Outubro Rosa: Prevenção e Diagnóstico do Câncer de Mama

by - quarta-feira, outubro 01, 2025

 

Outubro Rosa é o mês no qual há um movimento de conscientização sobre a importância precose do câncer de mama. Essa campanha acontece no mês de outubro,  esse movimento foi criado na década dos anos 90 nos Estados Unidos,  com a realização da primeira corrida pela cura. Em 2002 no Brasil a iluminação de um monumento histórico com a cor rosa marcou o início da campanha.



A importância do Outubro Rosa reside na conscientização: prevenção e diagnóstico precose de câncer de mama. Veja no artigo como saber os sintomas, se prevenir e como proceder.


Olá amigos tudo bem?

Outubro Rosa é o mês no qual há um movimento de conscientização sobre a importância precose do câncer de mama. Essa campanha acontece no mês de outubro,  esse movimento foi criado na década dos anos 90 nos Estados Unidos,  com a realização da primeira corrida pela cura. Em 2002 no Brasil a iluminação de um monumento histórico com a cor rosa marcou o início da campanha. 


O que é câncer de mama?
É um tumor maligno que se forma nas células da mama, resultante de uma multiplicação desordenada que leva à formação de um tumor. Esse tipo de câncer é o mais comum entre as mulheres no mundo e aqui no Brasil.  Ele ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil. 


Sintomas:
  • Caroço (nódulo) na maior parte das vezes endurecido, fixo e indolor.
  • A pele da mama fica avermelhada ou muito parecendo com a casca de uma laranja. 
  • Tem alterações no bico do peito (mamilo) e saída livre de líquido de um dos mamilos.
  • Podem aparecer pequenos nódulos na região dos braços (axilas) e pescoço. 
  • Irritação ou ferida, caroço visível,  mudança na forma do seios. 


Prevenção :

Imagem do Pinterest 
Aumente o tamanho da imagem 




Diagnóstico da doença:
Quando a mulher descobre a existência do câncer de mama, ela pode viver momentos de ansiedade, medo e muitas incertezas, porém o diagnóstico dá início de uma jornada que vai envolver avaliações médicas, como por exemplo mamografia, ultrassom, biópsia para confirmar o diagnóstico e determinar o estádio da doença. 

Após de saber o diagnóstico o que a mulher precisa fazer?
  • A mulher deve imediatamente procurar um médico especializado como um ginecologista ou mastologista, que irá pedir exames como monografia, ultrassom e biópsia.
  • Depois do estágio da doença, com base dos resultados um ancologista definirá o estadiamento do câncer, que é fundamental para planejar o tratamento certo. 

Possíveis tratamentos:
  • Cirurgia 
  • Radioterapia 
  • Quimioterapia 
  • Hormonioterapia
  •  Entre outras terapias 

Não se esqueça: Prevenir é um ato de amor com você, com o seu corpo  e com todos aqueles que te amam e querem o seu bem. Não é somente no mês de outubro que devemos nos cuidar mais todos os dias.


Cuide-se como se você fosse de ouro, ponha-se você mesmo de vez em quando numa redoma e poupe-se.
"Clarice Lispector "

Fica aí as informações 

Até o Próximo!
Beijos!
Lucimar 







Confira também

1 comentários