Festas de fim de ano: Guia rápido de como cuidar das manchas das roupas

by - domingo, dezembro 26, 2021

 

Natal e Ano Novo se aproximam e, ainda que em menores proporções devido à pandemia, as confraternizações e ceias   também entram em contagem regressiva. Esse clima de fim de ano é o momento de reunir a família e amigos para brindar a virada do ano.Mas imprevistos acontecem e podem gerar desconforto. Imagine aquele momento em que alguém esbarra na sua taça de vinho e mancha justamente o look que você passou semanas para escolher? Ou aquele instante em que você está comendo e algum molho respinga na roupa nova.

Festas de fim de ano: Guia rápido de como cuidar das manchas das roupas


Olá amigos tudo bem?

Natal e Ano Novo se aproximam e, ainda que em menores proporções devido à pandemia, as confraternizações e ceias

 também entram em contagem regressiva. Esse clima de fim de ano é o momento de reunir a família e amigos para brindar a virada do ano.Mas imprevistos acontecem e podem gerar desconforto. Imagine aquele momento em que alguém esbarra na sua taça de vinho e mancha justamente o look que você passou semanas para escolher? Ou aquele instante em que você está comendo e algum molho respinga na roupa nova.

Esses inconvenientes fatalmente farão parte desses dias de comemorações. José Previero, especialista em higienização da Quality Lavanderia, destaca algumas dicas para eliminar as manchas indesejáveis e recuperar suas roupas.

Manchou, limpou. Quanto menos tempo a mancha ficar exposta na roupa, mais fácil será sua remoção. Quando limpamos a mancha de imediato, utilizando somente água fria para retirar o excesso, muitas vezes podemos remover praticamente toda a mancha. Caso ainda reste algum resíduo, ele sairá com facilidade quando a peça for lavada posteriormente.

ATENÇÃO: Se demorarmos muito para lavar a mancha, ela se fixará com mais rigor nas fibras do tecido, tornando mais difícil a sua remoção.

Lavagem completa. Existem manchas que são mais difíceis de serem removidas, principalmente de vinho tinto e orgânicas. Nestes casos, recomenda-se utilizar um alvejante (clorado ou à base de água oxigenada). “Antes de alvejar qualquer roupa, no entanto, é necessária uma pré-lavagem com água fria e sabão, caso contrário, ao inserir o alvejante direto na peça, a mancha pode se fixar no tecido, em vez de ser retirada”, explica Previero.

Tipos de manchas e cuidados especiais

Além desses cuidados gerais, há outros que vão de acordo com o tipo de sujeira, conferindo melhor remoção e manutenção da peça.

Bebidas. As manchas de vinho branco e champagne normalmente são removidas durante o processo de lavagem normal. Já a mancha de vinho tinto, além da lavagem, requer que a peça fique de molho no alvejante clorado para tecidos brancos ou no alvejante à base de água oxigenada para tecidos coloridos. Caso utilize alvejante oxigenado é importante diluí-lo na água quente (± 60ºC) para mais eficiência.

DETALHE: Sempre que utilizar o alvejante, faça uso também do sabão para obter um melhor resultado.

“Geralmente, o álcool sai com facilidade da maioria dos tecidos. A seda é uma exceção, pois poderá destruir os corantes desse tecido, que acaba saindo na lavagem, junto com a mancha, deixando a roupa desbotada”, afirma o especialista.

ATENÇÃO: Nunca lave a seda na máquina de lavar. Isso danifica o tecido. Lave-a manualmente com sabão neutro (sabão para roupas delicadas ou de bebê).

Para manchas causadas por sucos e refrigerantes, o processo de lavagem é o mesmo.

Gordura. As gorduras quentes são as mais difíceis de serem removidas. Para isso, é necessário preparar uma solução com pequena quantidade de detergente de cozinha (65%) e removedor tipo varsol (35%). Aplique essa mistura sobre as manchas de gordura, friccionando com delicadeza. Deixe agir por mais ou menos 5 minutos e depois lave normalmente.

Molho. Os molhos tendem a sair com facilidade das roupas se lavados com água fria e sabão. Caso note excesso de gordura, utilizar o processo acima.

Frutas. As grandes vilãs são as frutas que possuem corantes em excesso, como amora, morango, cereja e ameixa. Além de lavar inicialmente com água fria e sabão, há necessidade de utilizar alvejante oxigenado (pó branco) e água quente. Caso realize esse processo em máquina de lavar, programe o aparelho para fazer uma pré-lavagem com água fria, para depois fazer uma lavagem com água quente (± 60ºC), sabão e alvejante (pó).

“Todas essas dicas vão de acordo com o tecido em questão. As fibras naturais, como algodão, linho, seda e lã, geralmente absorvem mais as sujeiras, devido o alto grau de hidrofilidade (capacidade de absorver água) que possuem. Já os tecidos sintéticos têm hidrofilidade baixa, que ajuda a minimizar a absorção das sujidades. Então, além desses cuidados, é importante ficar de olho nas etiquetas das peças para agir de acordo com as indicações do fabricante”, finaliza Previero.

Achou complicado realizar esses processos de lavagem em casa? Uma alternativa confiável é utilizar os serviços de uma lavanderia profissional, lugar onde especialistas adéquam o processo a cada situação específica, com equipamentos próprios que garantem uma limpeza mais eficaz sem comprometer a durabilidade do tecido.  

 Sobre a Quality Lavanderia

Modelo de lavanderia consolidado há mais de 20 anos no mercado, a Quality é uma marca premiada, recebeu 14 Selos de Excelência da ABF. As lojas possuem equipamentos de alta tecnologia, performance e produtividade, trabalha com produtos e soluções que preservam o meio ambiente. É uma lavanderia completa, com qualidade diferenciada de atendimento e de serviços prestados. A Quality é especialista na limpeza de roupas e itens da casa e tem “prazer em cuidar bem” dos clientes, de suas roupas e do meio ambiente. “Quality combina com você” reforça os cuidados da marca no mix de moda e refinamento com diferentes tipos de estampas e tecidos, serviço de alto padrão e com o estilo dos clientes por todo país. Saiba mais: www.qualitylav.com.br

 Fica aí as dicas de como tirar manchas das roupas

Até o Próximo!

Beijos!



Lucimar


Confira também

18 comentários

  1. Gostei das dicas que, muito úteis são! :))
    -
    Se eu pudesse começar de novo outra vida ...
    -

    Abraço com carinho, continuação de festas felizes

    ResponderExcluir
  2. Excelentes dicas!!

    Boas Festas!!
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderExcluir
  3. Que sim, são mesmo umas boas dicas para seguir
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderExcluir
  4. Gracias por los consejos te mando un beso

    ResponderExcluir
  5. Thanks and keep sharing great content.

    Hijab-style.com - Simple and Casual Outfit Looks

    ResponderExcluir
  6. Dicas muito boas que elogio e aplaudo.
    .
    Continuação de boas festas.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  7. Ficou bem interessante esse guia!

    Boa semana!

    https://blogmariianaleal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Mulher, você acredita que manchei minha blusa novinha na ceia de natal? hahahhaa o post serviu como uma luva, adorei!

    Beijos,
    www.tammycezaretti.com.br

    ResponderExcluir