Supere a decepção da reprovação no vestibular
Olá amigos tudo bem?
Muitos estudantes que descobrem sua reprovação no vestibular sentem uma sensação de frustração, como se todo seu empenho não tivesse valido nada. E não poderia ser diferente, pois depois de um ano dedicado aos estudos fazendo um cursinho pré vestibular para conquistar uma vaga em uma universidade, todo esse sentimento é natural, pois muitas expectativas são criadas frente à esse desafio.
Edite Krawulski é psicóloga, orientadora profissional e professora do Departamento de Psicologia da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e em seu artigo para a Folha de São Paulo ela escreve sobre o sentimento de frustração de um estudante diante da reprovação no vestibular.
Segundo ela essa frustração diante do resultado negativo é um sentimento frequente. “A frustração deve ser compreendida e elaborada tanto pelo jovem quanto por sua família, para que a tarefa de prestar novamente as provas no meio do ano seja facilitada. Elaborar um sentimento de frustração, neste caso, inclui diversas medidas, dependendo das particularidades de cada situação”.
No entanto é preciso se reerguer para encarar novamente o desafio do vestibular e realizar o sonho profissional. O primeiro passo após a reprovação e reavaliar os objetivos é a opção de curso, pois é preciso ter certeza do que quer cursar antes de trilhar todo o caminho novamente. Buscar status não é uma boa alternativa, faça o que realmente gosta.
Para a psicóloga, ser aprovado nessa etapa é uma tarefa cada vez mais difícil, visto que a concorrência tem aumentado constantemente. “O desafio é ainda maior na primeira tentativa, tendo em vista o número limitado de vagas, a concorrência devastadora nos cursos alta demanda e o preparo muitas vezes insuficientes. Logo, os milhares de estudantes não aprovados buscam como alternativa o vestibular do meio do ano. Prestar esse novo exame requer desses jovens não apenas que estudem novamente os mesmos conteúdos, mas também que lidem com a frustração decorrente da reprovação no vestibular anterior”, descreve a psicóloga.
Ser otimista e realista é uma maneira de lidar com a reprovação, o estudante deve ser mais autoconfiante é seguro nas suas escolhas e práticas. Um bom planejamento de estudos é uma saída, elenque o que precisa ser estudado, o que deve melhorar, quais foram as causas da reprovação e buscar soluções.
“É fundamental buscar compreender objetivamente o que produziu o resultado negativo: o desempenho foi baixo na média, em todas as provas, significando que faltou estudar mais? Então deve haver um redimensionamento geral das horas de estudo e seu incremento. Houve um bom desempenho em algumas disciplinas e resultados rebaixados em outras? É hora de dosar a dedicação aos diferentes conteúdos, priorizando aqueles em que houve deficiência”, afirma Krawulski.
A época do Enem ou do vestibular causa tensão para muitos jovens. E os episódios de ansiedade ocorrem com mais frequência, por exemplo. Caso o estudante seja ansioso é bom buscar fazer algumas atividades para melhorar esse lado, talvez fazer uma avaliação psicológica também ajude. Não existe uma regra para superar uma reprovação e continuar a busca pelo ingresso à Universidade, use o que mais se enquadra nas suas necessidades e boa sorte.
53 comentários
Lidar com este tipo de desilusões, frustrações, nem sempre é fácil. Mas é necessário, sobretudo para crescermos
ResponderExcluirna hora realmente é dificil mas com o tempo superamos sim, é necessario aprender a lidar com frustrações
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
Que bacana o post! Realmente, é decepcionante, mas temos de superar e seguir em frente.
ResponderExcluirBeijo!
Cores do Vício
É uma fase tão dificil né?
ResponderExcluirÓtimo dia para vc,com muita paz.
Volte sempre para me ver!
Beijos coloridos!♥♥♥
Olá Lucimar Olá Jacqueline
ResponderExcluirUm maravilhoso e abençoado 2018 pra vcs e todos aí
Vwstibular é sempre uma fase difícil, muita renúncia além do autoconhecimento próprio do início da vida adulta e a pressão por uma escolha profissional que nem sempre os jovens estão preparados, consequentemente a reprovação é um momento delicado.
Mas também é um aprendizado pra vida.
Apoio emocional, foco, determinação e planejamento são fundamentais nessa hora e alicerces para uma futura vaga na universidade.
Excelente post!
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br
Há que haver ajuda para estes problemas.Amei
ResponderExcluirBeijo e um tarde feliz
Este ano que passou eu enfrentei os vestibulares, e o enem, e é sim uma fase difícil, mas temos que manter a calma e o foco senão todo o esforço será em vão, se não foi de primeira, calma, tente novamente.
ResponderExcluirhttps://vinipratez.blogspot.com
Muito bom para reflexão ..
ResponderExcluirMuitas pessoas passam por isso..
Arrasou no post.
Bjos!
