Dicas do primeiro corte de cabelo infantil

by - terça-feira, outubro 19, 2021

 


Olá amigos tudo bem?

Profissionais da beleza e saúde ressaltam que procedimento não deve ser feito de forma impositiva

O nascimento de uma criança é muito aguardado pelos pais, tios e toda a família. Ao longo do crescimento do bebê, muitos acontecimentos se tornam marcos na sua trajetória de vida.

Uma delas, é o primeiro corte de cabelo, que precisa ser feito de forma cuidadosa, delicada e com atenção. Segundo a pediatra credenciada da Paraná Clínicas, empresa do Grupo SulAmérica, Dra. Maria Gabriela Garbelini (CRM 26978/RQE 2194), o procedimento é recomendado depois que ocorrem alguns sinais de prontidão do corpo. “Cada criança nasce de um jeito. Umas com mais ou menos cabelo. O que os pais devem observar é se não está incomodando a criança, porque muitas vezes ela coça a orelinha e as mães podem achar que é dor, mas são os fios incomodando. Não existe idade certa, mas o ideal é que o corte ocorra quando o bebê já tem controle cervical, o que pode ocorrer a partir do terceiro ou quarto mês”, destacou a médica.

Se ocorrer nestes primeiros meses, o corte deve ser apenas higiênico e simples, respeitando as condições do bebê, e não havendo necessidade de um modelo de corte. Esse momento pode também ocorrer mais tarde, sem nenhum prejuízo para pais e mães. Mas mesmo com o bebê maior, é preciso que alguns cuidados sejam observados. “É muito importante que os responsáveis façam uma pesquisa do local, do profissional e vejam as avaliações que foram realizadas na internet e que o local seja agradável, lúdico e seguro, principalmente neste momento de pandemia que estamos vivendo”, enfatizou a pediatra.

O corte dos cabelos de bebês e crianças precisam ser realizados por profissionais capacitados e com equipamentos especializados, como a tesoura, por exemplo, que precisa ser com pontas mais arredondadas.

Karin Freitas Stevens Ribas é cabelereira há 30 anos e desde que começou a carreira, influenciada pela mãe, trabalhou com crianças. Há mais de 3 anos ela atende crianças e adultos no Expert Beauty Center, maior rede de salões próprios de Curitiba.

Segundo a profissional, o primeiro corte de cabelo de um bebê é um marco para as famílias e por isso precisa ser feito com cuidado. “Nós não podemos esperar que a criança fique por muito tempo parada. O corte de cabelo de um adulto e uma criança são diferentes e precisamos respeitar essas particularidades. Aqui no Expert, entendemos que é um momento especial então temos os cuidados necessários e ao final do procedimento, a criança ganha um certificado e colocamos também uma mechinha do cabelo, para que essa ocasião seja especial para ambos”, contou.

Muitas crianças podem se assustar com uma aproximação demasiada de uma pessoa estranha ou ainda com o barulho dos equipamentos e do ambiente. O conselho da médica é que as crianças não passem por situações de estresse e sejam forçadas a fazer algo, já que essa atitude pode gerar um trauma infantil. “É preciso que o local seja lúdico, que a criança se sinta à vontade e que o profissional, tenha toda a calma possível para realizar o corte, sem forçar a criança”, disse.

Karin destaca que o principal ingrediente para o sucesso do corte é ir aos pouquinhos chegando próximo à criança, com respeito, cuidado e muita descontração.  “A paciência é o elemento principal para o corte de cabelo infantil. A criança não consegue ficar por longo período parada para realizar o procedimento, então, com muito respeito e cuidado, tem que ir virando a cabecinha, brincando, usando objetos lúdicos e hoje, nosso grande aliado é o celular, para prender a atenção dos pequenos”, explica.

Todas as unidades do Expert Beauty Center, possuem profissionais especializados em corte infantil. Ao finalizar o procedimento a criança ganha um certificado com uma mechinha do cabelo anexada para incentiva-la a sempre voltar.

