Cortinas para o verão

by - sexta-feira, janeiro 21, 2022

 Olá amigos tudo bem? 

A chegada do verão e o uso de cortinas e persianas como solução para manter a casa refrescante sem perder o charme. Além de garantir privacidade e beleza para os ambientes, os itens controlam a luminosidade, protegem o mobiliário do excesso de sol e proporcionam conforto térmico, algo extremamente importante em temporadas de altas temperaturas.


No caso das cortinas, a primeira dica é evitar tecidos que possam provocar o acúmulo de calor e apostar em cores claras. De acordo com Rafaela Nesto, head de Marketing da Uniflex, é fundamental evitar texturas mais encorpadas, como a sarja e o linho mais fechado, especialmente aqueles que possuem tons mais escuros. “É comum pensar que o preto irá bloquear o calor. Só que não, o preto é uma cor que absorve a luminosidade muito mais do que o branco. Quanto mais claro, menos calor”, explica.



Ainda segundo Rafaela, estas opções podem ser substituídas por tecidos mais leves e neutros e que propiciam sensação de frescor. Entre os materiais aconselhados por ela, há o linho branco e cortinas de fibras naturais, com tramas mais abertas, tendências deste verão. “É uma época do ano em que queremos deixar a brisa entrar, sentir aquele ventinho passando pela janela. Por isso, o ideal é ter cortinas mais fluidas. Isso traz movimento para a casa, ilumina o ambiente e influencia na decoração”, salienta.


Por ser uma temporada do ano de muita insolação, o indicado é complementar o décor com proteção solar mais eficiente. Se as janelas recebem grande incidência de luz, o ideal é que a cortina de tecido tenha por trás o blackout ou o blacklight, responsáveis por reter até 99% da luminosidade. Fora isso, cortinas de fibras naturais e o próprio poliéster, com o tempo e exposição ao sol, acabam desgastando precocemente. No caso de uma cortina de tecido, por exemplo, o próprio tecido pode desbotar.


Além disso, a luz solar pode ser uma vilã da decoração, pois os raios ultravioleta são mais danosos aos objetos do que a luminosidade artificial. Aumentar o controle dos raios UV é essencial para preservar os interiores, incluindo o piso (dependendo do material) e a marcenaria. Quando a exposição ao sol é muito forte, vale a pena investir em modelos de cortinas e persianas específicos que fazem essa filtragem. “É necessário avaliar como é que o sol incide nesta residência e em qual ambiente da casa essa proteção solar será usada. Por exemplo, em uma área molhada o indicado é a persiana de alumínio e o modelo Rolô. Na cozinha a mesma coisa, uma persiana de alumínio ou de madeira, que tenha uma limpeza mais fácil, se encaixa muito melhor”, conclui Rafaela.


Fica aí as dicas

Até o Próximo!

Beijos!

Lucimar




Confira também

15 comentários

  1. Lindas e como sempre bem mostradas tuas dicas! beijos, ótimo fim de semana! chica

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Eu amei as dicas 🙂 as cortinas são excelentes

    ResponderExcluir
  3. Gostei das dicas, Lucimar.
    As cortinas mais leves são ótimas para o verão.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  4. Que sim, são umas boas dicas, mas há muito modelo bastante bonito
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderExcluir
  5. Nossa que artigo fantástico, por isso que estou quase todos os dias visitando e lendo seus artigos. Sempre tem conteúdos interessantes e de qualidade.

    Beijos !!

    Meu Blog: Acertar na loterias 2022

    ResponderExcluir
  6. Curtains are great! Thanks for the tips ;)))

    https://toskaonline.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. estou mesmo procurando uma cortina pro meu quarto

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  8. Gostei, aqui uso blackout porque as janelas são de vidro e fica muito claro.
    Mas fica lindo cortinas de voil.

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito das cortinas.

    Bom fim de semana.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderExcluir
  10. Amo essa leveza na época do verão, cortinas que deixam entrar a luz são lindas
    Abraços,
    Alécia, do Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir
  11. Estou a precisar de umas para a sala!
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir