Como combater a inflamação
Olá amigos tudo bem?
Guia Prático para Combater a Inflamação
Quando a maioria das pessoas pensa em inflamação, uma imagem de uma articulação inchada, como um tornozelo torcido, aparece em sua mente.
Mas este não é o único tipo de inflamação que existe, a inflamação é a primeira linha de defesa do corpo contra uma grande quantidade de invasores nocivos, como bactérias indesejadas, vírus e outras criaturas desagradáveis.
O processo inflamatório tem vários soldados na forma de glóbulos brancos que atuam como agentes de proteção quando o corpo é atacado.
Embora este processo seja crítico na manutenção do equilíbrio da saúde, pesquisadores e cientistas já demonstraram que ocorrem problemas quando o processo inflamatório torna-se crônico e não existe mais solução.
Infelizmente, o estilo de vida e o mundo de comidas sem qualidade de hoje criam um bom terreno para desenvolver inflamação crônica.
Esse tipo de inflamação pode ocasionar doenças graves também, como a obesidade muito comum nos dias de hoje, pelo fato das pessoas não terem cuidado com sua alimentação e posteriormente só retornarão ao seu peso e saúde com dietas detox, a dieta dukan entre outras.
Estudos recentes demonstraram claramente que as reações inflamatórias de longo prazo estão ligadas a numerosas doenças como câncer, doenças cardíacas, diabetes de Alzheimer e diabetes tipo II.
Por sorte, existem passos naturais muito poderosos que podem ser tomados para manter a inflamação longe.
1. Salmão
Salmão oferece uma fonte rica de ácidos graxos essenciais ômega-3 na forma de DHA e EPA.
Este tipo de gordura contém poderosas propriedades anti-inflamatórias que demonstraram ser benéficas para ajudar pessoas com doenças cardíacas.
Arteriosclerose, depressão, transtorno de déficit de atenção e alergias. O salmão, arenque, sardinha e atum claro são todas ótimas opções para incluir na dieta.
2. Frutas e legumes
Frutas e vegetais são carregados com nutrientes de plantas chamados fito químicos que previnem e podem até reverter o processo inflamatório.
Ao planejar as refeições, tente incluir cinco a 10 porções de fruta e legumes por dia. Pode ser:
1 fruta ou vegetais de tamanho médio ;
1/2 xícara de suco;
1 xícara de salada;
1/2 xícara de frutas ou vegetais enlatados ou congelados.
Além disso, quanto mais coloridas forem as frutas ou os vegetais, mais valor de nutrição e combate à doença contém. Procure por opções vermelhas, roxas, verdes, amarelas e laranja, e inclua uma variedade de cores em cada refeição.
3. Nozes e sementes
Nozes e sementes, como amêndoas, sementes de gergelim, também contêm gorduras essenciais anti-inflamatórias e ômega-3.
Na verdade, vários estudos mostraram que meio copo de nozes por dia é benéfico na redução do colesterol e no risco de doença cardíaca.
4. Óleos de peixe
Além de tomar um multivitamínico de alta qualidade diariamente, recomendo complementar com um óleo de peixe destilado de alta qualidade para os poderosos efeitos anti-inflamatórios.
A dose recomendada de Omega-3 para adultos é de dois gramas por dia. Os valores diários recomendados por faixa etária para crianças são:
• Nascimento até 12 meses: 500 mg
• Um ano: 600 mg
• Dois ou três anos: 700 mg
• De quatro a seis anos: 1.000 mg
• De sete a nove anos: 1.200 mg para meninos; 1.000 mg para meninas
• 10 a 12 anos: 1.400 mg para meninos; 1.200 mg para meninas
• 13 a 15 anos: 1.500 mg para meninos; 1.200 mg para meninas
5. Água fresca e limpa
Muitas vezes, um estado de desidratação pode promover o processo inflamatório. Lave seu sistema diariamente com seis a oito copos de água fresca e limpa para promover a eliminação adequada e a saúde ideal.
