Das principais mostras do Brasil para a sua casa, as tendências em cores e efeitos para 2022

by - domingo, janeiro 16, 2022

 Olá amigos  tudo bem?

As mostras de arquitetura e decoração são um bom termômetro das tendências que chegarão em nossas casas nos mais variados estilos e projetos. Este ano, as edições da CASACOR trouxeram muita cor e efeitos especiais em tetos e paredes, em produções que denotam modernidade, sem deixar de lado o aconchego. Veja o que está em alta e inspire-se nessas ideias para dar uma cara nova aos ambientes no próximo ano.

Efeitos mais queridos

O Efeito Especial Velvet tem um brilho suave que lembra um veludo aplicado na parede ou no teto, que dá vontade de tocar a superfície. E é por sua atração sensorial – e também por estar disponível em 210 cores – que esse vem sendo o acabamento preferido dos arquitetos, designers de interiores e paisagistas nas últimas edições da CASACOR. Veja inspirações desse hit das mostras para levar para a decoração da sua sala, quarto, home office ou onde mais sua imaginação permitir.


Na busca por modernidade com aconchego, nesta grande sala multifuncional reina a Cor do Ano da Coral, Melodia Suave. No teto, ela surge com o efeito exclusivo aveludado, o velvet. Nas paredes, o acabamento é fosco e divide a atenção com a tonalidade Outono Gelado na meia parede, além do Branco Minimalista nas boiseries. Na imagem acima, Estar Quies Coral, por Dubeux Vasconcelos Arquitetura (@dubeuxvasconcelosarquitetura), na CASACOR Pernambuco.

Uma base neutra é uma boa opção para destacar os arranjos de quadros e objetos decorativos na parede da sala. O cinza, com suas variações é perfeito para isso – sobretudo quando aplicado com o Efeito Especial Velvet, que faz um fundo aveludado e elegante para as obras, como nesse ambiente, que utiliza a cor Véu. Na imagem, Loft Origami, por Natália Veloso (@nataliavelosoarquitetura), na CASACOR Goiás.



Existem muitos modos de transmitir sensação de acolhimento num espaço. E, por anos, a aplicação de tecido nas paredes foi um deles. Mas o Efeito Especial Velvet traz o mesmo conforto com muito mais praticidade. No quarto, que tinha vários elementos cinza, a parede na cor terrosa (Pote de Argila) e o brilho do efeito aqueceram o ambiente. A iluminação contínua em fita de LED também ajuda, acentuando os traços cintilantes da parede e ainda destacando o volume das peças e móveis. Na imagem, Suíte Os Brutos Também Amam, por Marau Design (@maraudesign), na CASACOR Minas Gerais.

Se o seu desejo é trazer um clima contemporâneo para a casa, poucos acabamentos são tão indicados quanto o Efeito Especial Cimento Queimado. Versátil, ele rejuvenesce qualquer ambiente, seja sala, quarto, banheiro ou home office. Por isso, virou queridinho dos arquitetos, designers de interiores e paisagistas de CASACOR e segue tendência, seja nos tradicionais tons neutros e cinzas, ou também verdes e terrosos.


O acabamento cimentado verde foi muito comum em casas brasileiras até os anos 1970. Agora, o Efeito Especial Cimento Queimado da Coral apresenta novas opções de cores e o tão conhecido verde é uma delas. O toque de rusticidade do efeito, ressaltado pelo tom intenso (Jardim Vertical) parece ter trazido para dentro do quarto o frescor da natureza. A parede ganha tanto protagonismo que dispensa quadros e adornos. Na foto, Casa Voktum, por Bárbara Nobre (@barbaranobre.arquitetura), na CASACOR Minas Gerais.

 

Home office coloridos

Talvez sua casa ou apartamento não tenha um cômodo disponível para abrigar o escritório dos seus sonhos. Observe, então, se a sala, os quartos ou mesmo um corredor mais amplo não poderiam ter uma área multiuso. Muitas vezes, as cores definem a circulação em espaços compartilhados. Veja alguns exemplos:


Uma forma bem simples de escolher as cores para o seu home office é usar uma das sugestões de paleta do estudo global Colour Futures 2022. A pesquisa de tendência de cores e comportamento da Coral traz combinações que partem sempre da cor do ano e resultam em climas diversos para os ambientes. Neste espaço de trabalho, por exemplo, a paleta é da Casa Suave e Natural. Repare que o azul (Mergulho Sereno) é levemente acinzentado, mas ele se aquece com a tonalidade do verde escolhido (Folha de Alcachofra). A combinação transformou o pequeno corredor sob a escada em um cantinho calmo que propicia energia e concentração, ideal para quem se manterá no esquema de trabalho em casa. Na imagem, Home Office da Família, por Mônica Smaniotto Pretto e Patrícia Araújo (@monicasmaniottoarquitetura), na CASACOR Rio Grande do Sul.


