Passeio virtual pelo Palácio das Mangabeiras

by - quarta-feira, novembro 17, 2021



Olá amigos tudo bem?

Parceria entre CASACOR, Codemge, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e Novus 3D permitiu desenvolvimento de um passeio virtual pelo Palácio das Mangabeiras na década de 1950. Durante a visita, o público poderá conhecer as estruturas originais e o paisagismo da época de sua construção.  

Em 2021, a CASACOR Minas aborda uma série de reflexões sobre o morar contemporâneo, trazendo como tema “A Casa Original”. O grande destaque é o paisagismo, já que a maioria dos ambientes está concentrada nas áreas abertas do Palácio das Mangabeiras, em área que equivalem a 12 mil metros quadrados. O público vai se surpreender com o cenário, em projetos inteiramente construídos para o evento. Mas a CASACOR Minas também não se descuida de investir na preservação da memória e da cultura, resgatando aspectos históricos da edificação.

Uma das novidades desta edição da CASACOR Minas é a parceria firmada entre o evento, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, a empresa Novus 3D, com patrocínio da a Codemge, que possibilitou o desenvolvimento  um passeio virtual pelo Palácio das Mangabeiras, resgatando as estruturas originais da edificação, à época da construção, em 1955. A visita foi desenvolvida a partir de um extenso levantamento histórico, recuperando imagens e dados do projeto original e está sendo disponibilizado para os visitantes desde a inauguração da mostra.  Placas espalhadas pelos jardins com um QR Code permitem aos visitantes a oportunidade de fazer uma viagem no tempo, fazendo uma retrospectiva do que seria o Palácio Original, algo total sintonia com o tema da mostra este ano. 




Para que isso se tornasse possível, uma equipe da Novus 3D fez um rigoroso levantamento da topografia do terreno e de seu entorno, e também de fotografias da época. Foram dois meses de pesquisa, buscando entender os materiais, os detalhes, o que realmente existiu ali e o que não foi concretizado à época. Entre as dificuldades, o acesso às informações, vindas de várias fontes, de instituições e de acervos particulares. Foi necessário um olhar muito apurado da equipe para descobrir, em detalhes muito pequenos, muitas vezes presentes em fotografias esmaecidas pelo tempo, a maneira exata dessa recontituição. “Foi um verdadeiro trabalho de formiguinha para juntar todas as informações e chegar à reconstituição histórica do Palácio”, comenta Rute Zocrattro, arquiteta, gerente de projetos e comunicação da Novus 3D.

Para saber, por exemplo, a volumetria da Serra do Curral, foram utilizados drones, já que o terreno, outrora, era um local isolado e muitas das árvores que estão hoje lá, ainda não existiam. Outro desafio, de construir, modelar em 3D a vegetação. Como Burle Marx, autor do projeto paisagístico, utilizava somente plantas brasileiras, muitas tiveram que ser construídas do zero, demandando tempo para que esses modelos fossem apresentados com qualidade. Das 31 espécies presentes na vegetação dos jardins originais do paisagista, 80% dos modelos foram alterados ou criados originalmente.




O trabalho envolveu algumas curiosidades nessa força tarefa de resgatar o passado. As fotos mais utilizadas pela equipe da Novus 3D são da época do então governador Israel Pinheiro. 22 fotografias, além de uma reportagem antiga que mostrava o então governador Magalhães Pinto na área externa do palácio, foram utilizadas para decifrar detalhes de época. Segundo essa reportagem, a construção era secreta e por muitos anos foi utilizada para ser um local privado ao público, por isso a escassez de informações e fotos oficiais.

Entre outras descobertas, a de que as construções da área da sauna e também do heliponto são posteriores. Segundo a pesquisa, surgiram possivelmente na década de 80. Tem mais: a área do Palácio era cerca de 30% menor do que a atual. As expansões e alterações ocorreram durante os governos subsequentes à implantação do Palácio.

Todos esses detalhes não foram possíveis de serem apurados na parte interna da construção, especialmente porque falta informação sobre o mobiliário de época. Mesmo assim, o tour 3D é uma importante conquista e uma ação que merece ser comemorada, contribuindo para apresentar à população informações acerca deste importante patrimônio dos mineiros, agregando cultura, informação e embasamento histórico aos interessados em embarcar nesta fascinante viagem.

Sobre a CASACOR Minas

A CASACOR é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas e reúne, anualmente, renomados profissionais. Em 2021 chega à sua 26a edição em Minas Gerais e com mais de 20 eventos nacionais (Alagoas, Bahia, Brasília, Campinas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Interior de SP, Litoral de SP, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina) e seis internacionais (Miami, Peru, Chile, Equador, Bolívia e Paraguai).

SITE: www.casacor.com

FACEBOOK: www.facebook.com/casacorminas

INSTAGRAM: @casacorminas

 

Serviço

 

CASACOR Minas Gerais oferece passeio virtual pelo projeto original do Palácio das Mangabeiras

Acesso: https://novus3d.com.br/CASACOR/

O tour conta com audiodescrição.  

CASACOR Minas

Onde: Palácio das Mangabeiras -Praça Ephigênio de Salles, 01, Mangabeiras, Belo Horizonte - MG

Quando: Até 31 de outubro de 2021

Horário de funcionamento:

Terça a Sexta - 14h às 22h

Sábado - 12h às 22h

Domingo - 11h às 20h

Ingressos pelo site: https://casacormg.byinti.com/#/

Informações: https://casacor.abril.com.br/

Fotos dos ambientes: https://we.tl/t-dVkBjQY2rZ

Me conta gostou de fazer esse passeio virtual pelo Palácio das Mangabeiras?

                                                 




Confira também

18 comentários

  1. ´Que sim, parece ser um lugar bonito para conhecer
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderExcluir
  2. Que lugar lindo.
    Amei o jardim.
    Bjus!

    www.galerafashion.com

    ResponderExcluir
  3. Que lugar lindo!!

    Bom diaaaa.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderExcluir
  4. Adorei esse tour virtul. É incrível o que a tecnologia pode fazer hoje em dia, né?
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Que legal 👏 adorei o passeio virtual é uma ótima oportunidade pra quem mora longe

    ResponderExcluir