Alimentos e hábitos que devem ser evitados
Certos alimentos e hábitos de vida podem desencadear uma reação inflamatória no corpo. Esses alimentos incluem:
• Queijos cheios de gordura e sorvete.
• Carne vermelha (bife, costelas, hambúrgueres, cachorros-quentes, carne de porco, bacon).
• Ácidos com gorduras trans (gorduras parcialmente hidrogenadas) encontrados em vários tipos de alimentos processados e embalados como na margarina.
• Farinha branca e produtos açucarados (biscoitos, bolos, cereais açucarados).
• Alimentos fritos (rosquinhas, batatas fritas, anéis de cebola).
• Álcool em excesso.
• Estresse.
• Fumar.
Lembre-se, a reação inflamatória em si não é ruim. Na verdade, o corpo precisa combater a infecção e ajudar a reparar os danos musculares ou teciduais.
Problemas surgem quando a inflamação se torna crônica.
A melhor abordagem é concentrar-se na prevenção, incluindo os alimentos acima mencionados na dieta regularmente.
O exercício, o gerenciamento do estresse e a hidratação adequada também são elementos-chave para manter o corpo funcionando bem, evitando a inflamação quando é realmente necessário.
Para conseguir o cardápio grátis e os detalhes passo a passo da nutricionista, entre no seu navegador e digite dieta.blog.br tudo está na matéria: dieta dukan: dieta das celebridades perca 9 kg em 15 dias.
Confira o vídeo com os melhores alimentos anti-inflamatórios:
youtu.be/H767d5SGJi0
72 comentários
Adorei a partilha Lucimar! Cada vez mais temos de ter a consciência do quão importante é a nossa alimentação e como ela influência a nossa saúde!
ResponderExcluirBeijinho
Joana
Muito bom compartilhamento esse teu! Gostei! beijos, tudo de bom,chica
ResponderExcluirÓtimas dicas! Uma alimentação saudável é um grande contributo para a saúde mas quando a inflamação se apresenta é preciso descobrir a causa para o adequado tratamento.
ResponderExcluirGrande beijo e dias felizes
Excelentes dicas!
ResponderExcluirr: Sim, sem dúvida.
Beijinhos*
Olá Lucimar
ResponderExcluirAmeeeei esse post, não tinha ideia de como é complexo o conteúdo sobre inflamação. Achei muito importante as informações e são muitos os aspectos que podemos melhorar, especialmente na alimentação balanceada!
Gosto muito de frutas, legumes e verduras, opto por alimentos integrais, prefiro grelhados, mas preciso incluir mais peixe no dia a dia.
Vou favoritar aqui.
Obrigada por compartilhar
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br
Ótimas informações, Lucimar. É preciso cuidar da saúde e se alimentar de uma forma mais saudável.
ResponderExcluirBjus!
galerafashion.com
gostei bastante de conhecer as propriedades dos alimentos anti inflamatórios
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
Maravilhosas e interessantes dicas.
ResponderExcluirBeijos e uma excelente semana
Bom dia, como vai? Realmente gostei bastante da dica, esse alimentos são super cheios de vitaminas, gostei de conhecer mais sobre os que combatem a inflamação
ResponderExcluirAmo as dicas que você nos dá aquiser, realmente uma boa alimentação é a base de todos os nossos funcionamentos
ResponderExcluirDicas super eficientes e naturais, o que é melhor. Adorei saber disso.
ResponderExcluirAbraços e até mais!
http://www.entreeles.com/
Simplesmente amei seu post.
ResponderExcluirNossa! Muita informação de qualidade e prevenção.
Dicas incríveis. Vou acrescentar com certeza na minha alimentação.
Obrigada pelas ótimas dicas, elas realmente são bem úteis. Temos que cuidar do nosso corpo, com toda certeza. Parabéns pelo post e sucesso!