Esse espaço era um corredor. Mas a área de passagem comportava uma mesa de trabalho. Assim, para se transformar em home office, bastou complementar com uma cor vibrante. O Amarelo (Rapadura Nordestina) trouxe uma energia nova para um cantinho antes esquecido. Esse é o poder da cor: dar vida nova a cantinhos esquecidos. Aproveite para expor em seu escritório recém-criado peças que te trazem boas lembranças. Olha só como ficou interessante a máquina de escrever usada como escultura na parede. Home Office A Trajetoriah!, por Gabriela Bosco Dutra e Vanessa Buonomo (@infinitahprojetos), na CASACOR Santa Catarina.

 

Tetos coloridos

Destacar o teto com cores intensas ou efeitos especiais está na moda. Basta ver os ambientes de CASACOR em todo o Brasil para perceber. Se no passado eles eram brancos e discretos, agora eles fazem parte da decoração e atraem o olhar. Ao colorir o teto, você cria sensações novas para o espaço: pode ser mais conforto, pode ser mais alegria, pode ser uma atmosfera mais acolhedora. Se usar efeitos de aplicação, a impressão é duplicada.


Busca a sensação de pé-direito mais alto? É simples: deixe o teto mais claro do que as paredes, mas não, necessariamente, branco. Que tal fazer um degradê como esse – as paredes num tom de verde mais escuro (Musgo Esverdeado) e o teto em verde mais claro (Melão Verde)? Por ter uma iluminação indireta, o teto se transforma em refletor gigante que espalha sua cor suave para toda a área, dando ao hall uma sensação de frescor. Imagem do Hall Abluo, por Kika Tiento (@kikatiengo_arquitetura), na CASACOR São Paulo.


Envelopar o ambiente, usando cores similares ou iguais em teto e parede, traz aconchego, porque forma a sensação de casulo, mesmo em ambientes grandes como essa sala. Para manter a percepção de pé-direito mais alto, o tom escolhido para o teto é um lançamento da Coral: o Camadas Brasileiras. E ele foi aplicado com a Textura Design. Na parede, o tom é o Peça de Teatro. O resultado é uma atração do olhar, reafirmando que o teto não é só um detalhe: ele merece a nossa atenção. Na imagem, Loft Camadas Brasileiras, por Juliana Pippi (@julianapippi), na CASACOR Santa Catarina.

 

Sobre a AkzoNobel

Somos pioneiros em um mundo de possibilidades para dar vida às superfícies há mais de 200 anos. Há uma grande chance de você estar perto de um de nossos produtos, pois somos especialistas em cor e proteção. Nosso portfólio de marcas globais – incluindo Coral, International, Sikkens e Interpon – tem a confiança de clientes em todo o mundo. Atuamos em mais de 150 países e buscamos ser líderes da indústria. Afinal, é o que você esperaria da empresa que lidera os esforços em sustentabilidade e inovação no mercado de tintas e revestimentos, inventando o futuro há mais de dois séculos. Para obter mais informações, visite www.akzonobel.com. © 2021 Akzo Nobel N.V. Todos os direitos reservados.


Até o Próximo!

Beijos!

Lucimar



Confira também

6 comentários

  1. Oi Lucimar, tudo bem?
    Antes de mais nada, a Casacor é um sonho! E você sempre com essas fotos de lugares incríveis, que dá vontade da gente se mudar para dentro delas, risos...Adorei a cor e como ela fica nos mais variados ambientes, vai fazer um sucesso em 2022.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Eu adorei as tendências de cores são lindas 🙃 essa amarela é maravilhosa

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu, tudo bem? Nossa, quantas tendências hein... uma dica mais bonita do que a outra. Eu amo decoração. É sempre bom aprender coisas diferentes, ainda mais para deixar nossa casa mais bonita e do nosso jeito. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  4. Eu sou apaixonada por decoração. Achei cada dica melhor que a outra!

    ResponderExcluir