Xixi na cama? Veja as causas e como tratar

by - segunda-feira, junho 14, 2021

 



Olá amigos tudo bem?

Médica Silvana Deodato apresenta dicas práticas para as famílias que passam pela chamada 'enurese noturna'

Como diferenciar o período de adaptação do desfralde da enurese noturna? O famoso ‘xixi na cama’ tira o sono de muitos pais. “Enurese é a perda de urina involuntária durante o sono em crianças a partir dos cinco anos de idade”, explica a médica Silvana Deodato. Para ajudar os cuidadores nesse processo, Silvana lançou o livro: O menino que dormia na banheira – Uma história sobre xixi na cama.


Antes de se formar médica, a escritora trabalhou como cuidadora de crianças em creche o que lhe confere bagagem teórica e prática sobre o assunto. Como sempre teve interesse em unir a medicina e a escrita, escreveu a obra lúdica que aborda de forma leve e descontraída o aprendizado sobre um dos maiores desafios apresentados na primeira infância. Na entrevista inédita abaixo, Silvana revela as causas e dicas de como tratar o problema.

Quais são os tipos existentes?

Silvana Deodato: Pode ser classificada em enurese noturna primária, quando a criança nunca ficou seca por um período maior que seis meses e enurese noturna secundária, quando ocorre após um período de mais de seis meses que a criança esteve seca à noite. Também pode ser classificada em ‘monossintomática’, se a perda urinária noturna é o único sintoma e ‘não monossintomática’, quando existem outros sintomas associados, como urgência miccional, hesitação e alteração do jato e frequência, por exemplo.

Quais são as principais causas e como é feito o diagnóstico?

Silvana Deodato: É um distúrbio heterogêneo, tendo como causa a incompatibilidade entre a produção noturna de urina e a capacidade de armazenamento da bexiga, complicada pela incapacidade de acordar. Isso pode ocorrer por questões anatômicas do aparelho urinário, atraso do controle miccional e distúrbios hormonais, por exemplo. Predisposição genética e distúrbios respiratórios do sono e obstrução das vias aéreas superiores são fortes fatores de risco. O diagnóstico é feito através da história clínica, exame físico e, se necessário, exames complementares, como análise da urina, exame para descartar outras doenças, como diabetes, por exemplo. Também é utilizado o diário miccional, para tentar identificar a frequência e o volume urinário, além da ingestão de alimentos líquidos e sólidos durante o dia.

Quais são os tratamentos existentes?

Silvana Deodato: Medidas comportamentais podem ser implementadas, como evitar líquido em excesso no período noturno, estimular a criança a urinar mais vezes durante o dia. O tratamento de primeira linha é o alarme miccional, mas também dependendo do caso pode-se usar alguns medicamentos. Algumas vezes é necessário a combinação destes. Muitas crianças que sofrem também de constipação, uma vez tratadas desse problema, apresentam melhora também da enurese.

Quando é necessário procurar um médico e começar um tratamento? E o que a família pode fazer para ajudar a criança nesse processo?

Silvana Deodato: A partir dos cinco anos de idade já não é considerado normal a criança fazer xixi na cama, mas pode-se aguardar até os sete anos para iniciar o tratamento. É fundamental que a família tenha paciência, compreenda e ajude a criança a entender que é um problema, mas que tem tratamento. Não dar bronca ou repreendê-la, pois ela não tem culpa e isso pode piorar o processo.


A enurese noturna pode ter uma causa emocional?

Silvana Deodato: Não necessariamente, mas a própria condição acaba trazendo algum transtorno emocional, constrangimento, baixa autoestima, o que leva a piora do quadro. Entretanto, pode-se observar que algumas situações como abuso sexual, problemas familiares dentre outras podem agravar e/ou alongar o processo de tratamento.


Como identificar se é físico ou psicológico?

Silvana Deodato: Através da história clínica e exame físico e identificação de possíveis problemas psicossociais no contexto da criança.


Acordar a criança para fazer xixi no meio da noite costuma funcionar?

Silvana Deodato: Pode funcionar, já que geralmente essas crianças têm dificuldade para despertar.


Voltar a usar fralda é uma solução?

Silvana Deodato: Depende da idade da criança. Se por exemplo a criança está na faixa dos 5 aos 7 anos e ela mesma não se sente constrangida a voltar ao uso da fralda, pode amenizar o desgaste. Porém, não é o mais aconselhado.

Como a literatura pode ajudar as famílias a lidarem com o problema?

Silvana Deodato: Através da sensibilização, da abordagem do problema de forma lúdica e descontraída. Ter contato com o tema através dos livros, por exemplo, pode ajuda-las a não sofrerem com o problema, a olharem para os colegas com enurese de forma mais empática e respeitosa.

Para acessar o release do livro O menino que dormia na banheira – Uma história sobre xixi na cama. clique aqui!

Fica as informações da  médica Silvana Deodato


Para outras informações ou marcar uma entrevista com o autor, entre em contato:

LC – AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO

Gabriela Cuerba | gabi@lcagencia.com.br ou (11) 99427-8151

Genielli Rodrigues | genielli@lcagencia.com.br ou (47) 9756-0179

Amanda Neris | amanda@lcagencia.com.br (47) 9964-2531


Até o Próximo!
Beijos!
Lucimar



Confira também

38 comentários

  1. Que legal e esse tema é bem importante! Valeu! bjs, ótima semana!chica

    ResponderExcluir
  2. Menina que maravilha de post!! Não sabia sobre esse assunto amei muito

    Um beijo

    www.jessicamourablog.com.br

    ResponderExcluir
  3. Interessante!
    O meu neto tem 4 anos e ainda usa fralda de noite. Gostei de ler! Obrigada.
    *
    Neste mundo aonde me permito vaguear
    *
    Beijos e uma excelente semana.

    ResponderExcluir
  4. Esse é um tema bem legal pra mamaes, graças a Deus não tive problemas com os meus filhos, nem com desfralde nem de xixi na cama.

    ResponderExcluir
  5. Um tema muito importante de ser abordado! Obrigada por esta partilha maravilhosa, Lucimar

    ResponderExcluir
  6. Que sim é realmente um tema muito importante para ler e saber
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir
  7. Eu estou tentando fazer minha filha aprender a levantar pra ir no banheiro de noite, vou aplicar essas dicas noturnas pra ver se ajuda. Obrigado por compartilhar!

    ResponderExcluir
  8. Querida Luci,
    Tudo bem?
    Que sim é realmente um tema muito importante para ler e saber, Muito Obrigada:) Bjs Karina

    ResponderExcluir
  9. Muito legal esta dica de livro, essencial para ajudar os pais e os pequenos. Lembro de ter dito uma amiga na infância que não podia dormir fora de casa por ter este problema, o que a deixava bem envergonhada.

    ResponderExcluir
  10. Eu nunca fui disso quando criança, mas eu lembro de uma prima que era e a mão meio que não ligava e comprava até fraldas pra ela (ela tinha 9). Totalmente errado o jeito de lidar dela.

    ResponderExcluir
  11. Post muito bacana, principalmente para as mamães.. me lembro de ter estudado sobre isso na faculdade.
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Amei o post, super informativo e preciso, porque muitas crianças passam por isso! <3

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  13. Ótimo post. Aqui em casa as crianças nunca me deram problema, mas caso se observe deve recorrer a ajuda médica o quanto antes.

    ResponderExcluir
  14. Muito bom post, graças a Deus não tive problema no desfralde do Ben.

    ResponderExcluir
  15. Adorei as infos Lu!

    Beijos,
    www.tammycezaretti.com.br

    ResponderExcluir
  16. É um tema bem interessante Lucimar, eu fui uma dessas crianças que acordava toda molhada, mas nunca fiz tratamento algum, um belo dia simplesmente passou, até hoje não sei a causa, por isso achei muito interessante esse assunto!

    ResponderExcluir
  17. Oi Lu, tudo bem? Que interessante saber a diferença quando é comum ou quando a criança sofre algum distúrbio. Não lembro de quando pequena fazer xixi na cama, mas minha irmã sim. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  18. Oi Lucimar, bem legal essa postagem. Beijos e uma ótima semana.
    http://cidocemulher.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Amei o post, vou compartilhar em meu face para as mamães de la tb !! bjoks

    ResponderExcluir
  20. Amei o post, vou compartilhar em meu face para as mamães de la tb !! bjoks Nanni

    ResponderExcluir
  21. Um post super útil, obrigada por trazerem este tema! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  22. Um livro muito bom com dicas excelentes, Lucimar. É muito ruim para a criança acordar molhada, principalmente, nas noites frias. Vou comentar com a minha nora sobre o livro.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  23. Oi Lu, o tema é super importante e foi ilustrado de maneira criativa através do livro. Adorei a forma que vc trouxe as informações no post, de forma objetiva e prática. Abraços flor 🌷

    ResponderExcluir
  24. Ótimo post, se aprofundou bem no assunto e a forma ilustrativa completou as informações perfeitamente. Parabéns.

    ResponderExcluir
  25. Oi Lucimar, tudo bem?
    Nossa, não sabia que existiam essas doenças. Fiquei de coração apertado pelas crianças, pois pelo visto não é algo que se resolva rapidamente. E é importante o apoio dos pais e a compreensão. Ótimo post.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  26. Lu, que tema interessante é muito importante para os pais que estão com seus filhos nesse período saber essas informações. Amei o post!

    ResponderExcluir
  27. Geralmente após os 5 anos de idade, se isso está acontecendo, uma criança traumatizada e nervosa com algo que acontece na vida de seus pais,ou relacionado a criança maus tratos, essa é uma questão importante para verificar.

    ResponderExcluir
  28. Oi Lucimar,
    Adorei seu post, bem informativo e necessário. Não tenho filhos, mas acho importante saber, pois tenho afilhados e um deles demorou a parar de mijar na cama. Parabéns.

    ResponderExcluir
  29. Olá Lucimar,

    Achei bem interessante abordar esse tema e as questões respondidas acabam sendo bem esclarecedoras. É sempre bom ficar atento o que pode estar causando isso e também saber o que fazer em tais situações. Por aqui nunca tivemos um caso desse, por isso gostei de saber o que pode ser feito. Arrasou!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  30. olá é um tema muito importante para quem está a pensar em ser mãe, sabendo o que fazer quando acontecer.
    que boa abordagem de tema que é muito importante.

    beijos

    ResponderExcluir
  31. muito esclarecedor esse post, e muitas mamães estão precisando dessas dicas! amei

    ResponderExcluir