Saúde bucal interfere no estilo de vida dos brasileiros

by - domingo, novembro 07, 2021

 


Olá amigos tudo bem?

Ricardo Almeida, cirurgião dentista, dá dicas de como limpar dentadura

A saúde bucal é um fator fundamental para a qualidade de vidas das pessoas. É o que aponta o estudo Percepções Latino-Americanas, que ouviu 600 latino-americanos, entre eles 151 brasileiros. De acordo com a pesquisa 32% dos participantes afirmam que a falta de dentes interfere em ter um estilo de vida saudável e ativo. Outros 52% disseram que a perda de dentes deixou sua aparência pior, 43% dizem que a vida amorosa é afetada, enquanto 38% afirmam se sentir inseguros para ir a festas e eventos sociais. Vale ressaltar que os entrevistados têm entre 45 e 70 anos.

Para minimizar esses problemas, a alternativa são as próteses dentárias e dentaduras. Elas substituem os dentes e devolvem o sorriso, além de ajudar na mastigação e na fala. No Brasil, cerca de 39 milhões de pessoas contam com a ajuda de próteses. Desse universo, uma em cada cinco delas têm entre 25 e 44 anos, conforme estudo da Edelman Insights.

“Quem usa dentadura ou prótese precisa ter cuidados redobrados, da mesma forma que se tem com a dentição natural, pois acumula restos de alimentos e necessita de limpeza diariamente para evitar a proliferação de bactérias”, afirma Ricardo Almeida, cirurgião dentista. O profissional explica que as dentaduras são recomendadas para pessoas que não têm dentes suficientes na boca e que permitam comer ou falar sem problemas. Além disso, outro fator justifica o uso do item que é a questão estética, especialmente quando está faltando algum dente da frente ou quando a ausência é tão grande que faz o rosto parecer mais flácido. 

“Embora seja mais usada por pessoas da terceira idade, devido à perda natural dos dentes, as dentaduras também podem ser usadas por jovens, quando acontece a perda da dentição por outras causas, como acidentes”, completa Almeida. O cirurgião-dentista explica que existem cinco tipos de próteses dentais. A primeira opção é a prótese total (dentadura) que é desenvolvida sob medida com base na anatomia do maxilar e boca do paciente. É uma das mais conhecidas, sendo indicada para quem perdeu todos os dentes. Temos, também, a prótese parcial removível que é colocada junto com os dentes naturais por meio de grampos metálicos que ajudam na fixação. Ela é indicada quando houve a queda de apenas um ou poucos dentes. 

“Por fim, temos a prótese parcial fixa, a semiflexível e a que usa suporte por implante osseointegrado”, destaca Almeida. A primeira é colocada com a ajuda de um dente anterior e outro posterior ao espaço. Pode ser feita de metal com porcelana. Já a semiflexível, normalmente, tem função provisória e é indicada para quem possui o risco de perder mais dentes. Por fim, a prótese suportada por implante osseointegrado conhecemos como o clássico implante dentário, que tem a mesma função das demais próteses. “Um implante pode ser usado para sustentar um único elemento (dente) ou vários implantes podem sustentar uma prótese total”, conclui. 

Independentemente do tipo, sabemos que a limpeza é essencial para manter a saúde bucal. O cirurgião indica alguns passos para fazer a manutenção da forma mais adequada.

O primeiro passo para limpar a dentadura é removê-la. Pode-se fazer um bochecho com água morna ou enxaguante bucal para retirar a cola da dentadura (se for o caso). Em seguida, é necessário movimentar levemente a dentadura até que se solte completamente. Por fim, pressioná-la pela parte interna dos dentes, empurrando-a para fora da boca. 

O passo seguinte é usar uma escova de dentes para dentaduras para a higienização, como a Escova Prótese Plus da Dentalclean. “Esfregue a pasta de dentes e, se perceber manchas, use uma pasta de dente branqueadora, como é o caso do Gel Whitening Max, da Dentalclean”, destaca o dentista.

O último passo é encher um copo de água com alguma substância que ajude na limpeza da dentadura, como elixirs ou enxaguantes bucais. “A Linha Diamond ajuda a eliminar placas bacterianas que causam diversos problemas bucais. Pela manhã, sua dentadura estará pronta para o uso”. 

A limpeza da dentadura deve ser uma das prioridades do dia para garantir a beleza do sorriso e evitar situações embaraçosas. “Conte com a linha de produtos da Dentalclean para garantir saúde bucal em todos os momentos do dia. A marca conta com diversas opções de escovas, cremes dentais, antissépticos, fio dental e muito mais. Dessa forma, é possível garantir a higienização oral de toda a família”. 

A Dentalclean é uma empresa 100% brasileira de saúde bucal. Há 27 anos no mercado, com um excelente ambiente para se trabalhar, possui uma fábrica de 7mil m2 e possui as linhas de escova dental, gel dental, antisséptico bucal e fio dental, nas categorias adulto, infantil e profissional. A empresa está entre as cinco maiores no ranking brasileiro de saúde bucal. Está presente em 30 mil pontos de vendas, nas cinco regiões do País. Possui um Centro de Pesquisa e Inovação, desde 2018, no qual desenvolve soluções para prevenção e apoio ao tratamento de doenças bucais promovendo melhores condições e mais qualidade de vida a todos os indivíduos.

Informações para imprensa | WePlanBefore

Divisão Comunicação Corporativa

Carla Oliveira

carla.oliveira@wpb.ag

(11) 97270.3407

Christiane Almeida

c.almeida@wpb.ag

(11) 96391.8903

Fica aí as dicas de como limpar a dentadura

Até o Próximo!

Beijos!

Lucimar



Confira também

6 comentários

  1. Oi
    É importante cuidar sempre da saúde bucal, e incentivar as crianças a manter os dentes limpois. Ir ao dentista sempre também é essencial

    ResponderExcluir
  2. Atualmente estou fazendo 2 canais dentre outras coisas nos dentes.. isso porque faço limpeza a cada 6 meses, mas infelizmente não gosto de usar fio dental. Tem gente que nem frequenta dentista, as vezes por medo ou porque não liga. É triste viu?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caroline é realmente triste quando a pessoa não frequenta o dentista.

      Excluir
  3. A saúde bucal é tão importante e tem gente que nem faz ideia do quanto.

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu, tudo bem? Cuidar dos dentes é algo muito importante, ainda mais se usamos aparelho ou fazemos algum tipo de tratamento. Influencia também na nossa autoestima. Por falar nisso preciso visitar meu dentista. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir