponderExcluir
  73. Nossa ,eles estão enganando assim ? temos de tomar cuidado ,não sabia disso e eu compro online .obrigada pelo alerta.

    ResponderExcluir
  74. Maravilhoso esse post, precisamos ficar atenta em tudo, eu não sabia desses ocorridos ainda. Obrigada. Bjoos

    ResponderExcluir
  75. Oi Lucimar, que post execelente! De utilidade pública mesmo... eu soube de uns meses para cá de muitas pessoas que receberam boletos fraudulentos, inclusive minha irmã que recebeu da faculdade. Temos que ficar de olho, todo cuidado é pouco.
    Abraços

    ResponderExcluir
  76. Ótimo post,de fato todo o cuidado é pouco,mesmo estando sempre atentas a coisas as vezes passa despercebida,infelizmente devemos desconfiar primeiro,pois a cada dia que passa os golpes estão cada vez mais criativos.bjus.

    ResponderExcluir
  77. Realmente temos que ficar atentos, são muitos os golpes e esse ás vezes até os cuidados caem, por isso suas dicas são super importantes e úteis para serem seguidas. Minha faculdade mesmo vive alertando para cuidado com boletos fraudulentos.

    ResponderExcluir
  78. nossa super importante essas informações, tem muita gente má aplicando golpes e na correria do dia a dia nem percebemos os detalhes.

    ResponderExcluir
  79. Nossa,é golpe de todo jeito,esse do boleto eu ainda não tinha ouvido falar!
    A gente precisa ter atenção redobrada quando for pagar as contas,pra não cair em nenhum tipo de golpe.
    Tem muita gente mal intencionada, e a cada dia eles descobrem uma nova forma de passar a perna no povo!Aonde vamos parar!
    Obrigada pela informação,muito útil!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  80. O gente criativa... Cada hora um golpe novo por aí...

    ResponderExcluir
  81. Menina eu já paguei um boleto falso!!
    Qdo percebi, corri no banco e eles cancelaram o pagamento e me devolveram o dinheiro!

    ResponderExcluir
  82. Olá Lucimar!Excelente post,muito informativo e bem importante para estarmos bem atentos a estes golpes pois a cada dia um novo golpe.ótima dica!Bjss

    ResponderExcluir
  83. Que ótimo post, Lucimar. Já tinha ouvido falar desse golpe, mas não sabia em detalhes como funcionava e também quais eram os direitos de uma pessoa que cai em um golpe como esse. Foi muito informativo. Parabéns pelas informações.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  84. Eu sempre mantendo meu antivírus ativado, mas anotei as outras dicas que eu não conhecia, afinal é bom saber como se prevenir e também como agir caso acabe caindo no golpe.

    ResponderExcluir
  85. Ótimo alerta Lucimar, pois o Brasil está parecendo o país do golpe cheio de coisas ruins e esse seu post vai ser de grande utilidade para que nós não sejamos enganados pelo menos nesse golpe


    Bjs (•_•)

    ResponderExcluir
  86. Nossaaaa, obrigada pela a alerta, aliás aqui no Brasil temos que ficar de olhos abertos nos golpes

    ResponderExcluir
  87. Olá,amiga!!
    Que coisa mais chata né? Essas pessoas sempre acham um jeito de dar golpes nas pessoas, agora até com o boleto bancário, que é um recurso muito usado pelas pessoas.Infelizmente,muitas pessoas caem no golpe,mas o seu post veio mostrar como podemos nos proteger desse golpe.Parabéns! Bjss

    ResponderExcluir
  88. Nossa Lucimar , que postagem maravilhosa ! Essas pessoas de má índole estão cada vez proliferando mais e não temos nenhum sossego seja pelo correio , telefone ou internet também,amei essa postagem ,obrigada por compartilhar ! BJs.

    ResponderExcluir
  89. Nossa que coisa, obrigada por compartilhar conosco

    ResponderExcluir
  90. Meu DEUS como tentam tirar vantagem em tudo.Mas ficarei atenta a essas dicas muito importantes.Obrigada pela informação.👍

    ResponderExcluir
  91. Como existe gente ruim nesse mundo quer tudo fácil!
    Post serve de alerta!
    bjus

    ResponderExcluir
  92. Como existe gente ruim nesse mundo quer tudo fácil!
    Post serve de alerta!
    bjus

    ResponderExcluir
  93. Como existe gente ruim nesse mundo quer tudo fácil!
    Post serve de alerta!
    bjus

    ResponderExcluir
  94. Esse post é muito importante, sempre chega boletos falos na caixa de entrada do meu email, as dicas que você deu são ótimas, semp´re é bom ficar alerta.
    Abraços

    ResponderExcluir
  95. Que bacana e interessante este post!
    è importante termos informação sobre a realidade hoje em dia..

    Tem tanta gente que ganhar sob os nossos custos roubando informações e muito mais..

    Acesse: http://divulgak.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir