Inverno requer cuidados com a pele e cabelos

by - terça-feira, agosto 17, 2021

 


Olá amigos tudo bem?

Em ambos os casos a hidratação contínua é um grande diferencial

Chegou a temporada de baixas temperaturas, muitas roupas para espantar o frio e bastante preguiça para sair de casa. Porém, alguns cuidados devem ser intensificados nesta época do ano e para fazer isso de forma correta, é importante a ajuda de profissionais especializados.

A pele e os cabelos merecem e devem ser tratados com atenção. No inverno, a baixa umidade do ar e as temperaturas mais brandas, promovem a diminuição da transpiração corporal, fazendo com que a pele fique mais seca.

A utilização da água quente também contribui para esse ressecamento e ao invés dos cuidados diminuirem, eles devem ser intensificados. A dermatologista credenciada da Paraná Clínicas, Alexandra Goetze (CRM-33932/ RQE-25537) destaca que atitudes simples podem auxiliar para amenizar alguns problemas mais corriqueiros do inverno. “ A temperatura mais fria e os banhos mais quentes predispõem a desidratação e prurido (coceira) da pele. Banhos mornos e hidratação após o banho são essenciais. Além disso, é preciso manter a hidratação de dentro para fora e cuidar com a quantidade de água ingerida e a qualidade dos alimentos”, explica.

A doutora ainda dá outras dicas para os cuidados:

Protetor Solar

O protetor solar deve ser usado diariamente independente da estação do ano. Os raios ultravioletas estão presentes mesmo em dias nublados e chuvosos, além disso, eles devem ser utilizados mesmo dentro de casa, já que as luzes artificiais podem também manchar a pele.

Óleos para banho

Com a chegada do frio, a tendência é de que as pessoas passem mais tempo embaixo do chuveiro. Como o frio está mais intenso, muitas pessoas optam por usar óleos durante o banho. Ele forma uma película e impede a desidratação da pele, mas não é hidratante. O ideal é usar cremes hidratantes primeiro (existem opções de banho) e então, os óleos.

Cuidados com a pele oleosa

Pacientes com pele oleosa devem ter cuidado na escolha dos produtos, pois podem intensificar a oleosidade ou desencadear acne.

Já outro item que precisa de atenção especial, são os cabelos, afinal, quem não gosta de sentir aquela água quentinha por todo o corpo. Mas, assim como a pele, a temperatura muito elevada pode acarretar alguns problemas. Tanto a cabelereira da Rede Expert Beauty Center, Lilian Oliveira, quanto a dermatologista Alexandra Goetze, alertam que é preciso cuidar com a temperatura. “Aquecer o banheiro pode ser uma boa opção para esses dias mais frios e assim, a temperatura da água pode ficar mais morna e evitar algumas situações tanto de pele quanto de cabelo”, destacou Alexandra.

Lilian ressaltou que a hidratação é o grande tratamento para o inverno, porque assim como a pele, os cabelos também precisam de recomposição de vitaminas contínua. “ No inverno as hidratações devem seguir uma rotina, pois com o uso frequente do secador, retiramos a parte hídrica do cabelo, por isso é fundamental o uso de protetor térmico, como o nome diz hidratação

oleoso e desidrata as pontas. O ideal é que as hidratações ocorram ao menos a cada 15 dias”, ressalta Lilian.

Assim como a dermatologista, Lilian oferece algumas dicas para manter os cabelos saudáveis.

Cuidados com a higienização

Apesar do frio rigoroso, não deixe de higienizar os cabelos, esse é um erro muito comum que muitas pessoas cometem e faz com que os poros do couro cabeludo fiquem obstruídos, acentuando a queda e oleosidade.


Cabelos molhados não!

É importante evitar sair com os cabelos molhados já que as baixas temperaturas fazem com que eles demorem a secar, deixando o couro cabeludo suscetível a caspas, seborreias e até micoses. O ideal é sempre secá-los antes de sair e usar os protetores térmicos.

Uso de produtos com protetor solar e cuidados térmicos

Não é porque o sol não está aparente que ele não está lá. O uso dos produtos com proteção solar deve continuar mesmo no inverno. E vale lembrar que os protetores térmicos são os grandes aliados dos cabelos saudáveis. Eles garantem que as agressões do uso frequente do secador, chapinha, baby lis e outros sejam amenizados.

Shampoo a seco ajuda, mas não é a solução

Mesmo sendo o queridinho do inverno, mas em excesso pode acabar prejudicando por apenas absorver a oleosidade. Se não for lavado da forma correta, a oleosidade continua e pode ainda gerar mais danos aos fios. É importante também que ele não seja utilizado todos os dias, para que o couro cabeludo possa estar mais limpo e respirar.

Confira essas e outras dicas nas redes sociais da Paraná Clínicas e Expert Beauty Center.

@Paranaclinicas @Expertbeautycenter


Sobre a Paraná Clínicas

Fundada em 1970, a Paraná Clínicas é referência em planos de saúde empresariais e também atua na modalidade coletiva por adesão. Desde setembro de 2020, é operadora integrante da SulAmérica, o maior grupo segurador independente do Brasil. Carrega a missão de cuidar com excelência empresas e pessoas, oferecendo como diferencial os programas de saúde preventiva e promoção de qualidade de vida. Com uma infraestrutura moderna e planejada em uma rede interligada, a Paraná Clínicas conta com sete unidades próprias em Curitiba e Região Metropolitana, chamadas de Centros Integrados de Medicina: CIM Araucária; CIM CIC - 24h; CIM Fazenda Rio Grande; CIM Rio Branco do Sul; CIM São José dos Pinhais; CIM Unidade Infantil - 24h (ao lado do Hospital Santa Cruz) e CIM Água Verde – onde também operam o Hospital Dia, projetado para oferecer o que existe de mais moderno em procedimentos eletivos, e o Centro de Infusão, estruturado para atender com excelência os pacientes de oncologia, hematologia e reumatologia. Mais informações em www.paranaclinicas.com.br.  

 

Informações para a imprensa

Grupo Excom

Juliane Silva | (41) 9 9992-0055 | juliane@excom.com.br

Julia Nascimento| (41) 9 9226-4556 | julia.nascimento@excom.com.br

Cecile Freire Krüger | (41) 9 8848-2726 | cecile@excom.com.br


Ficas as dicas para os cuidados com a pele e cabelos

Até o Próximo!

Beijos!

Lucimar



Confira também

39 comentários

  1. Gostei de toda esta informação:))
    .
    Solidão ao som da viola ...
    .
    Beijos e um excelente dia.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom e precisamos, de verdade, cuidar de nossa pele! beijos, lindo dia! chica

    ResponderExcluir
  3. Elogio todos os produtos que façam uma mulher ficar (ainda) mais bonita.
    .
    Cordiais cumprimentos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  4. No inverno, os cuidados com os cabelos e a pele devem ser redobrados.
    Gostei das suas dicas.
    Bjus!

    www.galerafashion.com

    ResponderExcluir
  5. Excelentes dicas.
    Obrigado pela partilha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Verdade luci. Os cuidados com a pele devem importante para a saúde mental e física. Visto que os Cuidados com sigo mesma aumenta a autoestima. Adorei o artigo. bjs
    Lady Samy

    ResponderExcluir
  7. Que sim são umas boas dicas para podemos levar
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir
  8. Oi
    Adorei as dicas 👏 temos que cuidar da pele no inverno também, minha pele fica muito seca

    ResponderExcluir
  9. Dicas super importantes, realmente no inverno meu rosto fica mais sensível e o cabelo mais seco...amei as dicas

    ResponderExcluir
  10. Olá Querida Luci, Tudo bem?
    Excelentes dicas.
    Obrigado pela partilha.
    Beijinhos
    Karina

    ResponderExcluir
  11. Bom dia amore
    Adorei suas dicas viu? E sempre bom reforçar os cuidados com a pele.

    Um beijo

    www.jessicamourablpg.com.br

    ResponderExcluir
  12. Ótimas dicas, acho super válidas para cuidados com a pele e cabelo. Eu por exemplo, não vivo sem um bom hidratante. bjs
    https://blogatrasdorimel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Muito legal as dicas, não dá para descuidar nos cuidados no frio, principalmente com a pele que parece ficar mais seca.

    ResponderExcluir
  14. Ótimas dicas, eu nao abro mão dos cuidados com minha pele.

    ResponderExcluir
  15. Temos sempre de cuidar, de verão ou inverno!! Ótimas dicas.

    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderExcluir
  16. Dicas excelentes Lu! Independente da estação do ano que estivermos, temos que cuidar muito da nossa pele e dos cabelos. Eu não abro mão desses cuidados nunca! :D
    Beijão! ♥

    Relíquias da Lara

    ResponderExcluir
  17. Oi Lu, tudo bem? Ótimas dicas. No inverno mais do que em outras estações é preciso cuidar da pele e da nossa saúde. Sou meio desligada e acabo esquecendo de usar protetor solar, hidratante e outros produtinhos. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  18. Verdade!! Temos que ter todo cuidado com a pele, principalmente no inverno

    ResponderExcluir
  19. Oi,tudo bem?

    Gostei muito do post, pois com a correria do dia a dia acabamos deixando de lado os cuidados com a pela e são super importantes. Gostei das dicas, vale a pena seguir.

    ResponderExcluir
  20. dicas muito boas é sempre bom saber obrigada pela partilha bjs saude

    ResponderExcluir
  21. Gosto de usar óleo corporal no frio, já que aí mesmo que não vou passar hidratante. Mas desapegar da água quente é difícil :(

    ResponderExcluir