Um ótimo post, reprovei duas vezes e foi difícil mesmo, ainda mais ter que recomeçar e estudar de novo! Estou aguardando mais uma vez o resultado, tenho fé que agora vai :)
ResponderExcluirBeijos,
https://blogluanices.blogspot.com.br/
Realmente é uma barra super pesada, deixa a nossa autoestima lá embaixo, pois é muito pressão de todos os lados, legal ter essas informações Lucimar, pois quem fez e não conseguiu passar vai precisar e muito desse tipo de ajuda
ResponderExcluirBjs (•_•)
Óptimo post com excelentes dicas! :) Eu felizmente consegui entrar à primeira no curso que queria, mas depois não gostei e no ano seguinte repeti tudo e voltei a entrar noutro curso. Beijinhos
ResponderExcluir--
O diário da Inês | Facebook | Instagram
não vou mentir, realmente e uma barra estou com um pé perto do enem. se eu passa meu futuro e meus sonhos estarao mas perto. se não passa, bom tentar neh ate conseguir
ResponderExcluirgostei do post me deu mas segurança, pensei q fosse a unica.
Hoje em dia colocam muita pressão nenhuma experiencia de vida.em cima dos jovens. Obrigam ele a decidir com 17 anos o que ele vai fazer a vida toda sem nenhum aexperiencia de vida.
ResponderExcluirNem me fala, eu reprovei no primeiro ano e fiquei muito decepcionada é frustante mesmo.
ResponderExcluirHoje em dia é muita pressão encima do assunto, dos pais, da família até.
Não prestei vestibular, porque a área que quero seguir só tem em uma faculdade e fica em SP. Então, no momento, não está nos meus planos. Mas, imagino o quanto seja um desafio esse tempo de espera e pressão da família! <3
ResponderExcluirwww.kailagarcia.com
Nossa Luci, muito obrigada pelo post!! Eu ainda não prestei vestibular, mas ainda sim já estou agradecendo pois estou preparada para se algo der errado futuramente. Post muito útil e enrequecido no conteúdo. Beijos e sucesso
ResponderExcluirAdorei o post, muitos acabam se decepcionando com resultados e desistindo da carreira.
ResponderExcluirBeijos boa semana
http://bellapagina.blogspot.com.br/
Muitos desistem por serem reprovados nessa hora, mas acho que por mais difícil que seja, devemos sempre nos dedicar mais ainda para o próximo. Muito bacana seu post.
ResponderExcluirEspero que nunca desistam e que lutem pelo que mais querem.
ResponderExcluirIsso é muito comum mesmo Lu! Infelizmente.
ResponderExcluirEu mesma já passeei por mais d um vestibular e os que não passei, passava por tudo isso... essa tensão, essa ansiedade... e ao invés de seguir essas dicas, tentar buscar uma atividade, relaxar... eu desesperava e ia estudar ainda mais... Resultado: o dobro de ansiedade, estresse, nervosismo, frustração.... alguns chegam até a depressão. ótimo alerta viu!!!
Oi Lucimar que dicas incríveis com certeza não é algo fácil de lhe dá mas ainda bem que passa!
ResponderExcluirBeijos
www.silalmeida.comnda
É uma decepção horrível, mas as vezes é preciso entender que por mais que tenhamos nos esforçado, ainda não estávamos preparados e não era hora. Nessas horas o importante é procurar o que deu errado e tentar fazer diferente. Adorei o post!
ResponderExcluirNossa, realmente deve ser muito difícil, mas superar é preciso e nunca desistir é necessário! Amei o post! Tem um intuito maravilhoso! Bjos, Marinspira <3
ResponderExcluirArrasou na postagem flor!!
ResponderExcluirPor mais dificil que seja tem que seguir em frente e tentar novamente ♥
beijos
Taty
É muito difícil mesmo,mas o importante é não desanimar.Estudar mais e tentar mais uma vez.
ResponderExcluirÉ frustrante, mas o caminho é nunca desistir e sim persistir! As decepções nos ensinam a lutar!
ResponderExcluiré dificil superar,mas estudando a gente consegue.Bjs
ResponderExcluirTem pessoas que ficam mal e não querem mais tentar.
ResponderExcluirA ajuda da família e do amigos valem muito.
Bjão
Eita fase complicada né? Mas tão importante tb! Adorei o post, muito bacana!
ResponderExcluirQue texto super interessante e acho que todo mundo deveria ler essa matéria.
ResponderExcluirBjus
Jaque
www.quebreiaregra.com.br
É lu acho que reprovar em algo que voce quer e estudou tanto é algo bem frustante conheço algumas pessoas que ja passaram por isso mais decepçoes fazem parte da vida e vira lição para sermos mais forte em novas caminhas
ResponderExcluirIsso é muito frustrante mesmo, mais as pessoas tem que aprender lidar com as reprovações porque durante a nossa vida toda sempre vai ter algo que nós tentamos é não conseguimos. É nessa hora que a família faz toda a diferença...A família sabendo lidar a pessoa consegui superar, mas quando a família cobra, reclama e faz comparações com outras pessoas que conseguiram é complicado😕
ResponderExcluirJá vi amigos até em depressão por conta disso!
que legal prestar atenção nessa situação, muita gente acha que é besteira ou drama dos vestibulandos mas é muito importante avaliar a pressão que eles se submetem, muitas vezes pelos pais ou pela expectativa de uma condição melhor!