ResponderExcluirDicas excelentes. Algumas já cumpro, outras, por preguiça vou desleixando. Mas é super importante! Bjs
ResponderExcluirGente! Essa é uma otima postagem! Eu amei todas as suas dicas!!!!
ResponderExcluirCom certeza sao mega uteis!!! Eu tenho uma amiga que precisa muito ver isso
Olá, adorei o seu post. É muito bom saber que podemos combater quase qualquer doença se alimentando corretamente. Sinceramente minha dieta não é muito saudável, mas quero começar a me alimentar melhor.
ResponderExcluirhttp://missdiva.com.br/
É muito bom saber e super importante gosto muito de frutas, legumes e verduras Parabéns pelo post e sucesso.
ResponderExcluiroi!
ResponderExcluirEu tenho artrite e as vezes fico com a articulação inchada, gostei das dicas :D são maravilhosas.
bjo
Dicas maravilhosas! Cada vez mais temos de ter a consciência do quão importante é a nossa alimentação e que ela influência muito na nossa saúde
ResponderExcluirAmei suas dicas com certeza me ajudou muito estou fazendo uma reducação alimentar e senti muita diferença depois que comecei tomar o suco detox. Com certeza vou guardar todas as dicas!
ResponderExcluirAmei suas dicas com certeza me ajudou muito estou fazendo uma reducação alimentar e senti muita diferença depois que comecei tomar o suco detox. Com certeza vou guardar todas as dicas!
ResponderExcluirAdorei o post, infelizmente tudo que faz mal é uma delicia, uma tentação, confesso que sou muito ruim em fazer dieta e comer bem, tento mudar mas não consigo!
ResponderExcluirTeu post eh muito interessante linda! Eu passei por um processo de bactérias que poderiam me gerar câncer mais tarde. É uma bactéria que se aloja na gengiva e causa inflamação, mas graças a Deus a bactéria já está controlada e vivo a vida normalmente, mas nunca esquecendo que ela está ali incubada. Bju
ResponderExcluirComecei a ter uma vida mais saudável e realmente a qualidade de vida aumenta bastante. Gostei das dicas e vou tentar segui-las, pois a vontade de comer frituras, doces e alimentos considerados ruins para o nosso corpo é grande.
ResponderExcluirhttps://blogvinteprimaveras.blogspot.com.br/
Olá a partilha com excelente sugestões é perfeita, como diz o povo, "viver e aprender" é o caso.
ResponderExcluirFeliz fim de semana,
AG
Muito bom o post! Ótimas dicas! Amo frutas!
ResponderExcluirBjus!
https://bomboneca.blogspot.com.br/
@alinelaitarte
Olá Lucimar, dicas muito boas para seguirmos, se cuidar sempre é a melhor prevenção, beijos e um ótima final de semana.
ResponderExcluirhttps://cidocemulher.blogspot.com.br/
olá!
ResponderExcluirsuas dicas são maravilhosas! Nos alimentarmos bem é o segredo de uma vida longa, comendo as coisas certas é sempre a melhor opção! Tudo anotado para não errar mais!
Abraços.
Maravilhoso esse post, adorei as informações. Muito bom ter através da alimentação um meio para prevenir e combater a inflamação, aliás alimentação é o inicio de uma boa saúde né. bjs
ResponderExcluirComo sempre, você tem ótimas dicas para nos dar!
ResponderExcluirEste post é repleto de informações valiosas para a nossa saúde. Você é mandou muito bem, parabéns!
Menina que top.
ResponderExcluirGostei do post, vou mandar pro marido ler também.
Bjão
Quantas dicas maravilhosas, Lu! Já anotei todas. ❤
ResponderExcluirwww.kailagarcia.com
Excelentes dicas flor, estou tentando aumentar as porções de frutas e legumes nas minhas refeições <3
ResponderExcluirBeijocas
Nossa amei as informações! Verduras e legumes são meus favoritos! Adorei conhecer as novas opções!
