Como economizar o gás de cozinha

by - domingo, setembro 25, 2022

Hoje vamos falar de como economizar o gás de cozinha, aqui no Brasil em várias cidades, o preço do gás disparou de uma forma absurda. Sempre quando o preço do gás sobe o valor sobe demais, e com o preço alto muitas pessoas ficam sem condições de comprar.


 Olá amigos tudo bem?

Hoje vamos falar de como economizar o gás de cozinha, aqui no Brasil em várias cidades, o preço do gás disparou de uma forma absurda. Sempre quando o preço do gás sobe o valor sobe demais, e com o preço alto muitas pessoas ficam sem condições de comprar.

Então precisamos saber economizar isso é fundamental e pra quem usa o gás encanado que também não se livra dos preço alto. Lendo um jornal aqui de minha cidade, tirei algumas dicas de como economizar o gás, são dicas bem fáceis e simples que podemos fazer. Então vem comigo.

1- Ao cozinhar perto das janelas e portas, o vento pode entrar e baixar a potência das chamas, e com isso exigindo mais tempo de uso do gás. Então quando for cozinhar não precise fechar muito a janela e a porta, deixe um pouco aberta caso venha ocorrer algum vazamento.

2- Cozinhe os alimentos no vapor, é uma forma de economizar gás, aproveite o cozinhamento de um alimento que está em uma panela, coloque um escorredor de metal em cima pra cozinhar outros alimentos como legumes.

3- Deixe os alimentos de molho como o feijão, ervilha, lentinha, soja, esses alimentos podem ficar de molho de um dia para o outro. Essa forma deixa os caroços mais macios.

4- Corte os alimentos em pedaços pequenos, como legumes entre outros.

5- Planeje o preparo dos alimentos antes de levar ao fogão, separe e corte os alimentos necessários.

6- Use a panela de pressão sempre que for necessário, ela cozinha os alimentos em menos tempo,tente procurar receitas que otimize o tempo de preparo dos pratos.

7- Evite de abrir panelas repetidas vezes também é uma forma de desperdiçar o gás, quando as tampas das panelas estão tampadas, as panelas aproveitam mais a chama.

8- Evite o máximo possível de abrir o forno seguidamente, resista a tentação de abrir o forno de tempos em tempos para ver se o alimento está bom, pois toda vez que o forno é aberto o fogão acaba consumindo mais gás.

9- Limpe as bocas do fogão, se as chamas estiverem amareladas ou alaranjadas isso que significa que as bocas estão sujas, entupidas ou mal funcionamento. Com isso diminui a potência do fogo, e aumenta o gasto do gás. Limpe as bocas com água e sabão ou com agulhas próprias para desentupir.

10- O fogão tem bocas diferentes tamanhos ,as bocas pequenas devem ser usadas por panelas menores, e as grandes para panelas maiores.Ao colocar uma panela pequena na boca grande acaba provocando um desperdício de gás. Só faça isso se você estiver com muita pressa.

Essas são algumas dicas de como economizar o gás, e você o que faz pra economizar o gás?

Até o Próximo!

Beijos!

Lucimar



Confira também

25 comentários

  1. Olá, Lucimar.
    Que dicas ótimas. Algumas eu já faço e realmente dão resultado.
    Bom domingo pra você.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  2. Vou acabar por levar cada uma das dicas
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderExcluir
  3. Gracias por el consejo. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  4. No atual momento da nossa economia e com o valor do butijão de gás essa é uma dica valiosa Lucimar, amei!

    ResponderExcluir
  5. Oiee linda! Amei as dicas... as que mais uso aqui em casa é cortar os alimentos em pedaços menores e usar a panela de pressão!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde minha querida amiga Lucimar. Obrigado pelas dicas maravilhosas e necessidades totais.

    ResponderExcluir
  7. Olá Lucimar
    Ótimas dicas, obrigada pelas felicitações no meu blog, amei, bjs.

    ResponderExcluir
  8. Ótimas dicas! Vou aderir para economizar.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  9. Dicas preciosas para serem colocadas em prática. Gostei bastante.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir