Piratarias e suas Consequências

by - sábado, maio 26, 2012

O que é mais vantajoso comprar um produto caro de boa qualidade ou comprar um produto pirata barato de mal qualidade? Com certeza comprar um produto de boa qualidade, mais muitos preferem comprar produtos piratas, produtos de baixa qualidade, quando se compra um produto pirata você paga menos mais o seu dinheiro está financiando uma coisa ilegal, depois não pode reclamar que falta asfalto , hospital, luz aonde mora. As pessoas que consomem produtos piratas elas são atraídas pelo preço que é bem inferior do que o preço de um produto legal, nos dias de hoje comprar produtos ilegal é muito fácil, pois em todos os lugares vendem produtos piratas. Os produtos piratas eles prejudica a saúde  e o funcionamento dos eletroeletrônicos, eles se parece muito com os verdadeiros mas não é. As pessoas pensam que estão fazendo um bom negócio, mais não estão, estão levando gato por lebre, pois no final perdem o dinheiro e o produto.

Os produtos piratas tem crescidos em todo o mundo, é difícil combater a pirataria, dentre tantos motivos dentre elas é o preço baixo, a pirataria é um câncer que vive no meio da sociedade, e quem perde são os artista, empresas. Não é crime o camelô vender produtos desde que seja legais. Não é  só os camelôs que pratica esse crime, pois pirataria é crime,os comerciantes donos de loja também pratica esse crime, em qualquer lugar que exista sempre vai ter um vendedor de produtos piratas. A prática da pirataria é igual de um trafacante de drogas, quando a pessoa leva um produto pirata ele sabe que está fazendo é errado, mais faz e está sustentando e dano dinheiro para os pirateadores, infelizmente a pirataria vem ganhando espaço a cada dia, é inútil tentar acabar com ela, pois ela é uma praga sem fim, mesmo se o governo diminuisse os preços dos impostos, ainda sim os vendedores de produtos piratas abaixaria o preço também.

Muitos produtos são piratiados desde roupas, eletroeletrônicos, acessórios, dvd, cds, etc...
A revista "VEJA" traz um guia para saber como identificar um produto legal veja abaixo:

RELÓGIOS:
Risco á saúde: não há
Como identificá-los: todos os relógios vendidos no país devem ter informações do fabricante ou do importador e um selo colado ao fundo. A identificação é verde quando o acessório é produzido no Brasil e vermelha no caso de produtos importados. "Há quem pague até 4000 reais por relógios vendidos como originais, réplicas ou de segunda linha, mas que na verdade em nada diferem daqueles vendidos por menos de 15 reais no camelô" diz Flávio Mmeirelles.



ÓCULOS ESCURO:
Risco á saúde: a curvatura da lente, quase sempre fora dos padrões recomendados, pode causar tonturas e dores de cabeça, enquanto a falta de proteção contra os raios ultravioleta contribui para o surgimento de catarata. Por isso, para os médicos, é preferível abrir mão dos óculos a usá-los sem a devida proteção. "Produtos fajutos 'enganam' a pupila, que no escuro se dilata e fica mais vulnerável aos raios UV", diz o oftalmologista Francisco Damico, do hospital Sírio-Libanês.
Como identificá-los: óticas como a Mitani e a Ventura, em São Paulo, e a Lunetterie, no Rio de Janeiro, realçizam, em algumas lojas, um teste de aponta o graus de proteção da lente. Mover os óculos para cima e para baixo á distância de um palmo do rosto é outra forma de conferir a qualidade das lentes. Imagens distorcidas sinalizam incômodo. Por fim, suspeite de óculos vendidos por menos de 40 reais.

TÊNIS:
Riscos á saúde: má absorção de impacto e distribuição inadequadra da carga da pisada podem causar males que vão de bolhas e calos a sérios problemas nas articulações.No caso dos calçados infantins, o problema é aionda mais grave. "Como as crianças têm ossos e ligamentos em formação, eles podem causar deformações irreversíveis".
Como identificá-los:fuja de tênis com costuras internas grosseiras, sobras de cola e palmilhas que não acompanham o formato dos pés ou que, quando amassadas, demoram a retomar a forma original. No caso dos tênis de corrida, o contraforte reforço no calcanhar deve se manter firme quando pressionado. É importante também que a sola seja resistente a dobras, limitando-se a reproduzir o movimento dos pés. "Se a etiqueta que traz a numeração tiver sido costurada ou pintada, mais um motivo para desconfiar. Em marcas como Adidas e Reebok , ela é colada" diz o advogado Wellington Oliveira.

BOLSAS:
Risco á saúde: não há
Como identificá-las: geralmente apresentam variações no design e na qualidade, como alças de tamanho e largura diferentes do que se encontra na bolsa original, tintas de baixa qualidade que descascam com facilidade, zíperes que emperram ou costura que se desfazem. A forma mais segura de comprar produtos e grife é fazendo-o em lojas da própria marca.

BRINQUEDOS:
Risco á saúde: o uso de plástico reciclado de fontes perigosas, como lixo hospitalar, e a presença de materiais tóxicos, como chumbo e cádmio, são apenas alguns dos problemas."já identificamos brinquedos com uma taxa de chumbo 3600 vezes superior á tonelada pela Organização Mundial de Saúde" diz Synésio da Costa, presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos. Há ainda o risco de haver peças soltas, que podem ser engilidas pela criança.
Como identificá-los: um em cada dez brinquedos vendidos no Brasil é pirata. Por isso, rejeite produtos sem o selo do Inmetro.

PERFUMES:
Risco á saúde: antes de ser aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, um artigo original é submetido a testes para averiguar o risco de causar irritação á pele. "Isso jamais acontece com o produto falsificado. Feito de matérias-primas de má qualidade, ele pode provocar de alergias a manchas na pele.
Como identificá-los: desde o fim do ano passado, todos os associados da Adipec devem usar em seus produtos um selo alfanumérico que permite seu rastreamento e garante que não tenha havido violação. Na embalagem devem constar ainda prazo dos ingredientes e país de origem.



EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS:
O problema: câmeras fotográficas, filmadoras, DVD-players, celulares e videogames que entram no país de forma ilegal não contam com garantia nem direito a assistência técnica.
Como se proteger: termo de garantia e manual de instruções em português e originais (não vale cópia) são obrigatórios. Se o produto for importado, nele deverão constar também nome,endereço e CNPJ do importador. Plugues precisam ser combatíveis com o novo padrão do Inmetro e aparelhos wireless só podem ser vendidos com o selo da Agência Nacional de Telecomunicações.



PEN DRIVES E CARTÕES DE MEMÓRIA:
O problema: podem tanto ter uma capacidade de memória bem inferior á exibida na embalagem como ser parte de lotes reprovados no controle de qualidade. Nesse caso, há risco de perda de fotos e arquivos."Quando acontece algum dano com um produto original, há meios de recuperar os dados perdidos. Mas, no caso do produto falso isso é inviável", diz José Roberto Santos, gerente-geral da Sandisk no Brasil.
Como se proteger:a capacidade de armazenagem, expressa em gigabytes, é sempre uma progressão geométrica de razão 2 (1,2,4,8,16,32, e por aí vai). Portanto, não existem cartões ou pen drives de 12 ou 24 gigas. No Brasil, cobram-se, em média, entre 8 e 10 reais por gigabyte.



CARTUCHOS DE IMPRESSÃO:
 O problema: além de pagar caro por um produto que não é legítimo, o consumidor pode ter aborrecimentos com falhas e vazamento de tinta. "As empresas que falsificam cartuchos não têm a menor preocupação com a qualidade da recarga", explica o advogado Alexandre Carvalho, consultor de fabricantes de impressoras.
Como proteger: as embalagens vêm com um selo de segurnaça. N Epson, ele é dourado. Já a identificação da HP é azul e muda de cor ou exibe a palavra "ok" quando movimentada de um lado para o outro. Seguindo uma URL estampada no selo, é possível ainda digitar o número de série dos cartuchos da HP para saber se o produto é ou não genuíno.
Fonte: Revista VEJA
31 de Agosto,2011



No final da história o grande culpado somos nós mesmos que compramos esses produtos piratas, quando compramos estamos incentivando uma rede de comércio ilegal, estamos levando produtos de mal qualidade para a nossa casa, para poder sufruir de uma coisa sem valor que só vai trazer aborrecimento depois. Deveríamos dar mais valor para o nosso dinheiro, comprar só produtos originais, pois trabalhamos tanto para comprar um produto de mal qualidade, fazendo isto estamos jogando dinheiro fora, a melhor coisa de se fazer é ajuntar o dinheiro para comprar um produto de boa qualidade.

Compartilhe esse post com seus amigos






Confira também

22 comentários

  1. Se não dá pra ter original, que não tenhamos.Não podemos alimentar a pirataria, penso eu!! beijos,lindo fds,chica

    ResponderExcluir
  2. Oi tudo bem? Passei aqui para retribuir a visita e dizer que estou te seguindo... Parabéns pelo blog! Abraços,

    http://asmulheresdehoje.blospot.com
    http://pedagogiccos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Bom, isso é um dilema de todos nós consumidores. Os produtos originais são caros, e, muitas pessoas corre paraa pirataria. Esquecendo que muitos desses produtos pode trazer é aborrecimento. Eu já me dei mal foi em cartucho e não recomendo a ninguém.
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com a postagem mas muitas pessoas ainda continuarão a fazer umas por não terem dinheiro outras por querer lucrar mesmo, infelizmente os danos são terríveis.

    ResponderExcluir
  5. Olá querida concordo com as moças que deixaram recados, eu não gosto de comprar tem gente que compra óculos que acho o pior, bjs da Leila

    ResponderExcluir
  6. OLÁ, CARA COLEGA!! É.. INFELIZMENTE, O POVO GOSTA DE SOFRER E ACABA SE ENTREGANDO AO MUNDO PIRATA. DEPOIS FICAM CHORANDO AO INVÉS DE COMPRAR ALGO REALMENTE BOM. MAS O GOVERNO TAMBÉM É CULPADO. SE O PRODUTO NACIONAL NÃO FOSSE TÃO CARO, NÃO HAVERIAM BRECHAS PRA PIRATARIA FAZER TANTO SUCESSO. TENHA UM ÓTIMO FINAL DE SEMANA, COLEGA!!
    DÊ UMA PASSADINHA NOS MEUS 3 BLOGS. TEM NOVIDADES NOS 3!!
    ABRAÇÃO PROCÊ!!

    ResponderExcluir
  7. É complicado; falta dinheiro para comprar o original, sobram ofertas de pirataria. É inerente ao ser humano, êle sempre deseja o que está aquem de suas posses, se não pode ser o original da-se um jeitinho, vida que segue!
    Bjs
    Nely

    ResponderExcluir
  8. Olá!Boa noite!
    Tudo bem?
    ...outro belo texto de utilidade pública!
    ...além de serem de procedência duvidosa, tais mercadorias podem ser produzidas de maneira a apresentar riscos à saúde.
    Existem pessoas que justificam a comercialização de produtos pirateados com o desemprego, o que ocorre erroneamente, pois como já foi dito a pirataria é financiada por facções criminosas e o consumo de tais produtos é a contribuição indireta para a marginalidade que permeia o país...
    Obrigado pelo carinho da visita!
    Boa semana!
    Beijos com carinho!

