09 filmes sobre consumo que você deve assistir

by - sábado, outubro 31, 2020

 Olá amigos tudo bem?

Tema é bastante abordado em obras das telonas, das que enfatizam o consumo aos que instruem a evitá-lo desmedidamente 

 Nós vivemos em uma sociedade em que o consumo é muito forte, embora ele se torne necessário para o dia a dia, em maior ou menor grau de acordo com cada pessoa ou empresa. Isso torna o assunto bem interessante para discussões e debates.

 Além de motivar conversas que inspiram reflexões e pensamentos sobre o quanto consumimos e o quanto realmente precisamos fazê-lo, a temática já foi abordada em vários filmes, daqueles que mostram a intensidade do consumismo aos que deixam uma mensagem de minimalismo aos espectadores. Se este é um tema que lhe agrada, então você vai gostar da lista que elaboramos, com nove obras que versam sobre o assunto. Confira! 

 Produções cinematográficas que abordam o consumismo
Com diferentes vieses e pontos de vista, opções não faltam para enriquecer seus conhecimentos sobre o assunto e entender como essa é uma área que mexe diretamente com a sociedade! 

 1 - Minimalism: A Documentary About the Important Things (2016)

Tema é bastante abordado em obras das telonas, das que enfatizam o consumo aos que instruem a evitá-lo desmedidamente. Nós vivemos em uma sociedade em que o consumo é muito forte, embora ele se torne necessário para o dia a dia, em maior ou menor grau de acordo com cada pessoa ou empresa. Isso torna o assunto bem interessante para discussões e debates. Veja 9 filmes que fala sobre o consumismo.


O consumismo é uma forte tendência nos Estados Unidos, mas não é apenas lá que ele se manifesta. Foi como uma reação a este movimento que surgiu o estilo de vida do minimalismo, bem explicado no documentário “Minimalism: A Documentary About the Important Things”.
 Nele, dois amigos, Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus, mostram como decidiram tomar a decisão de abandonar uma carreira de sucesso no mercado para viver com menos coisas, mas com mais satisfação em relação àquilo que se tem.

 2 - O Lobo de Wall Street (The Wolf of Wall Street, 2013) 
 Este movimento não diz que é necessário abrir mão de todos os bens materiais, mas sim daqueles que não tenham um propósito claro. Como resultado, é possível ter menos dívidas e, assim, uma vida mais tranquila.


O tema do filme é bem claro: dinheiro. Especificamente, ele conta a história de Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio), que no início do filme é um corretor ambicioso, o qual começa a ganhar muito dinheiro por meio de práticas antiéticas, que o permitem viver uma vida com muito luxo. 
 Viciado em dinheiro, Belfort enxerga que essa é a chave para desbloquear o universo e ter acesso a tudo o que ele oferece, embora isso traga alguns problemas posteriormente, já que sua relação com as riquezas é um tanto quanto obsessiva.


3 - Trocando as Bolas (Trading Places, 1983)



Essa comédia é protagonizada por Louis Winthorpe III (Dan Akroyd), corretor de commodities de classe alta, e Billy Ray Valentine (Eddie Murphy), morador em situação de rua. Então, suas vidas se cruzam quando eles passam a fazer parte de uma aposta, mesmo sem saber disso.

4-  Comprar, Tirar, Comprar (The Light Bulb Conspiracy, 2010)


Antigamente os bens, de consumo eram feitos para durar. Então, em 1920, um grupo de executivos percebeu que quanto mais seus produtos duravam, menos dinheiro eles ganhavam. Foi aí que a obsolescência programada nasceu e, a partir de então, os fabricantes passaram a desenvolver produtos com “prazo de validade”.
Porém, em uma sociedade de consumismo infinito com recursos finitos, em que a economia está desmoronando e os consumidores estão se tornando cada vez mais resistentes a essa prática, será que a obsolescência programada chegou ao final de sua vida?
Pela combinação de pesquisas investigativas e raras filmagens de arquivo com a análise de quem trabalha tanto para salvar a economia quanto o meio ambiente, o documentário mostra o nascimento da “engenharia para falhar”, sua ascensão e posterior queda.


