Moradores de Ruas os Esquecidos

by - sexta-feira, fevereiro 08, 2013

                                                                                     
Eles são adultos, crianças, adolescentes, idosos, vivem abandonados nas ruas, perdidos, é ignorado,sofre humilhação, são jogado em algum canto, pedem esmolas, muitos são viciados em drogas, bebidas, são cidadões que vivem em extrema pobreza, eles foram esquecidos pela sociedade muitas vezes eles são proibidos de dividir o mesmo espaço com outras pessoas, os moradores de rua são tratados com indiferença, para alguns eles são invisíveis. Segundo estatísticas de pesquisas feitas algumas dizem que são 9 mil, 14 mil, 20 mil moradores de rua, mais a verdade é que ninguém sabe o certo quantos moradores de ruas estão vagando por aí. Pessoas com condições de miséria, sem acesso a emprego, sem moradias, sem educação, sem cuidados básicos, saúde, os moradores de rua não prevêem nenhuma perspetiva para eles. Eles vivem nas ruas, nas avenidas, viadutos, praças, calçadas, dorme em cima de jornais velhos, banco de praça, caixas. Segundo pesquisas o perfil dos moradores de rua é representada nordestina, é analfabeta, negra e que não trabalha.

Eles geralmente vivem em grupo como uma família, dormem todos juntos, até por uma questão de segurança, a violência é uma realidade no dia-a-dia deles, crueldade, intolerância, preconceito, é o que faz uma pessoa cometer uma violência como uma pessoa sem futuro, que não tem como se defender, muitos moradores de rua são assassinados por pessoas que não deseja a presença deles nas ruas, muitas vezes a violência surge entre eles mesmo. É muito triste a realidade dos moradores de rua, para quem não conhece o dia a dia deles, alguns acham que eles vivem bem porque não trabalha, não estuda, não tem contas para pagar, não paga impostos, é triste pensar que tem pessoas que pensam assim, muitos estão nessa situação não é porque querem, mais por necessidade.

Morador de rua sem futuro pela frente
 

Antes de serem moradores de rua, eles são humanos, eles tem um coração de carne, amam, riem, choram, tem sentimentos, e alguns ainda sonham ainda que o sonho esteja distante, mesmo vivendo fora do ciclo social, somos todos iguais mesmo que alguns não queira ver, mais eles existem, muitas vezes quando andamos nas ruas e deparamos com um morador de rua tiramos logo os olhos, abaixamos a cabeça, desviamos deles, mais eles estão aí, para todos verem, eles foram excluídos da sociedade, a sociedade não vêem como pessoas mais como lixo, infelizmente.

Moradores de rua dormem em qualquer lugar da cidade
 

Os moradores de rua precisa da nossa ajuda, atenção, para poderem se superar e saírem desse buraco que são o meio das ruas, muitos foram para a rua por causa da droga, da bebida, briga de família, falta de emprego, foram expulsos de casa, alguns saem por conta própria porque não consegue mais viver na própria casa, depois que eles vão para a rua o caminho pra voltar para casa fica ainda mais difícil  é um caminho sem volta.

Fala-se muito em ação social pelos governantes para ajudar as pessoas necessitados, mais o que vemos pelas cidades adultos, crianças, idosos pedindo esmolas, cheirando crack, bebendo bebida alcoólica, cometendo pequenos delitos, para comer tem que procurar nas latas dos lixos se tiver sorte de encontrar alguma coisa para se comer, é isso a  realidade pessoas padecendo nas ruas, tem alguns que dão mais valor a um cão do que por um  morador de rua.

