Dicas do primeiro corte de cabelo infantil
Profissionais da beleza e saúde ressaltam que procedimento não deve ser feito de forma impositiva
O nascimento de uma criança é muito aguardado pelos pais, tios e toda a família. Ao longo do crescimento do bebê, muitos acontecimentos se tornam marcos na sua trajetória de vida.
Uma delas, é o primeiro corte de cabelo, que precisa ser feito de forma cuidadosa, delicada e com atenção. Segundo a pediatra credenciada da Paraná Clínicas, empresa do Grupo SulAmérica, Dra. Maria Gabriela Garbelini (CRM 26978/RQE 2194), o procedimento é recomendado depois que ocorrem alguns sinais de prontidão do corpo. “Cada criança nasce de um jeito. Umas com mais ou menos cabelo. O que os pais devem observar é se não está incomodando a criança, porque muitas vezes ela coça a orelinha e as mães podem achar que é dor, mas são os fios incomodando. Não existe idade certa, mas o ideal é que o corte ocorra quando o bebê já tem controle cervical, o que pode ocorrer a partir do terceiro ou quarto mês”, destacou a médica.
Se ocorrer nestes primeiros meses, o corte deve ser apenas higiênico e simples, respeitando as condições do bebê, e não havendo necessidade de um modelo de corte. Esse momento pode também ocorrer mais tarde, sem nenhum prejuízo para pais e mães. Mas mesmo com o bebê maior, é preciso que alguns cuidados sejam observados. “É muito importante que os responsáveis façam uma pesquisa do local, do profissional e vejam as avaliações que foram realizadas na internet e que o local seja agradável, lúdico e seguro, principalmente neste momento de pandemia que estamos vivendo”, enfatizou a pediatra.
O corte dos cabelos de bebês e crianças precisam ser realizados por profissionais capacitados e com equipamentos especializados, como a tesoura, por exemplo, que precisa ser com pontas mais arredondadas.
Karin Freitas Stevens Ribas é cabelereira há 30 anos e desde que começou a carreira, influenciada pela mãe, trabalhou com crianças. Há mais de 3 anos ela atende crianças e adultos no Expert Beauty Center, maior rede de salões próprios de Curitiba.
Segundo a profissional, o primeiro corte de cabelo de um bebê é um marco para as famílias e por isso precisa ser feito com cuidado. “Nós não podemos esperar que a criança fique por muito tempo parada. O corte de cabelo de um adulto e uma criança são diferentes e precisamos respeitar essas particularidades. Aqui no Expert, entendemos que é um momento especial então temos os cuidados necessários e ao final do procedimento, a criança ganha um certificado e colocamos também uma mechinha do cabelo, para que essa ocasião seja especial para ambos”, contou.
Muitas crianças podem se assustar com uma aproximação demasiada de uma pessoa estranha ou ainda com o barulho dos equipamentos e do ambiente. O conselho da médica é que as crianças não passem por situações de estresse e sejam forçadas a fazer algo, já que essa atitude pode gerar um trauma infantil. “É preciso que o local seja lúdico, que a criança se sinta à vontade e que o profissional, tenha toda a calma possível para realizar o corte, sem forçar a criança”, disse.
Karin destaca que o principal ingrediente para o sucesso do corte é ir aos pouquinhos chegando próximo à criança, com respeito, cuidado e muita descontração. “A paciência é o elemento principal para o corte de cabelo infantil. A criança não consegue ficar por longo período parada para realizar o procedimento, então, com muito respeito e cuidado, tem que ir virando a cabecinha, brincando, usando objetos lúdicos e hoje, nosso grande aliado é o celular, para prender a atenção dos pequenos”, explica.
Todas as unidades do Expert Beauty Center, possuem profissionais especializados em corte infantil. Ao finalizar o procedimento a criança ganha um certificado com uma mechinha do cabelo anexada para incentiva-la a sempre voltar.
Informações para a imprensa
Grupo Excom
Juliane Silva | (41) 9 9992-0055 | juliane@excom.com.br
Julia Nascimento | (41) 9 9226-4556 | julia.nascimento@excom.com.br
Cecile Freire Krüger | (41) 9 8848-2726 | cecile@excom.com.br
Fica aí as informações sobre o primeiro corte de cabelo infantil
Até o Próximo!
Beijos!
Lucimar
34 comentários
Um informação bastante interessante. Obrigada pela partilha!