5 - Os Delírios de Consumo de Becky Bloom (Confessions of a Shopaholic, 2009)



A tradução literal do nome do filme em inglês diz muito sobre ele: as confissões de um comprador compulsivo. Rebecca Bloomwood (Isla Fisher) é uma garota de Nova York que tem um pequeno problema, ser viciada em compras, algo que está crescendo muito.
Com o sonho de trabalhar em uma revista de moda de sucesso, ela não consegue a vaga que queria, mas sim a de colunista em uma revista, da mesma produtora, que trata de finanças. Isso faz com que ela ganhe muita fama rapidamente, com uma grande popularidade da coluna.
Porém, quando seus hábitos compulsivos e problemas com dívidas ameaçam destruir sua vida e prejudicar sua carreira, ela é forçada a analisar o que realmente importa na vida. Será que depois ela conheceu os prazeres de um belo cupom de desconto? 


6 - O Preço do Amanhã (In Time, 2011)


No ano de 2169, as pessoas são geneticamente projetadas para parar de envelhecer no aniversário de 25 anos. Então, uma contagem regressiva de um ano surge em seus braços e, quando este contador chega a zero, a pessoa fica “sem tempo” e morre instantaneamente. O tempo se transformou na moeda universal, transferida diretamente entre as pessoas ou armazenado em cápsulas do tempo. Na área de Dayton, a mais pobre, as pessoas raramente possuem mais de 24 horas em seus relógios, enquanto as pessoas de New Greenwich têm tanto tempo que são quase imortais. Então, Will Salas (Justin Timberlake) salva um homem de um assalto, o que o faz descobrir que as pessoas de New Greenwich reservam a maior parte do seu tempo para viver para sempre, além de aumentarem os preços das coisas para que as pessoas mais pobres continuem morrendo. Em uma sociedade distópica, a forma que o tempo se transformou em dinheiro traz uma reflexão interessante sobre o que fazemos hoje, tanto com o tempo quanto com o dinheiro.


7 - A História das Coisas (The Story of Stuff, 2007) 



Essa breve animação, de apenas 21 minutos, faz um tour de como funciona a nossa cultura voltada ao consumismo, mostrando desde a extração de recursos naturais até a incineração de iPods, para mostrar os custos reais da forma de olhar para as coisas como algo utilizável e depois descartável.


8 - Criança, a Alma do Negócio (2008) 



 O documentário brasileiro, da cineasta Estela Renner, mostra os efeitos que a mídia de massa e a publicidade possuem em relação às crianças, vistas pela indústria como um ótimo alvo para a venda de produtos. Além de falar com as próprias crianças, os pais também são entrevistados e mostram como seus filhos influenciam dentro de casa, o que está diretamente relacionado às propagandas. Especialistas também discutem sobre os efeitos negativos que essa exposição pode causar.


9 - Muito Além do Peso (2012)


 Outro documentário brasileiro, também dirigido por Estela Renner, está inserido no contexto da qualidade da alimentação das crianças e em como a comunicação do mercado de alimentos é potencialmente dirigida a elas. A discussão versa por vários pontos, como pelo fato de que 33% das crianças brasileiras estão acima do peso (com dados da época), cujas respostas passam pela indústria, pela publicidade e até pelo governo, além da sociedade de um modo geral, já que essa é uma situação que também existe em outros países. 


 Amplie seus conhecimentos sobre o consumismo! 


 Este é um tema que merece ser debatido, já que trata do nosso dia a dia, e é preciso analisar diferentes pontos de vista que nos permita compreender quais são as melhores decisões a se tomar neste sentido. Com obras nacionais e internacionais, antigas e mais recentes, podemos debater essa questão tão complexa e importante, além de reunir referências e experiências super relevantes. 

 Esperamos que goste da nossa seleção e que os filmes e documentários escolhidos sejam úteis para a formação e a evolução de suas opiniões sobre o tema. Bom filme!