Curta esse post com seus amigos

Confira também

38 comentários

  1. muito triste isso,se tornam "pessoas invisives" todos passam e é como se eles não estivessem ali.
    http://momntosdemulher2.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Triste realidade que não muda! Pena! beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga linda,amei o ema abordado,deveria ter mais amor pelo proximo,é preciso olhar mais para essas pessoas que são muito sofridas,obg pelo carinho e um final de semana maravilhoso,mega bjus
    http://blogdasonhagleide.blogspot.com/
    http://sonhagleidesorteioeselinhos.blogspot.com/
    http://gleidedetudoumpouco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. oi, lú eu tenho muita dó dessas pessoas principalmente as crianças...bjim e bom fim de semana...parabéns pelo post!
    www.bybeiju.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Lindo post de solidariedade,amiga!

    Realmente temos que pensar nos nossos irmãos menos favorecidos!

    Bjs


    Donetzka

    ResponderExcluir
  6. Olá amiga Lucimar
    Realmente isso deveria ter umm mas infelizmente enquanto servir de degrau para políticos sem caráter, teremos que ver essas coisas tão desumana
    Tenha um feriadão ou carnaval com muita paz

    Abraços,
    RioSul

    ResponderExcluir
  7. Olá amiga Lucimar!
    Infelizmente usam a miserabilidade humana como trampolim político para sua peripécias eleitoreiras. Mas de concreto nada fazer para tirar esses seres humanos dessa vida de dor e sofrimento. Vim te deixar meu carinho e desejar um excelente carnaval com muita alegria e bastante folia. Beijos de orquídeas

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Lucimar! Obrigada pela visita.
    Infelizmente essa é uma realidade para a qual diariamente a maioria de nós fecha os olhos, porque é mais cômodo, porque é mais simples qualificar a situação dos moradores de rua como um problema social, pois assim qualificado não nos pertence.
    Parabéns pelo post... um excelente lembrete para todos nós.
    Bom feriado para você.
    Um abraço,

    Abigail

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente temos que conviver com as desigualdades sociais. uma semana abençoada para ti.

    ResponderExcluir
  10. Olá!Bom dia!
    Lucimar
    Triste realidade social... bem exposto por vc. Só vou dar meus "pitacos".
    ...acreditava que após o episódio em dia 19 de agosto/2004 , Massacre da Sé, nome pelo qual ficou conhecido o episódio em que sete pessoas que dormiam na praça foram mortas, houvesse , tal a presença da mídia, em parte sensacionalista, uma plena mobilização e
    Políticas Sociais de apoio integrados, ações nas áreas, saúde, educação, moradia e trabalho, e não só os albergues. Vemos somente algumas medidas, que são um paliativo e não abrem caminhos para uma solução estrutural do problema desses invisíveis aos olhos da sociedade, que perderam a cidadania ,a dignidade e só tem em seu bojo... a falta do amor ...
    Meu carinho!
    Belo final de semana!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Infelizmente uma dura realidade, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  12. É uma triste realidade e que nós fechamos os olhos para esse fato e quando estamos diante de um morador de rua simplesmente desviamos. Acho que é por medo, mas não devia ser assim. Eles são seres humanos como nós e também merecem uma vida digna.
    Bom final de semana. Bjus!!!

    galerafashion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, Lucimar
    Ó eu aqui hehehe...
    É triste toda essa situação... e qdo vemos crianças é mais mas terrível ainda.
    Mas, pra que governantes vão ajudar essas pessoas a se erguerem na vida? Afinal, eles se alimentam da miséria e da desgraça alheia pra conseguir votos,não fazem pra o povo que tem residencia qto mais pra quem não tem e são muitas vezes como indigente pra eles, muito triste.
    Olha qdo eu via o Renato Rocha que foi integrante do Legão Urbana vivendo nas ruas do centro da cidade aqui no Rj, me dava muito dor no coração...é um exemplo de muitos cheios de talentos, com profissão e família , mas q por algum motivo optam por viverem pelas ruas da vida.
    Abços, aparece qdo quiser lá no face,tá?
    Fica com Deus

    ResponderExcluir
  14. oi lindona, somos abençoados por não termos ,oradores de rua em nossa cidade....é uma situação que me parte o coração e fico indignada, pois o governo certamente poderia tomar alguma providência.... mas, como sempre, isso a eles não importa até pq morador de rua não representa voto.
    bjs
    tititi da dri

    ResponderExcluir
  15. O q me deixou mas pasma, foram as estatísticas, pois não tinha noção desse número!!!
    Bjs e bom fim de semana e feriado Lucimar.

    beleza em ação

    ResponderExcluir
  16. Ola Lucimar, esta e uma triste realidade que nao podemos obviar, lamentablemente, querida amiga. Um grande abraco, feliz domingo.