    ResponderExcluir
  9. Olá!!! Lucimar passando para conhecer seu cantinho,já estou seguindo vc,me faça uma visita e tbm me siga.Adorei o texto sobre pirataria,nada é melhor que o original.Amiga mas tem lojas que age de ma fé,eu uso um determinado perfume importado,e o que é vendido aqui em uma loja bem conceituada no shopping o cheiro não dura na pele,já o que compro fora sim ele fica até 24 horas na pele.
    Aguardo sua visita!!!

    http://enxovaisempontocruzblogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Se esses produtos existem é pq "nós" consumidores compramos... Se o original é caro, o pirata é o que procuramos... Infelizmente é assim e acho dificil mudar.
    http://maosdemocas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Pirataria, plágio fora com eles, culpado é o povo q noa se conscientiza q essas praticas são crime, sem contar que se quisermos ser corretos diante de Deus, nada de adquirir coisas por meios errados. Ótimo seu post, Lucimar.
    Bjkas

    ResponderExcluir
  12. Hoje vim te visitar e dizer que ter amigos
    sempre presente deixando na minha pagina uma
    palavra de carinho é muito gratificante Por isso agradeço de coração a sua amizade.
    Parabéns por tudo que vc tem de bonito aqui
    Deixo um abraço
    de boa tarde
    Bjuss
    Rita!!!!!!

    O melhor mesmo é comprar o original assim a
    gente não vai ter problemas, essa pirataria é
    um caos!

    ResponderExcluir
  13. Oi Lucimar, não sou adepta a pirataria, por que nunca tem a qualidade de um produto original, se for p comprar algo pirata, prefiro não comprar, só abri alguma exceção até hoje p bolsas, mas tbém passei esta faze, e nem elas compro mais! Bjoooooss

    ResponderExcluir
  14. olá !!!

    mulher abençoada....
    seu espaço é lindo,criativo, vim fazer uma visitinha, e te seguindo.
    Espero ser aprovada, para eu retornar mais vezes....

    boa semana, na presença do SENHOR DEUS!

    beijokas....

    ResponderExcluir
  15. Ola!!!
    a maior parte da população brasileira é classe média e baixa... ninguém tem dinheiro para comprar produtos originais, é caríssimo, infelizmente a pirataria vence. eu mesmo compro CD pirata e de monte, tenho dois filhos e ganharam um playstation. Pensa um CD de jogo original que meus filhos jogam esta 30,00 cada e tem uns que chega a 90,00.. é um absurdo. e no minimo voce tem que comprar uns 4 jogos . entao eu compro uns 10 pirtao e eles jogam a vontade. ate agora os cds vem sempre bons.
    bjos
    ate mais

    ResponderExcluir
  16. Olá Lucimar, já comentei a respeito, passando novamente p deixar meu abraço! Bjos

    ResponderExcluir
  17. Olá Lucimar,tudo bem?
    Adorei suas visitas e o seu carinho também.
    Amiga obrigado!
    O produto original as vezes é um absurdo,caro!
    Mais dificil de compra.....
    Por esse motivo o pirata existe e sai mais barato.
    Todos nos preferimos o mais em conta na hora da compra.
    Aonde existe a pirataria.

    Lucimar
    10000 Beijokinas!
    Um semana espcial pra você!

    ResponderExcluir
  18. Ah!! Lucimar,me lembrei de perguntar
    Antes suas postagems ia para o meu Email,agora não
    esta cedo enviadas.
    Beijos
    Que Deus abençoe

    ResponderExcluir
  19. Muito importante esse post. o barato sempre sai caro, vale a pena lembrar...
    bjs
    www.chocolatecommenta.com

    ResponderExcluir
  20. Nossa mais que lindo e seu blog to apaixonada ...
    Tirei hj pra seguir os novos blog do ACHEI BLOG e amei o seu e ja tornei uma seguidora
    Ficarei muito feliz se vc me fazer uma visitinha

    http://solangearaujoramos.blogspot.com.br/2012/04/1-sorteiooooooooo-do-gira-sol-artes.html

    participa do sorteio que eu estou fazendo

    ResponderExcluir
  21. Excelente postagem sobre a pirataria. Além de ser algo ilegal, pode prejudicar a saúde. Os óculos escuros piratas são totalmente prejudiciais aos olhos. O ditado popular cabe bem aqui: o barato sai caro. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Algo que as pessoas não dão muita atenção mas comprar aquele produto mais baratinho pode causar sérios riscos a saúde. Principalmente esses produtos que você coloca direto no corpo como óculos ou perfume. As pessoas deviam ficar mais atentas.

    ResponderExcluir