Quem tem cabelos oleosos deve usar condicionador?

by - domingo, setembro 26, 2021

 



 

Olá amigos tudo bem?

Ainda há muitas dúvidas sobre a lavagem dos cabelos, que envolvem a frequência, a ordem dos produtos capilares, a temperatura da água, o uso correto do shampoo e do condicionador. Karla Lessa, médica pós-graduada em Dermatologia Clínica e Cirúrgica, esclarece essas questões para que você não erre e tenha fios lindos, fortes e saudáveis.
 
Frequência
Lessa diz que a frequência de lavagens vai depender do tipo de cabelo. 
 
"Para quem tem o couro cabeludo muito oleoso, o ideal é lavar os cabelos todos os dias pela manhã, porque ele fica muito gorduroso e vai obstruindo os folículos, o que pode gerar doenças fúngicas, dermatite seborreica, irritação no couro cabeludo. Em relação aos cabelos secos, lavar todos os dias pode deixá-los ressecados. Quem tem os cabelos normais, pode intercalar os dias de lavagem", aconselha.
 
Ordem dos produtos capilares
O que eu uso primeiro: shampoo, máscara ou condicionador? A médica ensina a ordem dos produtos:

"O shampoo deve ser usado primeiro porque ele lava o cabelo e abre a cutícula. Depois a gente deve usar a máscara, porque, com a cutícula aberta, o produto vai hidratar os fios capilares. Por último, aplicamos o condicionador. Ele tem um pH menor do que o do shampoo, tendo uma eficácia no fechamento das cutículas”, garante Karla.
 
Uso correto do shampoo
Segundo a profissional, o shampoo deve ser direcionado ao couro cabeludo.
 
"Depois de aplicar o shampoo no couro cabeludo, essa região deve ser massageada de forma suave sem o uso das unhas. A espuma formada com a massagem deve escorrer e limpar o comprimento dos fios", disse. 
 
Temperatura da água
No inverno, por mais que a água quente pareça ser uma maravilha, ela é na verdade uma grande vilã para a nossa pele e cabelos. Quando for lavar os fios, use sempre água fria ou morna. 
 
"A temperatura alta da água tende a ressecar os fios, deixando-os mais opacos e sem brilho. Além disso, estimula as glândulas sebáceas, podendo aumentar a oleosidade do couro cabeludo. O excesso de calor também pode causar dermatite seborreica, caspa e descamação", pontua a médica. 

Uso do condicionador em cabelos oleosos
Quem tem cabelos oleosos pode e deve usar condicionador. Isso porque o produto tem uma função importante, que é de selar as cutículas que foram abertas pelo shampoo. 
 
"Se você sofre com a oleosidade excessiva, não deve parar de usar o condicionador na lavagem, e sim aprender a usá-lo do jeito certo. Uma das funções do produto é selar as cutículas que foram abertas pelo shampoo no processo de higienização. O shampoo abre as escamas da fibra capilar. Já o condicionador garante que tudo fique bem fechado, protegendo os fios das agressões externas, como a poluição. Assim, evita danos como quebra e pontas duplas", explica Karla.
 
Diferente do shampoo, o condicionador deve ser usado apenas no comprimento e pontas do cabelo – nunca no couro cabeludo.  
 
"Em seguida, é preciso enxaguar bem para que não fique resquícios do condicionador nos cabelos. Caso contrário, o fio ficará muito gorduroso e com aspecto pesado. Nunca use o condicionador na raiz, uma vez que pode provocar aumento da oleosidade e surgimento de caspa e dermatite seborreica”, finaliza.

Médica, empresária, influenciadora, esposa e mãe, Dra. Karla Lessa tem um legado espetacular para contar, tanto da sua área pessoal quanto da profissional. Natural de Vitória, a capixaba cursou medicina em Itaperuna, no Rio de Janeiro, sonho que tinha desde criança. Nesta época, conheceu o seu marido e parceiro de vida, Paulo Lessa, com quem hoje tem dois filhos, e administram juntos o Instituto Lessa, espaço que fica em Vitória e foca em saúde e qualidade de vida.

Dra. Karla leva a mesma dedicação que tem pelos estudos para o seu consultório, os pacientes são apenas elogios pelo atendimento que recebem. A médica acredita que é necessário um diagnóstico em todos que passam por suas consultas antes de receitar qualquer medicamento, ela acredita que é necessário analisar o aspecto da pele de cada um e revela que esse é um dos grandes segredos determinantes, fortalecendo a relação médico-paciente na busca pelos melhores tratamentos.

A capixaba mesmo após a pós-graduação, não deixa de renovar os seus conhecimentos do mercado da beleza. Karla Lessa também é um nome renomado e disputado em palestras sobre a área da beleza e da medicina estética. E segue fazendo diversos cursos de especializações, nacionais e internacionais, para expandir e aprender novas técnicas do mercado.


Fica aí as dicas de como usar o condicionador pra quem tem cabelos oleosos 

Até o Próximo!
Beijos!
Lucimar




  



Confira também

29 comentários

  1. Que sim, são umas boas dicas para seguir
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir
  2. Eu raramente coloco no meu e se colocar é nas pontas apenas!:)
    -
    Silêncios do tempo...
    -
    Beijos, e um excelente Domingo.

    ResponderExcluir
  3. O meu cabelo tem tendência para ficar oleoso e costumo utilizar condicionar, mas apenas coloco nas pontas :)

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, Lucimar
    Gostei das dicas, bjs querida.

    ResponderExcluir
  5. Gostei e guardei as dicas!!

    Boa semana.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderExcluir
  6. Ótimas dicas, Lucimar.
    É bem complicado lavar o cabelo em água morna ou fria no inverno, mas eu tento.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  7. Amei as dicas. Eu sempre lavo meu cabelo fora do banho para conseguir lavar na água gelada
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Como não tenho cabelos oleosos uso condicionador e graças a Deus não preciso lavar em água fria principalmente porque aqui no sul no inverso é quase impossível Lucimar! Vou repassar as dicas para quem eu conheço que tem oleosidade capilar!

    ResponderExcluir
  9. ótimas dicas
    eu tenho cabelo oleoso e lavo sempre pela manhã

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  10. Vou repassar as dicas para a minha mãe, pois é bem o tipo de cabelo dela.

    ResponderExcluir
  11. Apesar de ter cabelos oleosos, não os lavo todos os dias. Gostei muito das dicas da doutora Karla Lessa.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. oi!
    Eu adorei a dica Lucimar :D meu cabelo é oleoso, e eu costumo usar mais não passo na raiz so nas pontas..

    ResponderExcluir
  13. Cabelo oleoso é um caso sério! Tenho certeza que essas dicas vai ajudar bastante a diminuir os impactos!

    ResponderExcluir
  14. Oi Lu, tudo bem? Acho importante saber qual o nosso tipo de cabelo, ainda mais para experimentar e usar produtos de acordo. As vezes meu cabelo está oleoso, mas a maior parte do tempo é seco e precisa hidratação. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  15. Aqui em casa Lucimar tenho dois guris que os cabelos pingam óleo, vou com certeza direcionar a eles teu post, valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  16. Bom post. Minha raiz é oleosa, mas não dá pra lavar o cabelo todos os dias. rs

    ResponderExcluir
  17. Oi Lu, sempre tive problemas com oleosidade capilar. No caso me questionava sobre o uso de condicionador, então continuarei usando. Abraços

    ResponderExcluir
  18. As vezes pessoas que tem cabeloss oleosos evitam o uso de condicionar para a lavagem ter uma duração maior. É bem esclarecer seu post com a forma correta de aplicação dos produrante a lavagem.

    ResponderExcluir