    ResponderExcluir
  17. Lucimar,que texto comovente e as imagens emocionam!Realidade que gostaríamos que não existisse!Tanto sofrimento enquanto nosso país é tão rico!Bjs e meu carinho,

    ResponderExcluir
  18. O tema foi uma escolha otima, acho esse assunto muito complexo também.
    Tenha uma otima semana
    http://maosdemocas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Bom dia de segunda feira, vim deixar
    um abraço desejar uma bela semana
    E que seu feriado seja cheio de alegrias
    Agradeço sempre sua amizade que adoro
    Bjusss com carinho, pelo post que temos que refletir muito
    Rita!!!!º° ✿彡

    ResponderExcluir
  20. Olá Lucimar ! Como sempre suas postagem são de muita utilidade e muito humana, parabéns pelo tema,precisamos nos reumanizar, precisamos ter mais amor no coração e fazermos a nossa parte...Passei também para agradecer a sua visita...Fico feliz quando você me visita.
    Beijos e tenha uma linda semana.

    Marilene

    ResponderExcluir
  21. "Oi , vi seu blog na lista do blog "Siga-me" vim conhecer e já estou te seguindo , vem seguir o meu também"

    http://mundofashiondataah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Passando apenas para desejar uma linda noite !!!

    Abraços
    Thiago

    ResponderExcluir
  23. É uma realidade muito triste mesmo , se no Brasil tivesse mais abrigos , ou mais oportunidades a quem não teve estudo talvez essa realidade fosse ' menos ruim '
    Gostei muito do blog , já estou seguindo , vc esta de parabens !
    Conto com Você no meu cantinho ...
    Beijos Sabrina
    http://sclavascarlet.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Deveria existir um projeto,onde pudesse ajudar esse povo se socializar e voltar para sociedade,retornar aos seuas lares,pois muitos são pessoas que vem em busca de sonhos em SP e acabam abandonados..
    http://www.simonebastos2007.com/

    ResponderExcluir
  25. É triste tudo isso, quem poderia dar uma ajuda seriam os políticos que nada fazem e a situação dessas pessoas ficam cada vez pior...parabéns pelo tema...me visite

    http://sensibilidadeanavegarcompoesias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Que texto lindo! É bom saber que ainda existem pessoas como você que dão valor a esses seres humanos que foram esquecidos pela sociedade.

    Adorei seu blog e já estou te seguindo!

    Beijos,
    http://umagarotaeseujeans.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Gostei muito do seu blog, obrigada pela visita. To te seguindo tambem. Bjinhoa. Aline

    ResponderExcluir
  28. Não tenho palavras para expressar essa triste realidade em nosso mundo,onde há desigualdade,falta de amor,injustiças sociais e enfim falta de Cristo no coração,é lamentável,onde coisas estão sendo mais valorizadas do que pessoas que foi feita imagem e semelhança de Deus!!!
    Fique com Deus!!!
    Beijos!!!
    Ione Viana

    ResponderExcluir
  29. Oi,Lú, boa semana p vc!!! bjim e fique com Deus flor!
    www.bybeiju.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. ótimo post, é uma triste realidade. Eram pessoas com uma vida social normal, até que foram destruídos pelas drogas, pela depressão, pelo abandono e perdem toda a identidade de um ser humano para a sociedade. Ja tive a oportunidade de cuidar de alguns em ações sociais e as histórias são sempre com essas finalidades :|
    Engraçado é que meu livro preferido (O futuro da humanidade) e o ultimo que eu li (O vendedor de sonhos) falam justamente sobre isso.
    bjs

    Coruja Essência

    ResponderExcluir
  31. Olá Flor, Obrigada por Seguir o Blog ♥Assuntos de Menina♥ e que bom que me conheceu através do "AGENDA DOS BLOGS"! Seguindo seus blogs..

