Escova Secadora X Secador: Qual é o mais prejudicial para o seu cabelo?

by - terça-feira, novembro 30, 2021

 

Expor o cabelo a temperaturas elevadas pode ser extremamente prejudicial à fibra capilar. Ela é naturalmente adaptada para resistir entre 80ºC a 100ºC sem que sofra alteração no seu estado típico. Essa temperatura média é suficiente para a secagem natural do cabelo, mas quando buscamos uma secagem modeladora, os fios precisam ser expostos a temperaturas superiores.

Olá amigos tudo bem?

Popularizada nas redes sociais, escova secadora vem ganhando cada vez mais espaço no universo feminino

Expor o cabelo a temperaturas elevadas pode ser extremamente prejudicial à fibra capilar. Ela é naturalmente adaptada para resistir entre 80ºC a 100ºC sem que sofra alteração no seu estado típico. Essa temperatura média é suficiente para a secagem natural do cabelo, mas quando buscamos uma secagem modeladora, os fios precisam ser expostos a temperaturas superiores.

Escovas secadoras têm ficado cada vez mais populares no universo feminino, se tornando um fenômeno nas redes sociais. Em teoria, elas são práticas, rápidas e fáceis para utilizar em si mesmo, sendo um ótimo instrumento para quem não tem disponibilidade para ir ao salão frequentemente e não sabe fazer uma escova sozinha.

Presentes entre os itens mais vendidos e vistos nas lojas de departamento brasileiras, a escova secadora pode não ser o maior aliado do seu cabelo. Por possuir baixas potências é necessário um tempo maior para a efetuar a secagem completa, elevando o tempo de exposição do fio há altas temperaturas. A dermatologista Fátima Tubini, explica que quando isso acontece, ocorre a evaporação da água presente na fibra capilar, assim fazendo a desnaturação da queratina. “Quando usada de maneira incorreta, os danos causados pela escova secadora ao cabelo vão desde uma simples evaporação da água retida, até a perda de proteínas que fazem parte do fio”, ressalta médica.

Segundo Fátima, a exposição do cabelo há temperaturas maiores podem levar ao ressecamento, quebra e até mesmo queima dos fios, podendo ter danos graves e irreversíveis. No processo de modelação com a escova secadora, as fibras dilatam-se dando um novo formato ao cabelo, baixando a umidade e deixando os fios secos e desvitalizados.

Já os secadores devem sempre ser utilizados até a temperatura média ao se fazer uma escova convencional, já que temos a tendência de aproximar o aparelho do cabelo para realizar este procedimento. “Temos que manter o máximo de cuidado possível, pois o secador muito quente pode deteriorar os fios. Ao secar, podemos até utilizar na temperatura máxima, mas sempre mantendo a distância de no mínimo dez centímetros do cabelo”, afirma a doutora Fátima.  

Ao submeter o cabelo a temperaturas elevadas, é de extrema necessidade o uso de protetores térmicos já que com ele, se cria uma camada protetora ao redor da fibra capilar, selando a cutícula e evitando que os fios fiquem desidratados e que o calor tanto do secador ou da escova secadora prejudique os fios.

Ambos os aparelhos podem ser utilizados como complemento um do outro. O secador para remover o excesso de água e a escova secadora para modelagem e finalização, um combo de praticidade e rapidez que parece ser muito promissor.

Sobre Fátima Tubini

Referência em cuidados e tratamentos dermatológicos, a Dra. Fátima Tubini atua na área da dermatologista há quase 20 anos. Com ampla experiência, a especialista é graduada em Ciências Médicas e possui o título de Especialista em Dermatologia concedido pela AMB e Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Informações para a imprensa:

Alan Pimentel (11) 96715-1082  alan@afontecomunica.com.br

Roberta Santo (11) 97152-2110 roberta@afontecomunica.com.

Fica aí a informação da diferença entre a escova secadora e o secador

Até o Próximo!

Beijos!

Lucimar



Confira também

19 comentários

  1. Yo no utilizo ninguno de los dos. Buena entrada. Te mando un beso

    ResponderExcluir
  2. Amei o comparativo. Eu sempre prefiro o secador pela praticidade, tentei usar uma escova secadora só uma vez, e foi bem no começo mesmo quando elas tinham aqueles dentes como escova normal que era desconfortáveis e não secava a raiz direito.
    Acho que vou testar essas mais modernas
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada por esta partilha tão informativa. Confesso que é muito raro usar secador e a escova não uso de todo

    ResponderExcluir
  4. Só uso secador de vez em quando.

    Beijinhos e boa noite.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderExcluir
  5. Que gostei muito da sua partilha, mas nem sempre é algo que use sempre
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderExcluir
  6. Bom saber dessa diferença entre os dois.
    Eu prefiro o secador, mas uso muito pouco. Usei a escova uma vez e não gostei.
    Bjus!

    www.galerafashion.com

    ResponderExcluir
  7. Eu evito usar os dois, pois tendem a ressecar muito o meu cabelo, mas quando sou obrigada acabo indo de secador.

    ResponderExcluir
  8. Oi
    Que maravilha 🙂 eu amei essa escova,estou precisando muito de uma

    ResponderExcluir
  9. Eu uso secador com o difusor, acho a tecnologia da escova interessante, mas nunca usei
    Abraços,
    Alécia, do Blog Arrojada Mix

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho os dois Lucimar, mas uso com muito pouca frequência, é preciso ter cuidado com nossos cabelos, ótimo artigo!

    ResponderExcluir
  11. Eu ainda não usei a escova , sempre uso o secador de cabelo , foi muito bom ler o seu post , dicas importante .

    ResponderExcluir
  12. OLha qd eu tinha cabelo lisos, a melhor coisa que aconteceu foi usar o secador para escovar, sem chapinha que danifica bastante o cabelo...hoje uso cabelo cacheados, e não uso nem babyliss, e nem secador para secar...para mim danifica bastante

    ResponderExcluir
  13. Raramente uso secador ou escova secadora nos cabelos,mas acaba sendo prático na hora de deixar os fios alinhados.Adorei a informação,vou procurar protetor térmico e a escova modeladora para quando precisar sair com os fios mais aĺinhados.

    ResponderExcluir
  14. Olá Lucimar,

    Gostei muito do post, pois ele traz informações bem relevantes e que devem ser levadas em conta. Desde que entrei em transição não uso nenhum dos aparelhos, mas já usei secador por muito tempo na minha vida, e como não usava um protetor térmico, danificou bastante. Hoje em dia, se fosse usar, acho que usaria a escova.

    beijos!

    ResponderExcluir