Decorando o home office

by - quarta-feira, dezembro 22, 2021

  

A pandemia vai passar, mas o cantinho montado em casa para trabalhar, esse vai ficar com certeza, mesmo que você volte à rotina de escritório. Mas como organizar melhor e decorar esse espaço que era para ser provisório? Aí vão 8 dicas preciosas

DECORAÇÃO: o home office que era temporário agora é definitivo

Olá amigos tudo bem? 

A pandemia vai passar, mas o cantinho montado em casa para trabalhar, esse vai ficar com certeza, mesmo que você volte à rotina de escritório. Mas como organizar melhor e decorar esse espaço que era para ser provisório? Aí vão 8 dicas preciosas

Aquele home office que você improvisou há mais de um ano e meio, quando o isolamento social foi imposto pela pandemia do novo coronavírus, parece que veio pra ficar, e agora, ele faz parte do seu lar. O fato é que agora você tem um home office para chamar de seu e quer deixá-lo, não só confortável e bonito, mas também funcional e com a sua cara. A boa notícia é que é possível fazer isso, sem muito esforço. 

A arquiteta e urbanista Karla Patrícia, sócia diretora da Norden Arquitetura e responsável pela gerência de interiores do escritório, separou oito dicas que vão ajudar a dar aquele upgrade nesse ambiente que se tornou tão importante no lar.  Primeiramente ela lembra que montar e decorar um home office pode parecer algo fácil, afinal “é só arranjar um pequeno espaço na casa, colocar uma cadeira, uma mesinha bacana e um computador e está tudo bem”. Ledo engano. Aliás, segundo ela, planejar espaços pequenos, como um home-office, exige muito cuidado e atenção. 

Veja as oito dicas para seguir na hora de montar o seu cantinho de trabalho dentro de casa.

1- Privacidade e silêncio - Quem precisou improvisar um home office durante a pandemia descobriu logo que ele não cabe em qualquer canto da casa. Barulho, gente passando, pet aparecendo durante a videoconferência, criança gritando “paiê” ou “mãiê” durante uma ligação, difícil né? Por isso, a primeira dica de Karla Patrícia é: escolha um lugar que possibilite o mínimo de privacidade. “O melhor é procurar um cômodo da casa mais isolado, de preferência que esteja longe da TV da casa, em que transite menos pessoas possível, como a varanda, por exemplo”, sugere a arquiteta. Sobre os barulhos, Karla Patrícia diz não precisar gastar com isolamento acústico do lugar onde será o home-office, a não ser que queira montar um estúdio em casa, ai é bem diferente. “Para o problema do barulho um bom headset ou fone de ouvido com microfone já resolve”, diz a arquiteta.


2- Iluminação e ventilação - São duas coisas que parecem ser óbvias quando se monta um home office, mas que muita gente só percebe quando passa a usar por várias horas do dia um determinado espaço da casa e descobre que falta mais luz e ar naquele lugar. Conforme Karla, uma boa iluminação e ventilação, naturais de preferência, são importantes principalmente para quem irá trabalhar em casa durante o dia. 


Mas para quem tem aptidão ao trabalho noturno isso pode ser diferente. “Estudos mostram que seguir o ciclo circadiano para trabalhar é o ideal, porém existem pessoas muito bem adaptadas ao trabalho noturno o que no caso, torna menos importante a presença de janelas no ambiente, que pode por exemplo ser climatizado”, explica a arquiteta.

3-  Espaço aproveitáveis - Para a arquiteta Karla Patrícia, a falta de espaço não chega a ser um grande problema para quem quer montar seu home office. Ela frisa que se não há na casa um cômodo que foi destinado para isso, o jeito é pensar nos espaços que se tem disponíveis e qualquer lugar pode ser usado, desde que se tenha o mínimo de isolamento possível e que não atrapalhe a circulação na casa. “Salas e sacadas em apartamento são boas opções, desde que não estejam perto de TV, pois isso pode atrapalhar, daí a necessidade novamente de uso de headset”, sugere.

A arquiteta salienta que um home office pode ser montado até num ambiente externo como os fundos de uma casa ou uma varanda. “Num local aberto, por exemplo, o ideal é usar notebook que tem mobilidade ao invés do PC convencional, para evitar possibilidade de poeira e chuvas, até mesmo que o equipamento fique tomando muito sol”, esclarece Karla.

Um cômodo que Karla não recomenda para abrigar um home office, mas muita gente usa equivocadamente, é o quarto, e a arquiteta explica porque. “Não aconselho que seja utilizado o quarto, mesmo que seja grande, pois trabalhando em casa duas coisas que devem ficar muito bem separadas são a área do descanso e a de trabalho.

4- Investimentos necessários - Custar caro ou não para montar um home office, segundo explica a arquiteta Karla Patrícia, vai depender do quanto a pessoa está disposta ou tem disponível para que este espaço lhe dê a melhor condição possível para poder trabalhar. Ela diz que dá para montar com o que se tem em casa mesmo, sem gastar nada ou quase nada, mas lembra que isso é válido para quando o uso do home office é temporário ou usado ocasionalmente.

