A higienização de cortinas e tapetes

by - domingo, dezembro 05, 2021

 

Em tempo de preparação para as festas do fim de ano, lembre-se da higienização de cortinas e tapetes

Olá amigos tudo bem?

Especialista da Quality Lavanderia orienta sobre a correta higienização destes itens da casa

Natal e Ano Novo se aproximam e, com eles, confraternizações, amigos secretos e as ceias também entram em contagem regressiva. Esse clima de fim de ano pede um maior cuidado com alguns itens de casa, como cortinas e tapetes, para que a recepção dos convidados seja em um ambiente limpo e aconchegante.

Os tapetes são itens que compõem o ambiente, da sala ao banheiro. E justamente por estarem no chão, recebendo todos os tipos de sujidades, são os itens da casa que mais precisam de cuidados na hora de lavar.

Natal e Ano Novo se aproximam e, com eles, confraternizações, amigos secretos e as ceias também entram em contagem regressiva. Esse clima de fim de ano pede um maior cuidado com alguns itens de casa, como cortinas e tapetes, para que a recepção dos convidados seja em um ambiente limpo e aconchegante.


O especialista em higienização da Quality Lavanderia, José Previero, explica que lavar os tapetes é fundamental para garantir a higienização completa e dar um aspecto de novo à decoração do ambiente. “Os tapetes devem ser lavados a cada seis meses, dessa forma evita-se a proliferação de fungos e bactérias, ainda assim, recomendamos que uma lavagem específica seja feita para as festas de fim de ano para deixar o espaço mais agradável para as confraternizações”, comenta o especialista.

Além da higienização prévia, é preciso limpar semanalmente o tapete em casa, varrendo ou aspirando para tirar o excesso de pó.  “Isso é fundamental para evitar que o tapete de fato acumule sujeira. Principalmente para quem tem pets em casa ou o costume de andar descalço”, avisa Previero.

Há vários tipos de tapetes, com fibras, texturas, e espessuras diferentes. Nesse caso, o especialista aponta que o ideal é seguir as regras descritas na etiqueta para que o processo de lavagem seja o ideal. “A maioria dos casos é muito difícil lavar um tapete em casa, não só pelo tamanho, mas também porque o processo desde a lavagem até a secagem é mais complicado. É preciso prestar atenção às orientações das etiquetas, e muitas vezes o processo de lavagem a seco, usado em lavanderias, é um dos mais indicados, pois permite a completa higienização sem prejudicar os materiais do tapete”, explica.

Higienização das cortinas

Outro item que tem uma grande demanda por higienização nesse período do ano são as cortinas. Com o tempo, além de acumularem poeira e sujeira, as cortinas podem ficar manchadas devido a exposição ao sol.

De acordo com Previero, o processo de lavagem requer um cuidado especial. “É preciso considerar a especificidade do material em que a cortina foi feita, a diversidade dos tecidos exige procedimentos distintos de lavagem. Por isso recomendamos que a higienização também seja feita em lavanderias especializadas, porque há uma complexidade entre os materiais que compõem a cortina, como o blackout, voil, linho, entre outros. Assim como a limpeza dos tecidos, os acessórios também requerem uma atenção, materiais feitos em resina, acrílico, metal ou madeira demandam apenas a retirada do pó com um pano seco ou levemente umedecido”, explica Previero.

Outra recomendação é não utilizar secadoras, pois a alta temperatura danifica o tecido e as peças da cortina. “O processo de secagem deve ser feito ao natural, assim não ocorrem os vincos e dobras indesejadas. O ideal é que o processo de secagem seja feito à sombra e em local arejado, caso tenha lavado em casa, de preferência, não utilize ferro de passar, sobretudo em tecidos delicados como o voil e o blackout em PVC”, conclui.

Sobre a Quality Lavanderia

Modelo de lavanderia consolidado há mais de 20 anos no mercado, a Quality é uma marca premiada, recebeu 14 Selos de Excelência da ABF. As lojas possuem equipamentos de alta tecnologia, performance e produtividade, trabalha com produtos e soluções que preservam o meio ambiente. É uma lavanderia completa, com qualidade diferenciada de atendimento e de serviços prestados. A Quality é especialista na limpeza de roupas e itens da casa e tem “prazer em cuidar bem” dos clientes, de suas roupas e do meio ambiente. “Quality combina com você” reforça os cuidados da marca no mix de moda e refinamento com diferentes tipos de estampas e tecidos, serviço de alto padrão e com o estilo dos clientes por todo país. Saiba mais: www.qualitylav.com.br

Fica aí as dicas de como higienizar as cortinas e tapetes
Até o Próximo!
Beijos!
Lucimar



Confira também

9 comentários

  1. Datas comemorativas a casa precisa estar um brinco né? Amei saber que as cortinas preferencialmente devem secar a sombra, vou lavar as minhas em breve e iria colocar ao sol pra secagem mais rápida. Que bom que vi seu post antes.

    ResponderExcluir
  2. Descobri que sem querer lavava as cortinas de maneira certa, ótima dicas, principalmente nesta época em que faz limpeza geral em casa.

    ResponderExcluir
  3. Eu comecei em novembro a higienização da casa, amei esse artigo! é sempre bom aprender como fazer a higiene de forma correta, valeu Lucimar!

    ResponderExcluir
  4. Excelentes recomendações, Lucimar. Não estou usando tapetes ultimamente, mas vou seguir a dica para lavar as cortinas, obrigada.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu, tudo bem? Ótimas dicas, ainda mais agora no final do ano. Lavei minhas cortinas no mês passado, mas já estou pensando em lavar novamente para deixar tudo pronto para receber as visitas. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  6. Aqui em casa no final de ano colocamos tudo pra lavar e higienizar assim evitamos trastornos futuros. Adorei o post!

    ResponderExcluir
  7. Oi
    Eu adorei a dica 🙂 aquj as crianças são alérgicas e temos que sempre fazer a higienizacao das cortinas

    ResponderExcluir
  8. Que post mais interessante, agora não me resta mais dúvidas na hora de higienizar cortinas e tapetes.

    ResponderExcluir
  9. Adorei suas dicas de como limpar bem a casa, vou seguir algumas das suas dicas, me ajudou muito.

    ResponderExcluir