E você já assistiu alguma dessas indicações? Se sim o que achou?

Até o Próximo!
Beijos!
Lucimar




Confira também

40 comentários

  1. Lucimar querida gostei muito da seleção de filmes, são filmes ótimos que abordam sobre o consumismo, já assisti Os Delírios de Consumo de Becky Bloom muito bom, Lu desejo um ótimo final de semana, beijos.

    ResponderExcluir
  2. Lucimar boa tarde, que bacana os filmes que você trouxe, são filmes bons pra assistir, gostei das suas sugestões bjs.

    ResponderExcluir
  3. Vou levar as sugestões! Obrigada pela partilha, Lucimar :)

    ResponderExcluir
  4. Querida amiga, gostei das indicações, eu ainda não assisti, mas quero muito! parabéns pelo post, vai ajudar muito! obrigada, beijinhosssssssss

    ResponderExcluir
  5. Confesso que não conhecia nenhum que falou, mas sim é uma boa sugestão para o fazer
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir
  6. Já vi In Time e adorei!!!! Está excelente o filme.
    Beijinho

    https://dreamsprincess20160.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Alguns deles já vi, mas a maioria não conhecia! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  8. Que maravilhosa sugestões de filmes...
    Assisti apenas o n.5, que por sinal é perfeito.
    https://blogdajenny2014.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Jennifer que bom que você gostou das sugestões

    ResponderExcluir
  10. oi!
    Eu adorei as sugestões de filmes :D já assisti O Lobo de Wall Street é maravilhoso..

    ResponderExcluir
  11. Adorei a dica dos filmes que falam sobre consumismo, antigamente era assim, estou aprendendo a lidar melhor quando estipulei em fazer metas na minha vida e não gastar muito... Bjs e sucesso!

    ResponderExcluir
  12. Olá minha flor! Adorei a postagem mega completona e as dicas que enumerou aqui. Esse primeiro está na minha lista da Netflix, pretendo ver em breve.
    Eu já melhorei muito em questão de consumismo, só compro o necessário agora.
    Beijos,
    Paloma Viricio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paloma que bom saber que você só compra o necessário, também sou assim

      Excluir
  13. Lucimar, adorei o post. Realmente o consumismo é um tema bastante interessante pra se debater. Dos filmes e documentários citados só assistir O lobo de Wall Street e Trocando as Bolas. Fiquei interessado em algumas outras sugestões, vou assistir também. Obrigado.

    ResponderExcluir
  14. O filme os delirios de backy Bloom é um dos meus filmes preferidos! Muito bacana!

    ResponderExcluir
  15. Ótimo post com a black friday batendo as portas. Já vi O Lobo de Wall Street e Os Delírios de Consumo de Becky Bloom. Me interessei no O Preço do Amanhã e no documentário Comprar, Tirar, Comprar, realmente as coisas estão obsoletas não duram quase nada!

    ResponderExcluir
  16. adorei a inspiração com os filmes
    gosto muito de trocando as bolas =D

    ResponderExcluir
  17. á asisti quase todos, só o primeiro que não! amei

    ResponderExcluir
  18. ótima seleção de filmes, já vi aquase todos e os que vi adorei. Para quando outra seleção de filmes?

    ResponderExcluir
  19. Já vi alguns filmes da seleção como o Doida por Compras e confesso que me revejo um pouco na personagem. É algo que tenho que mudar, ser menos consumista. Beijinhos ♥

    Maria Vieira

    ResponderExcluir
  20. O lobo de wall street é uma boa opção de filme. Vou anotar as outras indicações porque ainda não assistir.

    ResponderExcluir
  21. Já assisti alguns destes filmes, o segundo está na minha lista para ver ainda, este é um tema interessante referente a filmes. Gostei do post, obrigada pela dica! 👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir
  22. Eu acho que desses, o unico que assisti algumas vezes foi o Lobo de Wall Street e é um filme muito bom.

    ResponderExcluir