    Flor, tenho Mais Redes Sociais, caso possa se inscrever também, ficarei muito FELIZ!

    FANPAGE:https://www.facebook.com/blogAssuntosdeMenina

    CANAL NO YOUTUBE: http://www.youtube.com/user/JULOVEMACHYNE2009

    Beijinhos,

    By: Jú♥Brú AMOR ETERNO!

    ResponderExcluir
  32. olá,passei para retribuir sua visita,gostei muito do seu blog,estou te seguindo,beijos.

    ResponderExcluir
  33. Boa tarde vim retribuir a visita que fizeste lá em meu blog assim como você sou evangélica e sempre que puder vou vim aqui ler suas mensagens que são maravilhosas.

    ResponderExcluir
  34. Olá, LÚ vim retribuir sua visita!!
    Obrigada pelo carinho!!
    www.mundodivertidoeva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. Ei Lu..

    Pois é amiga, sua postagem foi a fundo em nossa realidade, ao qual infelizmente percorre o mundo..Crianças, idosos, jovens em total desprezo, abandono, discriminação , fome , etc, etc, etc...Critica los seria um gesto impulsivo talvez, mas a verdade é , ninguém escolhe uma vida miserável, ninguém escolhe ser infeliz não é mesmo? Porém posso te afirmar "são os esquecidos pela sociedade" ou apenas ignorados....

    Beijos e me perdoe a ausência....dei uma descansadinha...mas de volta ao posto...:)..

    ResponderExcluir
  36. OLÁ MINHA LINDA!!! PASSEI PARA LHE DESEJAR UM ÓTIMO DIA NA PRESENÇA DE DEUS. PASSEI CEDO ANTES QUE ME ENROLASSE COM O AFAZERES DO DIA.
    ESSA QUESTÃO DOS MORADORES DE RUA É TRISTE E SERIA MUITO FÁCIL DE RESOLVER SE REALMENTE OS GOVERNANTES QUIZESSEM. ACREDITO QUE A CORRUPÇÃO É QUE NÃO DEIXA POIS SE TODA VERBA DESTINADA A ASSISTÊNCIA SOCIAL REALMENTE FOSSE USADA PARA ISSO.O PROBLEMA SE NÃO FOSSE TOTALMENTE RESOLVIDO, ESTARIA PELO MENOS DIMINUINDO GRADATIVAMENTE.
    COMO A BÍBLIA DIZ: O AMOR AO DINHEIRO É O PRINCIPIO DE TODOS OS MALES. VEJA NÃO É O DINHEIRO,É O AMOR A ELE.
    AO INVÉZ DE SE AMAR AO PRÓXIMO COMO JESUS MANDOU, MUITOS GOVERNANTES, E TAMBÉM UMA PARTE DE POVO, TEM AMADO AO DINHEIRO.

    BJUUUS

    CRIS
    Blog Crescimento Cristão - CLIC AQUI
    Fan Page Cristãos em Construção CLIC AQUI
    Canal YOUTUBE - CLIC AQUI
    MEU TWITER - CLIC AQUI

    ResponderExcluir
  37. Belo texto amiga, é muito triste ver essa realidade, que muitas vezes está do lado da nossa casa, como vc disse, antes de serem moradores de rua, são seres humanos, cada um tem uma história diferente que os levaram as ruas, é muito triste e nós nos sentimos muito impotentes diante desta realidade! Bjooos

    ResponderExcluir