Mas se o trabalho em casa é algo que faz parte da rotina diária da pessoa, Karla sugere que vale a pena fazer um certo investimento, principalmente em itens que trarão saúde ergonômica. “A altura da mesa pode variar de 72 a 76 cm para conforto e as bordas da mesa tem que ser preferencialmente abauladas, a cadeira é um fator extremamente importante para quem trabalha mais de quatro horas por dia. Precisa ter ergonomia e ser ajustadas a altura, encosto, apoio de lombar, etc”, diz Karla Patrícia.

5- Organização sempre - Se no escritório convencional sempre foi exigido a manutenção de um ambiente limpo e organizado, ao se trabalhar num home office não é diferente. Por isso, segundo explica Karla Patrícia, ter nesse seu cantinho do trabalho em casa caixas ou compartimentos em que você possa, de maneira fácil, organizar papéis e pastas é fundamental.

“Um espaço de trabalho bagunçado dá uma certa confusão mental, atrapalha. Ter por perto porta lápis e canetas, bandejas para papéis, um quadro de recados são ótimas ideias. Objetos de decoração relacionados ao trabalho da pessoa e que sirvam de inspiração, também caem bem”, afirma Karla.



6- Ambiente desmontável para dois usos - Um problema que muita gente encontra na hora de usar home office é que o espaço escolhido é, muitas vezes,  usado para outras coisas, como uma varanda por exemplo, lugar onde muitas vezes recebemos as pessoas socialmente e até fazemos um churrasco de fim de semana.

Para contornar esse problema, a arquiteta Karla Patrícia diz que é importante sempre usar móveis e equipamentos que tenham grande mobilidade, ou seja, possam ser mudados de lugar facilmente. “Como já disse, um notebook é um equipamento que te dá grande mobilidade, então dá para você usá-lo fácil numa varanda. Mas se você trabalha num PC aí fica difícil”, destaca.

A arquiteta lembra ainda, que se a pessoa tiver condição de investir um pouco mais no seu home office, o ideal é pensar em algum móvel planejado, o que possibilitará o uso do ambiente para duas ou mais funções, sem muito trabalho para ter que mudar as cosas de lugar. “Fazer um móvel planejado para que o espaço tenha dois usos é interessante, para manter a organização da casa. Isso pode ser resolvido com um bom projeto de arquitetura de interiores”, diz Karla.

7- Decoração - A arquiteta Karla Patrícia explica que um espaço de trabalho, dentro ou fora de casa, precisa ser um ambiente que facilite a atividade laboral, ajuda principalmente na concentração. Mas ela lembra que não é por essas coisas que o home office vai deixar de ter a sua cara ou seu estilo. 

“Gosto pessoal da pessoa deve ser levado em conta, pois cada um tem suas preferências e isso irá influenciar no bem-estar que este ambiente irá proporcionar. Um local que está sempre organizado sempre trará um aspecto agradável aos olhos, e o seu estilo pode ser marcado nos detalhes, nas cores e estampas dos objetos que estão no seu home office, como os portas lápis, clips de papel. Como disse antes, objetos que fazem referência à sua profissão ou até mesmo fotos da família podem ser usados tranquilamente”, esclarece a arquiteta.


8- Cenário instagramável - Um elemento relativamente novo na rotina de trabalho das pessoas é o uso das ferramentas de videoconferência. Com a necessidade maior de se trabalhar em casa, devido à pandemia, não foram raras as situações de constrangimento de quem não, digamos, tinha um bom cenário para se fazer uma vídeo chamada. 

Se você não quer que o que está ao fundo da sua transmissão de vídeo chame mais atenção do que o que você está falando, a arquiteta Karla Patrícia sugere que a decoração possa ser até uma simples parede branca ao fundo, “afinal reuniões precisam ter foco na pessoa e não no ambiente onde ela está”.

Mas a arquiteta lembra que muita gente se sente melhor quando o espaço usado reflete um pouco da personalidade da pessoa. "Para isso a imaginação e a criatividade de cada um é o limite, assim como o valor a ser investido. A pessoa pode por exemplo fazer apenas um biombo que ela coloque atrás de si a cada reunião e que seja desmontado e guardado, uma estante de rodinhas, um painel, um banner, um fundo verde para projeção, são muitas possibilidades. A própria casa da pessoa pode sim ser um bom cenário, desde que não tenham pessoas passando por ali no caso de reuniões mais formais”, orienta a arquiteta.


Fica aí as dicas pra você montar o seu cantinho.

Até o Próximo!

Beijos

Lucimar

Confira também

7 comentários

  1. Amei amei amei, tudo nessa decoração bem clean <3, sou loca pra conseguir um espaço pra mim, mas crio q tudo e no tempo de Deus

    ResponderExcluir
  2. Olá Luci, Tudo bem?
    Adorei as suas dicas, essa decoração incrível:)
    Bjs Karina
    Boas Festas

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu, tudo bem? Ah, acredita que é meu lugar favorito da casa? Se deixasse viveria mudando. Gosto de pintar parede, pôr prateleira, mudar os móveis de lugar. Sempre dá um novo ar concorda? Adorei suas dicas! Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  4. Tenho um cantinho de home office mas queria mais espaço sabe? Além de decorar e deixar com a minha cara :) Gostei das sugestões!

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas! Realmente para quem trabalha home office um cantinho bem decorado e organizado faz toda a diferença.

    ResponderExcluir