ResponderExcluir-
Boa noite. Beijos
Cidalia obrigada
ExcluirOi
ResponderExcluirEu adorei 😀 as dicas são maravilhosas
Joana 😉😉
ExcluirBuenos consejos te mando un beso
ResponderExcluirEu já passei por isso duas vezes, é um momento de muita paciência ... Também acho que é um momento especial, até mesmo porque não sabemos como a criança vai reagir ... Concordo com tudo que foi dito nesse post!
ResponderExcluirMinda é verdade a criança reage diferente uma da outra.
ExcluirMuito interessante.
ResponderExcluirUm abraço e continuação de uma boa semana.
Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros
arrasou nas dicas
ResponderExcluirbeijo
A mina de fé
Meloren obrigada
ExcluirMuito bom, o Ben só fez seu primeiro corte em uma barbearia a 2 anos atrás.
ResponderExcluirQuem cortava o cabelo dele desde pequenininho era a tia cabeleireira, em casa.
Passei por isso, aqui o primeiro corte foi eu quem fiz, dos três, até que se sentissem a vontade pra ir ao salão. Hoje em dia eu corto das meninas e até do marido, meu filho mais velho gosta de cortes diferentes, aí ele vai ao barbeiro.
ResponderExcluirNique 😍😍
ExcluirDicas valiosas para as mamãs de primeira viagem!
ResponderExcluirBjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube
Teresa verdade
ExcluirQue dicas ótimas para quem tem filhos.
ResponderExcluirBig Beijos,
Lulu on the sky
Sim Lulu
ExcluirDicas ótimas, deve ser bem complicado se especializar em corte infantil.
ResponderExcluirBeijos/Kisses.
Anete Oliveira
Blog Coisitas e Coisinhas
Fanpage
Instagram
Anete sim
ExcluirVou tomar nota das sugestões!
ResponderExcluirIsabel Sá
Brilhos da Moda
Isa😉😉
ExcluirUm informação bastante interessante. Obrigada pela partilha!
ResponderExcluirAzka obrigada pela visita
ExcluirMuito legal as dicas, eu optei por ser a primeira a cortar as pontinhas do cabelo da minha filha, e assim ela foi se acostumando, quando precisou ir em um centro especializado, foi super fácil.
ResponderExcluirOi Lu, tudo bem? Ah, que legal suas dicas. Cortar cabelo de criança não é fácil, ainda mais quando elas se sentem assustadas e começam a chorar. Algumas mães até cortam em casa para evitar esse stress. Mas é bom conhecer bons profissionais que saibam como fazer. Um abraço, Érika =^.^=
ResponderExcluirMuito bacana suas dicas! O primeiro corte de cabelo realmente requer atenção, principalmente porque não é uma tarefa fácil manter as crianças paradas e calmas.
ResponderExcluirAs pessoas pensam que é fácil cortar cabelo de criança mas tem os seus segredos, viu?!
ResponderExcluirAdorei as suas dicas!
Quando a gente tem um filho calminho vai de boas, agora tenha um filho tri agitado pra ver o desespero que dá cortar cabelo rsrs, meu filho mais novo saiu com um lado mais curto rsrsr e eu nem posso culpar o barbeiro .... Gostei das dicas Lucimar!
ResponderExcluirBoas dicas, minha avó que aparava as pontas do meu cabelo, quando fiquei maiorzinha fui na cabelereira da minha tia
ResponderExcluirAbraços,
Alécia, do Blog Arrojada Mix
Ótimas dicas. Com crianças todo cuidado é pouco.
ResponderExcluirBjus!
galerafashion.com
Minha mãe é cabeleireira também e por muitos anos ela trabalhou com crianças e esse é realmente um momento que exige toda uma atenção especial, tanto para as crianças quanto para os pais. :D
ResponderExcluirBeijão! ♥
Relíquias da Lara
Ja adorei essas dicas! Sao otimas msm
ResponderExcluirO primeiro corte infantil e sempre um drama , ótimas dicas com avaliação de profissionais da área .
ResponderExcluirOlá Lucimar, tudo bem?
ResponderExcluirGostei bastante desse post, pois trazer essas informações e dicas sobre o primeiro corte de cabelo é bem importante. Aqui, temos a tradição de realizarmos o primeiro corte em casa mesmo, para ficarmos mais próximos das crianças.
Beijos!