Entenda o processo para desidratar flores

by - quinta-feira, outubro 21, 2021

 


Olá amigos tudo bem?

O processo de desidratar flores consiste em retirar a água das plantas e folhas para conservar a sua beleza e cor. A grande vantagem desse procedimento é permitir que flores secas sejam guardadas ou utilizadas por mais tempo na decoração de ambientes.

O primeiro passo para desidratar flores em casa corretamente é conhecer as necessidades da espécie. Um bom exemplo são as rosas, por serem mais robustas que outras espécies, esse processo pode ser feito ao ar livre.

Já para espécies de flores mais delicadas, como as tulipas, gérberas e crisântemos que precisam de proteção para suas estruturas, o procedimento é outro. Nesse caso, o recomendado é fazer a secagem das pétalas em micro-ondas. Evite fazer a desidratação de flores maduras, pois elas correm o risco de despedaçarem ou ficarem com as pétalas danificadas

Fazer o processo de secagem de flores ao ar livre é muito simples. Primeiro deve retirar toda a folhagem que estiver em excesso no caule e cortá-lo no tamanho que preferir. Feito isso, chegou a hora de deixar as pétalas secarem ao ar livre, porém longe dos raios do sol. Escolha locais secos, com sombra e boa circulação de ar para deixar as flores. Coloque-as de ponta cabeça e faça a fixação em um local alto com um grampo na haste. Deixe-a secando por duas ou três semanas. Depois, dê uma leve pulverizada com laquê e retire ela da armação.

Se a ideia é fazer a desidratação das flores com o processo de secagem em micro-ondas, vai precisar de uma vasilha específica para o aparelho e gel em silicone. O primeiro passo é espalhar o silicone no fundo da vasilha. Em seguida, separe as flores no gel com as pétalas voltadas para cima. Feito isso, cubra as flores com mais gel e leve o vasilhame ao forno. Comece o procedimento ligando o forno por dois minutos em potência máxima. Repita o processo aumentando a potência até perceber que as flores estão totalmente secas. Com elas secas, cubra a vasilha com a tampa e a retire do micro-ondas, deixando as flores repousarem por 24 horas. Após esse período, limpe as pétalas delicadamente com uma escova.

 

*Por Giuliana Flores, marketplace de flores e itens presenteáveis.

Sobre a Giuliana Flores

Criada há mais de 30 anos pelo empreendedor Clóvis Souza, a Giuliana Flores foi uma das primeiras lojas virtuais de flores e presentes do Brasil, nascida em 2000. Enfrentando o “boom” da internet, quando várias empresas “ponto.com” fecharam, a marca se fortaleceu e hoje se posiciona como líder no segmento. Entre seus diferenciais, estão a constante preocupação com a combinação de flores e arranjos para agradar aos mais variados gostos e estilos, além das fortes parcerias com marcas de luxo como Ferrero Rocher, Nestlé, Heineken, Milka, Natura, Havanna, Lindt, Chandon, Rommanel, Vivedas, Uatt?, Kopenhagen, entre muitas outras, oferecendo produtos exclusivos ao e-consumidor. Atualmente, a Giuliana Flores conta com 280 mil visitantes únicos/mês, compostos por um público pertencente às classes AA, A e B, com idade média entre 25 e 55 anos e atende a mais de 5 mil cidades. O portal ganhou o Prêmio Época Reclame AQUI nos anos de 2013, 2016, 2017 e 2018, todos na categoria E-commerce – Floricultura, e conta com o selo de empresa reconhecida pelos sites Bondfaro e Buscapé, Loja Ouro pelo e-bit e Selo Site Blindado. Para mais informações, acesse: www.giulianaflores.com.br.

Fica aí as dicas de como desidratar as flores

Até o Próximo!

Beijos!

Lucimar



Confira também

26 comentários

  1. Fiquei a conhecer outras dicas, obrigada pela partilha!

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Que interessante 🙂 eu adorei saber um pouco mais, gosto de desidratar flores sempre compro

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da informação. Obrigada pela partilha! :)
    -
    Tu, eu, e a nossa cumplicidade (da mana)
    -
    Beijos, e uma excelente noite :)
    .
    https://duasirmasmaduras.blogspot.com/
    .
    Apresento-vos um blogue da minha mana mais nova que se iniciou na escrita. Blogue onde também escrevo, para ela. Visitem, sigam e linkem. Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Como é sempre bom aprender coisas que não sabiamos
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir
  5. Gracias por los consejos para deshidratar flores. Te mando un beso

    ResponderExcluir
  6. Amei o post. Não sabia como funcionava o processo e amei. Eu tentava desidratar antes colocando dentro de livros e esquecendo, mas ficava tudo quebradiço
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ótimas dicas, Lucimar.
    Eu não sabia que era assim que se desidratava as flores.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia este método, ótimas dicas!!

    Bom dia.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderExcluir
  9. Dicas que anotei, aplaudo e elogio.
    .
    Bom fim de semana … abraço e/ou beijo..
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos

    ResponderExcluir
  10. Gostei da dica, fiz isso com um buquê, peguei alguns petálas e guardei. TEnho até hoje.

    ResponderExcluir