ResponderExcluirOi,uma decepção que ninguém gostaria de passar,mais o importante é você continuar correndo atrás dos seus sonhos,as vez isso serve de lição para deixar a pessoa mais forte e seguir em frente,e continuar tentado sempre.
ResponderExcluirRealmente é uma decepção, mas o importante é não desistir. Eu mesma só passei quando tentei pela segunda vez. Com foco e determinação as dificuldades podem ser superadas.
ResponderExcluirNa minha época foi vestibular particular, daí nao tem como reprovar rs mas faculdade pública é bem difícil, tem que estudar e focar bastante.
ResponderExcluirBeijos.
Realmente é muito ruim a sensação de não passar, mas deve sim superar, com apoio da família, bola pra frente estudar!
ResponderExcluirMuito legal você abordar esse tema, todos passamos por alguma frustração, mas nem todos sabemos como lidar com esse sentimento.
ResponderExcluirAcredito que o mais importante é avaliar o que aconteceu, ajustar alguns detalhes no processo do estudo, conforme a psicóloga citou e seguir enfrente, sempre!
De fato um reprovação mexe com a autoestima do estudante, mas é preciso usar a experiência negativa como aprendizado, como você mesmo coloca no texto de rever a possibilidade de estudar mais.
ResponderExcluirÓtimo post, Lucimar. Os jovens vestibulandos precisam de bons conselhos para superar esse momento. Meus filhos já passaram por isso, e é realmente muito dificil para lidar com essa decepção, mas com o apoio dos que os amam e força de vontade conseguem superar. Hoje minha filha já esta formada e pós graduada, é advogada com perspectivas para a magistratura e o meu filho, está no quarto ano de Engenharia da Computação. Superaram esses resultados negativos, não desistiram e foram à luta! Bjs
ResponderExcluirOi!!
ResponderExcluirDeve ser horrivel se dedicar tanto e não conseguir. Mas não pode perder a esperança 😀 tem que seguir em frente.
Bjo
Essa matéria veio na hora certa.
ResponderExcluirTa cheio de vestibulando precisando ler...
E vale também para outras áreas da vida. Saber seguir em frente é um dom
Eu adorei seu post, queria ter visto um post desse em 2014 quando eu jurava que ia passar numa federal mas não aconteceu, sofri bastante na época, mas hoje em dia estou bem, estou cursando em uma particular mesmo. Eu aprendi que tudo tem sua hora, sabe? É óbvio que devemos nos esforçar ao máximo, mas se não der certo, pirar não vai resolver o problema, sei por experiência própria haha, tenta de novo, e de novo, até conseguir, o negocio é ter determinação e não desistir. Amei teu post, beijoooo!
ResponderExcluirhttps://sejaumunicornio.blogspot.com.br/
A publicação sem dúvida que me inspirou imenso e desejo do fundo do coração que tudo te corra bem! Um beijinho enorme! xoxo
ResponderExcluirhttps://anafranciscasilvaserra.blogspot.pt/
É sem dúvida esse post é muito importante, até porque o Enem esta bem aí, quer dizer os resultados e muitos se frustam =(. Que Deus te abençõe, saudades de visitar teu cantinho.
ResponderExcluirDe repente Moda ♥
Muito bom o post, quando o aluno é reprovado realmente dá uma frustação muito grande, mas quando isso acontecer o estudante precisa buscar atividades para fazer como foi mencionado no texto, bjs.
ResponderExcluirRealmente é preciso seguir em frente e jamais desistir de tentar novamente.
ResponderExcluirAprender com os erros é a melhor forma de crescer. Fazer dos erros os degraus para alcançar o tão sonhado sonho. Sempre acreditar na nossa capacidade.
ResponderExcluirSeus posts como sempre... maravilhosos. <3 Beijos :*
Parabéns pelo texto, está ótimo. Acredito que é mais fácil a pessoa que fez a prova aceitar que não passou do que a família, pelo menos na minha família, e isso mexe bastante com o psicólogico da pessoa.
ResponderExcluirÉ dificil! Principalmente como tentamos algo que queremos muito e o sucesso não é como queriamos! Mas eu digo que fica a experiencia e uma barreira para vencer!
ResponderExcluirÉ uma época muito difícil, mas temos que nos esforçar e nos lembrar que somos capazes de tudo que queremos, basta correr atrás
ResponderExcluirLuci, quanta sensibilidade em compartilhar esse sentimento aqui, adorei!
ResponderExcluirE é isso mesmo, bola pra frente, pq desistir não é uma opção!
http://www.entreeles.com/
Lá atras quando prestei vestibular a primeira vez eu não consegui passar e lembro que fiquei arrasa demais, pq eu tinha me esforçado e estudado bastante. Demorou para passar e eu aceitar e superar, mas passou. Prestei de novo e passei rsrs
ResponderExcluir