Informações para a imprensa

Grupo Excom

Juliane Silva | (41) 9 9992-0055 | juliane@excom.com.br

Julia Nascimento | (41) 9 9226-4556 | julia.nascimento@excom.com.br

Cecile Freire Krüger | (41) 9 8848-2726 | cecile@excom.com.br


Fica aí as informações sobre o primeiro corte de cabelo infantil

Até o Próximo!

Beijos!

Lucimar




Confira também

32 comentários

  1. Um informação bastante interessante. Obrigada pela partilha!
    -
    Boa noite. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Eu adorei 😀 as dicas são maravilhosas

    ResponderExcluir
  3. Eu já passei por isso duas vezes, é um momento de muita paciência ... Também acho que é um momento especial, até mesmo porque não sabemos como a criança vai reagir ... Concordo com tudo que foi dito nesse post!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, o Ben só fez seu primeiro corte em uma barbearia a 2 anos atrás.
    Quem cortava o cabelo dele desde pequenininho era a tia cabeleireira, em casa.

    ResponderExcluir
  5. Passei por isso, aqui o primeiro corte foi eu quem fiz, dos três, até que se sentissem a vontade pra ir ao salão. Hoje em dia eu corto das meninas e até do marido, meu filho mais velho gosta de cortes diferentes, aí ele vai ao barbeiro.

    ResponderExcluir
  6. Dicas ótimas, deve ser bem complicado se especializar em corte infantil.

    Beijos/Kisses.



    Anete Oliveira

    Blog Coisitas e Coisinhas

    Fanpage

    Instagram

    ResponderExcluir
  7. Um informação bastante interessante. Obrigada pela partilha!

    ResponderExcluir
  8. Muito legal as dicas, eu optei por ser a primeira a cortar as pontinhas do cabelo da minha filha, e assim ela foi se acostumando, quando precisou ir em um centro especializado, foi super fácil.

    ResponderExcluir
  9. Oi Lu, tudo bem? Ah, que legal suas dicas. Cortar cabelo de criança não é fácil, ainda mais quando elas se sentem assustadas e começam a chorar. Algumas mães até cortam em casa para evitar esse stress. Mas é bom conhecer bons profissionais que saibam como fazer. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  10. Muito bacana suas dicas! O primeiro corte de cabelo realmente requer atenção, principalmente porque não é uma tarefa fácil manter as crianças paradas e calmas.

    ResponderExcluir
  11. As pessoas pensam que é fácil cortar cabelo de criança mas tem os seus segredos, viu?!
    Adorei as suas dicas!

    ResponderExcluir
  12. Quando a gente tem um filho calminho vai de boas, agora tenha um filho tri agitado pra ver o desespero que dá cortar cabelo rsrs, meu filho mais novo saiu com um lado mais curto rsrsr e eu nem posso culpar o barbeiro .... Gostei das dicas Lucimar!

    ResponderExcluir
  13. Boas dicas, minha avó que aparava as pontas do meu cabelo, quando fiquei maiorzinha fui na cabelereira da minha tia
    Abraços,
    Alécia, do Blog Arrojada Mix

    ResponderExcluir
  14. Ótimas dicas. Com crianças todo cuidado é pouco.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  15. Minha mãe é cabeleireira também e por muitos anos ela trabalhou com crianças e esse é realmente um momento que exige toda uma atenção especial, tanto para as crianças quanto para os pais. :D
    Beijão! ♥

    Relíquias da Lara

    ResponderExcluir
  16. Ja adorei essas dicas! Sao otimas msm

    ResponderExcluir
  17. O primeiro corte infantil e sempre um drama , ótimas dicas com avaliação de profissionais da área .

    ResponderExcluir
  18. Olá Lucimar, tudo bem?

    Gostei bastante desse post, pois trazer essas informações e dicas sobre o primeiro corte de cabelo é bem importante. Aqui, temos a tradição de realizarmos o primeiro corte em casa mesmo, para ficarmos mais próximos das crianças.

    Beijos!

    ResponderExcluir