ResponderExcluirSuper dicas, muitas vezes a cura está nos alimentos mesmo bjo
ResponderExcluirAdorei as dicas de como combater a inflamação. São muito boas ! Assim percebemos o quão bem alguns alimentos nos fazem
ResponderExcluirolá , tudo bem ? o tratamento inicia na nossa alimentação , estou na RA não apenas para o emagrecimento e tambem como estilo de vida saúdavel , suas dicas foram muito utíl na escolha dos alimentos certos . Combater a inflamação que causam ao longo do tempo muitas doenças cronicas . Bjssss
ResponderExcluirMaravilhoso teu post. Fui na minha endocrinologista semana passada e ela me passou algumas dicas para fazer uma reeducação alimentar, desintoxicação e suplementação. É super importante cuidar do cor e da mente ao mesmo tempo para que tudo fique em harmonia.
ResponderExcluirExcelente post, a alimentação correta faz muita diferença na nossa saúde, além de combater a inflamação, até a pele e o cabelo ficam melhores!
ResponderExcluirAdorei o post, super informativo !!! Vou colocar esses alimentos no meu cardápio diário !
ResponderExcluirbesitos
www.blogmeamarro.com
Excelente post Lucimar. Ótimas informações para cuidar de inflamações. Os alimentos ainda são a melhor forma para tratar a maioria das coisas.
ResponderExcluirUm ótimo post informativo Lucimar, podemos combater muitos males do corpo com uma boa alimentação rica em nutrientes e cores.
ResponderExcluirBeijos
Lucimar que dicas importantes inflamação ela pode se tornar perigosa se não cuidar, gsotei muito das informações, Lu bjs.
ResponderExcluirLucimar gostei muito do post, podemos combater a inflamação com simples cuidados, obrigada pelas informações, beijos.
ResponderExcluirParabéns amada pela dica, inflamação é muito sério, obrigado por compartilhar, beijinhos
ResponderExcluirAi muito boa todas as dicas e informações, muitas vezes entendemos errado esses termos como inflamação, eu mesma era totalmente leiga e adorei entender um pouco mais. Acho que faz muita diferença! Adora preciso realmente começar a me alimentar melhor, vejo que é hora de introduzir mais salmão e sementes na dieta sabe? Mto obrigada pelo excelente post, sempre muita qualidade por aqui!
ResponderExcluirAs dicas são ótimas! Adorei, vou seguir essas recomendações. Parabéns pelo post de qualidade.
ResponderExcluirQue post ótimo e bem informativo! Preciso melhorar minha alimentação e dieta. As sementes quase não fazem parte de minha dieta!
ResponderExcluirOlá Lucimar!Excelente estas informações,alimentos anti-inflamatórios servem como prevenção,e para quem já tem processos crônicos é importante uma dieta constante para ter uma qualidade de vida melhor.Ótima postagem.Bjss
ResponderExcluirRose, quanta informação incrível! não sabia que estes alimentos, tão naturais previnem as inflamações. Fico feliz de saber que temos a nossa disposição tudo que precisamos para nos manter saudável! Parabéns pela postagem!
ResponderExcluirObrigada pelas dicas
Que show de dicas hein amei... Eu to seguindo algumas ja... mas é complicado, mas perseveremos!
ResponderExcluirNossa que bacana, eu vivo de dieta mas nunca me dei conta sobre como os alimentos poderiam me auxiliar contra a inflamação no corpo! Vou até repassar para as minhas amigas
ResponderExcluirAdorei essas dicas! Os alimentos são grandes aliados nesse combate, adorei saber mais detalhadamente!
ResponderExcluirEu não fazia a minima ideia que dava para combater a inflamação com comida, já anotei aqui pq nesse tempo eu sempre estou com a garganta inflamada, quem sabe se eu consumir mais desses alimentos melhora :)
ResponderExcluirÉ muito bom conhecer essas dicas e formas naturais para combater as inflamações. Nossa alimentação é essencial nesse processo e precisamos saber escolher e dosar as quantidades de cada alimento. Saúde é tudo e o que ingerimos é parte primordial nesse processo. Você sempre com excelentes conselhos.
ResponderExcluirMuito interessante o conteúdo aqui abordado, saber mais sobre a inflamação abriu bastante meus olhos para o que eu ando comendo. Eu mesma vivo de frituras e vi que deve ser evitada, bem como o consumo exagerado de alimentos açucarados. Gostei muito da postagem, só dica de utilidade pública aqui, inclusive irei acrescentar mais legumes na minha alimentação. Nossa, amei mesmo. Beijos
ResponderExcluirQue dicas ótimas Lucimar, são dicas para a vida!
ResponderExcluirMuito bom saber dos males que os mal hábitos podem causar a saúde.
O melhor mesmo é a prevenção, a boa alimentação é o melhor para prevenir.
Claro que para evitar doenças tem que ter hábitos saudáveis, amei o post.
Bjinhos,
www.prosaamiga.com.br
Oi Lu, tudo bem? Nossa, não sabia de vários detalhes. É muito importante estar sempre cuidando da saúde. Gosto muito de comer peixe mas faz tempo que não fazemos aqui em casa. Salada é mais fácil comemos sempre. Devemos inserir bons hábitos na nossa vida. Beijos, Érika =^.^=
ResponderExcluirMuito bacana a resenha e principalmente a orientação de como evitar problemas inflamatórias e dicas de saúde.Com certeza prestar atenção melhor na alimentação!
ResponderExcluirExtraordinária informação!
ResponderExcluirOi,
ResponderExcluirGostei muito das orientações do post sobre como combater a inflamação. Sempre gosto de guardar as dicas de saúde que tem no seu blog.
Abrçs
Lucimar , amei o post ! eu procuro fazer uma dieta bem balanceada principalmente depois das minhas cirurgias seguidas fiquei mais atenta mas, eu nem imaginava que podiamos combater inflamações com a alimentação ! Obrigada pela dica! Bjs.
ResponderExcluirLucimar, adorei as dicas! Alguns alimentos eu já evito por causar enxaqueca! Bom saber que também evita inflamações
ResponderExcluirMaravilhosa matéria.
ResponderExcluirTão bom curar-se com alimentos!
Maravilha, ao todos os alimentos da lista!
Gostei muito da dicas e de como você explicou os tipos de inflamações.
ResponderExcluirOs alimentos que combatem as inflamações e os alimentos que devemos evitar.
Parabéns pelo post,muito bem explicado.Bjsss
Realmente a alimentação muda muito nosso organismo.
ResponderExcluirDevemos tomar esses cuidados antes para não sofrer depois.
Olá Lucimar!
ResponderExcluirRealmente todas as dicas que trouxe hoje aqui, são muito necessárias para a nossa saúde e bem estar. Hoje em dia venho tentando manter um controle mais detalhado com a minha alimentação, e percebo que realmente FUNCIONA. Adorei todas as dicas, obrigada por trazer posts tão saudáveis!
Super bjssssssssssss
Oi Lú, amei dicas!
ResponderExcluirTemos que cuidar da saúde mesmo e nada melhor que uma alimentação balanceada.
Que dicas incríveis Lucimar, eu tento me manter focada, mas nem sempre dá certo ... Amei as dicas, vou tentar me focar mais numa alimentação saudável ... Bjs (•‿•)
ResponderExcluirOi adorei as sugestões,uma alimentação saudável muda tudo em nossa vida não é mesmo,eu digo porque estou mudando alguns maus hábitos e já posso sentir e ver a diferença,parabéns pelo post.bjus.
ResponderExcluirExcelente post como sempre muito boa a participação do rose no seu blog parabéns
ResponderExcluirDicas bem relevante continue postando bons conteúdos como esse gostei muito obrigada por compartilha. Eu também tenho um blog eu sei como e bom fazer bons conteúdo.
ResponderExcluirhttp://perderpesoaqui.com/